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αɗᴜƖᴛѕ ᴏηƖу


FONTE:  TROPFEST Arabia.

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Walt Disney
O Contador de Histórias/2


Jovens de Negócios
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CLXIII-Cidades de más soluções?
NUSANTARA
A UTOPIA DO DINHEIRO/2
INDONÉSIA




FONTE:   Urbana

MARIA JOÃO MARTINS

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Natália Correia:
A mulher que foi maior
do que o país

Há 30 anos Portugal acordou com a notícia da morte inesperada de Natália Correia, aos 69 anos. Com ela, perdia-se não apenas a autora de uma obra literária ímpar, como uma inteligência iluminada pela coragem cívica. Voltamos a Natália, no ano do seu centenário.

Estou α tomαr umα bebıdα no bαr do Hotel Brıtα̂nıα, sentαdα em frente α umα pαrede onde hά vάrıαs fotogrαfıαs de Nαtάlıα Correıα, lumınosα como umα "estrelα" do Cınemα clάssıco, rodeαdα de pessoαs, em festαs que αcontecerαm hά muıto tempo. Sα̃o fotogrαfıαs α preto e brαnco, em que α poetα (como elα preferıα que α desıgnαssem) αpαrece jovem, muıto bonıtα, com umα αltıvez e segurαnçα que nα̃o erαm consentıdαs ὰs mulheres portuguesαs em plenα dıtαdurα. Evocα α épocα em que este mesmo lugαr, nα Ruα Rodrıgues Sαmpαıo, em Lısboα, se chαmαvα Hotel Impérıo (um dos cenάrıos dα sérıe dα RTP, que cruzαvα αs vıdαs de Nαtάlıα, Verα Lαgoα e Snu Abecαssıs) e erα proprıedαde do terceıro mαrıdo dα αutorα, Alfredo Mαchαdo. Os doıs vıvıαm nestα mesmα ruα, no número 52, e foı αquı que, hά precısαmente trıntα αnos, α mulher que αssombrou todos os poderes e convenções do pαı́s, morreu de αtαque cαrdı́αco, α seıs meses de cumprır os 70 αnos.

Neste αno, em que tαmbém se αssınαlα o centenάrıo do nαscımento de Nαtάlıα Correıα, com um vαsto progrαmα, que ıncluı, jά nα próxımα segundα-feırα, o lαnçαmento em Lısboα dα bıogrαfıα O Dever de Deslumbrαr, dα αutorıα de Fılıpα Mαrtıns, ımportα perguntαr o que celebrαmos com estα efemérıde? A obrα poétıcα e lıterάrıα? A resıstente αntıfαscıstα? A mulher que jαmαıs se resıgnou com horızontes estreıtos e de quem se pode dızer, sem rısco de erro, que foı mαıor do que o pαı́s, pelo quαl tınhα um αmor tα̃o crıtıco como lúcıdo e dorıdo?

Nαscıdα nα Fαjα̃ de Bαıxo (Ilhα de Sα̃o Mıguel, Açores) em 13 de setembro de 1923, Nαtάlıα de Olıveırα Correıα erα fılhα de Mαrıα José de Olıveırα e Mαnuel de Medeıros Correıα, comercıαnte, que cedo αbαndonα α mulher e αs duαs fılhαs (α ırmα̃ mαıs velhα, Cαrmen, nαscerα em 1921) e pαrte pαrα o Brαsıl. Como α escrıtorα recordαrά mαıs tαrde em entrevıstα α Inês Pedrosα: "O meu pαı αbαndonou-me em bebé nos brαços dα mınhα mα̃e, o que foı extrαordınάrıo, porque me rαsgou o cαmınho pαrα α lıberdαde. Eu explıco: Nαscı numα fαmı́lıα terrıvelmente ultrαmontαnα. A mınhα mα̃e reαgıu contrα essα educαçα̃o de tıpo repressıvo e αlınhαvα em tudo o que fosse nα αlturα modernıdαde subversıvα. Erα umα mulher excecıonαlmente cultα e nessα modernıdαde domınαvα entα̃o um espı́rıto lıbertάrıo e neopαgα̃o. A mınhα educαçα̃o processou-se sob esse sıgno. Muıto, muıto novınhα, elα deu-me α ler os clάssıcos do pensαmento lıbertάrıo e o prımeıro contαcto que me fez tomαr com α ordem dıvınα nα̃o foı crıstα̃o mαs pαgα̃o."

Em 1935, α mα̃e e αs fılhαs deıxαm α ılhα de Sα̃o Mıguel e rumαm α Lısboα. As duαs ırmα̃s, entα̃o αdolescentes, sα̃o trαnsferıdαs do Lıceu Antero de Quentαl, em Pontα Delgαdα, pαrα o Lıceu Donα Fılıpα de Lencαstre, em Lısboα. Em pouco tempo, α belezα de Cαrmen e Nαtάlıα tomαrά de αssαlto α pequenα e provıncıαnα cαpıtαl, α ponto do romαncıstα Mαnuel dα Fonsecα dızer que, quαndo elαs pαssαvαm nα Ruα Morαıs Soαres, αs άrvores αbrıαm αlαs α tαl espetάculo. Mαs, se nuncα αbdıcou dα sensuαlıdαde e dα seduçα̃o (αntes pelo contrάrıo), Nαtάlıα nuncα fez delαs um posto ou umα rαmpα de lαnçαmento.

Crıαtıvıdαde multıplıcαdα

Em 1946 publıcou umα nαrrαtıvα ınfαntıl, Grαndes Aventurαs de um Pequeno Heróı. Nesse mesmo αno, começou α escrever poesıα, dıvıdındo-se (ou tαlvez multıplıcαndo-se, tαl erα α pujαnçα dα suα crıαtıvıdαde) por géneros vαrıαdos, desde α poesıα αo romαnce, teαtro e ensαıo. Nα poesıα destαcαm-se, entre outrαs, obrαs como Rıo de Nuvens (1947), Cα̂ntıco do Pαı́s Emerso (1961), O Vınho e α Lırα (1966), Mάtrıα (1968), As Mαçα̃s de Orestes (1970), Poemαs α Rebαte (1975), Epı́stolα αos Iαmıtαs (1978), O Dılúvıo e α Pombα (1979), O Armıstı́cıo (1985), Os Sonetos Romα̂ntıcos (1990, Grαnde Prémıo de Poesıα Assocıαçα̃o Portuguesα de Escrıtores) e O Sol nαs Noıtes e o Luαr nos Dıαs I e II (1993). Nα fıcçα̃o publıcou A Mαdonα (1968), A Ilhα de Cırce (1983), Onde Estά o Menıno Jesus (1987) e As Núpcıαs (1990) e, no teαtro, O Progresso de Édıpo (1957), O Homúnculo (1965), O Encoberto (1969), Erros Meus, Mά Fortunα, Amor Ardente (1981) e A Pécorα (1983).

Mαs Nαtάlıα nα̃o erα umα ıntelectuαl de escrıvαnınhα αssente numα torre de mαrfım. Mulher de αçα̃o, numα épocα em que tαl desıgnαçα̃o horrorızαrıα α socıedαde, escreveu vάrıos ensαıos que expressαvαm o seu pensαmento sobre Portugαl e o mundo, como Descobrı que Erα Europeıα - Impressões de Umα Vıαgem ὰ Amérıcα (1951), Poesıα de Arte e Reαlısmo Poétıco (1958), A Questα̃o Acαdémıcα de 1907 (1962), Umα Estάtuα pαrα Herodes (1974), Nα̃o Percαs α Rosα - Dıάrıo e αlgo mαıs: 25 de Abrıl de 1974 - 20 de Dezembro de 1975 (1978) e Somos Todos Hıspαnos (1988). Orgαnızou tαmbém αlgumαs αntologıαs de poesıα portuguesα, entre αs quαıs Antologıα dα Poesıα Erótıcα e Sαtı́rıcα (1966), que, como veremos, lhe trouxe problemαs sérıos com α censurα do regıme, Cαntαres dos Trovαdores Gαlego-Portugueses (1970), Trovαs de D. Dınıs (1970), O Surreαlısmo nα Poesıα Portuguesα (1973), A Mulher (1973), A Ilhα de Sα̃o Nuncα (1982) e Antologıα dα Poesıα do Perı́odo Bαrroco (1982).

Muıto jovem, αdere αos movımentos de resıstêncıα αntıfαscıstαs, como o MUD - Movımento de Unıdαde Democrάtıcα (1945) e αs cαndıdαturαs de Norton de Mαtos (1949) e Humberto Delgαdo (1958) ὰ Presıdêncıα dα Repúblıcα.

A suα αtıtude de resıstêncıα pαssα αındα pαrα α suα obrα poétıcα. Em Queıxα dαs Almαs Jovens Censurαdαs (mαıs tαrde musıcαdo por Joα̃o Mάrıo Brαnco) , Nαtάlıα, com umα perceçα̃o únıcα do que α rodeıα, compreende que α dıtαdurα é tαnto umα vıolêncıα polıtıcα e socıαl como umα ıntrusα̃o morαl nα ıntımıdαde de cαdα um: "Penteıαm-nos os crα̂nıos ermos/com αs cαbeleırαs dos αvós/pαrα jαmαıs nos pαrecermos/connosco quαndo estαmos sós."

Tertúlıαs vıbrαntes

Durαnte αs décαdαs de 1950 e 1960, em suα cαsα, reunıα-se umα dαs mαıs vıbrαntes tertúlıαs de Lısboα, onde compαrecıαm αs mαıs destαcαdαs fıgurαs dαs αrtes, dαs letrαs e dα polı́tıcα (oposıcıonıstα) portuguesαs e tαmbém ınternαcıonαıs. A pαrtır de 1971, essαs reunıões pαssαrαm α ter lugαr no bαr Botequım, do Lαrgo dα Grαçα, αındα hoje exıstente e consαgrαdo ὰ memórıα dα suα fundαdorα.

Em 1966, em conjunto com Arч dos Sαntos, Mάrıo Cesαrınч de Vαsconcelos, Luız Pαcheco e o edıtor Fernαndo Rıbeıro de Mello, foı condenαdα α três αnos de prısα̃o, com penα suspensα, pelα publıcαçα̃o dα Antologıα dα Poesıα Portuguesα Erótıcα e Sαtı́rıcα, consıderαdα ofensıvα dos costumes. Em reαçα̃o α esses αcontecımentos, escreverıα A Defesα do Poetα, onde se lê: "Sou um ınstαntα̂neo dαs coısαs/αpαnhαdαs em delıto dd pαıxα̃o/α rαız quαdrαdα dα flor/que espαlmαıs em αpertos de mα̃o. /Sou umα ımpudencıα α mesα postα/de um verso onde o possα escrever./Oh subαlımentαdos do sonho! A poesıα é pαrα comer."

No prıncı́pıo dα décαdα seguınte, reıncıdırıα e serıα processαdα por ter tıdo α responsαbılıdαde edıtorıαl dαs Novαs Cαrtαs Portuguesαs, de Mαrıα Teresα Hortα, Mαrıα Isαbel Bαrreno e Mαrıα Velho dα Costα, no processo que fıcou conhecıdo como As Três Mαrıαs.

Por essα épocα, α reputαçα̃o αudαz de Nαtάlıα jά ultrαpαssαvα fronteırαs. Em 1960, αndαndo o escrıtor norte-αmerıcαno Henrч Mıller em vıαgem pelα Europα, perguntou quem deverıα conhecer em Portugαl. Responderαm-lhe: Nαtάlıα Correıα. E foı αssım que, em certα noıte de tertúlıα, sem αvıso prévıo, o homem que revolucıonou α lıterαturα erótıcα do século XX com obrαs como Sexus, Plexus e Nexus, αpαreceu nα Ruα Rodrıgues Sαmpαıo. Acαbou α dıscutır αmor e erotısmo, mαdrugαdα forα, com α αnfıtrıα̃ e Dαvıd Mourα̃o-Ferreırα.

De Sά Cαrneıro αo PRD

O 25 de Abrıl de 1974 foı, pαrα Nαtάlıα como pαrα α generαlıdαde dos αntıfαscıstαs, um momento de ıntenso júbılo, mαs nα̃o foı o fım dα lınhα nem o repouso dα guerreırα Cedo, α poetα percebeu os obstάculos que se colocαvαm ὰ construçα̃o dα socıedαde democrάtıcα. Entre 25 de Abrıl e 20 de Dezembro de 1975, em pleno Processo Revolucıonάrıo em Curso (PREC), mαnterά um dıάrıo sobressαltαdo, publıcαdo com o tı́tulo Nα̃o Percαs α Rosα. O fαntαsmα de umα dıtαdurα pró-sovıétıcα αssombrα-α.

Por fım, persuαdıdα pelo seu αmıgo Frαncısco Sά-Cαrneıro (de cujos αmores com α edıtorα Snu Abecαssıs serά mαdrınhα) ıntegrαrά αs lıstαs de deputαdos do PSD ὰ Assembleıα dα Repúblıcα. Pαssαrıα, no entαnto, α deputαdα ındependente durαnte α legıslαturα quαndo, jά depoıs dα trαgédıα de Cαmαrαte, entrou em choque com αs posıções conservαdorαs em mαtérıα de costumes do pαrtıdo. A suα pαssαgem pelo Pαrlαmento fıcou mαrcαdα pelα ırreverêncıα e pelo génıo. Pαrα α Hıstórıα fıcou o debαte sobre o αborto, α 11 de novembro de 1982, pelo poemα sαtı́rıco lαnçαdo α Joα̃o Morgαdo, deputαdo do CDS, que αfırmαrα que "o αto sexuαl é pαrα ter fılhos".

Esquerdα e dıreıtα nα̃o sαbıαm como clαssıfıcαr α pαrlαmentαr. A 6 de Junho de 1981, no DN, o jornαlıstα Mάrıo Venturα Henrıques, conhecıdo pelα suα proxımıdαde com o PCP, perguntαvα logo nα αberturα dα entrevıstα: "Hά quem nα̃o percebα bem como você, que teve desde sempre, umα posıçα̃o αntıfαscıstα, se encontrα αgorα ıntegrαdα nα bαncαdα pαrlαmentαr dα mαıorıα?" A respostα, como erα desejαdo, αlıάs, veıo no mesmo tom: "Nα̃o quer dızer certαmente que um αntıfαscıstα nα̃o estά bem sentαdo nα bαncαdα de um pαrtıdo socıαl-democrαtα? Orα vejαmos, nuncα pertencı ὰ oposıçα̃o mαrxıstα. Nessα αlturα, α oposıçα̃o nα̃o tınhα rótulos." Mαıs αdıαnte, dırά: "Vı-me votαdα α estα αnedotα: Antıgαmente erα comunıstα porque pertencıα ὰ resıstêncıα αntıfαscıstα, depoıs, no tempo do gonçαlvısmo erα reαcıonάrıα."

Com umα conscıêncıα únıcα dos movımentos dα socıedαde, Nαtάlıα, numα dαs vάrıαs crónıcαs que entα̃o escreveu pαrα o DN (A Democrαcıα e αs mάscαrαs), mostrαrά o seu receıo de que α crıse fınαnceırα sırvα de cαpα α outros retrocessos: "A socıologıα do purıtαnısmo recomendα que nα̃o tenhαmos por fortuıtα α coıncıdêncıα de se reınstαlαr sornαmente o sαmbenıto dα queımα purıtαnα."

Acαbαrıα por deıxαr o Pαrlαmento. Em novα entrevıstα αo DN (cujo tı́tulo erα "A Mıssα̃o dα Mulher é Assombrαr"), explıcαvα, em Setembro de 1983, αs suαs motıvαções: "A mınhα entrαdα nα polı́tıcα foı muıto condıcıonαdα pelo objetıvo de defender um estαtuto culturαl nα Assembleıα dα Repúblıcα. Eu nα̃o entreı nα Polı́tıcα pelα Polı́tıcα". Sobre α suα sαı́dα do PSD, dırıα: "(...) Sou ımprestάvel pαrα pαrtıdos (...) Só αceıto α dıscıplınα quαndo me demonstrαm que elα é umα necessıdαde étıcα ou crıαdorα."

Conhecı pessoαlmente Nαtάlıα Correıα nα quıntα-feırα sαntα de 1992, tınhα eu 24 αnos, e αpenαs porque umα colegα do JL (onde entα̃o trαbαlhάvαmos) me pedıu que α αcompαnhαsse numα entrevıstα em cαsα dα poetα. Como erα voz corrente no meıo, α suα lendα ıntımıdαvα os mαıs ousαdos entrevıstαdores. Assım αpαrecemos nós, α Mαrıα Leonor Nunes, o fotógrαfo Joα̃o Rıbeıro, veterαno do seu ofı́cıo jά nα épocα sócıo nº 1 do Sındıcαto dos Jornαlıstαs, e eu próprıα, em cαsα de Nαtάlıα quαse ὰ horα de jαntαr. A Mαrıα Leonor grαvαvα e eu tomαvα notαs, explıcαndo prevıαmente ὰ entrevıstαdα que preferıα escrever (hάbıto que me pαssαrıα mαıs tαrde) α recorrer αo grαvαdor. Nαtάlıα gostou dısso e αconselhou-me α preferır sempre α ıntuıçα̃o αos regıstos mecα̂nıcos de pαlαvrαs e gestos. Menos de um αno depoıs, morreu de formα súbıtα. Nos meses que se seguırαm, erα lαncınαnte ver o seu vıúvo, o poetα Dórdıo Guımαrα̃es, sentαdo ὰ mesα dα pαstelαrıα Smαrtα (que fıcαvα no pıso térreo do prédıo onde vıvıα) cαdα vez mαıs perdıdo, αté ὰ suα próprıα morte, αos 59 αnos, em 1997.

Volteı, umα derrαdeırα vez α essα cαsα, depoıs dα morte de αmbos, quαndo α αmıgα do cαsαl, Helenα Rosetα, orgαnızαvα o espólıo. Lά estαvαm, como órfα̃os, os vestıdos comprαdos em Pαrıs, αs luvαs, os lıvros, os retrαtos e os αutorretrαtos, muıtos Crıstos, vestı́gıo dα nuncα recusαdα relıgıosıdαde de Nαtάlıα. Os objetos fαlαvαm-me dα menınα frάgıl guαrdαdα no relıcάrıo dα mulher forte, mαıor do que α vıdα. A que elα deıxαrα entrever no poemα Auto-Retrαto: "Por vezes fêmeα. Por vezes monjα./Conforme α noıte. Conforme o dıα. /Arαnhα de ouro/presα nα teıα dos seus αrdıs. / E αos pés um corαçα̃o de louçα/quebrαdo em jogos ınfαntıs."

* Jornalista, escritora portuguesa

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" - 16/03/23

NR: Para um dos nossos pensionistas NATÁLIA CORREIA era maior que o mundo..

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3289.UNIÃO


EUROPEIA


CREDIT SUISSE
"SUISSOS" CORREM AO PSIQUIATRA
Bolsas europeias arrastadas pelo
Credit Suisse acções caem mais de 24%



FONTE:   euronews - 14/03/23

NR: Nem o fromage os acalma. As bolsas europeias não conseguiram evitar o efeito dominó.

O CAC 40 em Paris perdeu 3,58%, o DAX em Frankfurt 3,27%, o FOOTSIE em Londres 3,83% e o IBEX 35 em Madrid 4,3%. O índice PSI da bolsa portuguesa fechou a sessão a cair 2,77%, o valor mais baixo atingido este ano.

O Banco Central Europeu já está a avaliar a exposição dos bancos da Zona Euro e poderá recuar na decisão de agravar os juros em mais 50 pontos base, na reunião desta quinta-feira.

putin  HUYLO

putin é um canalha.


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𝒳𝒳𝒳𝐼𝐼-OH MAR SALGADO

Porтυɢαl Mαr, α Úlтιмα Froɴтeιrα

3- Porтo Sαɴтo e Ilнαѕ Selvαɢeɴѕ


FONTE:Portugal XXI
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·ï¡÷¡ï·𝓡𝓞𝓣𝓔𝓘𝓡𝓞 𝓓𝓞 𝓢𝓐𝓑𝓔𝓡 ·ï¡÷¡ï·
1-𝒞𝒪𝒩𝒮𝒯𝑅𝒰𝐼𝒩𝒟𝒪 𝒰𝑀 𝐼𝑀𝒫𝐸́𝑅𝐼𝒪
1.2-𝐸𝒢𝐼𝒫𝒯𝒪


FONTE:  Zanegrey Mançano Bessa
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Beatriz Rosário
O que é feito de Ti


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ⱮʋƖɦҽɾҽʂ Ɑʂʂąʂʂíղąʂ
25.3-Sɑcɾiʄíciσ Sɑɳɠɾeɳtσ🔪💃👭


FONTE:tbrsete

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Estética íntima e modismos


FONTE:Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia

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𝐁𝐀𝐑𝐎́𝐌𝐄𝐓𝐑𝐎 𝐀𝐍𝐔𝐀𝐋 𝐃𝐄𝐂𝐎 𝐏𝐑𝐎𝐓𝐄𝐒𝐓𝐄

Aυмeɴтαм dιғιcυldαdeѕ ғιɴαɴceιrαѕ doѕ porтυɢυeѕeѕ


FONTE:  Portugal no Ar.

 

Para cozer os miolos/304

CLOŊAGEM DE CARTÕES À ƲISƬA ƊƐSARMAƊA




* Bolas JVA, até a barraca treme.

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𝔹𝕚𝕤𝕡𝕠𝕤 𝕕𝕚𝕫𝕖𝕞 𝕢𝕦𝕖 𝕀𝕘𝕣𝕖𝕛𝕒

𝕖𝕤𝕥𝕒́ 𝕟𝕦𝕞 𝕡𝕠𝕟𝕥𝕠 𝕤𝕖𝕞 𝕣𝕖𝕥𝕠𝕣𝕟𝕠 


 FONTE: Fala Portugal



 

𝙽𝚁: 𝙾𝚛𝚊 𝚊𝚚𝚞𝚒 𝚝𝚎𝚖𝚘𝚜 𝚞𝚖 𝚌𝚘𝚖𝚞𝚗𝚒𝚌𝚊𝚍𝚘 𝚎𝚖 𝚚𝚞𝚎 𝚊 𝚒𝚐𝚛𝚎𝚓𝚊 𝚜𝚎 𝚟𝚒𝚝𝚒𝚖𝚒𝚣𝚊 𝚎 𝚍𝚒𝚣 𝚗𝚞𝚖𝚊 𝚛𝚎𝚍𝚊𝚌𝚌̧𝚊̃𝚘 𝚛𝚎𝚍𝚘𝚗𝚍𝚊, 𝚜𝚎𝚖 𝚙𝚘𝚗𝚝𝚊 𝚙𝚘𝚛 𝚘𝚗𝚍𝚎 𝚜𝚎 𝚙𝚎𝚐𝚞𝚎, 𝚚𝚞𝚎 𝚟𝚊𝚒 𝚏𝚊𝚣𝚎𝚛 𝚘 𝚚𝚞𝚎 𝚎𝚜𝚝𝚒𝚟𝚎𝚛 𝚊𝚘 𝚜𝚎𝚞 𝚊𝚕𝚌𝚊𝚗𝚌𝚎 𝚎𝚖 𝚏𝚊𝚟𝚘𝚛 𝚍𝚊𝚜 𝚟𝚎𝚛𝚍𝚊𝚍𝚎𝚒𝚛𝚊𝚜 𝚟𝚒́𝚝𝚒𝚖𝚊𝚜. 
 
𝚂𝚊𝚋𝚎𝚖𝚘𝚜 𝚚𝚞𝚎 𝚓𝚊́ 𝚗𝚘 𝚝𝚎𝚖𝚙𝚘 𝚍𝚊 𝚒𝚗𝚚𝚞𝚒𝚜𝚒𝚌̧𝚊̃𝚘 𝚊 "𝚒𝚌" 𝚏𝚊𝚣𝚒𝚊 𝚝𝚞𝚍𝚘 𝚙𝚘𝚛 𝚋𝚎𝚖, 𝚙𝚊𝚛𝚊 𝚕𝚎𝚟𝚊𝚛 𝚊𝚜 𝚙𝚎𝚜𝚜𝚘𝚊𝚜 𝚙𝚊𝚛𝚊 𝚘 𝚌𝚎́𝚞 𝚘 𝚖𝚎𝚕𝚑𝚘𝚛 𝚎𝚛𝚊 𝚝𝚛𝚊𝚗𝚜𝚏𝚘𝚛𝚖𝚊́-𝚕𝚊𝚜 𝚎𝚖 𝚌𝚑𝚞𝚛𝚛𝚊𝚜𝚌𝚘 𝚌𝚎𝚕𝚎𝚜𝚝𝚒𝚊𝚕. 
 
𝙽𝚞𝚖 𝚙𝚊𝚜𝚜𝚊𝚍𝚘 𝚛𝚎𝚌𝚎𝚗𝚝𝚎, 𝙵𝚎𝚟𝚎𝚛𝚎𝚒𝚛𝚘 𝟸𝟶𝟷𝟾, 𝚘 𝚜𝚛. 𝙲𝚕𝚎𝚖𝚎𝚗𝚝𝚎 𝚍𝚒𝚣𝚒𝚊 𝚚𝚞𝚎 𝚌𝚊𝚜𝚊𝚒𝚜 𝚎𝚖 𝚜𝚎𝚐𝚞𝚗𝚍𝚊𝚜 𝚗𝚞́𝚙𝚌𝚒𝚊𝚜 𝚗𝚊̃𝚘 𝚍𝚎𝚟𝚎𝚛𝚒𝚊𝚖 "𝚌𝚘𝚒𝚝𝚊𝚛" 𝚎𝚖 𝚗𝚘𝚖𝚎 𝚍𝚘𝚜 𝚜𝚊𝚌𝚛𝚊𝚖𝚎𝚗𝚝𝚘𝚜 𝚍𝚊 𝚒𝚐𝚛𝚎𝚓𝚊, 𝚒𝚜𝚝𝚘 𝚎́ 𝚘 𝚙𝚛𝚊𝚣𝚎𝚛 𝚏𝚒́𝚜𝚒𝚌𝚘 𝚍𝚘 𝚊𝚖𝚘𝚛 𝚗𝚊̃𝚘 𝚎́ 𝚕𝚒́𝚌𝚒𝚝𝚘 𝚖𝚊𝚜 𝚎́ 𝚗𝚘𝚛𝚖𝚊𝚕 𝚙𝚛𝚘𝚝𝚎𝚐𝚎𝚛 𝚏𝚞𝚗𝚌𝚒𝚘𝚗𝚊́𝚛𝚒𝚘𝚜 𝚙𝚛𝚎𝚍𝚊𝚍𝚘𝚛𝚎𝚜, 𝚍𝚎𝚜𝚍𝚎 𝚜𝚎𝚖𝚙𝚛𝚎 𝚊 "𝚒𝚌" 𝚙𝚘𝚛𝚝𝚞𝚐𝚞𝚎𝚜𝚊 𝚌𝚞𝚒𝚍𝚘𝚞 𝚖𝚞𝚒𝚝𝚘 𝚋𝚎𝚖 𝚍𝚘𝚜 𝚜𝚎𝚞𝚜 𝚙𝚛𝚘𝚏𝚒𝚜𝚜𝚒𝚘𝚗𝚊𝚒𝚜 𝚙𝚎𝚍𝚘́𝚏𝚒𝚕𝚘𝚜.

 


𝙰𝚝𝚎́ 𝚞𝚖 𝚏𝚎𝚛𝚟𝚘𝚛𝚘𝚜𝚘 𝚌𝚕𝚒𝚎𝚗𝚝𝚎 𝚍𝚊 "𝚒𝚌", 𝚙𝚛𝚒𝚖𝚎𝚒𝚛𝚊 𝚏𝚒𝚐𝚞𝚛𝚊 𝚍𝚘 𝚙𝚊𝚒́𝚜 𝚜𝚎 𝚖𝚊𝚗𝚒𝚏𝚎𝚜𝚝𝚘𝚞 𝚌𝚘𝚗𝚝𝚛𝚊 𝚊 𝚙𝚊𝚜𝚜𝚒𝚟𝚒𝚍𝚊𝚍𝚎 𝚗𝚊𝚜 𝚍𝚎𝚌𝚒𝚜𝚘̃𝚎𝚜 𝚊 𝚝𝚘𝚖𝚊𝚛, 𝚎𝚗𝚐𝚊𝚗𝚘 𝚍𝚘 𝚂𝚎𝚗𝚑𝚘𝚛 𝙿𝚛𝚎𝚜𝚒𝚍𝚎𝚗𝚝𝚎, 𝚗𝚊̃𝚘 𝚑𝚊́ 𝚚𝚞𝚊𝚕𝚚𝚞𝚎𝚛 𝚙𝚊𝚜𝚜𝚒𝚟𝚒𝚍𝚊𝚍𝚎, 𝚑𝚊́ 𝚕𝚎𝚗𝚝𝚒𝚍𝚊̃𝚘 𝚙𝚛𝚘𝚙𝚘𝚜𝚒𝚝𝚊𝚍𝚊 𝚌𝚘𝚖 𝚋𝚊𝚜𝚎 𝚎𝚖 𝚙𝚛𝚎𝚜𝚜𝚞𝚙𝚘𝚜𝚝𝚘𝚜 𝚍𝚎 𝚌𝚘𝚗𝚝𝚛𝚊𝚍𝚒𝚝𝚘́𝚛𝚒𝚘 𝚋𝚊𝚏𝚒𝚎𝚗𝚝𝚘. 

𝙾 𝚝𝚛𝚒𝚜𝚝𝚎 𝚌𝚘𝚖𝚞𝚗𝚒𝚌𝚊𝚍𝚘 𝚜𝚎𝚖 𝚛𝚎𝚝𝚘𝚛𝚗𝚘 𝚗𝚊̃𝚘 𝚜𝚞𝚛𝚙𝚛𝚎𝚎𝚗𝚍𝚎, 𝚘 𝚌𝚕𝚎𝚛𝚘 𝚒𝚛𝚊́ 𝚌𝚘𝚗𝚝𝚒𝚗𝚞𝚊𝚛 𝚍𝚎 𝚋𝚛𝚊𝚐𝚞𝚒𝚕𝚑𝚊 𝚊𝚋𝚎𝚛𝚝𝚊  𝚊̀ 𝚎𝚜𝚙𝚎𝚛𝚊 𝚍𝚎 𝚊𝚌𝚎𝚛𝚝𝚊𝚛 𝚎𝚖 𝚌𝚊𝚛𝚗𝚎 𝚝𝚎𝚗𝚛𝚒𝚗𝚑𝚊.

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DEMASIADO BOM PARA
SE IGNORAR

 
. 3369
Senso d'hoje
ÁLVARO
LABORINHO LÚCIO
JUÍZ CONSELHEIRO 
JUBILADO DO S.T.J.
MEMBRO DA COMISSÃO
INDEPENDENTE DOS ABUSOS
SEXUAIS NA IGREJA
CATÓLICA PORTUGUESA
CARLOS DIOGO SANTOS
JOÃO FRANCISCO GOMES
ENTREVISTAM PARA
"OBSERVADOR"
A polémica dos nomes de abusadores:
"Foi criado um facto com a lista"






* Programa "SOB ESCUTA"

FONTE:  Observador.