ENGENHARIA DE TOPO/51
51.1-Sydney Opera House


FONTE:Eduardo MB

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(CONTINUA PRÓXIMA TERÇA)

FONTE:  Estrela Polar  

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A Chave da Regeneração

Células Tronco/1


Visão do Mundo - Documentários
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PAULA TELES

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Ciclovias e os
        protestos em ciclo

Há muita falta de literacia sobre a implementação de ciclovias nas cidades, remetendo, permanentemente, para protestos sucessivos da população. Há várias narrativas: que atrapalham o tráfego, não permitem estacionar, não ajudam nas cargas e descargas, não permitem o acesso às paragens de transportes públicos, ou até, não permitem parar para ir buscar o pão, quando, na realidade, “não permitem” o que já era proibido, como o estacionamento em segunda fila.

É certo que ainda existem muitas ciclovias com problemas de desenho e projeto, contudo, também sabemos que muitas estão em teste, para melhor se adequarem às especificidades do local, estimularem a utilização e a sua compatibilização com o espaço urbano.

Mas uma coisa é certa, hoje, as cidades são obrigadas a apostar nos modos suaves e em modos mais sustentáveis, o que exige redesenhar a infraestrutura, e inserir ciclovias e passeios. E relembro que a ciclovia não deve estar em cima do passeio.

O objetivo das ciclovias é ter pessoas a andar de bicicleta, exigindo, ainda, uma oferta de bicicletas públicas, sem isso nunca se conseguirão resultados. Nas nossas cidades faltam bicicletas públicas e convencionais, por serem mais baratas, o que permite aumentar em muito a oferta, potenciando a procura. Mas exigem-se outras medidas complementares, como aumentar o número de bicicletários, permitir que estas entrem nos transportes públicos e, também, educar as crianças e os jovens para esta prática.

Em síntese, antecipar o tempo exige medidas coordenadas e não isoladas, articuladas e não avulsas, que, com o passar dos dias, entram em descrédito na opinião pública. A isto chama-se planear a mobilidade urbana.

* Especialista de mobilidade urbana

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS" - 13/08/24

NR: A  Sra  D.  PAULA TELES julgará por certo que  os leitores do "JN" comem gelados com a testa. Sendo especialista em mobilidade urbana é confrangedora a sua omissão sobre os problemas dos peões que não invadem as ciclovias do mesmo modo que os ciclistas invadem os passeios exclusivos para passeio pedonal. Só pode ser muita iliteracia da parte da autora do texto acima, no que respeita  à falta de civilidade dos selvagens das duas rodas. .

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3786.UNIÃO

EUROPEIA


ALEMANHA
Depois da liberdade
Dissidente russa libertada planeia
casar com a namorada na Alemanha



FONTE:   Euronews- 13/08/24

NR:  O estúpido do putin tem consciência dos crimes que comete acabam com ele, se calhar não percebeu da sua incompetência para ser boa pessoa, é um falhado.

putin  HUYLO

putin é um canalha..

492-BEBERICANDO


COMO FAZER
"BRAMBLE"

FONTE:Mundo dos Drinks
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Mariana Aydar

Cheguei Pra Ficar


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ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
204-ᴛяᴜϙᴜєѕ ᴄαѕєɪяᴏѕ ηα ᴄᴏᴢɪηʜα/58


FONTE:Webspoon World

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XXIX-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

VI- ARTE ELÉCTRICA EM PORTUGAL
7- XUTOS E PONTAPÉS
Um fenómeno rock


(CONTINUA PRÓXIMA TERÇA)


FONTE: Pedro Ramos
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𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰

233) PRA QUE Relançar Filmes
Em PRETO-E-BRANCO


 FONTE:  EntrePlanos
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PARANASIANISMO

 Perfeição Formal

Anti Romantismo

SÉCULO XIX


FONTE: Toda Matéria .



364-SUBTILEZAS

Como ser irresistível?


FONTE:Nós da Questão


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ⳲⲆⲘⲞⲊ ⲦⲞꓓⲞⲊ ⲘⲞⲄⲄⲈⲄ/46

ℌ𝔲𝔤𝔬 𝔳𝔞𝔫 𝔡𝔢𝔯 𝔇𝔦𝔫𝔤

𝔗𝔦𝔞𝔤𝔬 ℜ𝔦𝔟𝔢𝔦𝔯𝔬

Hυмσя є cσηнєcιмєηтσ єм ρσятυgυє̂ѕ

 (cσιѕα яαяα)

LUÍSA DE JESUS


FONTE:  Antena 3

NR: A pretensão é através duma construção bem humorada diminuir a ignorância dos portugueses relativamente à vida de pessoas de bem! .

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 O U V E!


 

 FONTE: Portugal Sempre.

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3885
Senso d'hoje
HENRIQUE
GOUVEIA E MELO
CHEFE DO
ESTADO MAIOR
 DA ARMADA
#SIM OU NÃO#
"A ideia de que os militares não
 podem participar na política é antidemocrática"


 
* LUÍS FERREIRA LOPES, director de "Portugal Amanhã" conduz a entrevista.
 

FONTE:  Euronews -08/08/24 .
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Conhecendo a Cobra Cascavel


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