26/05/2010

TENHA UM BOM DIA


Namoro entre adolescentes está cada vez mais violento
A violência psicológica está a aumentar no namoro e atinge tanto rapazes como raparigas, enquanto a física diminuiu muito ligeiramente, de acordo com um estudo que envolveu mais de 400 jovens que estudam em seis escolas do distrito do Porto.
Um quarto dos inquiridos de ambos os sexos, que têm idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos (a média é 14 anos), afirmou ter sido vítima de violência psicológica no âmbito de uma relação de intimidade, afirmou, ao JN, Maria José Magalhães, presidente da UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Qualidade de vida em Lisboa é a 45.ª melhor do mundo,
acima de Roma e Nova Iorque

Estabilidade política, bons serviços bancários, liberdade de expressão sem entraves, serviços de saúde adequados e bens de consumo à mão de semear. Graças à soma de todos estes factores e mais alguns, Lisboa arrebatou o posto da 45.ª cidade com maior qualidade de vida a nível mundial no ranking de 221 cidades elaborado pela consultora Mercer, e que é divulgado hoje.
A capital portuguesa "tem conseguido manter um nível global de qualidade de vida bastante satisfatório", disse ao PÚBLICO Diogo Alarcão, responsável da Mercer Portugal. Posicionando-se ao mesmo nível de Washington e Chicago, Lisboa consegue ficar acima de destinos como Madrid, Nova Iorque, Praga ou Miami.
"PÚBLICO"

FC Porto penhorou receitas televisivas
As receitas televisivas da União, 900 mil euros, estão penhoradas e assim o plantel tem dois meses de salários em atraso, a inscrição na Liga está em risco. Tudo devido à transferência de Marcos António para França.
A relação entre FC Porto e União já foi chão que deu uvas. Já lá vai o tempo em que Leiria era entreposto dos portistas, tanto em jogadores (Derlei, Maciel, Helton, Nuno Valente, João Paulo) como em treinadores (José Mourinho foi disso exemplo).
A amizade entre presidentes transformou-se em luta judicial que dura há três anos, depois da transferência do central Marcos António para o Auxerre (França).
" A BOLA"

Cavaco quer que “rendimentos mais baixos sejam protegidos”
"Espero, como muitos esperam, que os rendimentos mais baixos sejam protegidos, que se tenha em atenção o apoio social aos mais pobres e desfavorecidos e às famílias em situação de privação", disse Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas à saída da entrega dos Prémios Secil, em Lisboa.
Interrogado sobre como tem visto as dúvidas quanto à constitucionalidade do aumento de impostos proposto pelo Governo, o chefe de Estado escusou-se a responder, lembrando que esse assunto ainda vai ser debatido na Assembleia da República.
"CORREIO DA MANHÃ"

Zeinal exige demissão de administrador da Telefónica
Zeinal Bava exige a demissão do espanhol Santiago Valbuena da administração da Portugal Telecom. É que o administrador financeiro da Telefónica diz hoje ao "Financial Times" que uma OPA da Telefónica sobre a PT não está fora de causa. O presidente executivo da PT não esperou pelo início da manhã para reagir: pede a cabeça do seu administrador, Valbuena. As declarações de Zeinal Bava mostram como o conflito entre as duas operadoras está a escalar.
A "guerra" entre a PT e a Telefónica acendeu-se depois da operadora espanhola ter oferecido 5,7 mil milhões de euros pela participação portuguesa na brasileira Vivo, oferta que foi recusada pela administração da PT, para desagrado dos espanhóis.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Esclerose múltipla. Maioria dos doentes não tem emprego
É uma doença imprevisível, de altos e baixos como uma montanha-russa. Para Luísa Matias, 32 anos, é um "camaleão": num dia está bem, no seguinte não se consegue levantar da cama. Sempre trabalhou num escritório, mas aos 26 anos, soube que sofria de esclerose múltipla (EM). "Sentia-me mais cansada do que os meus colegas. Às vezes, saía de casa de manhã como se já tivesse tido um dia árduo de trabalho", recorda. Os patrões assustaram-se, mas compreenderam - uma excepção à regra, admite Luísa. Quatro anos depois, a empresa teve de reduzir funcionários. Como trabalhava menos horas, foi despedida.
"i"

Abastecer o carro está mais barato
É uma boa notícia para as famílias portuguesas, que desde que o Governo apresentou o plano de austeridade para reduzir o défice não têm tido razões para sorrir. Ontem, os combustíveis ficaram mais baratos, sendo que esta foi a maior descida dos preços desde o verão do ano passado.
A Galp reduziu o preço da gasolina 95 octanas em 2 cêntimos e o gasóleo ficou 1,5 cêntimos mais barato, ou seja, quem abastecer o carro em postos da petrolífera nacional passa a pagar 1,399 e 1,174 euros, respetivamente. De referir, no entanto, que nem todos os postos praticam a mesma tabela.
"RECORD"

Orçamento das famílias vai apertar ainda mais em Junho
Mais IRS, mais IVA, menos benefícios fiscais, acesso mais difícil ao crédito à habitação e ainda transportes mais caros. É este o cenário com que as famílias portuguesas contam nos próximos meses, a agravar ainda mais o orçamento já apertado pela crise.
Uma família com um salário mensal de 5787 euros vai pagar (no caso de ser reembolsada, deixa de receber) este ano mais 144 euros de IRS do que em 2009, segundo uma simulação da Associação de Defesa do Consumidor (Deco). Em 2011, este valor será ainda mais alto, quase 265 euros, já que abrange a totalidade do ano e não apenas sete meses, como acontece este ano.
Mas as penalizações em IRS não ficam por aqui, já que o Governo reduziu os benefícios fiscais com o Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC). Assim sendo, quem tem um rendimento colectável anual superior a 7250 euros, terá um corte de 100 euros nas diversas despesas que pode apresentar para reduzir o imposto (como saúde e educação). Os cortes nas deduções vão até 700 euros nos escalões mais altos.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Sem comentários:

Enviar um comentário