08/11/2010

ALMORRÓIDA PONTIFÍCIA


Papa pediu apoios económicos 
               para a família heterossexual

O Papa Bento XVI enalteceu ontem o "genial" arquitecto Antoni Gaudí durante a missa de dedicação da nova Basílica da Sagrada Família, em Barcelona. Ao mesmo tempo, pediu "medidas económicas e sociais" de apoio à mulher, à família e de defesa da vida e da natalidade.

Dois terços da homilia da missa, com a presença dos reis de Espanha, foram dedicados à "longa história de ilusão, trabalho e generosidade" que significava a dedicação do altar e a abertura da igreja ao culto, depois de 128 anos de construção. Mas as afirmações polémicas vieram no fim.

Bento XVI referiu-se à invocação da Sagrada Família: "A Igreja defende adequadas medidas económicas e sociais para que a mulher encontre no lar e no trabalho a sua plena realização; para que o homem e a mulher que contraem matrimónio e formam uma família sejam decididamente apoiados pelo Estado."

O Papa Ratzinger pediu que essas medidas defendam "a vida dos filhos como sagrada e inviolável" e que "a natalidade seja dignificada e apoiada". E acrescentou, sem referir as leis espanholas do casamento homossexual ou do aborto: "A Igreja opõe-se a todas as formas de negação da vida humana" e apoia "o que promove a ordem natural" da família".

Bento XVI notou que "as condições de vida mudaram muito e avançou-se enormemente em âmbitos técnicos, sociais e culturais". E insistiu no casamento heterossexual como "fundamento da vida humana", que não deve ser interrompida.

IN "PÚBLICO"
08/11/10

Sem comentários:

Enviar um comentário