25/05/2010

FRANCISCO PENIM




O erro natural da nova TVI



O risco estava identificado mas o resultado foi mau para o contexto da TVI. Na passada quinta-feira a estação de Queluz alterou grande parte do seu horário nobre e deu-se muito mal com isso. A transmissão do 4º aniversário da reinauguração do Campo Pequeno fez 24,9% de share médio, menos 14 pontos de média do que ‘Meu Amor’ e seis pontos que ‘Sentimentos’.
Mas essa não foi a parte pior. O pior é que assim que começou a tourada a audiência transferiu-se maioritariamente para a SIC. A estação de Carnaxide recebeu ‘de bandeja’, e sem fazer nada de especial por isso, uma quantidade de público que lhe permitiu fazer dois grandes resultados nas novelas ‘Perfeito Coração’ e ‘Viver a Vida’. Ambas estão na sua fase final e os seus resultados de quinta-feira, de 31,3% e 40,4% respectivamente, sabem que nem ginjas. Foi um dos melhores resultados de sempre de ‘Perfeito Coração’ e o melhor de ‘Viver a Vida’. Melhor ainda do que isso é que, com a falta pontual de novelas na TVI, houve telespectadores que voltaram na sexta-feira para espreitar e deram mais volume de consumo às novelas da SIC.

Os erros começam assim… uma pequena mudança num dia apenas que trouxe alento a uma novela, ‘Perfeito Coração’, que está longe de ser um sucesso, na média de audiência, mas que poderá subir mais do que o esperado nas suas semanas finais. O que aconteceu na passada quinta-feira foi mau para a TVI mas, acima de tudo, é uma lição importante para a nova Direcção de Programas: o segredo da TV generalista é não mexer… especialmente quando se é líder! A TVI tem mais do que possibilidades de reagir ao resultado negativo e a programação dos próximos dias só poderá provar isso mesmo.

MEMÓRIA

Não é de hoje que a TVI transmite corridas de touros. Há um ano, por exemplo, a mesma corrida de touros teve 33% de share em média, liderando sobre as novelas da SIC ‘Caminho das Índias’ e ‘Podia Acabar o Mundo’.

Em 2009, emitir uma corrida de touros ou novelas foi igual. A tendência de um ano para o outro não se confirmou e ainda que em 2010 a transmissão tenha corrido mal nada fazia prever o resultado.

TENDÊNCIA

O comportamento dos telespectadores é tudo menos uma ciência exacta, e a única forma que há de se perceber isso é passar por situações como esta. Agora, o novo Director de Programas da TVI sente isso na pele mas pode ficar descansado porque o que lhe aconteceu na passada quinta-feira foi muito mais natural do que possa parecer.


in "CORREIO DA MANHÃ"
23/05/10

Sem comentários:

Enviar um comentário