06/12/2010

TENHA UM BOM DIA............



...e treine-se para sobreviver

COMPRE JORNAIS

É SÓ MAIS UM TEMPO QUE O PAÍS FECHA
Cortes podem encerrar colégios
"Para o meu filho e para a minha filha decido eu." Foi com este slogan que mais de 3000 pais e professores de alunos de colégios católicos portugueses protestaram, ontem, em Calvão, Vagos, contra as medidas anunciadas pelo Governo, que visam uma redução do orçamento de mais de 30 por cento para as escolas com contratos de associação.
As instituições alegam que muitas pessoas vão ser despedidas e milhares de crianças impossibilitadas de frequentar aquelas escolas. Alguns colégios admitem mesmo fechar as portas, caso as medidas sejam aprovadas pela Assembleia da República.
"Vai ser difícil efectuar o pagamento dos salários e prestar o apoio necessário aos alunos necessitados", garantiu ao CM Rosa Maria, presidente da Associação de Pais do Colégio de Calvão.
O colégio de Mogofores, em Anadia, é um dos que já anunciaram poder fechar portas devido aos cortes previstos pelo Governo.
"Estes são colégios de proximidade e, com os cortes no orçamento, todo o apoio que é prestado a crianças desfavorecidas está em causa", acrescentou Rosa Maria, revoltada com a situação.
Nos 93 colégios portugueses que têm um contrato de associação com o Estado, nenhum aluno paga para estudar. Os pais garantem que as escolas não são de "elite", mas que têm um projecto educativo diferente. "Há quem coma aqui a única refeição do dia", garante a professora Gládys Nascimento.
"CORREIO DA MANHÃ"

FALAR MENOS, ESTUDAR MAIS
Jovens vão pagar muito mais 
por chamadas móveis
Os operadores móveis vão aumentar, em igual valor, as mensalidades dos tarifários concebidos para o segmento jovem. O Moche, o TAG, o Yorn e o Extreme vão aumentar para alguns consumidores muito acima da taxa de inflação.
A partir de 1 de Janeiro de 2011 a mensalidade (ou o carregamento para 30 dias) passa para 12,5 euros nestes tarifários da TMN, Vodafone e Optimus. Neste momento um mês custa 9,9 euros
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

ALGUÉM SE ADMIRA DO DESAPARECIMENTO DE DOCUMENTOS COMPROMETEDORES...
Lista com nomes de clientes VIP 
de rede de prostituição desaparece da PSP
A lista de clientes VIP do site “Momentos de prazer", supostamente gerido pelo repórter de imagem da RTP, Carlos Pinota, desapareceram da PSP, informa o Correio da Manhã.
No início da investigação, a PSP fez um inventário dos bens retirados aos suspeitos de pertencerem a uma rede de prostituição, que não coincide agora com o material entregue no DIAP.
Das instalações da Polícia de Segurança Pública terão desaparecido pen-drives, o que levou à emissão de uma certidão para investigar o desaparecimento.
A pessoa que estiver envolvida no desaparecimento destas provas incorre em crimes que variam entre desaparecimento, favorecimento pessoal ou prevaricação
"i"

CIDADES MAIS INSEGURAS
Candidaturas à entrada na PSP 
caíram para um terço nos dois últimos concursos 
Os dois últimos concursos para admissão de candidatos a agentes da PSP, em 2008 e 2009, tiveram uma procura de apenas cerca de um terço face a concursos anteriores. Em cada um deles apresentaram-se apenas cerca de 4000 candidatos, quando antes chegavam aos 12.000. E nem o facto de, recentemente, a idade de admissão ter baixado dos 21 para os 19 anos chegou para inverter a tendência. Já ninguém quer ser polícia.
Ordenados muito baixos e fracas perspectivas de fazer carreira podem explicar o facto de cada vez haver menos gente a querer ingressar na PSP", diz o presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), Paulo Rodrigues. "Trabalhar na PSP deixou de ser atractivo", adianta por sua vez o presidente do Sindicato Unificado da Polícia (SUP), Peixoto Rodrigues.
"Mesmo com o desemprego a aumentar, a verdade é que há cada vez menos gente a querer ingressar na polícia. Porquê? Primeiro, porque quem chega à PSP acaba por ser colocado em comandos muito distantes das zonas de origem. Depois, porque as regras para a aposentação e para o acesso aos serviços de saúde foram alteradas e, em igualdade de circunstâncias financeiras, as pessoas acabam sempre por preferir outras alternativas, nomeadamente a GNR", adianta ainda o presidente do SUP.
Paulo Rodrigues tem a mesma opinião relativamente à colocação dos agentes que acabam o curso, na Escola Prática de Polícia, em Torres Novas. "Acontece, quase sempre, os novos polícias serem colocados em Lisboa, muitas vezes muito longe das famílias e até da sua casa. Chegar ao comando da zona onde antes se residia, sobretudo se se é do interior, pode demorar anos. Ao isolamento há também que acrescentar o aumento das despesas, que acaba por ser muito significativo para quem ganha pouco."
"PÚBLICO"

DETERMINAÇÃO
João Neto impõe-se no Ponto de Ouro
O Nacional individual, realizado ontem no Estádio Universitário de Lisboa, prometia muito, mas acabou por defraudar algumas expectativas. Para além de nem todos defenderem os títulos de 2009, as desistências de Joana Ramos (-52 kg) e do olímpico Guilherme Bentes (-90 kg) acabaram por desiludir. Valeram como pontos mais altos a reaparição de Telma Monteiro e o duelo entre atletas olímpicos na categoria de -81 kg, em que João Neto (Académica) superou por ippon João Pina (Sporting), num combate entre os campeões europeus de 2008 e 2010.
Foi um embate de grande nível, no qual Pina, que atua normalmente nos -73 kg, entrou com muita determinação e pontuou yuko, mas Neto foi crescendo e empatou a contenda ainda nos 5 minutos regulamentares.
"RECORD"

NÃO É PRESSÃO, É COMPRESSÃO
Portugal está hoje 
sob pressão dos ministros europeus
O ministro belga das Finanças diz que Bruxelas vai ter “mais informação sobre Portugal”.
Portugal estará hoje debaixo de foco na reunião dos ministros das finanças da zona euro em Bruxelas. O ministro Fernando Teixeira dos Santos será chamado a concretizar a promessa de aprofundar as reformas estruturais, nomeadamente com novas medidas do mercado de trabalho e do produto, e ao mesmo tempo, tentará sacudir as expectativas dos mercados e mesmo de alguns ministros europeus de que o país está à beira de pedir ajuda internacional.
O ministro belga das finanças, actual presidente do Ecofin, Didier Reynders, defende que a reunião de hoje e amanhã em Bruxelas serve para "ter mais informação sobre a situação de Portugal" mas fala do país como se estivesse prestes a cair. "Temos de resolver o problema do contágio vindo da Grécia, Irlanda e talvez agora Portugal", disse este fim-de-semana. Depois da solução irlandesa "precisamos agora de encontrar um remédio para Portugal para ver se [a ajuda] é necessária ou não, mas [sobretudo] afastar o contágio. Vamos acompanhar isto nas próximas semanas e meses".
Juergen Michels, economista do Citigroup disse à Reuters que "é muito provável que [Portugal] tenha de pedir um resgate, talvez antes mesmo do Natal em função da evolução dos mercados nos próximos dias". Este e outros analistas contactados pela agência falam de uma ajuda de 45 a 60 mil milhões de euros a três anos. Só em 2011, Portugal tem de angariar 9,5 mil milhões de euros para refinanciar a sua dívida e 10,5 mil milhões para colmatar o défice anual. A próxima ‘ida' substancial aos mercados está prevista para Abril.
"DIÁRIO ECONÓMICO"

QUE PAIS SÃO ESTES???
Crise faz aumentar casos 
de crianças negligenciadas
Comissões de menores e tribunais estão a registar mais casos. Só em Lisboa subiram 42,5%, e no Barreiro passaram de 144 para 292.
João ia para a escola sem livros e sem dinheiro para as refeições. O caso obrigou a mãe a ir a tribunal, onde esta admitiu não poder pagar as despesas porque estava desempregada e se tinha esquecido de tratar dos papéis da acção social escolar do filho.
Tal como o João, as dificuldades financeiras das famílias estão a levar às comissões de protecção de crianças e jovens em risco (CPCJ) e aos tribunais de menores mais casos de crianças mal nutridas, que faltam à escola, que ficam sozinhas em casa ou que são vítimas de violência doméstica.
Só no Tribunal de Menores do Barreiro o aumento é de 103%, e no de Lisboa chega aos 45,2%. Para as situações de perigo, em que é mesmo necessário retirar a criança, também há menos soluções porque as instituições estão a ficar sem capacidade de resposta.
"Em 2009, abrimos 252 processos de promoção e protecção. Este ano, até final de Novembro, já foram abertos 366", disse ao DN Celso Manata, procurador do Tribunal de Menores de Lisboa. Estes processos podem ser abertos por vários motivos (e também pelas CPCJ), mas a negligência e os maus tratos são os mais comuns.
No Tribunal de Menores do Barreiro o aumento é ainda mais acentuado. O juiz António Fialho revela ao DN que "até dia 1 de Dezembro foram abertos 292 processos", enquanto no mesmo período de 2009 foram 144. A maioria por "absentismo e abandono escolar, maus tratos e negligência".
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

 E NÃO É QUE É VERDADE!!!
Defensor Moura
AD 'levou Portugal à bancarrota',
O candidato à Presidência Defensor Moura criticou ontem os que apontam uma nova AD como a única solução para a 'salvação', do país, lembrando que os dois primeiros governos PSD-CDS levaram Portugal à bancarrota. 'Não se deve desenterrar mitos falsos para tentar soluções que não são eficazes. A AD, ou uma junção do PSD com o CDS, nunca deu esses resultados tão bons como estão a querer dizer que deu', disse Defensor Moura. 'Foi preciso fazer um Bloco Central para chamar o FMI para resolver o problema', sublinhou.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

EM PORTUGAL O MAIS PREVÍSIVEL É O IMPREVÍSIVEL
Sistema fiscal imprevisível 
afasta empresas estrangeiras
As empresas consideram que o maior obstáculo à competitividade é o sistema fiscal português que está sempre a mudar, levando muitas a pensarem em deslocalizar-se, concluiu um estudo da consultora Deloitte.
O facto de o sistema fiscal "estar sempre a mudar e não haver uma estratégia em relação àquilo que Portugal quer ser", constitui o maior obstáculo à competitividade das empresas, afirmou hoje, segunda-feira, à agência Lusa o 'partner' da consultora Deloitte, Miguel Leónidas Rocha.
A Deloitte elabora anualmente o Observatório da Competitividade Fiscal, um estudo em que questiona mil empresas sobre aspectos específicos do Orçamento do Estado, além de diversas matérias com interesse para as mesmas.
"A Holanda é um país em que o sistema fiscal é estável, privilegiando o comércio internacional e a localização de 'holding'. O Luxemburgo escolheu captar activos e fundos de investimento. A estratégia em Portugal num dia é para um lado e no outro dia é para outro", garantiu o especialista, lamentando que esta situação leva a que "muitas empresas" pensem em deslocalizar-se e colocar as 'holdings' noutros países.
Por outro lado, os empresários queixam-se que em Portugal "não há um regime de justiça tributário" e a morosidade nos processos é muita.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

FANFARRONICES
BENFICA
Só final da Liga Europa garante lucro previsto
A equipa ficou arredada dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões com a derrota em Telavive (0-3) mas os objectivos financeiros ainda estão ao alcance, desde que a equipa chegue longe, muito longe, na Liga Europa.
A SAD projectou um ganho mínimo de 15 milhões de euros nas competições europeias para a corrente época, de acordo com declarações do administrador executivo da SAD, Domingos Soares de Oliveira (falou numa receita entre os 15 e os 20 milhões de euros), mas para o clube atingir essa fasquia será necessário que a sua equipa de futebol chegue pelo menos à final.
"A BOLA"

Sem comentários:

Enviar um comentário