23/11/2010

A GRANDE SAVANA

Nova mensagem

A Grande Savana é uma das maiores atracções da Venezuela localiza-se a aproximadamente 1.400 Kms de Caracas, no sul da Do Estado de Bolivar numa terra que pertence ao Periodo Quartenário, a única actualmente existente na Terra. A área tem um clima tropical húmido com uma temperatura média de  28ºC, mas durante a noite pode baixar para os 13ºC.
A Grande Savana fica num planalto a uma altitude de 1000 metros acima do nível do mar e é pontilhada por altas montanhas aplanadas no topo chamadas de tepuis, que se levantam abruptamente das planícies à volta. O Monte Roraima é o mais alto dos tepuis com 2.810 metrro, e também marca o ponto triplo da fronteira da Venezuela com o Brasil e a Guiana.

A cidade mais importante na região é Santa Helena de Urairen, a capital municipal, que se situa a 5 quilómetros da fronteira Venezuela-Brasil. Tem uma população de aproximadamente 12.000 habitantes. A região é habitada por diversos grupos indigenas, incluindo o Pmon, que são os mais numerosos. O Parque Nacional de Canaima, que foi criado por decreto em 12 de Junho de 1962, compreende uma grande parte da Grande Savana mas a área não correspondem exactamente. Em 1975 o Parque Nacional de Canaima foi aumentado dos 10.000 Kms2 para 30.000 Kms2, tornando-o o sexto maior parque nacional do mundo.

As atracções principais para os que visitam a região é a Queda do Anjo, a mais alta queda de água do mundo, o Monte Roraima, a montanha que inspirou a novela de Arthur Conan Doyle em 1912 'O Mundo Perdido' e muitas outras montanhas e quedas de água.

Sem comentários:

Enviar um comentário