06/06/2024

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

ᛊ́

 .

 .

Ante la araña



 FONTE: Marc Nadal.

.
OS FILHOS DA RAINHA VITORIA

Louise do Reino Unido/2


História e Biografia
.

 .

CLXV- Cidades e soluções
METRÓPOLES/46
"ESPAÇO"
A Lua antes de Marte
"Lunar Gateway" 
"Human Landing System" 
"O projeto Olympus"


(CONTINUA PRÓXIMA QUINTA)
 
 
* Com seu programa Artemis, a NASA quer relançar a conquista do espaço e quer trazer os humanos de volta à Lua até 2025-2026. Também pretende criar uma nova estação espacial em órbita ao redor da Lua chamada "Lunar Gateway". Para esta nova missão, a NASA convocou a empresa privada Space X, do bilionário Elon Musk, para construir o HLS: "Human Landing System", uma variante do lançador Starship. Mas não é só isso, a NASA também conta com a impressão 3D para construir sua futura base lunar, em parceria com a empresa americana ICON. O projeto Olympus, como é chamado, deve iniciar seus primeiros testes a partir de 2026. Do lado da energia, tanto a NASA como a agência espacial britânica apostam na energia nuclear e consideram colocar mini-centrais na lua para as necessidades dos futuros exploradores. Finalmente, terminaremos este vídeo sobre os projetos de conquista marciana como o de Elon Musk que prevê a colonização do planeta vermelho até 2050. Um escritório de arquitetura chamado Abiboo até desenhou os planos para uma cidade marciana chamada Nuwa e que poderia acomodar cerca de 250.000 habitantes até 2054. 
 
 FONTE: Looking 4

LUÍS OSÓRIO

  .


 

 Os líderes do futuro e
          a morte de um tempo

Com mais de dois partidos a poderem ganhar eleições, sendo que um deles defende uma rutura com a democracia, só restará a alternativa de entendimento entre os que acreditam na democracia.

Quando comecei a trabalhar, na velha redação do semanário “O Jornal”, vários jornalistas ameaçaram fazer guerra ao que as administrações chamavam “um novo tempo”. Estávamos na época em que as máquinas de escrever deram lugar aos primeiros computadores. Este é também um tempo de mudança. A internet, e tudo o que daí nasceu, transformou o mundo e ameaça rebentar com todos os alicerces que antes conhecíamos. Na política, projetos alavancados nas redes sociais e na ditadura do algoritmo, tiveram uma ascensão que ainda não atingiu o seu “Princípio de Peter”. Os políticos tradicionais continuaram a fazer o que antes faziam e todos os dias perdem mais um bocadinho para projetos populistas, disruptivos ou inorgânicos. 

No futuro morrerão partidos que achávamos poderem ser eternos. O Chega terminou com o bipartidarismo, como afirmou André Ventura. Mas se não fosse o Chega seria outro partido qualquer desde que tivesse uma figura carismática capaz de capitalizar o que a audiência deseja. A surpreendente votação no Juntos pelo Povo na Madeira é mais um sinal de que o poder deixará de ser dividido como antes.

O ambiente é para muitos de catastrofismo. Eu vejo-o como uma oportunidade. A ameaça dos partidos populistas é real, mas só pode ser combatida com compromissos entre os que acreditam na democracia. Os que dramatizam o “estado a que chegámos” são os mesmos que continuam a viver a política como antigamente, a viver na ideia de que o poder se conquista pelo esmagamento ou anulação do adversário, que só existe poder quando este é exercido sem necessidade de criar entendimentos. 

 Com mais de dois partidos a poderem ganhar eleições, sendo que um deles defende uma rutura com a democracia, só restará a alternativa de entendimento entre os que acreditam na democracia. Os líderes do futuro serão marcados por esta inevitabilidade e quem o perceber primeiro levará vantagem. 

A dicotomia esquerda/direita será menos importante do que a dicotomia entre os democratas e os que não o são. Há 30 anos, alguns dos jornalistas mais respeitados ameaçaram fazer guerra aos computadores com a mesma paixão que alguns políticos de referência ameaçam que todo o mal vem das empresas tecnológicas. Nem sequer interessa se uns e outros tinham ou têm razão, o que interessa é o que fazemos na nossa vez de jogar.

 * Consultor

IN "O JORNAL ECONÓMICO" - 31/05/24.

 .



3726.UNIÃO


EUROPEIA


“DIA D"
Os fantasmas da guerra
ensombram o aniversário do
  desembarque na Normandia



FONTE:  Euronews - 06/06/24

NR: A guerra não tem fantasmas, tem assassinos com nome! vladimir, benjamim, etc.

 putin  HUYLO

putin é um canalha..




.

𝒳𝐿-OH MAR SALGADO

4-Áғrιcα Mαrαvιlнαѕ do Mυɴdo Mαrιɴнo

4.3-𝒜𝓇𝓆𝓊𝒾𝓅𝑒́𝓁𝒶𝑔𝑜 𝒹𝑒 𝐵𝒶𝓏𝒶𝓇𝓊𝓉𝑜


FONTE:Nature - Som da Natureza

.
Syro x Bispo

Brutos Diamantes


.
.

ⱮʋƖɦҽɾҽʂ Ɑʂʂąʂʂíղąʂ
36.1-Rɑiνɑ seɱ cσɳtɾσle🔪💃👭


FONTE:Canal ID

.
9- Papanicolau - Para que serve?


FONTE:Dra. Camila Bonacordi - Ginecologista


·ï¡÷¡ï·𝓡𝓞𝓣𝓔𝓘𝓡𝓞 𝓓𝓞 𝓢𝓐𝓑𝓔𝓡 ·ï¡÷¡ï·
8-𝒞𝒪𝒩𝒮𝒯𝑅𝒰𝐼𝒩𝒟𝒪 𝒰𝑀 𝐼𝑀𝒫𝐸́𝑅𝐼𝒪
8.6-𝒢𝓇𝑒́𝒸𝒾𝒶


FONTE:Zanegrey Mançano Bessa

 .

Para cozer os miolos/369

TRISTE CERTEZA 



* Bem haja GABI por este alerta.

 .

  Sᕮ ᗰᗩᑎᗪᗩ́SSᕮᗰOS ᕮᖇᗩ
  ᑌᗰ ᑕᒪISTᕮᖇ ᗪᕮ ᑕOᑕᗩ
 

 
 Título original: Detido um dos maiores traficantes do país.
 
 
FONTE:  Fala Portugal.

 .

JOSƐ́ ƤIƝA
α αяᴛє ɗє ᴊᴜ́Ɩɪᴏ ᴘᴏຕαя
 

 
* Bem haja GABI por esta indignação.
 
 
NR: Desconhecemos a data em que JOSÉ PINA denunciou esta enormidade, fosse em que dia fosse, ou ano, ou semana, fica evidenciada a boçalidade de quem governa a empresa.  .

 .

 SABEDORIA

3817

Senso d'hoje
IRENE
FLUNSER PIMENTEL
HISTORIADORA PORTUGUESA
ESCRITORA E CO-AUTORA
#É PRECISO TER CALMA#
A "pide" estava vocacionada 
para neutralizar aqueles que 
estavam organizados politicamente
na oposição ao regime
Há 50 deputados na AR que a 
querem transformar num circo




* Entrevista de PEDRO ABRUNHOSA
 
** Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, mestre em História Contemporânea (século XX) e doutorada em História Institucional e Política Contemporânea, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. 

FONTE:  Pedro Abrunhosa Podcast -05/06/24
.
Festinhas, Se Faz Favor!


.