08/06/2010

TENHA UM BOM DIA


Dez crianças vítimas de queimaduras graves por semana
Todos os anos há em Portugal mais de 1500 acidentes com queimados. As crianças representam mais de 500 casos dos queimados, situações com elevada taxa de mortalidade. Apesar dos números, em Portugal apenas há uma unidade especializada em cuidados infantis para queimados, no Hospital de São João, no Porto. É nessa unidade que recupera a criança que no domingo ficou gravemente ferida com queimaduras provocadas por sopa em Castro Daire.
Em Portugal, todos os anos, "há acidentes com queimaduras que provocam lesões a 1550 pessoas das quais 570, cerca de 38%, são crianças", afirma o presidente da Associação Portuguesa de Queimados (APQ). A criança que ficou ferida no domingo tem seis meses e apresenta 90% do corpo queimado. "Estava à espera de que a mãe lhe desse a sopa quando esta entornou a panela", disse fonte do INEM. O comandante dos Bombeiros de Castro Daire adiantou que a criança "apresentava 90% do corpo queimado". A mãe "também sofreu queimaduras, ao nível dos membros inferiores e superiores", concluiu. O bebé foi assistido em Castro Daire por uma equipa do INEM e posteriormente levada de helicóptero para o Hospital Dona Estefânia, em Lisboa. Actualmente "está internada no Hospital de S. João, no Porto, [ver caixa] onde já funciona uma unidade de queimados para crianças", assegura o presidente da APQ. O médico Celso Cruzeiro, que não quis pronunciar-se sobre este caso em concreto, alerta que "a recuperação de um queimado leva sempre em média dois anos".
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Excesso de desporto nas crianças pode constituir problema de saúde
por Jane E. Brody, Exclusivo in The New York Times
Nos EUA são cada vez mais as crianças que têm se ser submetidas a cirurgias devido a lesões desportivas crónicas
Eu seria a última a desencorajar as crianças de praticarem desporto. Pelo contrário, o meu desejo é que muitas mais se afastem dos computadores, larguem os iPods e os telemóveis e dediquem mais tempo e energia às actividades físicas.
Mas para muitas crianças e adolescentes o problema é precisamente o oposto do sedentarismo. Com efeito, são demasiados os jovens atletas que, encorajados pelos pais e pelos treinadores, muitos deles movidos por perspectivas de glória e de bolsas de estudo, se sentem de tal forma pressionados - ou se pressionam a si próprios - que entram em ruptura, não só fisicamente como por vezes emocionalmente.
As estatísticas referidas por Mark Hyman no seu livro "Until It Hurts: America's Obsession With Youth Sports and How It Harms Our Kids" (Beacon Press, Boston) dão realmente que pensar: "Todos os anos, mais de 3,5 milhões de crianças com menos de 15 anos são sujeitas a tratamento médico devido a lesões desportivas, quase metade o simples resultado de um esforço excessivo."
"i"

Aplicação da Justiça esbarra nas dificuldades no terreno
Relatório revela que há poucos meios e que falta coordenação entre magistrados e polícias
Faltam meios periciais; a colaboração entre o Ministério Público e a Polícia Judiciária não é a melhor; recursos humanos e financeiros são insuficientes; o processo executivo é um desastre. Pontos de um relatório sobre a Justiça portuguesa, a que o JN teve acesso.
O trabalho, que é o primeiro passo para um estudo à escala europeia promovido pela MEDEL, a associação internacional de magistrados judiciais e do Ministério Público (MP), será hoje apresentado em Lisboa. Nele, é avaliado o grau de eficiência do sistema judicial, tendo em conta as condições práticas com que se debatem os agentes da Justiça. E as conclusões não são animadoras.
"Temos um bom edifício legislativo, mas grandes dificuldades práticas para tornar efectivo o funcionamento da Justiça". A síntese é de Pedro Baranita, da direcção do Sindicato dos Magistrados do MP, uma das instituições que integram a MEDEL, e para quem "há um subdimensionamento, humano e técnico, para dar respostas às necessidades".
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Jogo 500 no último teste
Portugal faz hoje o seu último teste antes de entrar a sério no Mundial-2010. Pela segunda vez em 89 anos, defronta Moçambique, em Joanesburgo, a partir das 15h30 (hora portuguesa), com transmissão directa na TVI a partir do estádio Bidvest Wanderers, que é a catedral do críquete sul-africano.
Será, pelo menos para efeitos da Federação Portuguesa de Futebol - que é verdadeiramente o que importa -, o jogo 500 da história da Selecção Nacional, que começou a escrever-se a 18 e Dezembro de 1921 em Madrid, com um Espanha-Portugal concluído 3-1 para os espanhóis.
"A BOLA"

Ambientalistas lançam site para ajudar ao consumo sustentável de peixe
Antes de comprar peixe, pare, escute e escolha. A sugestão é de um site na Internet que é hoje lançado pela Liga para a Protecção da Natureza (LPN), destinado a promover a consumo sustentável de pescado.
O site (www.quepeixecomer.lpn.pt) contém informação sobre vinte espécies, escolhidas entre as que mais se vêem no prato dos portugueses ou as que maior valor comercial possuem. Lá estão a sardinha, o bacalhau, o carapau, a pescada, o peixe-espada preto, as gambas, as lulas. E também o polvo, atum, cantarilho, goraz, cherne, linguado, lagostim, cavala, choco, robalho, faneca, raia e safio.
Para cada espécie, há uma ficha com dados variados. Um dos objectivos é informar o cidadão sobre como é pescado o peixe que se quer comprar, e em que situação se encontram os seus stocks. Hoje, tudo o que se consegue saber pela rotulagem obrigatória é o nome comercial do peixe, se é capturado ou de aquacultura e a sua procedência. "Não é suficiente para uma escolha sustentável", afirma Constança Belchior, da LPN.
"PÚBLICO"

"Ir para fora cá dentro"vale 17,5% do défice externo
Se os portugueses trocassem as viagens ao estrangeiro por turismo cá dentro, ajudariam a reduzir o défice externo em 17,5%. Mas se os estrangeiros os imitassem, e deixassem de vir a Portugal, o mesmo défice subiria 27,2%.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Novos BI dão milhões
A produção de cartões do cidadão e passaportes electrónicos está a dar milhões de euros à Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM). A empresa pública chegou ao final de 2009 com vendas superiores a 84 milhões de euros, um crescimento de 21 por cento face ao ano anterior, muito devido àqueles dois produtos.
"CORREIO DA MANHÃ"

Cavaco Silva vai condecorar João Garcia
O Presidente da República, Cavaco Silva, vai condecorar 37 personalidades e instituições na quinta-feira, Dia de Portugal. João Salgueiro, presidente da Associação Portuguesa de Bancos (Ordem de Cristo), a atriz Eunice Muñoz (Ordem de Sant'Iago e Espada) e o alpinista João Garcia (Ordem do Mérito) estão na lista de condecorados nas cerimónias em Faro e que a Presidência da República divulgou hoje no seu site. O fiscalista Saldanha Sanches, com a Ordem da Liberdade, e a atriz e autora Rosa Lobato Faria, com a ordem do Infante D. Henrique, serão condecorados a título póstumo.
"RECORD"

Sem comentários:

Enviar um comentário