03/07/2010

TENHA UM BOM SÁBADO


...E TAMBÉM UM BOM DOMINGO


não se esqueça, compre jornais


Dezasseis municípios portugueses assinalam domingo Dia Nacional do Vinho

Dezasseis municípios portugueses assinalam domingo o Dia Nacional do Vinho com dezenas de iniciativas que, em associação com o património e a cultura, pretendem
“celebrar o vinho português e toda a sua envolvente”.

“A ideia é associar o património e a gastronomia ao vinho e dar a conhecer às pessoas como o podem apreciar de forma moderada”, afirmou à agência Lusa o secretário geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), que este ano assumiu a organização
do evento em parceria com a Viniportugal.

Segundo José Arruda, a AMPV desafiou os 72 municípios seus associados a aderirem ao Dia Nacional do Vinho, tendo 16 respondido positivamente e avançado várias iniciativas alusivas ao evento.
Entre os 16 aderentes - Azambuja, Barcelos, Beja, Cartaxo, Loures, Mealhada, Melgaço, Montijo, Nelas, Ourém, Palmela, Santarém, Sintra, Tomar, Viana do Castelo e Vidigueira – Beja foi eleita Cidade do Vinho 2010, pelo que lhe coube assegurar “algumas iniciativas obrigatórias, como o Concurso Nacional da Rainha das Vindimas”.
"DESTAK"

Governo prevê agravamento do desemprego em 2011
mas Sócrates mantém optimismo

O desemprego vai continuar a crescer no próximo ano. A previsão foi ontem divulgada pelo Governo que espera que a taxa de desemprego sofra um agravamento e atinja os 10,1 por cento em 2011. Estas previsões colidem com as declarações do primeiro-ministro, que ontem se manifestou optmista quanto ao comportamento do desemprego nos próximos meses.
No relatório de Orientação de Política Orçamental divulgado ontem à noite, o executivo reviu em alta o cenário que constava no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC),
entregue na Assembleia da República em meados de Março, e onde o Governo garantia que o desemprego se manteria nos 9,8 por cento.

O Governo reconhece que só em 2012 o desemprego entrará numa trajectória descendente, mas ainda assim para valores mais elevados do que previra: em 2012, a taxa será de 9,8 por cento (o PEC apontava 9,5 por cento) e em 2013 ainda estará nos 9,6 por cento (contra 9,3 por cento).
Porém, quando ontem foi confrontado com a taxa de desemprego de Maio, que, segundo o Eurostat, chegou aos 10,9 por cento, José Sócrates sublinhou que se trata do "resultado da crise financeira e económica em toda a Europa", mas que "os meses de Verão constituirão meses de abrandamento do crescimento do desemprego". O primeiro-ministro acrescentou ainda que, "nos últimos meses, temos sinais bem claros de que o crescimento do desemprego abrandou".
"PÚBLICO"

Mais de 600 mil desempregados

Um dia após o Governo ter acabado com as medidas extraordinárias anticrise, a taxa de desemprego atingiu novos máximos históricos em Portugal, que, pela primeira vez, conta
com mais de 600 mil desempregados.

Segundo dados do Eurostat, a taxa de desemprego subiu um ponto e meio em Portugal face a Maio de 2009, tendo atingido os 10,9%. Este novo crescimento registou-se num mês em que as taxas médias da zona euro e da União Europeia (UE) a 27
se mantiveram inalteradas face a Abril, 10% e 9,6%, respectivamente.

Portugal mantém, assim, a quarta taxa de desemprego mais elevada da UE, numa tabela liderada pela Letónia (20%, dados referentes ao primeiro trimestre). A Espanha mantém também uma das taxas mais elevadas, embora tenha registado uma ligeira queda (19,9% em Maio, contra 19,7% em Abril).
"CORREIO DA MANHÃ"

Moutinho 5 anos no Dragão

João Moutinho deverá assinar um contrato de cinco anos com o FC Porto, depois de dirigentes de Sporting e do clube portista se terem reunido na madrugada deste sábado. Record pode adiantar que faltam apenas detalhes para que o capitão leonino deixe Alvalade rumo ao Dragão.
A contratação de João Moutinho, de 23 anos, é um desejo antigo de Pinto da Costa, presidente do FC Porto, que chegou a elogiar publicamente o desempenho do médio.
O jogador ter-se-à incompatibilizado com os dirigentes do clube de Alvalade, sendo mais ou menos público que o atleta perderia a braçadeira de capitão.
"RECORD"

Casa Pia perde 2000 alunos com processo de pedofilia

Instituição celebra hoje 230 anos e vive realidade diferente depois do escândalo. Perdeu autonomia pedagógica: é uma escola do sistema. Há antigos estudantes desiludidos.
Dois meses antes de rebentar o escândalo de pedofilia, em Setembro de 2002, a Casa Pia de Lisboa (CPL) abrangia um universo de 5300 alunos, dos quais 654 internos.
Agora tem apenas três mil, dos quais 234 internos.

A instituição, que hoje celebra 230 anos, entrou num processo de "desmassificação", explica ao DN Maria Joaquina Madeira, presidente do conselho directivo. Mas também mudou de "paradigma", frisou. E não haja dúvidas: "a Casa Pia já não é a Casa Pia", esclareceu.
São várias as mudanças. Desde logo o internato. Agora, "as crianças entram ou por ordem do tribunal ou por indicação das comissões de protecção de menores. A CPL está dentro do sistema de promoção e protecção nacional. Pertencemos ao sistema", diz.
Já não há padres, nem pais, nem mães a bater à porta a pedir o acolhimento dos filhos por serem pobres. Agora é o sistema que bate à porta. "Há um sistema centralizado, nacional, que gere a colocação das crianças em centro de acolhimento", explicou a directora. A CPL agora só acolhe vítimas. Existem 16 unidades residenciais.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Baleia com 6 metros de comprimento dá à costa sem vida em Odeceixe

Uma baleia com cerca de seis metros de comprimento foi encontrada hoje de manhã já sem vida no areal da Praia de Odeceixe, no concelho de Aljezur.
Segundo o relato dos banhistas, o animal foi avistado pela primeira vez "por volta das 08:00 da manhã", numa altura em que "aparentava estar encalhada nas rochas", contou Miguel Correia.
A ondulação acabou por arrastar a baleia para o areal, onde banhistas e Proteção Civil confirmaram que "já estava morta, [tendo] talvez tenha sido atingida pelas hélices de um navio", sugeriu Daniel Sousa, outro banhista no local.
"i"

Deputados viajam só em económica

A restrição orçamental em tempo de crise levou o Parlamento a aprovar ontem, sexta-feira, em plenário, uma resolução que determina que os deputados passam a viajar em económica, sempre que as viagens não durem mais de três horas e meia. Excepção para o presidente.
O projecto de resolução que estabelece as novas regras das viagens foi subscrito por todos os grupos parlamentares e resultou de uma de deliberação do Conselho de Administração (CA) da Assembleia da República, mas, na hora da votação em plenário, surgiram as divergências.
Os directamente visados, os eleitos pelas regiões autónomas e pela Europa, apresentaram declarações de voto e o presidente Jaime Gama fez questão de garantir que não usará a prerrogativa.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

FIFA não vai punir Ronaldo

O comité disciplinar da FIFA não encontrou motivos para abrir um processo contra Cristiano Ronaldo. Em causa estava a atitude do jogador no final do jogo contra a Espanha.
A polémica nasceu quando o capitão da selecção nacional cuspiu na direcção de um operador de câmara. Um gesto que, para a FIFA, não entra na categoria de acto de indisciplina.
"A BOLA"

Incêndios: Protecção Civil aciona alerta amarelo em todo o
continente entre domingo e terça feira

A Autoridade Nacional de Protecção Civil vai acionar o alerta amarelo para incêndios florestais em todos os distritos do continente entre as 08:00 de domingo e as 20:00 de terça feira, devido à previsão de subida da temperatura.
Segundo um comunicado daquela força de segurança e socorro, o Instituto de Meteorologia admite a possibilidade de, durante este período, se registar temperaturas elevadas, acima dos 35 graus centígrados.
A Protecção Civil apela, por isso, à tomada de medidas de precaução e lembra que nas áreas florestais é proibido fumar ou fazer lume, acender queimadas ou fogueiras, queimar matos ou sobrantes de exploração, lançar balões com mecha acesa ou outro tipo de foguetes e usar equipamentos que não tenham dispositivos de retenção de faúlhas.
"EXPRESSO"

Sem comentários:

Enviar um comentário