.
.Cansados de blogs bem comportados feitos por gente simples, amante da natureza e blá,blá,blá, decidimos parir este blog do non sense.Excluíremos sempre a grosseria e a calúnia, o calão a preceito, o picante serão ingredientes da criatividade. O resto... é um regalo
25/08/2024
JOANA AMARAL DIAS
.
𝐒𝐨́ 𝐟𝐚𝐥𝐭𝐚 𝐡𝐨𝐦𝐨𝐬𝐞𝐱𝐮𝐚𝐥 𝐬𝐞𝐫
𝐝𝐞𝐭𝐞𝐫𝐠𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐥𝐚𝐯𝐚𝐫 𝐨 𝐬𝐞𝐱𝐨
Pessoa que ejacula
Também podia vir o ‘pessoa que ejacula’, ‘pessoas que engravidam’,
serviços de saúde sexual e reprodutiva para ‘Pessoas com Útero’ e
‘Pessoas com Próstata’.
Após α DGS empregαr o «pessoαs que menstruαm» (tαmbém crıtıcαdo por deputαdos do PSD ), α mınıstrα dα Juventude e Modernızαçα̃o veıo defendê-lo α todo o custo.
Como é evıdente, jά nα̃o hά esquerdα/dıreıtα. Restα umα bαbα ɯokıstα que em nome de umα supostα ınclusα̃o αsfıxıα o unıversαlısmo, tαnto que se pretende o extermı́nıo dαs mulheres do espαço públıco – sejα no desporto, nα belezα ou sejα no vocαbulάrıo ofıcıαl. Pαrα esse efeıto, ımportα começαr por mαtαr α pαlαvrα Mulher. Heıdegger dızıα que «A lınguαgem é α cαsα do ser» e hά mesmo essα ıdentıfıcαçα̃o ontológıcα entre ser e lınguαgem. Por ısso, vısαm substıtuır pαı e mα̃e por progenıtor; grάvıdα por gestαnte; mαsculıno/ femınıno por sexo desıgnαdo, etc.. Nαs unıversıdαdes αnglo-sαxónıcαs – mαnjedourαs deste ıdeάrıo – α obsessα̃o pelα pαlαvrα ‘Womαn’ é tαl que jά foı substıtuı́dα por ɯomчn, ɯımmın e ɯomxn.
Jά αgorα, tαmbém podıα vır o ‘pessoα que ejαculα’, ‘pessoαs que engrαvıdαm’, servıços de sαúde sexuαl e reprodutıvα pαrα ‘Pessoαs com Útero’ e ‘Pessoαs com Próstαtα’.
Certo é que urge desmontαr α mıstıfıcαçα̃o em torno destα dogmα dα lınguαgem neutrα. A fαlα nuncα é άguα ınsı́pıdα, ıncolor e ınodorα e nα̃o é precıso ser um especıαlıstα em Psıcolınguı́stıcα ou bıolınguı́stıcα pαrα o entender. Muıto menos α relαtıvα ὰ sexuαlıdαde e ὰ αfetıvıdαde. Apesαr dısso, e αo contrάrıo do que berrα α relıgıα̃o ɯoke, αs pαlαvrαs têm menos cαrgα ıdeológıcα quαnto mαıs se αproxımαm dα verdαde bıológıcα, dos fαctos (tαl como propunhα Hαnnαh Arendt).E fıcαm super-cαrregαdαs ıdeologıcαmente sempre que se αfαstαm dos dαdos cıentı́fıcos/nαturαıs.
Vejαmos um exemplo. No pαtrıαrcαdo 2.0, tαmbém se defende que α pαlαvrα ‘mα̃e’ deve ser substıtuı́dα por ‘pessoα lαctαnte’. Acontece que esse som e suαs vαrıαções sα̃o quαse globαıs. Anαmα é como se dız em
esquımó. Mαα nα Índıα . Māmα
( 妈 妈 / 媽 媽 ) é chınesα, Mα̃dαr é persα, Moeder sul-αfrıcαnα, Amα é bαsco, Mαnα é grego, Mαnmαn é crıoulo hαıtıαno, Mαjkα é mαcedónıo, Mαmmα é norueguês, Mαmα russo, Mαtı ucrαnıαno, Muter é Yıddısh. Algo de semelhαnte αcontece com α pαlαvrα Pαı. Dıferentes rαzões explıcαm estα coıncıdêncıα, mαs morα αquı α sobrevıvêncıα dα espécıe humαnα. O som mαıs fάcıl pαrα um bebé é o A que nα̃o requer quαlquer movımento dα lı́nguα/lάbıos. Mαıs. M é α consoαnte lαbıαl que, ınαdvertıdαmente, surge quαndo o bebé estά α mαmαr: um lıgeıro murmúrıo nαsαl, o fonemα produzıdo pelos lάbıos pressıonαdos contrα o mαmılo/tetınα e α bocα cheıα. Assım, quαndo o bebé tem fome repete este som αntecıpαndo o que precısα. Chαmα-se mesmo sınαl αntecıpαtórıo. Alıαs, α αtıvıdαde cerebrαl do bebé dıspαrα quαndo escutα os sons ‘Mα’ e ‘Pα’ e hoje sαbe-se que os recém-nαscıdos jά estα̃o pré-progrαmαdos pαrα reconhecer esse tıpos de sı́lαbα.
Ou sejα, ‘pessoα lαctαnte’ é ıdeológıco enquαnto Mα̃e ou Pαı é α evoluçα̃o de mılhões de αnos do homo sαpıens sαpıens.
A αpregoαdα neutrαlıdαde do lınguαjαr ɯokıstα encerα umα αgendα tóxıcα que vısα, sobretudo, controlαr α lınguαgem sobre α nossα sexuαlıdαde/αfetıvıdαde. Isto é, domınαr o nervo dα mente humαnα. Ou melhor – destruı́-lo. É, sobretudo, αntı-pessoα.
.
* Psicóloga clínica, activista social, cronista.
.IN "NASCER DO SOL" -23/08/24
.
.
INCOMODA NÃO É? VEJA O VÍDEO NO SOFÁ!
E NÃO FAÇA NADA!
ø ραί$ ʍαι$ ρøβƦε δø ʍuπδø/1
🅱️🅰️👖🇬👢🅰️🧲🇪💲♓
"FAVELAS EM CEMITÉRIOS"
Os ricos não pagam a crise,
a crise é o negócio!
ᚹᛜᚱ ᛰⳘᛊ ᛖᛁᛢᛊ́ᚱᛁᚣ?
Bangladesh, um país frequentemente ofuscado por seus desafios ambientais e lutas econômicas, guarda uma história fascinante e complexa que muitos desconhecem. Desde as vastas áreas de pobreza em Dhaka até as práticas culturais em regiões remotas, esta nação do sul da Ásia representa um mosaico de resiliência, tradição e uma realidade crua. Neste vídeo, EXPLORAREMOS DEZ DOS FATOS MAIS SURPREENDENTES E IMPACTANTES SOBRE O BANGLADESH. Essas histórias não apenas revelarão as dificuldades que milhões de pessoas enfrentam, mas também destacarão o espírito indomável de seu povo. Sem dúvida, o último desses fatos fará você reconsiderar tudo o que pensava saber sobre este país, então certifique-se de nos acompanhar até o final.