ENGENHARIA DE TOPO/51
51.4-Sydney Opera House


FONTE:Eduardo MB

.

 .

VIII-Q̷

7 -ᚣᚳᛁᛈᛁᚣ ᛊ ᚹᚣⳘᚳᛁᚢᛊ

ᛈᛜᛖᛜ ᛊᚳᚣᛢ ᛊᛢᚾᚣ̃ᛜ ᚣᛩᛜᚱᚣ?


(CONTINUA PRÓXIMA TERÇA)

FONTE:  Estrela Polar  

.
A Chave da Regeneração

Células Tronco/4


Visão do Mundo - Documentários
.

DANIEL MOURA BORGES

 .




Maria Luís Albuquerque,
             ou como reconstruir
                                   o passado

Só interessam os mártires. A indicação de Maria Luís Albuquerque é mais um sinal preocupante de que a direita não está a tentar deixar para trás o passismo e a sua má fama, está empenhada no processo ativo da sua reabilitação e percebe que lhe beneficia reconstruir a história e criar o mito.

A indicação de Maria Luís Albuquerque para Comissária Europeia podia ter sido um grande choque, mas não foi. É que a ex-ministra do Estado e das Finanças deixou uma marca no país, e essa marca tem nome. Chama-se Portugal À Frente, ou “a vida das pessoas não está melhor mas a do país está muito melhor”, como dizia Luís Montenegro, na altura líder da bancada parlamentar do PSD.

E a direita está a fazer uma lavagem a essa marca. Começou subrepticiamente, com a transformação de Passos Coelho numa espécie de mártir da causa pública. Foi-se construindo a ideia de que, como D. Sebastião, Passos Coelho apareceria novamente numa manhã de nevoeiro para salvar o país dos excessos da esquerda.

Aí está o principal pilar desta reconstrução do passado. A ideia de que o passismo salvou Portugal dos irresponsáveis tem cada vez mais aderentes entre as gerações que não viveram a troika e que não se lembram do memorando de entendimento. Luís Montenegro vai-se aproveitando dessa renovação geracional para reconstruir a memória histórica dos portugueses.

A indicação de Maria Luís Albuquerque é mais uma prova dessa estratégia. Quem iria repescar a desastrosa ministra que se dedicou a impor a austeridade como política de desfazer sonhos e vidas e a aumentar as desigualdades sócio-económicas do país? Quem quereria a economista que foi acusada de ser “mais papista que o Papa”, isto é, mais “troikista que a troika”? Quem quer a responsável pela conclusão das desastrosas privatizações?

Essa os portugueses não querem. Montenegro quer vender a Maria Luís Albuquerque que acumulou a “interessante experiência” de gerir o país e a sóbria ministra que enfrentou, junto à Alemanha, os devaneios dos perigosos esquerdistas gregos que ameaçavam o Euro. Por isso é que a envia para a Comissão Europeia, onde pode promover a visão de uma tecnocrata competente alinhada com a política europeia. E é isso mesmo que nos quer fazer crer que foi Portugal À Frente.

Sobre as portas giratórias, não diz nada. Da ministra que saiu das Finanças para ir trabalhar no fundo abutre que lucrava com a sua gestão do Banif, não diz nada. Da deputada que acumulou o seu salário com até €100 mil euros que recebia da Arrow Global, não diz nada. Sobre os contratos swap assinados entre as empresas públicas e o Santander, não diz nada. Sobre a privatização da TAP à 25ª hora, já depois da demissão do governo, e que agora sabemos ter indícios de ação criminosa: nada.

Só interessam os mártires. A indicação de Maria Luís Albuquerque é mais um sinal preocupante de que a direita não está a tentar deixar para trás o passismo e a sua má fama, está empenhada no processo ativo da sua reabilitação e percebe que lhe beneficia reconstruir a história e criar o mito.

O potencial sebastiânico do Portugal À Frente e de Passos Coelho vai sendo cultivado para que na próxima crise da direita esteja à mão de semear. Mas essa reconstrução do passado só terá sucesso se não conseguirmos combater a narrativa saudosista com a rejeição categórica de um filtro de nostalgia sobre a austeridade.

Cá entre nós, é verdade que Passos tem um pouco de D. Sebastião: é incompetente, deixa o país em crise, e esperamos que não retorne.

* Jornalista no Esquerda.net. Militante do Bloco de Esquerda

IN "ESQUERDA" - 03/09/24.

 .



3807.UNIÃO


EUROPEIA

COMISSÃO EUROPEIA
EUROPA "MACHA"
Margrethe Vestager
"A UE precisa de "mostrar aos rapazes e às
raparigas que a liderança significa homens
e mulheres "a liderarem juntos"



FONTE:  Euronews -03/09/24

NR: Insistimos que se deve ensinar  a TODAS as mulheres e raparigas da União a cerrar as pernas, é fácil, não dói e produz resultados.
 
 putin  HUYLO

putin é um canalha..

495-BEBERICANDO


COMO FAZER
"ICE COCONUT"

FONTE:Mundo dos Drinks

ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
207-ᴛяᴜϙᴜєѕ ᴄαѕєɪяᴏѕ ηα ᴄᴏᴢɪηʜα/61


FONTE:Webspoon World

 .

XXXI-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO
I- DAS MEMÓRIAS
2-BURAKA SOM SISTEMA
'Off The Beaten Track'
(2013) 


(CONTINUA PRÓXIMA TERÇA)


* Off The Beaten Track' é o documentário que conta a incrível história de quatro músicos improváveis ​​ao longo do último ano, enquanto viajam para locais como Luanda, Caracas, Paris, Índia, Londres e o subúrbio lisboeta da Amadora para mostrar como estas cidades , assim como os seus sons, pessoas, cores e movimentos ajudaram a criar o fenómeno que é os Buraka Som Sistema. Com o total apoio da Red Bull Music Academy e o talentoso trabalho de ilustração da artista Kate Moross, junte-se à banda mais improvável de Lisboa numa viagem à volta do mundo.


FONTE:  Red Bull Music 
.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰

236) O erro que fez “A Casa do Dragão”
piorar tanto Crítica da 2ª Temporada


 FONTE:  EntrePlanos
.

.

FILOSOFIA MEDIEVAL

A Patrística e a Escolástica

Origem, conceito,

principais filósofos


FONTE: Toda Matéria .



365-SUBTILEZAS

Como Sair do Armário?/3


FONTE:Nós da Questão


 .

ⳲⲆⲘⲞⲊ ⲦⲞꓓⲞⲊ ⲘⲞⲄⲄⲈⲄ/49

ℌ𝔲𝔤𝔬 𝔳𝔞𝔫 𝔡𝔢𝔯 𝔇𝔦𝔫𝔤

𝔗𝔦𝔞𝔤𝔬 ℜ𝔦𝔟𝔢𝔦𝔯𝔬

Hυмσя є cσηнєcιмєηтσ єм ρσятυgυє̂ѕ

 (cσιѕα яαяα)

MONTEIRO LOBATO 


FONTE:  Antena 3

NR: A pretensão é através duma construção bem humorada diminuir a ignorância dos portugueses relativamente à vida de pessoas de bem! .

 .

YO NO SOY MARINERO
Ɩᴜɪ́ѕ ຕᴏηᴛєηєɢяᴏ ηα Ɩαηᴄʜα


 FONTE: Esquerda

 * Para os mais incautos no raciocínio é suficiente ouvir a opinião de dois especialistas que fazem do seu dia a dia o combate à tragédia. Folclore não!.

.
3906
Senso d'hoje
BRUNO
CARDOSO REIS
HISTORIADOR
DOUTORADO EM
WAR  STUDIES
pelo KING'S COLLEGE
ENTREVISTADO POR
MIGUEL
VITERBO DIAS
#GABINETE DE GUERRA#
"Conflitos na Ucrânia
e Médio Oriente

FONTE:
  Observador - 02/09/24.