09/01/2011

UM BOM FIM-DE-SEMANA


... defenda-se do poder como puder


COMPRE JORNAIS

"El Mundo" coloca Portugal 
à beira do resgate financeiro
Jornal espanhol diz que Governo português deverá recorrer ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira.

"Portugal à beira do resgate, mercados apontam para Espanha" é o título que faz manchete na edição de hoje do "El Mundo" .
O jornal espanhol baseia-se na previsão de analistas e destaca a subida dos juros da dívida portuguesa a 10 anos que atingiram ontem uma taxa recorde de 7,2%.
De acordo com o "El Mundo", o Governo de Espanha prepara-se para ajudar Portugal, que na próxima quarta feira, dia 12, volta a emitir obrigações do Tesouro.
Portugal é visto como tendo maior probabilidade de recorrer a ajuda do que Espanha, que também não escapa à mira dos mercados. A consultora britânica CMA colocou Espanha no ranking dos dez países do mundo que apresentam o maior risco de imcumprimento da dívida soberana, após registar a segunda pior evolução financeira no último trimestre de 2010.
Grécia encabeça a lista, seguida pela Venezuela, Irlanda, Portugal, Argentina, Ucrânia, Espanha, Dubai, Hungria e Iraque, escreve ainda o "El Mundo".
"EXPRESSO"

TRISTE NÚMERO
A Liga Contra o Cancro divulgou este sábado que a...
Cancro mata 30 mil em 2010
A Liga Contra o Cancro divulgou este sábado que a doença vitimou cerca de 30 mil pessoas em Portugal no ano de 2010, o que significa um aumento de 20 por cento em relação ao ano anterior. O presidente da associação, Carlos de Oliveira, aponta que "dentro de cinco a seis anos" o cancro deverá ser a principal causa de morte no país, ultrapassando as mortes por doenças cardiovasculares que "continuam a descer"..
Segundo o presidente da Liga Contra o Cancro, aparecem 50 mil novos casos de cancro por ano, em Portugal. Carlos de Oliveira alerta para a "grande disparidade nas verbas do Estado para cada área. Do total gasto em Saúde, a percentagem afecta ao cancro é de 3,9 por cento, enquanto que para as doenças cardiovasculares ultrapassa os dez por cento."Para o presidente da Liga, o aumento de casos de cancro "está directamente ligado ao envelhecimento da população, mas também aos estilos de vida e ao meio ambiente".Os cancros do pulmão, do estômago, do cólon e recto são os mais mortais em ambos os sexos. Já nas mulheres, o cancro da mama é o mais mortal.
"SÁBADO"

SÃO-NOS IMPOSTOS
São os impostos que encarecem 
gasolina em Portugal
A gasolina em Portugal seria mais barata do que em Espanha se a carga fiscal aplicada sobre os produtos petrolíferos fosse igual nos dois países, indicam dados divulgados esta sexta-feira pela Comissão Europeia, que revelou também que 60 litros de gasolina sem chumbo 95 custam mais 13 euros deste lado da fronteira
Sem impostos cada litro de gasolina 95 em Portugal custaria 62,03 cêntimos, ou seja 0,21 cêntimos mais barata do que os 62,24 cêntimos em Espanha.
De acordo com a Direção Geral de Geologia e Energia, a 03 de janeiro cada litro de gasolina 95 passou a custar em média 1,48 euros, dos quais 58,3 cêntimos são imposto sobre produtos petrolíferos (ISP) e 27,7 cêntimos de IVA (que aumentou no início do ano), ou seja, os impostos têm um peso de 58 por cento no valor total de cada litro.
"VISÃO"

COM PISTOLAS DE ÁGUA
Costa declara guerra a Teixeira dos Santos
CML ameaça entregar ao Fisco os bairros sociais como garantia de pagamento de 16 milhões de dívidas da Gebalis. Finanças não cedem a pressão.

A guerra fria entre António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), e Teixeira dos Santos, ministro de Estado e das Finanças, vai transformar-se em conflito aberto.
Costa quer que Teixeira dos Santos anule os dois processos de execução fiscal abertos pela Direcção-Geral de Contribuições e Impostos (DGCI) contra a Gebalis, empresa municipal gestora dos bairros sociais, por dívidas de 16 milhões de euros, relativas a IVA e IRC dos anos de 2006 a 2008.
Mas o ministro das Finanças não está pelos ajustes. Questionado pelo SOL sobre se pondera tal anulação Teixeira dos Santos afirmou, através da sua porta-voz: «Não deu entrada no gabinete do ministro ou do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais qualquer recurso hierárquico relativo aos processos em causa. Razão pela qual não se suscita a necessidade de semelhante ponderação».
Em resposta, segundo fontes da CML, António Costa já afirmou na autarquia que não pagará um cêntimo. E ameaça mesmo entregar os prédios dos bairros sociais (propriedade da autarquia) como garantia de pagamento da dívida. Baseado em pareceres de fiscalistas, o edil considera a acção do Fisco ilegal.
Esta eventual entrega dos prédios de habitação social como garantia faria com que o Fisco passasse a ser o novo proprietário dos bairros sociais de Lisboa.
"SOL"

ETIQUETA DE QUALIDADE
Marca Mourinho avaliada em 12 milhões
A FIFA anuncia dentro de dias o melhor treinador do Mundo em 2010 e naturalmente que José Mourinho é o mais forte candidato, a par de Pep Guardiola e Vicente del Bosque. Mas numa coisa já o português do Real Madrid é campeão: é, segundo um estudo do Instituto Português de Administração e Marketing(IPAM), o treinador do mundo com mais elevado valor de marca, qualquer coisa como 12 milhões de euros.
O 'Special One' é verdadeiro campeão de popularidade e isso traduz-se, naturalmente, em valor de marca. A imagem do treinador está avaliada em 12 milhões anuais e não deixa de ser curioso que José Mourinho compete com alguns dos mais reconhecidos desportistas do Mundo. Segundo a revista Forbes, a imagem de Tiger Woods está avaliada em 59 milhões e a seguir aparece David Beckham, com 14 milhões.
Não haverá muitos fenómenos do desporto que tenham imagem tão valiosa, não deixando de ser paradigmático que o valor da marca de Roger Federer não passe dos 11 milhões.
"A BOLA"

JÁ TODA A GENTE SABE...
Militares ocultam roubo de armas
Exército escondeu o crime ao Departamento de Investigação e Acção Penal. Diligências da Polícia Judiciária Militar podem ser consideradas nulas.
Depois de cinco dias de intenso interrogatório aos militares do Centro de Tropas Comandos da Carregueira, a Polícia Judiciária Militar não sabe como é que desapareceram as dez armas de guerra das instalações daquela Unidade nem o dia exacto do roubo. Ao que o CM conseguiu apurar, nenhum dos 350 militares retidos no quartel foi detido.
A entrada em cena da Polícia Judiciária Militar desencadeou, de resto, um indisfarçável mal-estar no Ministério Público. O Exército deveria ter participado o caso do desaparecimento das armas ao Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP). Apenas este departamento – através da 10ª Secção, criada precisamente para tratar de crimes militares – tem competências para delegar a investigação da Polícia Judiciária (civil) na PSP ou, até, na GNR.
O CM sabe que a situação está a causar incómodo entre os magistrados do DIAP: entendem os procuradores que as diligências efectuadas pela Polícia Judiciária Militar, sem qualquer inquérito judicial, podem vir a ser consideradas nulas. Os magistrados do Ministério Público só ficaram a conhecer o crime depois de o CM o ter revelado, na última quinta-feira.
"CORREIO DA MANHÃ"

O FADO DO BLINDADO
Fornecedor de blindados pede indemnização 
de mais de um milhão
A empresa Milícia, que celebrou o contrato para venda de seis carros blindados à PSP, vai entregar na próxima segunda-feira uma providência cautelar para travar a rescisão do contrato. O Ministério da Administração Interna (MAI), através do Governo Civil de Lisboa, notificou a empresa, no dia 28 de Dezembro, da rescisão do acordo por falta de cumprimento. Em causa estavam os atrasos na entrega de quatro das seis viaturas blindadas.
O responsável da Milícia explicou ao i que a acção vai ter uma componente financeira. "Calculamos os custos de compra e transporte em um milhão de euros, valor que terá de ser acrescido dos danos patrimoniais e não patrimoniais que este negócio causou à empresa", refere António Amaro. Porém, o responsável reforça que "a empresa não fecha a porta a qualquer tipo de negociação, uma vez que o objectivo da providência cautelar é que o contrato seja retomado e que os blindados possam ser entregues à PSP".
A empresa irá justificar os atrasos na entrega "com motivos de força maior previstos no contrato" - que se prendem com o mau tempo que assolou a Europa e o Canadá nos últimos dias de Dezembro, impossibilitando o transporte dos blindados. Será ainda referido o facto de a Milícia ter proposto ao Governo Civil de Lisboa a entrega em fábrica - que se localiza no Canadá - das viaturas, não tendo tido resposta a este pedido.
"i"

CAVAQUISTÃO
Cavaco comprou acções da SLN a um 
preço mais baixo que os accionistas
A polémica compra de acções da SLN por Cavaco Silva tem estado centrada no valor de venda; mas é sobre o valor de compra que ainda subsistem dúvidas.
Meses antes de Cavaco Silva ter comprado acções da Sociedade Lusa de Negócios (SLN, que controlava o capital do BPN), a empresa tinha realizado um aumento de capital. Aí, no dia 24 de Novembro de 2000, o valor dos títulos foi fixado em três categorias: a 1,8 euros para venda aos accionistas, a 2,2 euros a outros investidores e a um euro para um lote de acções que Oliveira Costa reservou para si e para algumas sociedades do grupo, entre as quais a SLN Valor. Deste lote de acções a um preço inferior ao que fora fixado para os accionistas, 105.378 acabaram por ser vendidas a Cavaco Silva, que na altura estava afastado de qualquer cargo de responsabilidade política.
Dado que a SLN Valor não estava cotada em bolsa, a referência para o preço de compra das acções realizada por Cavaco Silva acaba por ser o do último aumento de capital da SLN. Uma vez que o investimento do candidato foi realizado em 2001, desconhecendo-se o mês e dia em concreto, e o último aumento de capital foi realizado em Dezembro de 2000, regista-se uma proximidade temporal muito grande.
"PÚBLICO"

Dakar'2011: Organização revê penalização 
de Ruben Faria
PORTUGUÊS "RECUPERA" DE 4 MINUTOS

O motard português Ruben Faria, penalizado na etapa de sexta-feira do Dakar'2011 por desrespeitar o tempo de paragem obrigatório num reabastecimento, desceu na classificação "não devido a um erro seu, mas sim de cronometragem".
Segundo um comunicado da assessoria de imprensa do piloto, que cita um documento da organização da prova, "contrariamente ao divulgado sexta-feira, Ruben Faria não desceu na classificação devido a um erro seu, mas sim a um erro de cronometragem no ponto de reabastecimento de combustível, onde os comissários da corrida o deixaram partir quatro minutos cedo demais (e não 9.47 minutos como foi ontem anunciado)".
O piloto da KTM viu os quatro minutos "serem creditados ao seu tempo total", pelo que fica "classificado na terceira posição da etapa, a 3.10 do vencedor, Hélder Rodrigues", ocupando o "quinto posto da classificação geral, a 33.54 minutos do líder atual, Marc Coma", e logo atrás do compatriota.
"A organização repôs a verdade desportiva da especial e da corrida. O erro foi deles e não meu como se poderia pensar após as primeiras informações divulgadas. Sempre estive de consciência tranquila, mas, tal como todos os outros pilotos, gosto de vencer pelas minhas faculdades e não com 'ajudas' exteriores", afirmou o piloto à sua assessoria de imprensa.
"RECORD"

 É UM DESPACHO
Liga pede nulidade de despacho 
de transporte de doentes
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) pediu este sábado que seja declarado nulo um despacho do secretário de Estado da Saúde sobre transporte de doentes não urgentes e admitiu avançar com uma petição e um congresso extraordinário.
"Solicitar a nulidade imediata do despacho, face à sua natureza socialmente injusta para com os cidadãos portugueses e desleal para com o parceiro bombeiros", é o decisão referida no comunicado final da reunião que juntou, em Pombal, durante quase quatro horas, o conselho executivo da LBP e os presidentes das 18 federações distritais de bombeiros.O despacho, publicado em Dezembro, define as condições em que os cidadãos têm acesso ao transporte pago pelo Ministério da Saúde (MS), estabelecendo duas condições cumulativas: a prescrição clínica e que o utente tenha insuficiência económica.
Na sexta-feira, uma circular informativa da Administração Central do Sistema de Saúde esclarece que razões de "natureza técnica" impedem a verificação da condição de insuficiência económica, pelo que "o direito ao transporte é garantido" desde que clinicamente justificado. Para o presidente da LBP, Duarte Caldeira, "nenhuma circular de qualquer administração intermédia pode suspender os efeitos de qualquer medida constante de um despacho de um secretário de Estado".
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

QUANTOS MAIS PINTOS, OU ETC ???
João Pinto guarda seis milhões num 'off-shore'
João Vieira Pinto, José Veiga e dois ex--dirigentes do Sporting vão ser julgados por fraude fiscal agravada devido a mais de quatro milhões de euros clandestinamente pagos àquele ex-futebolista aquando da transferência, em 2000, do Benfica para o Sporting.
Os dirigentes do clube de Alvalade são Luís Duque, ex-líder da SAD, e Rui Meireles, director financeiro na altura dos factos. O DIAP do Ministério Público (MP) de Lisboa exige ao agora comentador de futebol uma indemnização ao Estado de 678 mil euros, acusando-o, ainda, por branqueamento de capitais, a par de Veiga.
No final da investigação dos inspectores do combate ao crime económico da PJ, foi concluído que João Pinto só declarou os seus rendimentos ao Fisco após saber que as autoridades se aperceberam do negócio paralelo.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Sem comentários:

Enviar um comentário