.
.
εƦø†ιc ρεƦŦøƦʍαπcε$

8-Snappy Dance
Theater's Vagina



FONTE: Carey McKinley.

.

MINUTOS DE
CIÊNCIA/504
Raíz quadrada não exacta


Como em 5 segundos, ou até menos!




* Este blogue não anda desesperadamente à procura de likes e de toques em sininhos


FONTE:   Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio.



LXXIX- MEGA MÁQUINAS
1-Como são fabricados os pneus
Do Carocha

O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE:Fuscas por aí

TIAGO GASPAR

 .



A “república das bananas”

Outrora, nos primórdios desta expressão idiomática, ao referirmo-nos às “repúblicas das bananas” fazíamos uma alusão literal aos países tropicais onde esta fruta era abundante e cuja economia se encontrava significativamente dependente de empresas estrangeiras - como a célebre americana Chiquita. Posteriormente, fruto da violência e da corrupção geradas, como nota o escritor colombiano e Nobel da Literatura (1982) Gabriel García Márquez em Cem Anos de Solidão, passámos a associar esta expressão a instituições fracas, corruptas e disfuncionais. Atualmente, utilizamo-la para conferir, de um modo indiscriminado, um tom depreciativo à forma de organização e funcionamento de algo.

Assim, tudo é uma “república das bananas”: o trânsito, a Assembleia da República, a casa da vizinha, a Procuradoria-Geral da República e por aí fora. Desta expressão surgem até autênticas derivações filosóficas, como a proferida recentemente pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, que argumenta que “não somos [Portugal] uma república das bananas, somos uma república de bananas”. Ora, embora o meu entendimento sobre bananas seja muito limitado, sobre repúblicas até percebo umas coisas, e parece-me inegável que em Portugal nos deparamos com uma autêntica “república das bananas”: a Madeira.

Com 25,2 mil toneladas de banana produzidas em 2023, esta cultura é, de facto, um símbolo da região e uma atividade importante para a economia local - aliás, quem visitar a ilha em período eleitoral deparar-se-á com inúmeros cartazes a reivindicar a valorização do trabalho dos produtores. Contudo, o que nos deveria mesmo abananar por completo são as três rondas de buscas, como nunca antes vistas, que ocorreram nesta Região Autónoma desde o início do ano.

Parece mentira - oxalá fosse -, mas, de forma verdadeiramente impressionante, no cerne dos três inquéritos em curso encontram-se ações do Governo Regional e do PSD-Madeira, ambos presididos por Miguel Albuquerque. Perante este cenário, paira a sensação de que estamos a abandonar deliberadamente esta região. Não sendo o caso, quando irá o primeiro-ministro e líder do PSD, ou o Presidente da República, abordar a perversidade da banalização da circunstância de ter um líder regional e os seus aliados mais próximos constituídos arguidos e envoltos em suspeitas infindáveis?

Poderá não ser incompatível do ponto de vista jurídico ser-se governante e arguido simultaneamente (assim como ser-se governante e ter cadastro). Não obstante, como não me farto de sublinhar, a ética deve ser considerada além das questões jurídicas, pois a redução constante da relevância ética dos problemas em detrimento da legalidade dos mesmos procederá ainda mais à destruição da confiança - já deficitária - dos cidadãos nos seus representantes e instituições.

Mais, o combate à corrupção é, por si, um trabalho um tanto ou quanto ingrato. Por um lado, dada a sua natureza obscura, é difícil de identificar as práticas corruptivas. Por outro, “apanhados” os infratores, não é simples fazer prova dos crimes tipificados na legislação em vigor, muito menos obter penas efetivas. Portanto, é essencial que saibamos zelar por aspetos mais tangíveis, como o reforço da confiança dos cidadãos nas instituições. E hoje não sabemos.

De notar que, neste caso em particular, tratando-se de uma Região Autónoma, reconheço a existência de algumas limitações. Todavia, estas não podem servir de escudo para uma determinada elite nem de desculpa para a inação de outra. Ou melhor (ou pior), mal seria se a autonomia servisse para isso e não para servir melhor os cidadãos com base nas suas características geográficas, económicas, sociais e culturais, como estabelece a Constituição. 
Dito isto, sendo esta uma verdadeira “república das bananas”, talvez esteja na hora de sair da sombra da bananeira.

* Mestre em Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas Membro Fundador da All4Integrity

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" - 22/09/24.

 .

 

3827.UNIÃO

EUROPEIA


ALEMANHA
ELEIÇÕES ESTADUAIS
Alemanha: SPD sobrevive às eleições de
Brandeburgo e FDP luta pela sobrevivência



FONTE:   Euronews- 23/09/24

putin  HUYLO

putin é um canalha..

 .

39. Viagens Maravilhosas
de Comboio
39.4- CHILE
TREN DEL RECUERDO
Viaje a Limache


(CONTINUA PRÓXIMA SEGUNDA)
 

 
 FONTE: Trenes de Chile
.
Camané
Fado da sina


.
.
 
Portugal bem português

XXV - O PIMBA É NOSSO
2 - UM MERGULHO NAS RAÍZES

(CONTINUA PRÓXIMA SEGUNDA)


FONTE:  Augusto Canário 

** Se pensa que sabe muito da História de Portugal constate também nesta série a sua enorme ignorância, não é uma crítica, é um convite. 

*** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.
.



AMÉRICA
A Sαɢα doѕ EUA
3.4-Ɗιяєçα̃σ Oєѕтє


FONTE:Diego Bolsoni
.
Antártica
O LUGAR MAIS FRIO DO MUNDO


PELAS BARBAS DO PAPAI
.

 

MOURÃO
O CASTELO
ALTO ALENTEJO-RAIA
Soberba vista sobre 
Albufeira da Barragem do Alqueva
 Imóvel de Interesse Público
 desde 1957
𝔓𝔬𝔯𝔱𝔲𝔤𝔞𝔩 𝔅𝔬𝔫𝔦𝔱𝔬-015


* Filmado, editado, narrado e escrito por Carlos de Figueiredo.


FONTE:À Descoberta de Portugal -Um site que é um exemplo de rigor e sobriedade.

.
Segredos Climáticos
Água/1


Ciência Vermelha
.

 .

ⱭՏ ҼlҼӀƇ̧ỠҼՏ ӀƝƬҼRƝⱭՏ
ղօ 'ϲɑɾմղϲհօ ɾɑϲísեɑ'
ժɑ 'RⱭⱮ'
"o filme pessegueiro"
"MARIA ESCAJA"
 

 

* Programa "Isto É Gozar Com Quem Trabalha" com apresentação de Ricardo Araújo Pereira.

FONTE:  SIC - 22/09/24 .

. .

OU OUVE ESTE DEBATE COM TODA A ATENÇÃ0
OU CONCLUIMOS QUE SÓ GOSTA DAS MÚSICAS
DO ZÉ CABRA

3926
Senso d'hoje
AARON BASTANI
JORNALISTA E ANALISTA
POLÍTICO
EDITOR DA NOVARA MEDIA
CIDADÃO BRITÂNICO
Livro:
"Comunismo de luxo
totalmente automizado"
YANIS VAROUFAKIS
ECONOMISTA, BLOGGER,
POLÍTICO GREGO
EX-MINISTRO DAS FINANÇAS
Livro:
"Tecnofeudalismo"
As "Bigtechs escravizam-nos"
O poder da Europa esvaiu-se"








FONTE:  Autonomia Literária  

NR: Um encontro imperdível!

.
Casaca-de-couro


.