31/10/2009

GRANDEZA...do BENFICA e do PORTO



A grandeza do Benfica, resume-se aos seus adeptos encherem os estádios em

qualquer parte de Portugal;

a grandeza do PORTO, resume-se aos seus adeptos, esvaziarem as estações de

serviço em qualquer parte de Portugal!!!"


CAÍM, CAÍM. CAÍM


JOSÉ SARAMAGO


Há alguns anos houve para com este escritor uma tentativa de humilhação nacional perpetrada por três católicos confessos, Sousa Lara, Santana Lopes, Cavaco Silva indicados por ordem crescente das responsabilidades governativas. Não sabemos se foi com base nalgum texto bíblico mas bem podia ter sido.
Desgostoso com esta inequívoca prova de Amor ao Próximo o escritor emigrou para Espanha onde sempre foi alvo de respeito e consideração desde o público anónimo até ao REI.
Algum tempo passado chegou o reconhecimento internacional, José Saramago foi laureado com o Nobel da Literatura, não que merecesse, no entender dos invejosos e despeitados, mas..............lixaram-se.

Depois do Nobel assistiu-se em Portugal a uma quase ressureição sócio-política do escritor, foi alvo de múltiplas homenagens e viram-se muitas pessoas que muito mal dele disseram em autênticos autos de fé a pretexto de coisa nenhuma. E assim se foi vivendo sem grande estardalhaço literário até neste Portugal de gente pequena CAÍM ter aparecido e com ele mais umas quantas alfinetadas religiosas. E, num dia de muito boa disposição disse o escritor:
A Bília é um Manual de Maus Costumes, Deus só existe na cabeça das pessoas.
Para a debilidade dos assuntos noticiosos esta bomba era uma verdadeira "caixa" jornalística. Para os defensores dos costumes uma infâmia. Para um deputado em crise uma oportunidade de propôr uma lei exemplar: A DESNACIONALIZAÇÃO DO CIDADÃO.
Mário David, o novo paladino da fé inquisitória, deputado europeu pelo PSD, autor da ideia de Saramago deixar de ser português!!!
A frase em destaque era demasiado violenta para ser proferida por um cidadão deste País, era um ultraje à Nação.
Não nos lembramos de Mário David fazer semelhante proposta para os Pedófilos, Banqueiros corruptos,
Políticos que aceitam donativos a troco de favores, Dirigentes Desportivos manipuladores da verdade desportiva, Autarcas condenados, etc, etc, etc, toda esta gente pode assumir com honra a sua Portugalidade, José Saramago não.
Os Fundamentalismos religiosos distribuem-se quase que tácitamente pelas diversas regiões do globo, tem sido excepção o Islâmico que paulatinamente vai invadindo o território dos outros e vai-se pagar por isso.
Em oposição aos fundamentalismos existe muita gente que não carece da muleta da religião para ser boa, culta, honesta, características que os líderes religiosos e seus acólitos tendem a considerar como privilégio de fé. Não! O direito à diferença existe, o direito de a manifestar também.

Tememos que Mário David ao condenar à ignomínia Saramago defenda estes costumes:
- Assassínio de familiares, tal como Caím
- Degolação de crianças inocentes, tal como Herodes
- Disseminação e proliferação de vírus e pestes, tal como no Egipto
- Cedências a pedidos sado-masoquistas, tal como a cabeça de João Batista numa bandeja
- Apedrejamento de mulheres indefesas, tal como Maria Madalena
- Abuso de confiança e exploração laboral sobre um futuro genro durante 14 anos, tal como Jacob
- Traição conjugal, tal como Sansão e Dalila
- Guerras tribais, tal como nas tribos de Israel
- Idolatria pagã
- Desresponsabilização da Justiça, tal como Pilatos
- Traição ao líder, tal como Judas

e mais muitas destacando por último
- a crucificação de um profeta por apenas andar a dizer que era filho de Deus!

Parábolas dirão, mas que nunca deixaram de ser ensinadas de geração em geração.

Tudo isto vem na Bíblia só que em vez de ser considerada um manual deve-se entende-la como um livro de registo histórico premonitório do que iria ser a sociedade século após século até aos nossos dias. Até o anónimo Mário David tem antepassados históricos nos falsos profetas de antigamente porque os de hoje são bem piores, tal como ele, empregando apenas novas tecnologias.

Depois de ter sido chefe de gabinete de cinco ministros em Portugal, de ser coordenador de gabinete de Durão Barroso para a sua eleição mas que lhe continua a valer anonimato, tal como ser deputado europeu, nada como esta tentativa de estrelato à custa de algém que leva a língua portuguesa a todo o mundo através da sua escrita.
É histórico que nas sem vergonhices do Paço se caluniou e matou muita gente, lembrai-vos dos Távoras, é histórico que por baixo preço se meteram coisas na gaveta, até o socialismo, é histórico que eventualmente se poderia encostar a democracia à parede, lembrai-vos da Manuela, mas num País cujos governos costumam privatizar o que dá lucro, consideramos um erro crasso de gestão desnacionalizar Saramago.
Carago o gajo vende!!!!


Saramago tem razão quando diz que Deus está na cabeça das pessoas, por o simples motivo de só na cabeça das pessoas existir a realidade.

mariagustava dos santos - pensionista

B U R K A



Não nos lembtramos do deputado europeu Mário David ter reclamado alguma vez
contra este pavor, quem tem pxxdx tem medo e os talibans não disparam com livros.

enviado por D.A.M.

ENTÃO EU VENDI (boa)


...ENTÃO EU VENDI

Um rapaz de 16 anos chega em casa com um Porsche e os pais gritam:


-Onde conseguiu isto?

Ele calmamente responde:
-Acabei de comprar.
Com que dinheiro? perguntam. Sabemos quanto custa um Porsche!
- Bem, ele disse, este custou 15 dólares.
E os pais esbravejaram ainda mais:
- Quem venderia um carro destes por 15dólares???
- A senhora logo acima na rua. Não sei seu nome, recém mudou-se para cá.
Ela me viu passando de bicicleta e perguntou se queria comprar o Porsche por 15 dólares.


- Santo Deus! gemeu a mãe, deve abusar de crianças. Quem sabe o que fará
depois? John, vá lá imediatamente, para ver o que está acontecendo.

O pai foi até à casa da senhora e ela calmamente plantava petúnias no jardim.

Ele se apresentou como pai do rapaz a quem ela vendeu o Porsche e perguntou por que ela havia feito aquilo.


- Bem, disse ela, pensei que meu marido estivesse
viajando a serviço, mas descobri que ele fugiu para o Havaí com a secretária e não pretende voltar...
Esta manhã ele me ligou e pediu que vendesse o Porsche e lhe enviasse o dinheiro...

...Então eu vendi.

(As mulheres são ou não são maravilhosas?)


NASCIMENTO DO ELEFANTE

EXTRAORDINÁRIO VÍDEO



enviado por E. FRANÇA

VÃO-SE CATAR

Isto foi real.

Numa escola no interior de França a professora teve a brilhante ideia
de mandar fazer vasos de plantas em forma de palhaço para depois

plantar um cacto e oferecer às mães no dia da mãe.


Plantou-se e esperou-se que crescessem. Infelizmente os presentes

nunca foram entregues, pois o resultado não foi o esperado. Vejam

porquê.

Conto de fadas para mulheres

Os dois mais pequenos e MELHORES contos de fadas do mundo!!!


Conto de fadas nº 1 para mulheres do séc. XXI

Era uma vez uma linda moça que perguntou a um lindo rapaz: - Você quer casar comigo? Ele respondeu prontamente: NÃO! E a moça viveu feliz para sempre, foi viajar, fez compras, por que conheceu muitos outros rapazes, visitou muitos lugares, foi morar na praia, comprou outro carro, mobilou sua casa, sempre estava sorrindo e de bom humor, nunca lhe faltava nada, bebia cerveja com as amigas sempre que estava com vontade e ninguém mandava nela. O rapaz ficou barrigudo, careca, o pinto caiu, a bunda murchou, ficou sozinho e pobre, pois não se constrói nada sem uma MULHER.
(Luís Fernando Veríssimo)


Conto de fadas nº 2 para mulheres do séc. XXI

Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa independente e cheia de auto-estima que, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo estava de acordo com as conformidades ecológicas, se deparou com uma rã. Então, a rã pulou para o seu colo e disse:

- Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Mas uma bruxa má lançou-me um encanto e eu transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir um lar feliz no teu lindo castelo. A minha mãe poderia vir morar connosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavarias as minhas roupas, criarias os nossos filhos e viveríamos felizes para sempre... E então, naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã au sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava: - Nem fo....den...do!
(Luís Fernando Veríssimo)

SEGURANÇA ALIMENTAR

Angola e Moçambique no topo da lista dos países mais vulneráveis
à insegurança alimentar

Angola e Moçambique são o primeiro e terceiro países do mundo mais vulneráveis à insegurança alimentar, adianta um estudo da companhia britânica de avaliação de riscos Maplecroft.

A posição de Angola no índice deve-se à guerra civil de 27 anos, que deslocou milhões dos civis, paralisou a produção de alimentos e destruiu os sistemas da infra-estrutura e de irrigação do país. Embora o país esteja agora em paz e tenha rendimentos de petróleo e diamantes, estes recursos não são investidos inteiramente pelo Governo na produção alimentar ou na nutrição da população, adianta o estudo. Alguns dos países de risco mais elevado na segurança alimentar são caracterizados pela fraca administração governamental. No ano passado Moçambique estava na 17ª posição, mas, de acordo com Jason McGeoWn, da Maplecroft, houve mudanças na metodologia e os índices dos dois anos não são directamente comparáveis, o que indica que o país africano até pode ter melhorado a sua situação de segurança alimentar, embora muito frágil quando comparada com outros países. O documento produzido pela Maplecroft atribui a vulnerabilidade de Moçambique às catástrofes naturais. O índice de risco de segurança alimentar avalia a viabilidade, a estabilidade e acesso aos stocks de alimentos básicos, e também o impacto na nutrição e na saúde como resultado da insegurança alimentar.

O índice, que abrange 148 países, coloca o Haiti na segunda posição, atrás de Angola e à frente de Moçambique. O Brasil (101º) e Portugal (102º) foram considerados como de "médio risco" na insegurança alimentar. O índice é baseado em um conceito desenvolvido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) que define a segurança alimentar como um estado em que "todos os povos, em qualquer tempo, tenha acesso físico, social e económico dos alimentos para assegurar suas necessidades e preferência para ter uma vida activa e saudável".

A Maplecroft é especialista no cálculo de riscos globais e os temas que abrangem os seus estudos são as mudanças climáticas, catástrofes naturais, riscos políticos, terrorismo, geopolítica, energia, água e segurança alimentar, poder governamental e doenças infecciosas.

COMO TIRAR UMA ROLHA DE DENTRO DE UMA GARRAFA



e se a garrafa tivesse vinho??????????

enviado por ANTÓNIO CUNHA

Sherlock Holmes

ELEMENTAR MEU CARO!!!!


Sherlock Holmes e Watson vão acampar.
Montam a tenda e, depois de uma boa refeição e uma garrafa de vinho,
deitam-se para dormir.
Algumas horas depois, Holmes acorda e diz para o seu fiel amigo:
-- Meu caro Watson, olhe para cima e diga-me o que vê.
Watson responde:
-- Vejo milhares e milhares de estrelas.
Holmes, então, pergunta:
-- E o que isso significa?
Watson pondera por um minuto, depois enumera:
1. Astronomicamente, significa que há milhares e milhares de galáxias,
e, potencialmente, biliões de planetas.
2. Astrologicamente, observo que Saturno está em Leão e teremos um dia de sorte.
3. Temporalmente, deduzo que são aproximadamente 03 horas e 15minutos
pela altura em que se encontra a Estrela Polar.
4. Teologicamente, posso ver que Deus é todo-poderoso e somos pequenos
e insignificantes.
5. Meteorologicamente, suspeito que teremos um lindo dia. Correcto?

Holmes fica um minuto em silêncio e diz:
-- Fdssss... Watson, não vês que nos gamaram a puta da tenda?!!...

Pensamento do Dia ! ! !


Pensamento do Dia ! ! !



Que nome se dá a um grupo de cinco homens à espera das suas mulheres, enquanto estas fazem compras ?


"5 à Sec ! ! !"

enviado por C. DIOGO



 WASH





.

VERDADEIRAMENTE MAU


Raciocínio muito simples

1. Deixem que todos os homens que queiram casar com homens, o façam...

2. Deixem que todas as mulheres que queiram casar com mulheres, o façam...

3. Deixem que todos os que queiram abortar, abortem sem limitações...

4. Em duas gerações, deixarão de existir socialistas

2 - ESPECIAL DROGAS - BRASIL

A DROGA É UM FLAGELO À ESCALA MUNDIAL
Veja este excelente documentário brasileiro com muita atenção

Não convém arriscar... :-)


Um marido ganhou num sorteio, 3 passagens para Jerusalém.

Chegou em casa contou para a esposa, mandou ela arrumar as malas, e foi ligando para chamar também a mãe dele, quando começou uma grande discussão.

Um grande debate com a esposa, que queria levar a mãe dela. Para finalizar a discussão, concordou em levar a mãe dela.

Chegando lá, estavam visitando o local onde Cristo ressuscitou, quando, de repente, a sogra muito emocionada se sentiu mal. Levaram-na imediatamente para o hospital, mas ela acabou por morrer.O marido conversa com o pessoal do hospital para ver o que se haveria de fazer. Perguntou então, quanto custaria o enterro em Jerusalém.

Disseram que na moeda europeia, seria um valor a rondar os 1.000,00 €.

Perguntou também quanto ficaria para mandar o corpo para Portugal.

Responderam que com o transporte e tudo o mais, ficaria por uns 15.000,00 €.

O marido decidiu então mandar o corpo para Portugal.

O pessoal do hospital e a própria esposa, olharam estupefactos para ele sem entender, e perguntaram-lhe por que mandar para Portugal se era muito mais caro.


O marido respondeu:

- BEM, É QUE VOCÊS JÁ TIVERAM UM CASO DE RESSUREIÇÃO POR AQUI, NÃO FOI???... POR ISSO É PREFERÍVEL NÃO ARRISCAR!!!!




27/10/2009

O SOL AQUECE...














...as pedras da calçada

enviado por ANTÓNIO CUNHA

O MELHOR AMIGO
























enviado por D.A.M.

CHIFRE MODERNO - eheheheheh

CHIFRE MODERNO

A mulher está na cama com um amigo e de repente ouve o barulho da chave na
fechadura. Fica nervosa, principalmente, porque nos apartamentos modernos não há espaço debaixo da cama, estão a 20 andares de altura, não há armários... e, de repente, ela diz ao amante,
- Querido, fica tranquilo e faz tudo o que eu disser. Fica ali depé, como se fosse um robot, sem pestanejar.
O marido entra:
- Olá amorzinho! Olha, anteciparam o voo e eu cheguei um dia antes...mas... quem é esse tipo e que merda está fazendo aqui nu, aí plantado?
A mulher sorri e responde:- Como você tem me abandonado com essas viagens e reuniões, resolvi comprar este 'robot escravo sexual modelo ROTASEXY-2009'. Venha, aproxime-se. ..toque-o.... Tem pele de verdade; é arrefecido a água; gasta pouco, processador de 256 bites, ligação GPRS à Internet, actualizações automáticas, etc, etc.
- Mas, amor... havia necessidade disso?
- E o que você queria? Que eu transasse com algum vizinho ou com o porteiro do prédio?
- Está bem, deixe de besteira e vamos para a cama - disse ele.
A mulher, que já estava cansada, responde:
- Ai, fofinho, é que... estou com dor de cabeça e além do mais, eu estou naqueles dias...
- Que saco! Então, porque não vai arranjar qualquer coisa para eu comer?
A mulher sai do quarto e vai para a cozinha. O marido, que ficou a sós com o suposto 'robot', olhando-o, diz
- Se este invento é bom para a minha mulher, também vai servir para mim. E então, puxa-o pelo braço, atira-o para cima da cama, coloca-o de quatro e, quando está a ponto de partir para os finalmente, o robot diz nervosamente e com a voz mais metálica e robótica que consegue:
- 'ERRO! ERRO DE SISTEMA, ENTRADA INCORRETA! ERRO! ERRO DE SISTEMA,ENTRADA INCORRECTA'
O marido olha-o de alto a baixo, sobe as calças e diz:
- Que se lixe a merda do robot moderno. Vou atirá-lo agora mesmo pela janela.
O amante, assustado, ao lembrar dos 20 andares do prédio, grita com a mesma voz metálica:
- SISTEMA ATUALIZADO! DOWNLOAD DE SOFTWARE COMPLETO! PORFAVOR,TENTE DE NOVO! TENTE DE NOVO!

26/10/2009

B A R R I G O N A























O garoto entra no quarto e vê a mãe naquele preparo. Preocupada vai atrás do filho e pergunta-lhe o que viu, diz o garoto:
- Estavas a fazer o quê em cima do pai? Com algum embaraço ela responde:
- Ora, o teu pai tem uma barrigona e eu estava a tentar tirar algum ar.
- Perdes o teu tempo, diz o filho - sempre que vais às compras a empregada ajoelha-se e sopra tudo outra vez.

enviado por J. MILHAZES

Jô Soares no motel...

Jô Soares no motel...

Quando me casei pela primeira vez há uns bons 25 anos atrás, minha primeira mulher me achava um * tesão*.
Descasei depois de 21 anos e me juntei com outra mulher e essa já me achava um * pesão*!

Daí estive refletindo e há certas coisas que me incomodam...
Algumas ocasiões são realmente muito desagradáveis na vida de um gordo.

Ir a um motel, com toda certeza, é uma delas.
Tudo em um motel parece que foi projetado minuciosamente para sacanear com a cara dos obesos.
Reparem só.
Na grande maioria desses estabelecimentos é preciso subir uma escadaria para chegar ao quarto.
Isso não se faz.
Ou o gordo trepa ou sobe escada.
As duas coisas no mesmo dia são impraticáveis.
O gordo chega tão esgotado no quarto que parece até que já deu duas no caminho.
A parceira, então, propõe uma hidromassagem para relaxar.
O que, na verdade, quer dizer: ' - Por que você não vai tomar banho,seu gordo sebento?'.

Já na banheira, o gordo percebe que nem a água quer ficar com ele.
Metade cai fora, preferindo manter uma relação mais íntima com o chão do banheiro.
Dá um friozinho na barriga. Até porque parte da barriga, como um iceberg, fica pra fora da espuma.
Mas é na saída do banho que a situação fica ainda mais ridícula..

Chega o fatídico momento de colocar o roupão.
É triste. Com algum esforço, o cinto até fecha, mas o roupão não.
Fica aquele decote tipo Luma de Oliveira, que dá pra ver até o umbigo.
Só que no lugar da Luma está o Jô, saca !
É constrangedor.

Quando o gordo finalmente chega no quarto, a situação consegue ficar ainda pior.
Se um elefante incomoda muita gente, dez elefantes de roupão refletidos nos espelhos incomodam muito mais.
Para que tanto espelho? Se o próprio gordo já fica mal, imagina a parceira cercada pela manada?
Se eu fosse ela, não dava mais de comer aos animais.
Mas de todos os espelhos o mais cruel, sem dúvida, é o do teto. A vista é estarrecedora.
Dá até para entender por que a maioria das mulheres transa com os olhos fechados.
Acho que a única utilidade de tantos espelhos é prá gente conseguir ver o pinto que a barriga não deixa a gente ver ha muitos anos.
Já faço até xixi no piloto automático.

Eu, como sou um gordo experiente, uso uma tática infalível: ligo o ar condicionado no máximo para forçar o uso do lençol.

Afinal, o que os olhos não vêem
...


enviado por D.A.M.

JESUS E O SEU OUTBOARD

Após capotar com sua lancha de corrida, Jesus rapidamente abandona olocal do acidente, antes que seu pai descubra.
Como eu sei que é Jesus?
Ora, veja a foto.
Pra fazer isso só pode ser ele.....





Loira volta a trabalhar após trinta anos...



"Loira" volta a trabalhar após trinta anos.

Este vídeo tem somente 4 segundos. Portanto, veja com atenção.
Aqueles que têm menos de 30 anos provavelmente não entenderão este vídeo

enviado por ADNARIM

25/10/2009

UMA FAMÍLIA AÇOREANA SOCIALISTA

AFINAL NÃO É SÓ A FAMÍLIA MADEIRENSE
A FAMÍLIA AÇOREANA É UMA TERNURA













Sff clique para ampliar e mova o cursor para se aperceber melhor

Muito Obrigado ANTÓNIO CUNHA

Lei sobre o depósito de valores nas clínicas privadas antes do internamento...!!!


SAÚDE

Foi publicado no DIÁRIO DA REPÚBLICA em 09/01/02, a Lei nº 3359 de
07/01/02, que dispõe:

Art.1° - Fica proibida a exigência de depósito de qualquer natureza, para
possibilitar internamento de doentes em
situação de urgência e
emergência, em hospitais da rede privada.


Art 2° - Comprovada a exigência do depósito, o hospital será obrigado
a devolver em dobro o valor depositado, ao responsável pelo internamento.

Art 3° - Ficam os hospitais da rede privada obrigados a dar possibilidade
de acesso aos utentes e a afixarem em local visível a presente lei.
Art 4° - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Não deixe de reenviar aos seus amigos, parentes e conhecidos. Uma lei
como esta, que deveria ser divulgada, está praticamente escondida da
população!
E isso vem desde 2002. Estamos em 2009...!!!
enviado por MARTINS

FILIPE II DE PORTUGAL




Felipe3-Spain.jpg
Reinado 13 de Setembro de 1598 - 31 de Março de 1621
Coroação Setembro de 1598, em Madrid
Nascimento 14 de Abril de 1578

Madrid, Espanha
Morte 31 de Março de 1621

Madrid, Espanha
Sepultamento Real Mosteiro de São Lourenço do Escorial, Madrid
Antecessor Felipe II
Sucessor Felipe IV
Consorte Margarida de Áustria
Filhos Ana Maria Mauricia
Filipe IV de Espanha
Maria Ana
Isabel
Carlos
Fernando
Margarida
Afonso
Dinastia Habsburgo (Filipina)
Pai Felipe II de Espanha
Mãe Ana de Áustria

D. Filipe III de Espanha nasceu em Madrid em (14 de Abril de 1578 e morreu em Madrid, no Alcazar, de febre ou erisipela em 31 de Março de 1621). Foi Rei de Espanha e Rei de Portugal da dinastia Filipina, como D. Filipe II, entre 1598 e a sua morte. Era filho de Filipe II de Espanha e Ana, filha de Maximiliano II do Sacro-Império. Chamado O Pio.


Dados biográficos iniciais

Foi rei aos 20 anos, em 13 de setembro de 1598: e como Filipe II Rei de Nápoles, da Sicília, Rei titular de Jerusalém, Rei da Sardenha, Filipe II Rei de Portugal. Foi ainda Duque de Milão, Conde de Artois, Conde da Borgonha, Conde de Charolais.

Nasceu no mesmo ano em que morreu seu irmão Don Fernando, sendo jurado herdeiro seu outro irmão, D. Diego. Ultimo filho varão da quarta esposa do pai, dividia-se entre exercícios pios e os prazeres, sendo educado afastado do mundo. Ficou órfão de mãe aos dois anos. Quando em 1582 seu irmão Diego morreu, e foi jurado herdeiro, era enfermiço e débil. Com ele, têm início os chamados «Áustrias Menores»: Filipe III, Filipe IV e Carlos II), os quais não puderam manter o poderio internacional alcançado por seus predecessores Carlos V e Felipe II, e começou a lenta perda de territórios: desde 1621 (embora reconhecido oficialmente só em 1648) as Províncias Unidas, em 1640 (tampouco reconhecido senão em 1668) Portugal e as suas colônias, e em 1659 o Rossilhão e outras praças nos Países Baixos.

Início do reinado

Educado pelo pai para governar um império extenso, jamais demonstrou aptidão. Desfazendo-se dos antigos conselheiros do pai, cercou-se de jovens ministros, deslocando antigos funcionários como foi o caso de Cristóvão de Moura, nomeado Vice-Rei de Portugal. Pôs em curso um processo de centralização política da União Ibérica, empossando em 1601 e em 1602 magistrados e ministros espanhóis para Portugal, decisão que contrariava o arranjo de seu pai Filipe II em Tomar.

Caráter fraco, apático e irresoluto, foi dominado pelo seu ministro Lerma. Don Francisco Gómez de Sandoval, Marquês de Denia e depois Duque de Lerma, foi seu favorito, e o favorito de Lerma era Don Rodrigo Calderón. A Duquesa de Lerma, camarera mayor, tiranizava a rainha que, com o próprio filho de Lerma, o Duque de Uceda, e alguns religiosos, tentou derrubar o favorito.

Don Cristóvão de Moura, elevado a Marquês de Castelo Rodrigo, foi nomeado vice-Rei de Portugal, o que muito indignou os portugueses, apesar da sua administração ser das mais hábeis. Lerma procurava um pouco favorecer Portugal e cimentar a união com medidas de importância. Tratou do desenvolvimento da marinha, aboliu os portos secos, as alfândegas, abriu os portos de Portugal ao comércio inglês, e por algum tempo também os teve abertos ao comércio holandês, o que pouco durou, prejudicando Portugal.

Em 1609, sem poder lutar por mais tempo com os Estados da Holanda, assinou trégua de 12 anos, mas tão ineptamente procedeu o Marquês de Castelo Rodrigo que, assinou a trégua na Europa, mas deixou que continuassem as hostilidades nas colónias onde mais prejudiciais eram justamente os portugueses.

Nessa época Filipe III publicou edito expulsando definitivamente de Espanha os descendentes dos mouros. Depois da conquista de Granada por Fernando de Aragão, os mouros tinham sido forçados a abraçar o Cristianismo, formavam massa de população submissa, cultivando a terra e enriquecendo o Estado. Mas o fanatismo espanhol não perdoava sua origem. A expulsão foi grande fatalidade e a Espanha perdeu perto de um milhão de habitantes industriosos, e arruinou a agricultura e a indústria. Os desgraçados que se recusavam a abandonar a pátria eram perseguidos e assassinados, ficando as crianças de menos de sete anos vendidas como escravas, depois de serem batizadas. A expulsão não foi movida só pelo fanatismo, porque Filipe III tratava ao mesmo tempo com os judeus de Portugal para os proteger da Inquisição, a troco dum subsídio.

Filipe III criou o Conselho da Índia (1604) e estabeleceu a paz com a Inglaterra (1604) e as Províncias Unidas (1609). Mandou fazer a Plaza Mayor em Madri (1620) que copiava a Place Royale (hoje Place des Vosges), construída em Paris em 1610.

Apreciação

Realeza Espanhola
Casa de Habsburgo
Descendência
Charles I Spain-Full Achievement.svg

Decretou as Ordenações Filipinas, em 1603, um código unificado das leis inspirado nas Ordenações Manuelinas, com algumas alterações, válido para Portugal e Ultramar.

Herdara a coroa e os inimigos do pai: Inglaterra, Holanda, França. No Oriente, os holandeses fustigaram Moçambique, forçaram a retirada dos portugueses das Molucas em 1600, tomaram Ceilão em 1609 e expulsaram os portugueses do Japão em 1617. Os franceses se instalaram no Maranhão em 1612, onde criaram a França Equinocial, fundaram a cidade de São Luís, mas em 1615 foram derrotados por Jerônimo de Albuquerque. Desde 1608 , aliás, o rei Filipe II de Portugal dividira a administração da colônia brasileira em duas partes: no sul da capitanias do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Vicente; no norte, reuniram-se as demais. Em 1612 foi criado o Estado do Maranhão, subordinado diretamente a Lisboa e separado do Estado do Brasil em 1618.

Ordenou em 1618 a visitação do Santo Oficio ao Brasil.

Participou da longa Guerra dos Trinta Anos, iniciada em 1618, a um só tempo territorial e religiosa.

Diz a Crönica de Faria e Sousa, de 1730: «Em seu reinado floresceram Luís Molina, Ticho Brahe, Francisco Mendoza, Francisco Suárez e outros historiadores e escritores graves. 1609 foi o ano da expulsão dos Mouros que haviam ficado na Espanha e justificaram tal ato por terem fingido ser católicos, saindo muitos. D. Agostinho de Menezes, arcebispo de Goa e Braga, Vice-Rei português na Índia, morreu em Madri em olor de santidade. Foi beatificado o Apóstolo e santo varão francês frei Bartolomeu dos Mártires, Arcebispo de Braga, cujo corpo se acha na igreja da vila de Viana. Margarida de Chaves foi em sua vida e morte, milagrosa.»

Visita ao reino de Portugal

Filipe III de Espanha e II de Portugal a cavalo.

Visitou Lisboa em 1620, falecendo quando já se encontrava a caminho de Madrid. O descontentamento dos portugueses era grande. O rei, que não o ignorava, empreendeu em 1619 uma viagem a Portugal, aplaudida pelo novo ministro e valido, o Duque de Uzeda, filho do Duque de Lerma, que descaíra do valimento real, e se havia afastado da corte.

Da viagem ficou a interessante narrativa ilustrada de João Baptista Lavanha, impressa em Madrid à custa da cidade de Lisboa. Foi acolhido com entusiasmo, as câmaras e as corporações gastaram enormes somas para pomposa recepção, esperando proveitos e imaginando que o rei daria providencias contra os danos de que todos se queixavam das arbitrariedades dos governadores. Filipe III, porém, nada fez, nem cativar simpatias. Insinuou-se-lhe que fizesse de Lisboa a capital da vasta monarquia espanhola e ele nem se dignou responder; os fidalgos e os jurisconsultos queixaram-se de que nem recebiam mercês, nem eram empregados nos tribunais, nas embaixadas, nas Universidades espanholas, e Filipe não fez caso. O Duque de Uzeda, menos hábil que o pai, tratou com aspereza o Duque de Bragança, que viera prestar homenagem.

Depois de meses em Lisboa, com grandes despesas aos portugueses, Filipe partiu em Outubro, deixando o país descontente, sobretudo depois da recondução do Marquês de Alenquer no cargo de vice-Rei. Seu filho, o futuro Filipe IV, foi jurado herdeiro legítimo pelos portugueses. No resto dos antigos domínios de Portugal, mantinha-se o domínio, mas a custo; os holandeses haviam tentado tomar as Molucas, Málaca e Moçambique, sendo vencidos por André Furtado de Mendonça e Estêvão de Ataíde.

No seu reinado publicou-se em Portugal a reforma das Ordenações do reino, de que o rei tratou bem no começo do seu reinado; apesar de já estar concluída em 1597, só veio a publicar-se em 1603. São as conhecidas ordenações denominadas Ordenações Filipinas, que na ordem dos tempos foram precedidas pelas intituladas Afonsinas e Manuelinas.

Este rei ficou conhecido em Portugal pelo cognome de O Pio ou O Piedoso. Ao deixar Portugal em 1619 adoeceu gravemente em Covarrubias, e nunca mais se restabeleceu, falecendo em um ano. Sua morte foi atribuída ao rigor de etiqueta, pois se sentiu muito incomodado com o calor dum braseiro que teve de suportar enquanto não apareceu o fidalgo, pela hierarquia, segundo a praxe palaciana, encarregado de o fazer remover. No Panorama, volume II da 2.ª série, 1843, a páginas 218, 238 e 253, uma narrativa intitulada O Brazeiro descreve o fato.

Casamento e posteridade

Filipe III de Espanha e II de Portugal

Casou-se em 18 de abril de 1599 na catedral de Valência com Margarida da Áustria-Estíria ou de Habsburgo (nascida em Graz em 25 de dezembro de 1584 e morta de sobreparto no Escorial em 3 de outubro de 1611). Eram parentes próximos, tratando-se de uma neta do Imperador Fernando, filha do Arquiduque Carlos (1540-1590) da Estiria, Duque de Gratz, Duque de Estiria, Carintia e Cariole, irmão do Imperador Maximiliano II. Foi mãe de quatro filhas e de quatro filhos. Na mesma cerimônia de casamento, a irmã de Filipe III, Isabel Clara Eugênia, casou com o irmão da noiva, o Arquiduque Alberto.