31/03/2011

ALMORRÓIDA REPUGNADA



Violações sobem 13% em 2010

Números reflectem uma subida de 49 casos, 
num total de 424 crimes denunciados 
às autoridades. 
Crime violento subiu 1,2% em 2010

As forças de segurança registaram em 2010 um aumento evidente nos crimes sexuais. O Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) do ano passado contabilizou 424 violações, mais 13% do que em 2009. O mesmo documento aponta uma subida de 1,2% do crime violento (24 453 casos), mas um decréscimo no crime participado (menos 0,6%, com 413 600 participações criminais registadas em 2010).

Os roubos a residências à mão armada (homejacking) foram o outro indicador de crime violento com uma subida considerável. As forças de segurança (PSP, GNR, Polícia Judiciária e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) contabilizaram 683 casos durante o ano transacto, quase o dobro do que os 375 de 2009.

Apesar do decréscimo nas operações de prevenção criminal (das 2515 de 2009 passaram para 1017 no ano seguinte), as forças de segurança registaram uma explosão nas apreensões de armas de fogo. Se em 2009 as polícias apanharam 3249 armas de fogo, no ano passado esse número subiu para 8897.

No ano passado, as forças de segurança, sob a tutela do Sistema de Segurança Interna, apostaram num policiamento encoberto nos locais de maior criminalidade.

Apesar de distritos como Lisboa, Porto e Coimbra terem registado um decréscimo de participações criminais, as ourivesarias, lojas de compra e venda de ouro e bancos foram alvos de vigilância especial.

O RASI é hoje aprovado em Conselho de Ministros, mas não há ainda data prevista para entrega do documento na Assembleia da República, nem mesmo para apresentação pública do mesmo.

Helena Pinto, do Bloco de Esquerda, lamenta que o Governo "opte por continuar a adiar a divulgação do RASI", enquanto Nuno Magalhães, do CDS-PP, defende uma "verdadeira reforma das leis penais". "Defendemos julgamentos rápidos", explicou. Já Fernando Negrão, do PSD, sublinhou que o RASI "continua a ser feito do ponto de vista quantitativo, sem ser feita uma análise qualitativa".

MAIS ASSALTOS A OURIVESARIAS

Em 2010, houve um aumento de 20% nos assaltos a ourivesarias, uma tendência que se notou ainda mais no início deste ano. No início de Março, o novo secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, Antero Luís, decidiu mesmo criar uma equipa mista de prevenção criminal para "elaborar um plano de acção que combata roubos em ourivesarias e minimize o sentimento de insegurança".

GANG SEQUESTRA FUTEBOLISTA

Conhecido por ter jogado no Benfica, Stefan Schwarz tornou-se, em Setembro de 2010, o rosto das vítimas de um dos crime que mais subiram em 2010: o roubo violento a casas. Quatro homens armados sequestraram o sueco, a mulher e as duas filhas, na Quinta da Bicuda, Cascais. Levaram 100 mil euros, jóias e agrediram o ex-jogador. Dois dias antes tinha ocorrido sequestro semelhante na mesma zona.

IN "CORREIO DA MANHÃ"
31/03/11

Sem comentários:

Enviar um comentário