29/12/2010

TENHA UM BOM DIA............


... e lembre-se que a classe política de 2011 é exactamente a mesma, nem as moscas mudam !!!


COMPRE JORNAIS 

AO MENOS ESTA ALEGRIA
Jéssica Augusto e Eduardo Mbengani 
vencem Volta ao Funchal
Jéssica Augusto e Eduardo Mbengani (Conforlimpa) venceram a 52.ª Volta à Cidade do Funchal, após terem terminado na primeira posição os seis quilómetros da prova.
Tal como tinha acontecido no ano passado, Jéssica Augusto, que este ano correu como individual, embora seja patrocinada pela Nike, venceu a prova de forma clara.
A competição masculina foi mais equilibrada e apenas no último quilómetro o português Eduardo Mbengani, da Conforlimpa, conseguiu a vantagem de 10 segundos para o queniano David Bett.
"A BOLA"
PELINTRICE, COISAS FEITAS NOS JOELHOS....
PSP sem blindados nem equipamentos
A insatisfação cresce na PSP com o amontoar de dúvidas sobre os blindados e o uso que a força de segurança poderá dar às duas viaturas que já recebeu. Na Direcção Nacional da Polícia é igualmente de reprovação o sentimento face à falta de novas viaturas para as Equipas de Intervenção Rápida, bem como de material de protecção para os agentes, que foram prometidos pelo Governo para a Cimeira da NATO, em Novembro, mas que a três dias do final de 2010 ainda não chegaram.
Depois de o Governo Civil de Lisboa (GCL) ter ontem renunciado ao contrato que assinou com a empresa Milícia, assegurando assim não estar mais interessado nos quatro blindados que faltam chegar, a polícia tem, para já, a certeza de que não irá receber mais os Armored SWAT Truck (Pit-Bull FX) que se mantêm no Canadá à espera de condições meteorológicas para chegar a Portugal.
"CORREIO DA MANHÃ"
VAMPIRAGEM DA FAMÍLIA PRESIDENCIAL
Angolanos ameaçam vetar Petrobras na Galp
Os investidores angolanos da Galp "ameaçam vetar" a mudança da estrutura accionista da petrolífera portuguesa, que passa pela saída da Eni e a entrada da Petrobras.
Esta situação poderá acontecer "caso os seus interesses não sejam registados", afirmou ao Negócios fonte ligada à Esperanza, detida por Isabel dos Santos e a Sonangol. Esta "holding" controla 45% da Amorim Energia, que por sua vez detém 33,34% da Galp.
Oficialmente ninguém o assume, mas o antagonismo entre Américo Amorim e os angolanos já ganhou notoriedade pública.
A Esperanza enviou ao empresário português uma série de pareceres jurídicos de escritórios de advogados internacionais - entre os quais se contam a Clifford Chance, um dos maiores do mundo -, onde se sustenta que o acordo parassocial em vigor na Amorim Energia obriga a que exista um acordo prévio entre os dois accionistas para a tomada de decisões em matérias relativas aos accionistas e à "governance" da Galp.
Ou seja, no entender dos angolanos, a entrada da Petrobras só pode ser feita com o seu aval. Esta posição foi comunicada por carta à Eni, Caixa Geral de Depósitos e Petrobras.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
PAGA E NÃO BUFES
Crédito à habitação: juros das prestações 
atingem máximos de há um ano
A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação em Portugal continuou a subir em novembro para 1,992 por cento, atingindo o máximo desde dezembro de 2009, avançou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O valor médio da prestação vencida foi de 257 euros, um aumento médio de dois euros na prestação de quem tem de pagar o seu empréstimo, face ao mês anterior.
De acordo com o INE, nos contratos celebrados nos últimos três meses a taxa de juro implícita aumentou para 2,694 por cento, o que correspondeu a um acréscimo mensal de 0,172 pontos percentuais.
Já nos contratos efetuados nos últimos 6 e 12 meses as taxas subiram para 2,432 por cento e 2,276 por cento, respetivamente.
O INE refere ainda que o valor médio do capital em dívida dos contratos de crédito à habitação em vigor ascendeu a 56.841 euros, superior em 64 euros quando comparado com o mês de outubro deste ano.
"i"
UNIVERSIDADES A ESMO
Em seis anos, oito mil advogados 
deixaram a profissão
"Não há clientes para tantos advogados", diz bastonário. 
E os atrasos nos pagamentos do Estado 
estão a deixar muitos sem solução
Quase oito mil advogados suspenderam a sua inscrição na Ordem dos Advogados (OA) nos últimos seis anos. Este ano, até ao passado dia 22, foram registadas 809 suspensões de inscrições na Ordem, o que ainda assim representa uma diminuição significativa face a anos anteriores. Só em 2004, houve 1982 advogados que abandonaram a profissão.
"Não há clientes para tantos advogados", considera o bastonário, António Marinho e Pinto, afirmando que esta situação é "um exemplo típico da massificação da advocacia", fenómeno ao qual declarou "guerra" desde o início do seu mandato. "Não há trabalho para os 27.500 advogados que exercem em Portugal", diz.
Pedro Miguel Branco, advogado no Porto, tem outro entendimento. O atraso no pagamento das defesas oficiosas é um dos problemas que têm levado muita gente a "ponderar deixar a profissão" e a "enviar currículos para novos empregos".
"PÚBLICO"
O GAJO É MESMO BOM
Mourinho iguala equipa de Di Stéfano e Puskas
Muitos dos adeptos do Real Madrid poderão não ter os números presentes mas recordarão, com certeza, a equipa merengue de 1960/61. Nela pontificavam, entre outras glórias da história do clube, craques como Di Stéfano, Puskas e Gento. Numa temporada de sucesso, o emblema da capital, na altura do Natal, somava 13 vitórias em 16 jogos e tinha perdido somente por uma vez, registando ainda 2 empates.
O melhor registo do clube foi igualado este ano pelo inevitável José Mourinho. O português tem uma trajetória muito semelhante ao poderoso conjunto da década de 60 mas ocupa o 2.º posto no campeonato do país vizinho.
E a diferença é só uma: a campanha do rival Barcelona. Se em 60/61, no período do Natal, já quase toda a gente antevia que o título iria parar ao Bernabéu, dada a vantagem de que o clube dispunha, na presente temporada as dúvidas são muitas, até porque os pupilos de Guardiola têm feito constantes demonstrações de classe, elevando o tiki-taka a um patamar a que nem mesmo Mourinho pode ficar indiferente.
"RECORD"
SOCRATIANOS
Portugueses gastaram 
mais 100 milhões neste Natal face a 2009
A rede multibanco registou compras no valor de 782 milhões de euros entre os dias 20 e 26 de Dezembro.
O valor é superior em 14%, ou 100 milhões de euros, ao registado em igual período do ano passado, informou hoje a SIBS.
Os portugueses efectuaram oito milhões de levantamentos no valor de 578 milhões de euros nas caixas automáticas da rede Multibanco, entre os dias 20 e 26 de Dezembro, informou hoje a SIBS.
No mesmo período foram efectuados, nos terminais de pagamento automático, 17 milhões de compras no valor de 782 milhões de euros.
De acordo com a SIBS, que gere a rede Multibanco, o valor médio levantado por dia foi de 74 euros. Já o valor médio de pagamentos em lojas foi de 45 euros.
No período homólogo de 2009, segundo a SIBS, os portugueses realizaram sete milhões de levantamentos no valor de 527 milhões de euros, cujo valor médio levantado por dia foi de 74 euros.
"DIÁRIO ECONÓMICO"
IMIGRAÇÃO
População residente em Portugal aumentou
A população residente em Portugal aumentou em 2009, apesar de o número de nados-vivos ter diminuído, revelam hoje os Indicadores Sociais do INE.
"A população residente em Portugal, em 31 de Dezembro de 2009, foi estimada em 10.637,7 milhões de indivíduos, dos quais cerca de 52 por cento eram mulheres. Comparativamente com as estimativas para o mesmo período de 2008, verificou-se um acréscimo de 10 463 indivíduos", revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com o INE, este aumento representou uma taxa de crescimento efectiva de 0,1 por cento, sendo que para este acréscimo populacional contribuíram um saldo migratório positivo e um saldo natural negativo.
Nos nascimentos, os Indicadores Sociais do INE mostram que houve menos 5103 nados-vivos do que em 2008, o que representa um decréscimo de 4,9 por cento no número de nados-vivos de mães residentes em Portugal.
No que respeita à população com mais de 65 anos por cada cem habitantes - índice de envelhecimento - houve um aumento de 115, em 2008, para 118, em 2009.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
CHEIRA A ESTURRO
Empresa do Porto quer comprar blindados
Uma empresa de segurança privada do Porto está interessada em adquirir os quatro blindados que seriam para a PSP e cujo contrato o governo civil de Lisboa já denunciou depois de ter expirado o prazo de entrega.
O presidente da Elite, Manuel Magalhães, confirmou o interesse nas quatro viaturas blindadas cujo destino seria um país africano, que não quis divulgar por agora.
'Estamos em vias de assinar um contrato com um país de África que pressupõe o fornecimento de viaturas blindadas e hoje contactámos a empresa fornecedora para a informar que estamos interessados nas quatro que estavam destinadas à PSP e cujo contrato o governo civil de Lisboa já manifestou a intenção de denunciar por incumprimento', disse.
O Governo Civil de Lisboa anunciou ontem que comunicou à empresa Milícia a resolução do contrato de compra e venda de blindados, 'feita ao abrigo da cláusula 15 do caderno de encargos', salvaguardando assim 'o interesse do Estado e a transparência na contratação pública'.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

 TECNOLOGIA

O mais detalhado mapa da Terra 
disponível na Net
O novo mapa global da superfície da Terra - o mais detalhado existente até agora - já foi disponibilizado pela Agência Espacial Europeia e pode ser consultado na Internet, através do portal do projecto GlobCover.
O mapa é o resultado da cooperação da Agência Espacial Europeia (ESA) com a Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, que permitiu que se apresentasse o produto final do trabalho no tempo recorde de menos de um ano.
O projecto GlobCover, que tem uma resolução dez vezes maior do que os restantes mapas já apresentados, foi criado a partir de dados obtidos em 2009, pelo satélite Envisat lançado ao espaço em 2002, e utilizou o instrumento MERIS (Medium Resolution Imaging Spectrometer), com uma resolução de 300 metros.
As legendas do novo mapa mantêm-se iguais às do mapa GlobCover lançadas anteriormente em 2005: 23 classes de cobertura terrestre baseadas no FAO's Land Cover Classification System (LCCS), a fim de serem minimamente coerentes e comparáveis.
O mapa mais detalhado do mundo sobre a superfície terrestre vai ser uma ajuda importante no âmbito dos estudos sobre as alterações climáticas e será uma ferramenta útil para travar a perda de biodiversidade no planeta.
Um dos principais objectivos é melhorar a capacidade de a comunidade internacional reagir a uma catástrofe natural ou a alguma crise humanitária de forma antecipada.
O exercício de validação será concluído durante a semana seguinte e o relatório de validação estará, em breve, disponível para download através do portal GlobCove
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Sem comentários:

Enviar um comentário