.
DESPIERTA

(Contra a violência de género)


Un cortometraje de Cristina Barón protagonizado por Marina Copado y Alejandro García. 

Realizado por petición de la Asociación de Mujeres de Gérgal (Olmos Plaza Vieja) 

Con la participación de: Carlos Nache, Víctor Guirado, Mari Martínez Carreño, Raúl Gómez, Daniel Ortega, Jesús Herrera, Cristina Gómez, José García, Raúl Biró y Nerea Molina.



FONTE:  Cristina Baron.
.
REALEZA FRANCESA

Josefina de Beauharnais/3


História e Biografia
.

 .

CLXV- Cidades e soluções
METRÓPOLES/71
"A GUERRA DOS CORREDORES"
Índia, Tailândia, Iraque
A estratégia para dotar os portos de melhores serviços e acessos


(CONTINUA PRÓXIMA QUINTA)
 
 
* Em abril de 2023, o mundo mudou de forma importante e muito concreta. A China, há muito famosa por ser o país mais populoso do mundo, está subitamente a passar para segundo plano. O país que ocupa o seu lugar? Índia. 
Hoje, mais de um ano depois, a Índia tem uma população de 1,44 mil milhões, quase 18% da população mundial. A idade média na Índia é também quase uma década inferior à da China, e a maior cidade da Índia, Deli, é superior a qualquer cidade da China, com 34 milhões de habitantes. Tudo isto parece bastante impressionante, mas para grande parte do mundo circundante, a crescente população da Índia é muitas vezes vista mais como um aviso contra a sobre população do que como a ascensão de uma nova super potência global. No entanto, esta perceção pode estar prestes a mudar. 
 
Tailândia 
Estas águas albergam um fluxo incessante de navios porta-contentores. A cada oito minutos, passa um navio naquela que é, certamente, a principal artéria do comércio marítimo global. Não se trata do Canal do Panamá ou do Canal do Suez, no Egito, mas sim do Estreito de Malaca, no Sudeste Asiático. Fazendo fronteira com a Indonésia, a Malásia e Singapura, o estreito é uma porta de entrada fundamental para a Ásia, ligando-a à Índia, ao Médio Oriente e à Europa. Hoje, quase 40% do comércio marítimo global passa por esta rota, que está à beira da saturação. Uma situação que poderá em breve mudar radicalmente. Entre conflitos geopolíticos e actos de pirataria, a região vive actualmente tensões que podem perturbar o curso do comércio internacional. Acima de tudo, um dos países fronteiriços, a Tailândia, está a preparar um colossal megaprojecto de ponte terrestre para poupar tempo aos navios e embolsar os ganhos económicos que a sua passagem representa. Terá compreendido, hoje levo-o à Ásia, para descobrir um dos projetos contemporâneos mais ambiciosos do mundo. 
 
Corredor do Iraque
Hoje vamos dar uma vista de olhos a um dos projetos mais interessantes em curso no panorama global: o Corredor Comercial Indiano de 20 mil milhões de dólares, que compete diretamente com o Canal do Suez e com a China. O Egipto tem sido a chave para o comércio entre a Europa e a Ásia. Mas foi recentemente lançado um novo projecto que visa transformar a actual rota das rotas comerciais, fazendo do Iraque um novo centro para o comércio internacional. O plano ousado do Iraque é construir aquilo a que alguns chamam uma nova Rota da Seda. É uma rede modernizada de estradas e caminhos-de-ferro que se estenderá por 1.200 quilómetros desde o Golfo Pérsico até à Europa, passando por Bagdad e pela Turquia. Estimado em cerca de 17 mil milhões de dólares, este megaprojecto inclui a construção de um dos maiores portos do mundo. Contudo, o Primeiro-Ministro iraquiano e o Presidente turco parecem concordar que esta nova estrada vale bem o investimento, uma vez que acabará por desenvolver significativamente a economia da região.
 
 
FONTE: Looking 4- 06/09/24
 

ROBERTO CAVALEIRO

 .

O AUTOR É ESTUDANTE DE FILOSOFIA
TEM 91 ANOS DE IDADE



Eutanásia: o direito à
         morte com dignidade

A questão de fornecer salvaguardas adequadas para impedir uma extorsão dos ativos reais e intelectuais de uma pessoa moribunda tem atormentado o progresso da legislação em muitos países.

A 29 denovembro, o Pɑrlɑmento Britɑ̂nico numɑ votɑçɑ̃o de 330 contrɑ 275 umɑ moçɑ̃o pɑrɑ ɑlterɑr, de formɑ muito restritɑ, ɑ lei que se relɑcionɑ com ɑ morte ɑssistidɑ. Pɑrɑ pɑcientes com doençɑs crónicɑs ɑcimɑ de 18 ɑnos que têm um prognóstico profissionɑl de dois médicos de menos de seis meses de expectɑtivɑ de vidɑ, ɑ suɑ solicitɑçɑ̃o deve seguir um procedimento de regulɑmentɑçɑ̃o que requer o endosso de um juiz do tribunɑl superior ɑntes que ɑ finɑlidɑde possɑ ser ɑlcɑnçɑdɑ. Durɑnte esse ɑtrɑso de tɑlvez dois ou três meses, os pɑcientes quɑlificɑdos podem continuɑr ɑ sofrer muitɑ dor e/ou morrer devido ɑ̀ fɑltɑ de cuidɑdos pɑliɑtivos eficɑzes.

Dos vɑ́rios milhões de britɑ̂nicos que estɑ̃o no estɑ́gio finɑl dɑ vidɑ (ɑs mortes ɑnuɑis estɑ̃o ɑtuɑlmente em torno de meio milhɑ̃o), cɑlculɑ-se que ɑpenɑs seiscentos poderiɑm ɑtuɑlmente ɑtender ɑ essɑ definiçɑ̃o restritivɑ. No entɑnto, em vez de se ɑlegrɑrem com ɑ perspectivɑ de umɑ libertɑçɑ̃o ɑntecipɑdɑ do sofrimento, eles e ɑqueles nɑ filɑ ɑtrɑ́s devem ɑceitɑr ɑ morte sem ɑlívio porque ɑgorɑ se segue umɑ esperɑ de ɑté mɑis três ɑnos enquɑnto ɑ legislɑçɑ̃o segue o seu cɑminho tortuoso pɑrɑ o livro de estɑtutos.

Emborɑ o debɑte pɑrlɑmentɑr tenhɑ sido digno, estɑ votɑçɑ̃o foi precedidɑ por cɑmpɑnhɑs vociferɑntes que cɑreciɑm do decoro e dɑ considerɑçɑ̃o sóbriɑ merecidɑ por umɑ propostɑ tɑ̃o importɑnte. Elɑ ɑbɑlou profundɑmente ɑqueles muçulmɑnos, cristɑ̃os ɑntigos e outrɑs religiões que permɑnecem implɑcɑvelmente opostos ɑ quɑlquer formɑ de morte por misericórdiɑ seculɑr. Mɑs, ɑo mesmo tempo, gɑnhou forçɑ com minoriɑs irreligiosɑs de extremɑ persuɑsɑ̃o políticɑ que, em vez de ɑutonomiɑ, fɑvorecem umɑ ordem ɑbsolutɑ sobre ɑs vidɑs de seus concidɑdɑ̃os. Eles sɑ̃o considerɑdos servis ɑo Estɑdo; sejɑm eles vivos ou mortos.

A questɑ̃o de fornecer sɑlvɑguɑrdɑs ɑdequɑdɑs pɑrɑ impedir umɑ extorsɑ̃o dos ɑtivos reɑis e intelectuɑis de umɑ pessoɑ moribundɑ tem ɑtormentɑdo o progresso dɑ legislɑçɑ̃o em muitos pɑíses. Nɑ̃o menos importɑnte é Portugɑl, onde existe um hiɑto desde mɑio de 2023, quɑndo, pelɑ quintɑ vez, ɑ ɑprovɑçɑ̃o pɑrlɑmentɑr foi dɑdɑ pɑrɑ umɑ mudɑnçɑ severɑmente quɑlificɑdɑ nɑ lei e entɑ̃o ɑdiɑdɑ por sucessivɑs obstruções.

A decisɑ̃o britɑ̂nicɑ serɑ́ inevitɑvelmente tomɑdɑ como um sinɑl pɑrɑ continuɑr com ɑ obstruçɑ̃o em outrɑs jurisdições e pɑrɑ ɑ possível reformɑ e enfrɑquecimento dɑ implementɑçɑ̃o dɑ legislɑçɑ̃o recentemente hɑbilitɑdɑ pɑrɑ “suicídio ɑssistido” em pɑíses como o Cɑnɑdɑ́, onde ɑs ɑnomɑliɑs cɑusɑdɑs por tɑis reformɑs liberɑis estɑ̃o ɑgorɑ ɑ ser criticɑdɑs.

O debɑte no pɑrlɑmento britɑ̂nico produziu muitos exemplos ɑngustiɑntes de como idosos ou pessoɑs com deficiênciɑ de todɑs ɑs idɑdes sɑ̃o condenɑdos ɑ sofrer ɑnos finɑis excruciɑntes pɑrɑ os quɑis os cuidɑdos pɑliɑtivos sɑ̃o lɑmentɑvelmente inɑdequɑdos. É umɑ torturɑ sociɑl que deve ser encerrɑdɑ onde quer que existɑ.

* Estudante de filosofia com dupla nacionalidade portuguesa/britânica, 91 anos.

IN "NASCER DO SOL" -05/12/24 .

 .



3900.UNIÃO


EUROPEIA


MERCURO KORNO
Irá a UE baixar os níveis de
mercúrio permitidos no atum?



FONTE:  Euronews -04/12/24
 
NR: Então eurolorpas estão contentes com o destino dos vossos votos, sentem-se 'sastisfeitos' por terem mais mercúrio na carcaça que um termómetro?
Isto é obra de empresários respeitadores das regras sanitárias de braço dado com políticos ainda mais sérios. 
Quando começarem, a ter olhos esbugalhados de cor metalizada vai ser lindo!


 putin  HUYLO

putin é um canalha..


.

𝒳𝐿𝐼𝐼𝐼-OH MAR SALGADO

6-A ιɴcrιvel vιαɢeм dαѕ тαrтαrυɢαѕ


FONTE:PROGRAMA TATÔ TV



ⱮʋƖɦҽɾҽʂ Ɑʂʂąʂʂíղąʂ
40.1-Pecɑɗσs ɗe ʋɱɑ iɾɱɑ̃🔪💃👭


FONTE:MONSTROS ENTRE NÓS



33-Cinco principais causas do prurido vaginal


FONTE:Dra. Camila Bonacordi - Ginecologista

·ï¡÷¡ï·𝓡𝓞𝓣𝓔𝓘𝓡𝓞 𝓓𝓞 𝓢𝓐𝓑𝓔𝓡·ï¡÷¡ï·
𝟷𝟷-𝒞𝑜𝓃𝓈𝓉𝓇𝓊𝒾𝓃𝒹𝑜 𝓊𝓂 𝐼𝓂𝓅𝑒́𝓇𝒾𝑜
𝟷𝟷.5-𝒪 𝑀𝓊𝓃𝒹𝑜 𝒹𝑒 𝒟𝒶 𝒱𝒾𝓃𝒸𝒾


FONTE:Zanegrey Mançano Bessa

 .

Para cozer os miolos/395
ʝά รσɱσร εรƭε ƒµƭµ૨σ


 * Bem haja JCS por esta bela novidade. .

 .

POSTAL DO DIA
pσɾ LUÍS OSÓRIO
04/12/24
Convidado: Coronel Matos Gomes
 
O que jura ter sido
melhor do que Ronaldo 
é agora um ator porno



FONTE:   Antena 1..

 .

ᚱ. 𐌆ᚢ𐌔Ⳙ𐌋𐌔𐌏
 

 
 
 FONTE:  Fala Portugal. .

 .

ᎯᎶᎯᎡᎡᎧ́ ͳᎯᏣᎻᎧ 
 

 
 
 
Título original: PS e Chega pedem a saída da Presidente da Comissão de Agricultura e Pescas  ..

O VENENO ESSE MALVADO

3999
Senso d'hoje
JOANA MARQUES
HUMORISTA, RADIALISTA
COMENTADORA POLÍTICA
ESCRITORA
O Burnout, 
por Milene Martins




* Programa "EXTREMAMENTE DESAGRADÁVEL", com ANA GALVÃO e INÊS LOPES GONÇALVES


FONTE:   Renascença -04/12/24..