05/09/2010

EDUARDO CATROGA



Ministro de Flag of Portugal.svg Portugal
Mandato: XII Governo Constitucional
  • Ministro das Finanças

Partido: Partido Social Democrata
Wp ppo.png

Biografia

Licenciou-se em Finanças no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, em 1966, tendo sido distinguido com o Prémio Alfredo da Silva, destinado ao melhor aluno do curso. No ISCEF (mais tarde ISEG) exerceu funções docentes, tendo sido Assistente (1968-1974) e chegado a Professor Catedrático (em 1990). Frequentou a Harvard Business School (1979).
No sector empresarial, iniciou funções em 1967, em empresas do Grupo CUF, chegando a integrar o Conselho de Administração e a Comissão Executiva da empresa mãe, a CUF, no início de 1974. Desempenhou depois as funções de vice-presidente executivo da Quimigal e, em 1981, ingressou na [SAPEC], como administrador delegado, sendo agora presidente do Conselho de Administração. Acumula essas funções com as de administrador não executivo da Nutrinveste e do Banco Finantia, e membro do Conselho Geral e de Supervisão da EDP.
Foi Ministro das Finanças do XII Governo Constitucional (o terceiro de Cavaco Silva), entre Dezembro de 1993 e Outubro de 1995.
É autor de Política Económica – 22 Meses no Ministério das Finanças (1995) e Intervenções sobre Política Económica (vol. I, Discursos e vol. II, Debates e Entrevistas, 1995), além de numerosos artigos em revistas da especialidade nas áreas da política económica, economia portuguesa e estratégia empresarial.
Em 2007 foi-lhe atribuído o Prémio Carreira de Economista, pela Ordem dos Economistas e a distinção de Antigo Aluno do Ano, pelo ISEG. Em 2006 foi agraciado pelo Presidente da República, com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.

Funções governamentais exercidas

WIKIPÉDIA

Sem comentários:

Enviar um comentário