10/01/2010

D. FERNANDO II

Fernando II
Rei de Portugal (jure uxoris)
FernandoIIPortugal.jpg

D. Fernando II, o segundo marido de D. Maria II.
Nome completo Fernando Augusto Francisco António de Saxe-Coburgo-Gota-Koháry
Títulos Príncipe e, posteriormente,
Rei consorte de Portugal
Nascimento 29 de Outubro de 1819

Viena, Flag of Austria.svg Áustria
Morte 15 de Dezembro de 1885

Lisboa, Bandeira de Portugal Portugal
Antecessor D. Miguel I
Sucessor D. Pedro V
Esposas D. Maria II

D. Elise Hensler
Casa Real Bragança-Saxe-Coburgo e Gota
Dinastia Dinastia de Bragança
Pai Fernando de Saxe-Coburgo-Gota
Mãe Maria Antónia de Koháry

Dom Fernando II de Portugal (baptizado Fernando Augusto Francisco António de Saxe-Coburgo-Gota-Koháry[1]; 29 de Outubro de 181915 de Dezembro de 1885), foi o Príncipe e, posteriormente, Rei Consorte de Portugal pelo seu casamento com a Rainha D. Maria II em 1836.

De acordo com as leis portuguesas, D. Fernando de Saxe-Coburgo-Gota-Koháry tornou-se Rei de Portugal jure uxoris, apenas após o nascimento do primeiro Príncipe, que foi o futuro D. Pedro V. Embora fosse D. Maria II a detentora do poder, D. Fernando evitava sempre que possível a política, preferindo envolver-se com a arte[2].

D. Fernando II foi regente do reino por quatro vezes, durante as gravidezes de D. Maria II, depois da sua morte em 1853 e quando seu segundo filho, o rei D. Luís I, e a rainha D. Maria Pia de Sabóia se ausentaram de Portugal para assistirem à Exposição de Paris em 1867.

Ele ficou conhecido na História de Portugal como "O Rei-Artista".


Família

Era o primogénito do príncipe Fernando de Saxe-Coburgo-Gota, irmão do duque Ernesto I e do rei Leopoldo I dos Belgas, e de sua esposa, Maria Antónia de Koháry. Tinha três irmãos menores: Augusto, Vitória e Leopoldo.

O príncipe cresceu em vários lugares: nas terras de sua família na actual Eslováquia e nas cortes austríacas e germânicas.

[editar] Segundo casamento

Em 1869, Fernando casou-se pela segunda vez, morganaticamente, com Elise Hensler, feita Condessa d'Edla, que era uma mera cantora de ópera e mãe solteira, a quem deixaria como herança o Palácio da Pena, cuja construção foi da sua inteira responsabilidade e entregue ao engenheiro alemão, Wilhelm Ludwig von Eschwege.

Tronos grego e espanhol

Em 1862, houve uma revolta na Grécia contra o Rei Oto I e ofereceu-se o trono grego a D. Fernando II, mas este recusou.

Em 1868, uma revolução expulsou a Rainha Isabel II da Espanha e sua família, e o governo provisório espanhol, não desejando estabelecer uma República, ofereceu a coroa a D. Fernando II, então com quarenta e nove anos. Também rejeitou a proposta.

Morte

O seu corpo jaz ao lado de D. Maria II, sua primeira esposa, no Panteão dos Braganças, em São Vicente de Fora, Lisboa.

wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário