11/01/2011

TENHA UM BOM DIA............



... e esforçe-se por não ser enganado

COMPRE JORNAIS

A FUGA AO DESNORTE
Mais de 60 professores aposentados por semana
Desde 2006, quadro do ME perdeu mais de 23 mil docentes. Saíram 3174 em 2010.

Entre Janeiro e Dezembro de 2010, 3174 professores dos quadros do Ministério da Educação (ME) passaram à reforma. Um número que equivale a cerca de 61 aposentações por semana, mas que ainda assim é inferior às aposentações em massa de anos anteriores - em 2008 foram mais de 5000. Desde 2006, os quadros perderam mais de 23 mil professores.
Os números do ano passado não são do ME - que desde Novembro de 2009 não actualiza a informação sobre o seu quadro, apesar dos pedidos do DN, reiterados ontem. Foram compilados, com base nos registos online da Caixa Geral de Aposentações (CGA), por José Marques, professor de Matemática na Escola Anselmo de Andrade, Almada, e autor do blogue Pé-ante-pé (http://japm-pe-ante-pe.blogspot.com).
"Todas as semanas temos notícia de colegas que se reformam. Havia indicações de que esta tendência estaria a abrandar, mas ainda assim tinha a sensação de que o número seria significativo, e isso confirma-se", explicou ao DN este professor.
"O número poderia ser ainda superior, mas sabemos que ultimamente a CGA está a demorar muito a dar resposta aos pedidos", acrescentou. "Sabemos que há pessoas que aguardam resposta desde Março. Mesmo assim, são muitos professores experientes a sair do sistema, boa parte deles aceitando penalizações até 30% nas reformas."
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

PORQUE MENTEM TANTO???
Comissão Europeia
Portugal tem tomado as medidas adequadas
A Comissão Europeia insistiu ontem, em Bruxelas, que Portugal está a tomar as medidas 'adequadas', para resolver os desequilíbrios da sua economia e negou a existência de discussões sobre um eventual resgate ao país. 'Portugal tem tomado as medidas adequadas para resolver a situação', disse o porta-voz para os Assuntos Económicos e Monetários do executivo comunitário. Para Amadeu Altafaj Tardio, Lisboa está na direção certa para diminuir o seu défice orçamental e aumentar a competitividade das suas empresas.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

PARA QUE SEJAS NOSSO OH MAR
Mapa da riqueza marinha junta 
ambiente à economia
O mar português tem novo mapa. Nele consta a localização dos usos económicos possíveis, da pesca à exploração petrolífera, do turismo náutico ao património. Este ordenamento procura compatibilizar a exploração de recursos com a protecção do meio.
Está em fase de discussão pública, até 22 de Fevereiro, o Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo (POEM), um dos pilares previstos na Estratégia Nacional para o Mar, que começou a ser delineada em 2006.
O documento identifica áreas já utilizadas e as que têm viabilidade de uso, nomeadamente económico, compatibilizando a extracção de recursos naturais com a preservação ambiental.
Este tipo de ordenamento projectado para o espaço marítimo da nossa Zona Económica Exclusiva (ZEE) tem em conta o solo marinho e também o subsolo, a coluna de água (do solo à superfície), bem como algum do espaço aéreo adjacente. Neste último caso, por exemplo, ficam previstas as condições de instalação de turbinas eólicas.
Toda a definição de zonas onde determinadas actividades económicas podem ser autorizadas avaliou a compatibilidade entre elas. "Nenhum sector de actividade é incompatível com outro, nenhum inviabiliza o outro", assegura a coordenadora deste trabalho de dois anos, Margarida Almodôvar, que dirige o Departamento de Ordenamento e Regulação do Domínio Hídrico do Inag, Instituto da Água.
A definição de zonas assumiu, por exemplo, que a actividade de pesca não pode aceder a perímetros onde estejam localizadas unidades de produção de energia eólica em off-shore.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

É DO TRABALHO, ELE DÁ O EXEMPLO!!!
Números impressionantes de Ronaldo
Cristiano Ronaldo continua insaciável a nível de golos. Depois de, na passada quinta-feira, ter sido poupado por José Mourinho frente ao Levante no jogo da segunda mão dos oitavos-de-final da Taça do Rei (foi a segunda derrota do Real Madrid em 2010/11), o extremo português voltou,anteontem, em grande perante o Villarreal, ajudando a afundar o submarino amarelo: mais três golos na vitória, por 4-2
Mais: festejou o quinto hat-trick da carreira, quatro deles alcançados com a camisola merengue: Maiorca, Ath. Bilbao e Villarreal (todos para a I Liga) e Levante (Taça do Rei). Nos seis anos que representou o Manchester United apenas por uma vez marcou três golos num só encontro (Newcastle).
"A BOLA"

AJUSTE DESAJUSTADO
TC chumba contrato celebrado 
por Hospital São João
O Tribunal de Contas (TC) chumbou o contrato celebrado por ajuste directo pelo Hospital São João, no Porto, que adjudicou à Teixeira Duarte a obra de ampliação da ala nascente por quase dois milhões de euros.
Em Dezembro de 2009, o TC recusou o visto ao contrato ajustado directamente à sociedade ARIPA para a elaboração do projecto de arquitectura do hospital pediátrico integrado do S. João.
A 16 de Julho, o conselho de administração do hospital decidiu anuir obras de infra-estruturas na ampliação na Ala Nascente (serviços de medicina interna e cirurgia geral) à empresa Teixeira Duarte, a única a quem tinha enviado um convite para apresentação de proposta.
O hospital enviou posteriormente ao tribunal o contrato celebrado para fiscalização prévia, mas o mesmo foi chumbado.
"CORREIO DA MANHÃ"

ENTENDAM-SE!!!
Administradora do Banco de Portugal 
contradiz Carlos Costa
Teodora Cardoso afirmou que Portugal precisa de recorrer à ajuda externa, poucos minutos após o governador do Banco de Portugal ter garantido que o País tem capacidade para resolver os problemas sozinho.
A economista e administradora do Banco de Portugal, Teodora Cardoso, contradisse as afirmações de Carlos Costa, governador do banco central, ao afirmar que Portugal precisa, no curto prazo, de ajuda do Fundo Monetário Internacional (FMI).
"É mais fácil se tivermos um apoio externo, desde logo porque isso permite que o ajustamento não seja tão abrupto, mas feito sozinho, para os mercados acreditarem nele, teria que ser brutal", disse Teodora Cardoso, citada pela Lusa.
A afirmação da administradora do Banco de Portugal surgiu minutos após Carlos Costa ter garantido que Portugal “tem capacidade de resolver os problemas por si". "Eu disse e repito, os portugueses resolvem os problemas e têm capacidade para resolver os problemas por si, até me demonstrarem o contrário", afirmou Carlos Costa à margem da 1ª Conferência da Central de Balanços do Banco de Portugal.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

O MESMO QUE MARINHO PINTO
Bastonário dos Engenheiros defende distinção 
entre licenciaturas pre e pós-Bolonha
O bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Matias Ramos, defendeu hoje a alteração do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) para que fique claro quem é licenciado pré-Bolonha e pós-Bolonha, de modo a fazer-se "justiça".
O QNQ "não distingue quem é quem, é homogéneo", disse à agência Lusa o bastonário, que considera que "o Governo deve fazer uma reflexão" para que seja feita uma diferenciação.
"O Governo deve ser justo e correto na inserção dos diferentes graus académicos", sublinhou.
A Ordem dos Engenheiros começa hoje, em Bragança, a promover um ciclo de debates subordinados ao tema "Estratégia para o Enquadramento Profissional", por considerar que o Processo de Bolonha e a fundação, em 2007, da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior vieram colocar novos desafios e problemas.
Afirmando que, até ao momento, ainda nenhum engenheiro licenciado pelo Processo de Bolonha pediu o ingresso na Ordem, Carlos Matias Ramos disse que a Ordem pretende "antever esse problema".
O QNQ, disse, "estabelece uma confusão, porque diz que o nível 7 é para mestres e o 6 para licenciados e bacharéis", não valorizando, assim, os licenciados com cinco ou três anos de ensino de Engenharia.
"i"

GUERRA CIVIL EM PORTUGAL
Mortes na estrada voltam a subir em 2010
As estradas de Portugal continuam a matar. No ano passado, morreram 747 pessoas, mais 10 do que em 2009. Mas, mesmo assim, melhor do que em 2001.
No ano passado, morreram 747 pessoas, vítimas de acidentes ocorridos nas estradas portuguesas. Os números provisórios agora divulgados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) traduzem um aumento de 10 mortes relativamente a 2009, invertendo uma tendência para a diminuição do número de mortos nas estradas verificada nos anos anteriores. Já os feridos graves e ligeiros diminuíram ligeiramente.
Os dados agora divulgados reportam-se apenas aos casos de óbitos confirmados no local do acidente ou durante o transporte para as unidades de saúde. Só no próximo mês de Julho deverão ser revelados os números com o novo conceito de “morto a 30 dias”, em que é analisada a evolução das situações clínicas dos feridos em acidentes de viação.
De qualquer forma, o relatório provisório da ANSR sublinha que, na última década, “o número de mortos e de feridos graves registado diariamente diminuiu para metade”, uma vez que, em 2001, em média, verificaram-se quatro mortes e 16 casos de feridos graves por dia nas estradas portuguesas e, no ano passado, essa média baixou para dois mortos e sete feridos graves por dia.
"PÚBLICO"

ELEMENTAR JUSTIÇA
Oficial: Mourinho conquista Bola de Ouro
PORTUGUÊS É O MELHOR 
TREINADOR DO MUNDO
Confirmou-se o cenário avançado por Record. José Mourinho foi eleito melhor treinador do Mundo, batendo Pep Guardiola e Del Bosque... A alemã Silvia Neid ganhou o troféu de melhor treinadora e a seleção haitiana feminina sub-17 conquistou o prémio de Fair Play. Quanto aos melhores executantes, os dois prémios foram para a América do Sul. Messi foi o melhor jogador e Marta a melhor jogadora.

Confira todos os vencedores:

Melhor jogador do Mundo: Lionel Messi (Argentina)
Melhor jogadora do Mundo: Marta (Brasil)
Prémio Puskas: Hamit Altintop (Turquia)
Prémio presidencial: Desmond Tutu (África do Sul)
Melhor treinador do Mundo: José Mourinho (Portugal)
Melhor treinadora: Silvia Neid (Alemanha)
Prémio Fair Play: Seleção sub-17 feminina do Haiti
"RECORD"

 CONDENADAS POR MÁ GOVERNAÇÃO
Faliram 14 empresas por dia no ano passado
Houve um aumento de 0,9% na criação de empresas. Janeiro foi o mês mais empreendedor.

No ano passado, mais de cinco mil empresas não conseguiram resistir à crise. As dificuldades económicas forçaram 14 empresas por dia a fecharem portas, o que ajuda a explicar os valores históricos da taxa de desemprego em Portugal.
Apesar de se ter registado um aumento de 15,6% face a 2009, este valor representa uma desaceleração face ao aumento de 36,2% registado em 2009, ano em que os efeitos da crise financeira se fizeram sentir com mais intensidade no tecido empresarial português.
De acordo com os dados da Coface, ontem divulgados, o Porto, à semelhança de anos anteriores, continua a ser o distrito mais afectado com 1217 empresas que declararam falência, cerca de 23,7% do total nacional, seguido de Lisboa com 18,7% das falências (962). Em terceiro lugar surge Braga, onde 827 empresas cessaram actividade, ou seja, 16,1% do total de insolvências, um desempenho que se explica pela importância do sector têxtil nesta região. A fileira da moda, que inclui as empresas do têxtil, vestuário e calçado, é uma das mais afectada com um peso no total das insolvências de 12,4%.
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Sem comentários:

Enviar um comentário