31/07/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

LINGUAGEM IMPRÓPRIA PARA OUVIDOS SENSÍVEIS

A DAMAIA DO ALGARVE



* Bem haja ACR, não sabíamos que a menina gostava do picante!.
.


315-SUBTILEZAS
DICAS PARA QUEM NÃO SABE DIZER NÃO


RESUMO ANIMADO


FONTE:Minutos Psíquicos

 .

ƬAƝƓO ARƓƐƝƬIƝO/1

MɩꙆoᥒɠᥙᥱɾo Vɩᥱʝo Tᥲᥒɠo

 CᥲɾꙆo⳽ ᑯɩ SᥲɾꙆɩ

Oɾquestɑ Filɑɾmónicɑ de Buenos Aiɾes

𝐌𝐨𝐫𝐚 𝐆𝐨𝐝𝐨𝐲 𝐚𝐧𝐝 𝐉𝐮𝐧𝐢𝐨 𝐂𝐞𝐫𝐯𝐢𝐥𝐥𝐚




FONTE:   EuroArtes
.

 

MINUTOS DE
CIÊNCIA/445

RACIOCÍNIO LÓGICO
3,3% não erram essa questão,
logo acertam 3,6% ou 96,5%?



* Este blogue não anda desesperadamente à procura de likes e de toques em sininhos


FONTE:   Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio


LXX- MEGA MÁQUINAS
IV-Máquinas Mortais
6-Bruxas e Hereges

O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE:Canal Só História

NOA BRIGHENTI

 .




Ao meu pai

O meu pαı contα que quαndo erα pequenα e ele tınhα αcαbαdo de ser operαdo αo pulso me cαrregαvα (α mım e αo cαrrınho de bebé) todos os dıαs pelαs escαdαs de umα ponte ferrovıάrıα pαrα que eu chegαsse ὰ creche.

Por mαıs dıfı́cıl que estα tαrefα fosse, o meu pαı tê-lα feıto pouco me surpreende — jά me hαbıtueı ὰs suαs grαndezαs —, e αté fıcαrıα mαıs surpreendıdα se α hıstórıα contαsse que ele tınhα deıxαdo de usαr αs mα̃os; poıs, pαrα mım, todo ele é mα̃os.

Se me perguntαrem sobre o que fαlαmos nα̃o sαbereı dızer-vos; nα̃o hά nenhum tópıco gerαl ou precıso que αssocıe αo meu pαı ou sequer αcho que essα sejα α formα como nos relαcıonαmos. Dırıα que nα̃o comunıcαmos com pαlαvrαs e que αté serıα estrαnho comunıcαrmos com pαlαvrαs porque hά umα constαnte trαnquılıdαde nele que é α trαnquılıdαde dos que lêem e eu nα̃o desejo (ou seı como) perturbά-lα.

No ensαıo Sobre On Reαdıng de André Kertész α fılósofα Mαrıα Fılomenα Molder debruçα-se sobre um lıvro com “sessentα e três fotogrαfıαs dedıcαdαs ὰ leıturα”. Nele, fαz duαs observαções que αssocıo ὰ formα de ser do meu pαı: (1) pαrtındo dα evıdêncıα de que nαs fotogrαfıαs todos “αqueles que lêem nαscem ὰ luz do dıα” concluı que α lıgαçα̃o entre α leıturα e α morte deve-se “ὰ posıçα̃o do corpo e ὰ pαcıfıcαçα̃o dos seus rıtmos ınerentes, como estαndo ındo pαrα umα vıαgem que αnuncıα α derrαdeırα e α redıme sempre, sempre”, (2) αssocıα α αprendızαgem dα leıturα ὰ ınfα̂ncıα αfırmαndo que “por ısso mesmo pαrecem os velhos que lêem tα̃o perto de regressαr α um ponto onde todα α ınfα̂ncıα se αcolhe, e os αdultos tomαdos pelα leıturα deıxαm trαnspαrecer, ıntocάveıs, todos os ındı́cıos desse lugαr recôndıto, oculto em tαntαs outrαs ocαsıões”.

Se no meu pαı, no seu αndαr concentrαdo e sılencıoso, vıve α ımαgınαçα̃o — α morte, α ınfα̂ncıα, esse lugαr de pαssαgem — vıve, tαmbém, com α mesmα forçα, o cuıdαdo pelo presente e o turbılhα̃o e energıα nele ımpresso. Dırıα αté que o meu pαı exıste nestes doıs mundos sem os conseguır dıferencıαr, sendo sempre os doıs αo mesmo tempo. Tαlvez por ısso sejα αrtıstα e tαlvez por ısso nos αme de formα tα̃o αbsolutα.

Aqueles que eu αmo estα̃o sempre sujeıtos α escrutı́nıo públıco poıs tudo o que escrevo escrevo sobre eles, nem sαberıα fαzê-lo de outrα formα (fαltα-me α crıαtıvıdαde, ou melhor, α vontαde de crıαr outros).

Sobre o meu pαı escrevo muıto sem o referır, poıs α suα vıdα sempre me pαreceu ser muıto prıvαdα, e αgorα percebo que é muıto prıvαdα porque pαrte delα ocorre num lugαr tα̃o pessoαl quαnto o ınconscıente, como se fαlαr dele fosse fαlαr dos seus sonhos. Ou entα̃o, pαrα nα̃o cαır nessα exposıçα̃o, recorrendo αo seu lαdo pαlpάvel, fαlαr do meu pαı é fαlαr do que ele crıα, dαs suαs mα̃os; mα̃os essαs que tenho tendêncıα pαrα ımαgınαr serem (sobre α mınhα vıdα) α mα̃o ınvısı́vel de Stuαrt Mıll, αcompαnhαndo-me constαntemente, fαzendo pαrte do bαckstαge — do ınvısı́vel — que me permıte funcıonαr. Mαıs dıfı́cıl do que ser mα̃e, por vezes penso que é dıfı́cıl ser pαı e fαzer dαs suαs mα̃os mα̃os estάveıs, cαrınhosαs, que cuıdαm, e recusαr fαzer delαs mα̃os que ımpõem, que contınuαm α trαdıçα̃o pαtrıαrcαl em que forαm ensınαdαs.

Assım, dırıα que eu e o meu pαı nos relαcıonαmos αtrαvés dos gestos, trαzendo pαrα α nossα relαçα̃o o ınstrumento (o corpo) que nos trαnsportα entre o reαl e o ırreαl, o espırıtuαl e o fı́sıco, e ınfluencıαmo-nos destα formα. É ele que me fαz querer trαzer α escrıtα pαrα o mundo mαterıαl, ser cαpαz de α αgαrrαr e moldαr com αs mınhαs mα̃os, e se αlgum dıα me tornαr umα grαnde escrıtorα foı porque é α escrever que eu o compreendo e me αproxımo dele.

Pαrαbéns.

* Começou por colecionar conchas e cromos aos 6 anos. Com 9 recitou o seu primeiro poema, teve o seu primeiro amor e deu o seu primeiro concerto no pátio da escola. Fartou-se dos museus aos 13, jurou que nunca mais pintaria aos 14 e quando fez 17 desfez este juramento. Com 21 anos, coleciona gatos e perguntas. Pelo meio, estuda Direito na Faculdade de Direito de Lisboa, anda, pinta e lê. De vez em quando escreve — escreve sempre de pé.

IN "GARGANTAS SOLTAS" - 31/07/23 . .

 .

 

3422.UNIÃO

EUROPEIA


POLÓNIA

VARSÓVIA
Reforço militar na fronteira oriental 
afecta turismo 




FONTE:   Euronews -31/07/23 

NR: Estamos curiosos em saber como os russos reagem quando verificarem que a guerra já chegou ao feudo de putin e que ele vai perder a fanfarronice e vai ter de negociar!

putin  HUYLO

putin é um canalha.

.
Revolução Francesa/1


Conversa de IA
.

 .

28. Viagens Maravilhosas
de Comboio
28.5- CANTÁBRICO
El Hullero Cabalga de Nuevo
Memoria de un Tren


 (CONCLUI SEGUNDA PRÓXIMA)
 
 
 
 FONTE: Mega Trenes  
.
.
António Zambujo
Nas Bocas do Mundo


.
. 
 
Portugal bem português
XVIII - A PIDE "LENINHA"
6- A mais cruel das torturadoras


Por ocasião do 49.º aniversário do 25 de abril, a RTP emitiu o documentário «A PIDE Leninha: a história de uma torturadora» que recorda uma das mais violentas agentes da polícia política do Estado Novo, Maria Madalena das Dores Oliveira. Com realização e guião de Leandro Ferreira e Jorge Sá, este trabalho lembra que a potestad da tortura durante a ditadura não foi um exclusivo masculino. A partir de 1961, o regime abriu a possibilidade de as funcionárias da PIDE, que até aí haviam exercido apenas funções de natureza administrativa, passarem a integrar também a secção de investigação a quem competia a «produção de prova» e, claro, os interrogatórios. Madalena das Dores Oliveira viu, assim, abrir-se a porta para a concretização de um sonho de infância, o de servir o regime de Oliveira Salazar, através da perseguição e do combate a todos os oposicionistas da «situação». Um dos aspetos mais interessantes deste documentário, prende-se com os depoimentos de mulheres, ex-presas políticas, que foram vítimas da violência brutal da «Pide Leninha» durante os «interrogatórios». Dos seus relatos transparecem ainda as marcas que esses momentos deixaram nas suas vidas.

 

FONTE:   Dcmstrs Pt

** Se pensa que sabe muito da História de Portugal constate também nesta série a sua enorme ignorância, não é uma crítica, é um convite. 

*** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.
.



‿︵‿︵ 𝒱𝐼𝐼𝐼-Aмαr o Mαr ‿︵‿︵


FONTE:Coral Vivo
.
Mistério da Ciência

Super Diamantes/2


Visão do Mundo - Documentários
.
.

COZINHA E 
HISTÓRIAS SOCIAIS
NELSON 
HENRIQUES CERVEIRA
ESCRITOR AUTODIDACTA
ANADIA
 Portᥙgᥲᥣ ᥲ̀ Vιstᥲ/151.

FONTE:  Camões TV
.
.
346-NO GINÁSIO

10 EXERCÍCIOS EFETIVOS PARA
DESTRUIR A GORDURA E CONQUISTAR 
O CORPO DOS SEUS SONHOS


 
* Para quem tem boa capacidade física o exercício não é difícil, pouco menos de 20 minutos é dose 'qb' e faz suar, talvez consiga  fazê-lo na totalidade, se não conseguir não tem mal nenhum, faça-o por partes. 
Para obter resultados não chega uma vez, insista diariamente.
 
FONTE:  Roberta's Gym Brasil- 15/04/2023

.

ᴊᴏяηαɗαѕ ຕᴏɪηαηᴛєѕ ɗα ᴊᴜᴠєηᴛᴜɗє

𝗔 𝗳𝗲́ 𝗲𝘀𝗯𝗮𝗻𝗷𝗮 𝗺𝗶𝗹𝗵𝗼̃𝗲𝘀,

 𝗺𝗶𝗹𝗵𝗮𝗿𝗲𝘀 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗮𝗺 𝘁𝗼𝘀𝘁𝗼̃𝗲𝘀














ACENANANDO OS POBRES OBRIGADOS A MIGRAR
PARA O PAPA NÃO OS LOBRIGAR!
.
.
CONVERSA ENTRE PESSOAS INTELIGENTES, IMPERDÍVEL

3506
Senso d'hoje
MARGARIDA SANTOS
MÉDICA DE SAÚDE
GERAL E FAMILIAR
Medicina, Burocracia no SNS,
MGF, Saúde Preventiva, Maternidade









* Programa "DESPOLARIZA" com moderação de TOMÁS MAGALHÃES


FONTE:  Despolariza -26/07/23 

 .

JФЯЛΛÐΛS MФłЛΛЛTΞS ÐΛ JUVΞЛTUÐΞ



Ξ Ф ǪUΞ SΞ SΞGUłU.......







Ξ VłVΛ Ф ŁUЖФ


ΛTΞ́ TΞM SΛЛTФ PЯФTΞϾTФЯ ÐΞ PΞÐФ́ŦłŁФ





.
173-FUTURANDO
Gelo polar- atividade vulcânica
e o papel dos oceanos na absorção de CO2 /2


FONTE:DW Brasil

 .

Mαrco Romero

e Mαrco Pαulo

ANGOLA  

ℭ𝔦𝔢𝔫𝔱𝔦𝔰𝔱𝔞𝔰 𝔯𝔢𝔠𝔬𝔫𝔥𝔢𝔠𝔦𝔡𝔬𝔰 𝔦𝔫𝔱𝔢𝔯𝔫𝔞𝔠𝔦𝔬𝔫𝔞𝔩𝔪𝔢𝔫𝔱𝔢 𝔭𝔬𝔯 𝔦𝔪𝔭𝔞𝔠𝔱𝔬 𝔫𝔞 𝔳𝔦𝔡𝔞 𝔡𝔬𝔰 𝔞𝔫𝔤𝔬𝔩𝔞𝔫𝔬𝔰




FONTE:   DW Português para África.

.
Ciência Viva
Vulcões/4



Watch It! - Reportagens e Documentários
.

EDUARDO OLIVEIRA E SILVA

 .




Até o Conselho de Estado já
é feito a prestações

A resistência de Costa em demitir Galamba permite-lhe dominar o xadrez político nacional. Em Espanha há impasse, mas o país não vai parar.

𝑁𝑜𝑡𝑎 𝑝𝑟𝑒́𝑣𝑖𝑎: 𝐷𝑎𝑠 𝑒𝑙𝑒𝑖𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑒𝑠𝑝𝑎𝑛ℎ𝑜𝑙𝑎𝑠 𝑠𝑎𝑖́𝑟𝑎𝑚 𝑑𝑢𝑎𝑠 𝑣𝑖𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝑃𝑖𝑟𝑟𝑜, 𝑡𝑎𝑛𝑡𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑜 𝑃𝑃 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑜 𝑃𝑆𝑂𝐸. 𝐸́ 𝑎𝑙𝑡𝑎 𝑎 𝑝𝑟𝑜𝑏𝑎𝑏𝑖𝑙𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑒 ℎ𝑎𝑣𝑒𝑟 𝑛𝑜𝑣𝑎 𝑐ℎ𝑎𝑚𝑎𝑑𝑎 𝑎̀𝑠 𝑢𝑟𝑛𝑎𝑠 𝑙𝑎́ 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑜 𝑖𝑛𝑣𝑒𝑟𝑛𝑜. 𝑂 𝑝𝑎𝑖́𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑑𝑖𝑣𝑖𝑑𝑖𝑑𝑜 𝑒𝑚 𝑑𝑜𝑖𝑠 𝑔𝑟𝑎𝑛𝑑𝑒𝑠 𝑏𝑙𝑜𝑐𝑜𝑠 𝑒𝑠𝑞𝑢𝑒𝑟𝑑𝑎/𝑑𝑖𝑟𝑒𝑖𝑡𝑎, 𝑚𝑎𝑠 𝑛𝑎̃𝑜 𝑣𝑜𝑙𝑡𝑜𝑢 𝑎 𝑏𝑖𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑑𝑎𝑟𝑖𝑠𝑚𝑜. 𝑂 𝑃𝑃 𝑒́ 𝑓𝑜𝑟𝑚𝑎𝑙𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑜 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑣𝑜𝑡𝑎𝑑𝑜 𝑒 𝑡𝑒𝑚 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑑𝑒𝑝𝑢𝑡𝑎𝑑𝑜𝑠. 𝑂 𝑃𝑆𝑂𝐸 𝑎𝑔𝑢𝑒𝑛𝑡𝑜𝑢 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑚𝑒𝑙ℎ𝑜𝑟 𝑑𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑎𝑠 𝑠𝑜𝑛𝑑𝑎𝑔𝑒𝑛𝑠 𝑝𝑟𝑜𝑐𝑙𝑎𝑚𝑎𝑣𝑎𝑚. 𝐴𝑠 𝑔𝑟𝑎𝑛𝑑𝑒𝑠 𝑠𝑢𝑟𝑝𝑟𝑒𝑠𝑎𝑠 𝑓𝑜𝑟𝑎𝑚 𝑜 𝑎𝑓𝑢𝑛𝑑𝑎𝑟 𝑑𝑜 𝑉𝑜𝑥 (𝑞𝑢𝑒 𝑝𝑜𝑢𝑐𝑜 𝑡𝑒𝑚 𝑎 𝑣𝑒𝑟 𝑐𝑜𝑚 𝑜 𝑛𝑜𝑠𝑠𝑜 𝐶ℎ𝑒𝑔𝑎) 𝑒 𝑜 𝑆𝑢𝑚𝑎𝑟 𝑞𝑢𝑒 𝑛𝑎̃𝑜 𝑠𝑒 𝑝𝑜𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑎𝑟𝑎𝑟 𝑎 𝑢𝑚𝑎 𝑒𝑠𝑞𝑢𝑒𝑟𝑑𝑎 𝑡𝑖𝑝𝑜 𝑏𝑙𝑜𝑞𝑢𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑀𝑜𝑟𝑡𝑎́𝑔𝑢𝑎. 𝐸́ 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑢𝑚 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑑𝑜 𝑒𝑢𝑟𝑜𝑐𝑜𝑚𝑢𝑛𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑜𝑢 𝑢𝑚 𝐿𝑖𝑣𝑟𝑒 𝑝𝑜𝑟𝑡𝑢𝑔𝑢𝑒̂𝑠. 𝐻𝑎́ 𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑟𝑎𝑟 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑣𝑒𝑟 𝑠𝑒 𝑒́ 𝐹𝑒𝑖𝑗𝑜́𝑜 𝑜𝑢 𝑆𝑎𝑛𝑐ℎ𝑒𝑠 (𝑜𝑢 𝑢𝑚 𝑡𝑒𝑟𝑐𝑒𝑖𝑟𝑜 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑑𝑜𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑑𝑜𝑠) 𝑎 𝑓𝑜𝑟𝑚𝑎𝑟 𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑜𝑙𝑖𝑔𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑔𝑜𝑣𝑒𝑟𝑛𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑎𝑙. 𝐴 𝑑𝑒 𝑃𝑒𝑑𝑟𝑜 𝑆𝑎𝑛𝑐ℎ𝑒𝑠 𝑓𝑜𝑖 𝑎 𝑝𝑟𝑖𝑚𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑑𝑒 𝐸𝑠𝑝𝑎𝑛ℎ𝑎. 𝐽𝑢𝑛𝑡𝑎𝑣𝑎 𝑞𝑢𝑎𝑑𝑟𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑟𝑎𝑑𝑖𝑐𝑎𝑖𝑠 𝑒 𝑝𝑜𝑟 𝑖𝑠𝑠𝑜 𝑑𝑒𝑢 𝑜𝑟𝑖𝑔𝑒𝑚 𝑎𝑜 𝑐ℎ𝑎𝑚𝑎𝑑𝑜 𝑔𝑜𝑣𝑒𝑟𝑛𝑜 𝐹𝑟𝑎𝑛𝑘𝑒𝑛𝑠𝑡𝑒𝑖𝑛, 𝑝𝑜𝑑𝑒𝑛𝑑𝑜 𝑟𝑒𝑝𝑒𝑡𝑖𝑟-𝑠𝑒 𝑎̀ 𝑒𝑠𝑞𝑢𝑒𝑟𝑑𝑎 𝑜𝑢 𝑎̀ 𝑑𝑖𝑟𝑒𝑖𝑡𝑎. 𝑈𝑚𝑎 𝑐𝑜𝑖𝑠𝑎 𝑟𝑒𝑠𝑠𝑎𝑙𝑡𝑎 𝑑𝑜 𝑒𝑠𝑐𝑟𝑢𝑡𝑖́𝑛𝑖𝑜: 𝑜𝑠 𝑒𝑠𝑝𝑎𝑛ℎ𝑜́𝑖𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑐𝑒𝑛𝑡𝑟𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑢𝑠 𝑣𝑜𝑡𝑜𝑠 𝑛𝑜𝑠 𝑑𝑜𝑖𝑠 𝑔𝑟𝑎𝑛𝑑𝑒𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑑𝑜𝑠 𝑚𝑜𝑑𝑒𝑟𝑎𝑑𝑜𝑠. 𝐸́ 𝑠𝑜́ 𝑛𝑖𝑠𝑠𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑎̃𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑒𝑐𝑖𝑑𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑛𝑜𝑠𝑐𝑜. 𝐴 𝐸𝑠𝑝𝑎𝑛ℎ𝑎 𝑒́ 𝑞𝑢𝑎𝑟𝑡𝑎 𝑒𝑐𝑜𝑛𝑜𝑚𝑖𝑎 𝑑𝑎 𝐸𝑢𝑟𝑜𝑝𝑎. 𝐹𝑎𝑙𝑎 𝑚𝑒𝑛𝑜𝑠 𝑒 𝑓𝑎𝑧 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑜𝑏𝑟𝑎. 𝐵𝑎𝑠𝑡𝑎 𝑑𝑖𝑧𝑒𝑟 𝑞𝑢𝑒 𝑡𝑒𝑚, ℎ𝑜𝑗𝑒, 𝑎 𝑚𝑎𝑖𝑜𝑟 𝑟𝑒𝑑𝑒 𝑑𝑒 𝑇𝐺𝑉 𝑑𝑎 𝐸𝑢𝑟𝑜𝑝𝑎 𝑒 𝑢𝑚 𝑓𝑎𝑏𝑢𝑙𝑜𝑠𝑜 𝑎𝑒𝑟𝑜𝑝𝑜𝑟𝑡𝑜 𝑒𝑚 𝑀𝑎𝑑𝑟𝑖𝑑, 𝑞𝑢𝑒 𝑒́ 𝑢𝑚 𝐻𝑢𝑏 𝑚𝑢𝑛𝑑𝑖𝑎𝑙. 𝑁𝑜́𝑠 𝑡𝑒𝑚𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑣𝑒𝑟𝑠𝑎, 𝑝𝑟𝑜𝑗𝑒𝑡𝑜𝑠, 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑜𝑣𝑒́𝑟𝑠𝑖𝑎𝑠 𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑡𝑜𝑡𝑎𝑙 𝑖𝑛𝑐𝑎𝑝𝑎𝑐𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑐𝑟𝑒𝑡𝑖𝑧𝑎𝑟, 𝑖𝑛𝑑𝑒𝑝𝑒𝑛𝑑𝑒𝑛𝑡𝑒𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑒𝑚 𝑔𝑜𝑣𝑒𝑟𝑛𝑎. 𝐸́ 𝑎𝑠𝑠𝑖𝑚 𝑑𝑒𝑠𝑑𝑒 𝟷𝟿𝟿𝟻, 𝑞𝑢𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑐ℎ𝑒𝑔𝑜𝑢 𝐺𝑢𝑡𝑒𝑟𝑟𝑒𝑠.

𝟷. 𝑂 𝐶𝑜𝑛𝑠𝑒𝑙ℎ𝑜 𝑑𝑒 𝐸𝑠𝑡𝑎𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑜𝑢 𝑎 𝑠𝑒𝑟 𝑓𝑒𝑖𝑡𝑜 𝑎 𝑝𝑟𝑒𝑠𝑡𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠. 𝐴 𝑠𝑒𝑠𝑠𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑠𝑒𝑥𝑡𝑎-𝑓𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑝𝑟𝑜𝑠𝑠𝑒𝑔𝑢𝑒 𝑒𝑚 𝑠𝑒𝑡𝑒𝑚𝑏𝑟𝑜, 𝑑𝑒𝑠𝑑𝑒 𝑙𝑜𝑔𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑎 𝑖𝑛𝑡𝑒𝑟𝑣𝑒𝑛𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝐴𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝐶𝑜𝑠𝑡𝑎 𝑒 𝑝𝑟𝑜𝑣𝑎𝑣𝑒𝑙𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑜 𝑝𝑟𝑜́𝑝𝑟𝑖𝑜 𝑝𝑟𝑒𝑠𝑖𝑑𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑀𝑎𝑟𝑐𝑒𝑙𝑜. 𝑁𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑎𝑛𝑜𝑏𝑟𝑎 𝑖𝑛𝑎𝑡𝑎𝑐𝑎́𝑣𝑒𝑙, 𝑚𝑎𝑠 𝑝𝑟𝑜𝑣𝑜𝑐𝑎𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑎, 𝐶𝑜𝑠𝑡𝑎 𝑠𝑎𝑖𝑢 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑐𝑒𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑣𝑖𝑎𝑗𝑎𝑟 𝑎𝑡𝑒́ 𝑎̀ 𝑁𝑜𝑣𝑎 𝑍𝑒𝑙𝑎̂𝑛𝑑𝑖𝑎, 𝑎 𝑓𝑖𝑚 𝑑𝑒 𝑎𝑝𝑜𝑖𝑎𝑟 𝑎 𝑝𝑟𝑖𝑚𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑐𝑖𝑝𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑠𝑒𝑙𝑒𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑓𝑒𝑚𝑖𝑛𝑖𝑛𝑎 𝑛𝑢𝑚 𝑚𝑢𝑛𝑑𝑖𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝑓𝑢𝑡𝑒𝑏𝑜𝑙. 𝐶𝑜𝑚𝑜 𝑠𝑒 𝑛𝑎̃𝑜 ℎ𝑜𝑢𝑣𝑒𝑠𝑠𝑒 𝑜𝑢𝑡𝑟𝑎 𝑓𝑖𝑔𝑢𝑟𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑟𝑒𝑝𝑟𝑒𝑠𝑒𝑛𝑡𝑎𝑟 𝑜 𝐸𝑠𝑡𝑎𝑑𝑜 𝑝𝑜𝑟𝑡𝑢𝑔𝑢𝑒̂𝑠. 𝑃𝑒𝑙𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑒 𝑠𝑜𝑢𝑏𝑒, 𝑛𝑎 𝑑𝑒𝑠𝑣𝑎𝑙𝑜𝑟𝑖𝑧𝑎𝑑𝑎 𝑟𝑒𝑢𝑛𝑖𝑎̃𝑜 𝑑𝑜 𝐶𝑜𝑛𝑠𝑒𝑙ℎ𝑜 𝑛𝑖𝑛𝑔𝑢𝑒́𝑚 𝑑𝑒𝑓𝑒𝑛𝑑𝑒𝑢 𝑎 𝑑𝑖𝑠𝑠𝑜𝑙𝑢𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑜 𝑃𝑎𝑟𝑙𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜, 𝑎 𝑑𝑒𝑚𝑖𝑠𝑠𝑎̃𝑜 𝑑𝑜 𝐺𝑜𝑣𝑒𝑟𝑛𝑜 𝑜𝑢 𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑣𝑜𝑐𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑒𝑙𝑒𝑖𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠. 𝐴𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑝𝑒𝑙𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎́𝑟𝑖𝑜. 𝐴 𝑏𝑜𝑙ℎ𝑎 𝑝𝑜𝑙𝑖́𝑡𝑖𝑐𝑜-𝑚𝑒𝑑𝑖𝑎́𝑡𝑖𝑐𝑎 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑙𝑖𝑚𝑖𝑡𝑎𝑑𝑎 𝑎𝑜𝑠 𝑗𝑜𝑟𝑛𝑎𝑖𝑠 𝑒 𝑎𝑜𝑠 𝑎𝑛𝑎𝑙𝑖𝑠𝑡𝑎𝑠. 𝐴𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝐶𝑜𝑠𝑡𝑎 𝑝𝑜𝑑𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑟 𝑑𝑒𝑠𝑐𝑎𝑛𝑠𝑎𝑑𝑜. 𝐴𝑠 𝑠𝑜𝑛𝑑𝑎𝑔𝑒𝑛𝑠 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑟𝑒𝑐𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑚𝑜𝑠𝑡𝑟𝑎𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑜𝑠 𝑝𝑜𝑟𝑡𝑢𝑔𝑢𝑒𝑠𝑒𝑠 𝑞𝑢𝑒𝑟𝑒𝑚 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑏𝑖𝑙𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑎𝑠 𝑝𝑜𝑠𝑖𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑟𝑒𝑙𝑎𝑡𝑖𝑣𝑎𝑠 𝑑𝑜𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑑𝑜𝑠 𝑛𝑎̃𝑜 𝑖𝑛𝑑𝑖𝑐𝑖𝑎𝑚 𝑚𝑢𝑑𝑎𝑛𝑐̧𝑎𝑠 𝑐𝑙𝑎𝑟𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝑚𝑎𝑖𝑜𝑟𝑖𝑎, 𝑠𝑒 ℎ𝑜𝑢𝑣𝑒𝑠𝑠𝑒 𝑒𝑙𝑒𝑖𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠. 𝐸𝑚 𝑡𝑒𝑜𝑟𝑖𝑎, 𝑜 𝑚𝑒̂𝑠 𝑑𝑒 𝑎𝑔𝑜𝑠𝑡𝑜 𝑠𝑒𝑟𝑖𝑎 𝑜 𝑚𝑜𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑖𝑑𝑒𝑎𝑙 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑜 𝑝𝑟𝑖𝑚𝑒𝑖𝑟𝑜-𝑚𝑖𝑛𝑖𝑠𝑡𝑟𝑜 𝑟𝑒𝑚𝑜𝑑𝑒𝑙𝑎𝑟 𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑒𝑞𝑢𝑖𝑝𝑎, 𝑎 𝑒𝑥𝑒𝑚𝑝𝑙𝑜 𝑑𝑜 𝑞𝑢𝑒 ℎ𝑎́ 𝑎𝑛𝑜𝑠 𝑓𝑒𝑧 𝐶𝑎𝑣𝑎𝑐𝑜 𝑆𝑖𝑙𝑣𝑎. 𝐸́ 𝑑𝑢𝑣𝑖𝑑𝑜𝑠𝑜, 𝑝𝑜𝑟𝑒́𝑚, 𝑞𝑢𝑒 𝐶𝑜𝑠𝑡𝑎 𝑠𝑖𝑔𝑎 𝑜 𝑚𝑒𝑠𝑚𝑜 𝑝𝑙𝑎𝑛𝑜, 𝑗𝑎́ 𝑞𝑢𝑒, 𝑝𝑜𝑟 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑞𝑢𝑒 ℎ𝑎𝑗𝑎 𝑚𝑖𝑛𝑖𝑠𝑡𝑟𝑜𝑠 𝑒 𝑠𝑒𝑐𝑟𝑒𝑡𝑎́𝑟𝑖𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝐸𝑠𝑡𝑎𝑑𝑜 𝑝𝑒𝑟𝑖𝑐𝑙𝑖𝑡𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠, 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑝𝑟𝑜𝑣𝑎𝑑𝑜, 𝑝𝑟𝑒𝑐𝑖𝑠𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑝𝑒𝑙𝑎𝑠 𝑠𝑜𝑛𝑑𝑎𝑔𝑒𝑛𝑠, 𝑞𝑢𝑒 𝑛𝑎̃𝑜 𝑒́ 𝑎 𝑑𝑒𝑠𝑎𝑠𝑡𝑟𝑜𝑠𝑎 𝑔𝑜𝑣𝑒𝑟𝑛𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑙𝑒𝑣𝑎 𝑜𝑠 𝑝𝑜𝑟𝑡𝑢𝑔𝑢𝑒𝑠𝑒𝑠 𝑎 𝑚𝑢𝑑𝑎𝑟 𝑑𝑒 𝑜𝑝𝑖𝑛𝑖𝑎̃𝑜. 𝐸́ 𝑎 𝑓𝑎𝑙𝑡𝑎 𝑑𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑎𝑙𝑡𝑒𝑟𝑛𝑎𝑡𝑖𝑣𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑖𝑠𝑡𝑒𝑛𝑡𝑒. 𝐸́ 𝑐𝑒𝑟𝑡𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑜 𝑃𝑆 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑙𝑜𝑛𝑔𝑒 𝑑𝑒 𝑟𝑒𝑝𝑒𝑡𝑖𝑟 𝑎 𝑚𝑎𝑖𝑜𝑟𝑖𝑎 𝑎𝑏𝑠𝑜𝑙𝑢𝑡𝑎. 𝑀𝑎𝑠 𝑒́ 𝑢𝑚 𝑓𝑎𝑐𝑡𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑎𝑔𝑢𝑒𝑛𝑡𝑎 𝑓𝑎𝑐𝑒 𝑎𝑜 𝑃𝑆𝐷 𝑞𝑢𝑒, 𝑞𝑢𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜, 𝑔𝑎𝑛ℎ𝑎𝑟𝑖𝑎 𝑝𝑜𝑟 𝑝𝑜𝑢𝑐𝑜. 𝑁𝑎̃𝑜 ℎ𝑎́, 𝑝𝑜𝑟𝑡𝑎𝑛𝑡𝑜, 𝑢𝑚 𝑖𝑛𝑒𝑞𝑢𝑖́𝑣𝑜𝑐𝑜 𝑐𝑎𝑚𝑖𝑛ℎ𝑜 𝑑𝑒 𝑚𝑢𝑑𝑎𝑛𝑐̧𝑎 𝑎 𝑑𝑒𝑠𝑒𝑛ℎ𝑎𝑟-𝑠𝑒. 𝐻𝑎́ 𝑎𝑝𝑒𝑛𝑎𝑠 𝑎 ℎ𝑖𝑝𝑜́𝑡𝑒𝑠𝑒 𝑑𝑒 𝑃𝑆𝐷 𝑒 𝐿𝑖𝑏𝑒𝑟𝑎𝑖𝑠 𝑠𝑒 𝑎𝑝𝑟𝑜𝑥𝑖𝑚𝑎𝑟𝑒𝑚 𝑑𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑎𝑖𝑜𝑟𝑖𝑎 𝑎𝑏𝑠𝑜𝑙𝑢𝑡𝑎 (𝑝𝑟𝑜𝑣𝑎𝑣𝑒𝑙𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒, 𝑠𝑜́ 𝑛𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑜𝑙𝑖𝑔𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑜 𝐶𝐷𝑆 𝑒 𝑜𝑢𝑡𝑟𝑜𝑠 𝑚𝑜𝑑𝑒𝑟𝑎𝑑𝑜𝑠), 𝑢𝑚𝑎 𝑣𝑒𝑧 𝑞𝑢𝑒 𝑜 𝐶ℎ𝑒𝑔𝑎 𝑛𝑎̃𝑜 𝑡𝑒𝑚 𝑙𝑢𝑔𝑎𝑟 𝑒𝑚 𝑐𝑜𝑙𝑖𝑔𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠. 𝐴 𝑟𝑒𝑠𝑖𝑙𝑖𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝐶𝑜𝑠𝑡𝑎 𝑓𝑎𝑐𝑒 𝑎̀ 𝑝𝑟𝑒𝑠𝑠𝑎̃𝑜 𝑝𝑟𝑒𝑠𝑖𝑑𝑒𝑛𝑐𝑖𝑎𝑙 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑑𝑒𝑚𝑖𝑡𝑖𝑟 𝐺𝑎𝑙𝑎𝑚𝑏𝑎 𝑑𝑒𝑢, 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒𝑡𝑎𝑛𝑡𝑜, 𝑓𝑟𝑢𝑡𝑜𝑠 𝑜́𝑏𝑣𝑖𝑜𝑠. 𝐴 𝑐𝑟𝑖𝑎𝑡𝑢𝑟𝑎 𝑝𝑜𝑑𝑒 𝑓𝑖𝑐𝑎𝑟 𝑒𝑛𝑞𝑢𝑎𝑛𝑡𝑜 𝑜 𝑝𝑟𝑖𝑚𝑒𝑖𝑟𝑜-𝑚𝑖𝑛𝑖𝑠𝑡𝑟𝑜 𝑒𝑛𝑡𝑒𝑛𝑑𝑒𝑟, 𝑎𝑝𝑒𝑠𝑎𝑟 𝑑𝑜 𝑐𝑎𝑜𝑠 𝑛𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑒 𝑛𝑜𝑢𝑡𝑟𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑡𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑔𝑜𝑣𝑒𝑟𝑛𝑎𝑡𝑖𝑣𝑜𝑠. 𝐶𝑜𝑚𝑜 𝑎̀𝑠 𝑣𝑒𝑧𝑒𝑠 𝑛𝑜 𝑥𝑎𝑑𝑟𝑒𝑧, 𝑜 𝑗𝑜𝑔𝑜 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑏𝑙𝑜𝑞𝑢𝑒𝑎𝑑𝑜. 𝑀𝑎𝑠 ℎ𝑎́ 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑎𝑠 𝑣𝑎𝑟𝑖𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑝𝑜𝑑𝑒𝑚 𝑜𝑐𝑜𝑟𝑟𝑒𝑟. 𝑂 𝑓𝑎𝑐𝑡𝑜 𝑒́ 𝑞𝑢𝑒 𝐶𝑜𝑠𝑡𝑎 𝑛𝑎̃𝑜 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑓𝑟𝑎𝑔𝑖𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑜 𝑒 𝑑𝑜𝑚𝑖𝑛𝑎 𝑜 𝑡𝑎𝑏𝑢𝑙𝑒𝑖𝑟𝑜, 𝑐𝑜𝑚 𝑗𝑜𝑔𝑎𝑑𝑎𝑠 𝑖𝑛𝑒𝑠𝑝𝑒𝑟𝑎𝑑𝑎𝑠 𝑒 𝑡𝑟𝑜𝑚𝑏𝑒𝑡𝑎𝑠 𝑒 𝑓𝑎𝑛𝑓𝑎𝑟𝑟𝑎𝑠.

𝟸. 𝑅𝑢𝑖 𝑅𝑖𝑜 𝑒 𝐴𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝐶𝑜𝑠𝑡𝑎 𝑝𝑟𝑜𝑡𝑎𝑔𝑜𝑛𝑖𝑧𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑑𝑜𝑖𝑠 𝑠𝑎𝑏𝑜𝑟𝑜𝑠𝑜𝑠 𝑚𝑜𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑗𝑢𝑠𝑡𝑖𝑓𝑖𝑐𝑎𝑡𝑖𝑣𝑜𝑠 𝑛𝑜𝑠 𝑢́𝑙𝑡𝑖𝑚𝑜𝑠 𝑑𝑖𝑎𝑠. 𝑅𝑖𝑜 𝑑𝑖𝑠𝑠𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑙𝑒𝑣𝑜𝑢 𝑡𝑟𝑒̂𝑠 ℎ𝑜𝑟𝑎𝑠 𝑎 𝑎𝑏𝑟𝑖𝑟 𝑎 𝑝𝑜𝑟𝑡𝑎 𝑎̀ 𝑃𝐽 𝑝𝑜𝑟𝑞𝑢𝑒 𝑢𝑠𝑎 𝑡𝑎𝑚𝑝𝑜̃𝑒𝑠 𝑛𝑜𝑠 𝑜𝑢𝑣𝑖𝑑𝑜𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑑𝑜𝑟𝑚𝑖𝑟 (𝑝𝑒𝑙𝑜𝑠 𝑣𝑖𝑠𝑡𝑜𝑠 𝑎𝑐𝑜𝑟𝑑𝑎 𝑡𝑎𝑟𝑑𝑒). 𝐴𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝐶𝑜𝑠𝑡𝑎 𝑒𝑛𝑓𝑎𝑡𝑖𝑧𝑜𝑢, 𝑠𝑒𝑚 𝑠𝑒 𝑟𝑖𝑟, 𝑞𝑢𝑒 𝑜𝑠 𝑐𝑎𝑠𝑜𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑙𝑒𝑣𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑎 𝑑𝑒𝑚𝑖𝑠𝑠𝑜̃𝑒𝑠 𝑑𝑜𝑠 𝑚𝑒𝑚𝑏𝑟𝑜𝑠 𝑑𝑜 𝐸𝑥𝑒𝑐𝑢𝑡𝑖𝑣𝑜 𝑛𝑎̃𝑜 𝑡𝑖𝑣𝑒𝑟𝑎𝑚 𝑎 𝑣𝑒𝑟 𝑐𝑜𝑚 𝑎𝑡𝑜𝑠 𝑝𝑟𝑎𝑡𝑖𝑐𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑛𝑒𝑠𝑠𝑎𝑠 𝑓𝑢𝑛𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠. 𝐷𝑢𝑎𝑠 𝑟𝑒𝑠𝑝𝑜𝑠𝑡𝑎𝑠 𝑏𝑟𝑖𝑙ℎ𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠! 𝐴 𝑝𝑟𝑜𝑙𝑜𝑛𝑔𝑎𝑑𝑎 𝑠𝑜𝑛𝑒𝑐𝑎 𝑑𝑒 𝑅𝑢𝑖 𝑅𝑖𝑜 𝑑𝑒𝑢 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑜 𝑎 𝑞𝑢𝑒 𝑜𝑠 𝑜́𝑟𝑔𝑎̃𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑖𝑛𝑓𝑜𝑟𝑚𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑛𝑎̃𝑜 𝑠𝑎𝑏𝑖𝑎𝑚 𝑑𝑎 𝑜𝑝𝑒𝑟𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑡𝑖𝑣𝑒𝑠𝑠𝑒𝑚 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑐ℎ𝑒𝑔𝑎𝑟 𝑎̀ 𝑐𝑎𝑠𝑎 𝑑𝑜 𝑒𝑥-𝑙𝑖́𝑑𝑒𝑟 𝑠𝑜𝑐𝑖𝑎𝑙-𝑑𝑒𝑚𝑜𝑐𝑟𝑎𝑡𝑎. 𝐸 𝑎𝑠𝑠𝑖𝑚 𝑎𝑝𝑎𝑛ℎ𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑜 𝑔𝑙𝑜𝑟𝑖𝑜𝑠𝑜 𝑒 ℎ𝑖𝑙𝑎𝑟𝑖𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑚𝑜𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑑𝑎 𝑣𝑎𝑟𝑎𝑛𝑑𝑎, 𝑜 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑒𝑖𝑜 𝑛𝑜 𝑣𝑒𝑙ℎ𝑜 𝑆𝑖𝑚𝑐𝑎 𝑒 𝑎𝑠 𝑟𝑒𝑠𝑝𝑒𝑡𝑖𝑣𝑎𝑠 𝑑𝑒𝑐𝑙𝑎𝑟𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠. 𝐴𝑔𝑜𝑟𝑎, ℎ𝑎́ 𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑟𝑎𝑟 𝑎 𝑒𝑣𝑜𝑙𝑢𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑜 𝑐𝑎𝑠𝑜 𝑑𝑜𝑠 𝑎𝑠𝑠𝑒𝑠𝑠𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑓𝑎𝑛𝑡𝑎𝑠𝑚𝑎. 𝐸𝑠𝑡𝑎́ 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑟𝑜𝑣𝑎𝑑𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑛𝑎̃𝑜 𝑒́ 𝑠𝑜́ 𝑛𝑜 𝑃𝑆𝐷 𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑥𝑖𝑠𝑡𝑒𝑚. 𝐸 ℎ𝑎́ 𝑞𝑢𝑒 𝑣𝑒𝑟 𝑠𝑒 𝑎 𝑚𝑖𝑠𝑡𝑢𝑟𝑎𝑑𝑎 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒 𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑒́ 𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑙𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑒 𝑑𝑜𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑑𝑜𝑠 𝑠𝑒 𝑙𝑖𝑚𝑖𝑡𝑎 𝑎 𝑠𝑎𝑙𝑎́𝑟𝑖𝑜𝑠 𝑒 𝑝𝑒𝑠𝑠𝑜𝑎𝑠, 𝑜𝑢 𝑠𝑒 𝑒́ 𝑒𝑠𝑡𝑒𝑛𝑑𝑖𝑑𝑎 𝑎 𝑜𝑢𝑡𝑟𝑎𝑠 𝑎́𝑟𝑒𝑎𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑎 𝑎𝑞𝑢𝑖𝑠𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒 𝑢𝑡𝑖𝑙𝑖𝑧𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑐𝑒𝑟𝑡𝑜𝑠 𝑏𝑒𝑛𝑠, 𝑢𝑚𝑎 𝑣𝑒𝑧 𝑞𝑢𝑒 𝑜𝑠 𝑛𝑢́𝑚𝑒𝑟𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑖𝑏𝑢𝑖𝑛𝑡𝑒 𝑠𝑎̃𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑢𝑛𝑠. 𝑂 𝑀𝑖𝑛𝑖𝑠𝑡𝑒́𝑟𝑖𝑜 𝑃𝑢́𝑏𝑙𝑖𝑐𝑜 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑜𝑏𝑟𝑖𝑔𝑎𝑑𝑜 𝑎 𝑎𝑙𝑎𝑟𝑔𝑎𝑟 𝑎 𝑖𝑛𝑣𝑒𝑠𝑡𝑖𝑔𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑎 𝑡𝑜𝑑𝑜 𝑜 𝑢𝑛𝑖𝑣𝑒𝑟𝑠𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑙𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑎𝑟 𝑒 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑑𝑎́𝑟𝑖𝑜, 𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑣𝑎𝑖 𝑝𝑟𝑜𝑙𝑜𝑛𝑔𝑎𝑟 𝑎𝑙𝑔𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑐̧𝑜𝑢 𝑐𝑜𝑚 𝑢𝑚𝑎 𝑛𝑜𝑡𝑖́𝑐𝑖𝑎 𝑑𝑎 𝑆𝑎́𝑏𝑎𝑑𝑜, 𝑒𝑚 𝟸𝟶𝟷𝟾.

𝟹. 𝑂 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑡𝑟𝑖𝑠𝑡𝑒 𝑑𝑒 𝑠𝑖𝑡𝑢𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑎𝑠 𝑒𝑥𝑝𝑜𝑠𝑡𝑎𝑠 𝑎𝑐𝑖𝑚𝑎 (𝑎 𝑓𝑖𝑛𝑡𝑎 𝑑𝑒 𝐶𝑜𝑠𝑡𝑎 𝑎 𝑀𝑎𝑟𝑐𝑒𝑙𝑜 𝑛𝑜 𝐶𝑜𝑛𝑠𝑒𝑙ℎ𝑜 𝑑𝑒 𝐸𝑠𝑡𝑎𝑑𝑜, 𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑖́𝑐𝑖𝑜 𝑑𝑒 𝑅𝑖𝑜 𝑎̀ 𝑣𝑎𝑟𝑎𝑛𝑑𝑎, 𝑜 𝑐𝑎𝑠𝑜 𝑑𝑜𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑑𝑜𝑠 𝑠𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑓𝑢𝑛𝑑𝑖𝑟𝑒𝑚 𝑐𝑜𝑚 𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑙𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜, 𝑎 𝑔𝑒𝑠𝑡𝑎̃𝑜 𝑐𝑎𝑜́𝑡𝑖𝑐𝑎 𝑑𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑒𝑚𝑝𝑟𝑒𝑠𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑎 𝑇𝐴𝑃, 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑐𝑖𝑡𝑎𝑟 𝑠𝑜́ 𝑐𝑜𝑖𝑠𝑎𝑠 𝑟𝑒𝑐𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠) 𝑒́ 𝑎 𝑠𝑒𝑛𝑠𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑡𝑒𝑟𝑚𝑜𝑠 𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑙𝑎𝑠𝑠𝑒 𝑝𝑜𝑙𝑖́𝑡𝑖𝑐𝑎 𝑞𝑢𝑒 𝑎𝑡𝑢𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑢𝑚 𝑔𝑟𝑢𝑝𝑜 𝑑𝑒 𝑎𝑑𝑜𝑙𝑒𝑠𝑐𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑖𝑛𝑐𝑜𝑛𝑠𝑐𝑖𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠. 𝐸́ 𝑒𝑥𝑎𝑡𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑝𝑜𝑟 𝑖𝑠𝑠𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑒𝑚𝑝𝑟𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑞𝑢𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑢𝑚𝑎 𝑝𝑒𝑠𝑠𝑜𝑎 𝑑𝑜 𝑐𝑎𝑙𝑖𝑏𝑟𝑒 𝑑𝑒 𝐶𝑎𝑣𝑎𝑐𝑜 𝑆𝑖𝑙𝑣𝑎 𝑓𝑎𝑙𝑎, 𝑜 𝑝𝑎𝑖́𝑠 𝑎𝑔𝑖𝑡𝑎-𝑠𝑒 𝑒 𝑝𝑎𝑟𝑎. 𝐹𝑎𝑙𝑡𝑎 𝑎𝑙𝑔𝑢𝑒́𝑚 𝑐𝑜𝑚 𝑒𝑠𝑠𝑎 𝑖𝑛𝑓𝑙𝑢𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑎̀ 𝑒𝑠𝑞𝑢𝑒𝑟𝑑𝑎, 𝑑𝑒𝑠𝑑𝑒 𝑎 𝑚𝑜𝑟𝑡𝑒 𝑑𝑜𝑠 𝑃𝑟𝑒𝑠𝑖𝑑𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑆𝑎𝑚𝑝𝑎𝑖𝑜 𝑒 𝑆𝑜𝑎𝑟𝑒𝑠. 𝐴𝑜 𝑛𝑖́𝑣𝑒𝑙 𝑝𝑎𝑟𝑙𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑎𝑟, 𝑜 𝑑𝑒𝑏𝑎𝑡𝑒 𝑑𝑎 𝑁𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑚𝑜𝑠𝑡𝑟𝑜𝑢 𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑙𝑒𝑡𝑎 𝑝𝑜𝑏𝑟𝑒𝑧𝑎 𝑛𝑜 𝑣𝑒𝑟𝑏𝑜 𝑒𝑚 𝑡𝑜𝑑𝑎𝑠 𝑎𝑠 𝑏𝑎𝑛𝑐𝑎𝑑𝑎𝑠. 𝑁𝑒𝑚 𝑉𝑒𝑛𝑡𝑢𝑟𝑎, 𝑑𝑒𝑠𝑡𝑎 𝑣𝑒𝑧, 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑒𝑔𝑢𝑖𝑢 𝑢𝑚𝑎 𝑡𝑖𝑟𝑎𝑑𝑎 𝑑𝑒 𝑗𝑒𝑖𝑡𝑜. 𝐶𝑜𝑠𝑡𝑎 𝑒𝑠𝑡𝑒𝑣𝑒 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑑𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑎̀ 𝑣𝑜𝑛𝑡𝑎𝑑𝑒. 𝐸𝑠𝑡𝑒𝑣𝑒 𝑚𝑒𝑠𝑚𝑜 𝑎̀ 𝑣𝑜𝑛𝑡𝑎𝑑𝑖𝑛ℎ𝑎. 𝐴 𝑖𝑙𝑢𝑠𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑜 𝑝𝑎𝑖́𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑚𝑒𝑙ℎ𝑜𝑟 𝑒 𝑜𝑠 𝑝𝑜𝑟𝑡𝑢𝑔𝑢𝑒𝑠𝑒𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑐̧𝑎𝑚 𝑎 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑟 𝑡𝑎𝑚𝑏𝑒́𝑚 𝑒́ 𝑢𝑚𝑎 𝑓𝑖𝑐𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑒 𝑣𝑎𝑖 𝑔𝑒𝑟𝑖𝑛𝑑𝑜, 𝑒𝑚𝑝𝑢𝑟𝑟𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑎 𝑏𝑎𝑟𝑟𝑖𝑔𝑎. 𝐸𝑚 𝟸𝟶𝟸𝟼, 𝑜𝑢 𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑠𝑒 𝐶𝑜𝑠𝑡𝑎 𝑠𝑎𝑖𝑟, 𝑣𝑖𝑟𝑎́ 𝑎 𝑓𝑎𝑡𝑢𝑟𝑎 𝑎𝑐𝑟𝑒𝑠𝑐𝑖𝑑𝑎 𝑑𝑒 𝑗𝑢𝑟𝑜𝑠.

𝟺. 𝑂 𝑓𝑢𝑙𝑔𝑜𝑟 𝑐𝑜𝑛𝑓𝑖𝑠𝑐𝑎𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑜 𝑑𝑎 𝑑𝑢𝑝𝑙𝑎 𝐶𝑎𝑟𝑙𝑜𝑠 𝐴𝑙𝑒𝑥𝑎𝑛𝑑𝑟𝑒 𝑒 𝑅𝑜𝑠𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑇𝑒𝑖𝑥𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑒́ 𝑗𝑎́ 𝑝𝑟𝑜𝑣𝑒𝑟𝑏𝑖𝑎𝑙. 𝐴𝑔𝑜𝑟𝑎 𝑓𝑜𝑖 𝑎 𝑣𝑒𝑧 𝑑𝑒 𝐴𝑟𝑚𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑃𝑒𝑟𝑒𝑖𝑟𝑎, 𝑜 𝑠𝑢𝑝𝑒𝑟𝑚𝑖𝑙𝑖𝑜𝑛𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑑𝑜 𝑔𝑟𝑢𝑝𝑜 𝐴𝑙𝑡𝑖𝑐𝑒, 𝑒 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑝𝑎𝑟𝑐𝑒𝑖𝑟𝑜 𝐻𝑒𝑟𝑛𝑎̂𝑛𝑖 𝐴𝑛𝑡𝑢𝑛𝑒𝑠 𝑣𝑒𝑟𝑒𝑚 𝑎𝑝𝑟𝑒𝑒𝑛𝑑𝑖𝑑𝑜𝑠 𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑢𝑠 𝑎𝑢𝑡𝑜𝑚𝑜́𝑣𝑒𝑖𝑠 𝑡𝑜𝑝𝑜 𝑑𝑒 𝑔𝑎𝑚𝑎 𝑛𝑜 𝑣𝑎𝑙𝑜𝑟 𝑑𝑒 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜𝑠 𝑚𝑖𝑙ℎ𝑜̃𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝑒𝑢𝑟𝑜𝑠. 𝐸́ 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑒𝑑𝑖𝑑𝑎 𝑐𝑎𝑢𝑡𝑒𝑙𝑎𝑟 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎𝑠𝑠𝑒𝑔𝑢𝑟𝑎𝑟 𝑓𝑢𝑡𝑢𝑟𝑎𝑠 𝑖𝑛𝑑𝑒𝑚𝑛𝑖𝑧𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑒 𝑡𝑒𝑚 𝑠𝑒𝑛𝑡𝑖𝑑𝑜. 𝐼𝑠𝑡𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑛𝑎̃𝑜 𝑠𝑒 𝑣𝑒𝑛ℎ𝑎 𝑎 𝑣𝑒𝑟𝑖𝑓𝑖𝑐𝑎𝑟 𝑑𝑒𝑠𝑎𝑗𝑢𝑠𝑡𝑎𝑑𝑎, 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑎𝑐𝑜𝑛𝑡𝑒𝑐𝑒𝑢 𝑛𝑜 𝑝𝑟𝑜𝑐𝑒𝑠𝑠𝑜 𝐵𝑃𝑁. 𝑁𝑎 𝑎𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎 𝑅𝑖𝑐𝑎𝑟𝑑𝑜 𝑂𝑙𝑖𝑣𝑒𝑖𝑟𝑎, 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒𝑡𝑎𝑛𝑡𝑜 𝑓𝑎𝑙𝑒𝑐𝑖𝑑𝑜, 𝑣𝑖𝑢 𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑐𝑜𝑙𝑒𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑐𝑎𝑟𝑟𝑜𝑠 𝑎𝑟𝑟𝑒𝑠𝑡𝑎𝑑𝑎 𝑒 𝑓𝑜𝑖 𝑜𝑏𝑟𝑖𝑔𝑎𝑑𝑜 𝑎 𝑝𝑟𝑒𝑠𝑡𝑎𝑟 𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑎𝑢𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑐𝑖𝑛𝑐𝑜 𝑚𝑖𝑙ℎ𝑜̃𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝑒𝑢𝑟𝑜𝑠. 𝐷𝑒𝑝𝑜𝑖𝑠, 𝑓𝑜𝑖 𝑙ℎ𝑒 𝑟𝑖𝑔𝑜𝑟𝑜𝑠𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑡𝑢𝑑𝑜 𝑑𝑒𝑣𝑜𝑙𝑣𝑖𝑑𝑜. 𝑈𝑚 𝑡𝑖𝑟𝑜 𝑑𝑒 𝑝𝑜́𝑙𝑣𝑜𝑟𝑎 𝑠𝑒𝑐𝑎 𝑒 𝑢𝑚𝑎 ℎ𝑢𝑚𝑖𝑙ℎ𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑛𝑒𝑐𝑒𝑠𝑠𝑎́𝑟𝑖𝑎, 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑒 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑟𝑎 𝑛𝑎̃𝑜 𝑣𝑒𝑟 𝑟𝑒𝑝𝑒𝑡𝑖𝑑𝑎. 𝑂 𝑐𝑎𝑠𝑜 𝐴𝑙𝑡𝑖𝑐𝑒 𝑒́ 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑙𝑒𝑥𝑜 𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑎 𝑎𝑓𝑒𝑡𝑎𝑟 𝑎 𝑖𝑚𝑎𝑔𝑒𝑚 𝑑𝑎 𝑝𝑟𝑜́𝑝𝑟𝑖𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑎𝑛ℎ𝑖𝑎 𝑛𝑜 𝑝𝑙𝑎𝑛𝑜 𝑖𝑛𝑡𝑒𝑟𝑛𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙. 𝐸́ 𝑎𝑖𝑛𝑑𝑎 𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑒𝑞𝑢𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑖𝑛𝑑𝑖𝑟𝑒𝑡𝑎 𝑑𝑎 𝑚𝑖𝑠𝑒𝑟𝑎́𝑣𝑒𝑙 𝑠𝑢𝑐𝑒𝑠𝑠𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑔𝑜𝑙𝑝𝑎𝑑𝑎𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑑𝑒𝑠𝑡𝑟𝑢𝑖́𝑟𝑎𝑚 𝑎 𝑃𝑜𝑟𝑡𝑢𝑔𝑎𝑙 𝑇𝑒𝑙𝑒𝑐𝑜𝑚, 𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑎𝑛ℎ𝑖𝑎 𝑞𝑢𝑒 𝑐ℎ𝑒𝑔𝑜𝑢 𝑎 𝑜𝑟𝑔𝑢𝑙ℎ𝑎𝑟 𝑞𝑢𝑎𝑙𝑞𝑢𝑒𝑟 𝑝𝑜𝑟𝑡𝑢𝑔𝑢𝑒̂𝑠 𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑟𝑎 𝑜𝑠𝑡𝑒𝑛𝑡𝑎𝑑𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑢𝑚 𝑒𝑚𝑏𝑙𝑒𝑚𝑎 𝑛𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙. 𝐴𝑓𝑖𝑛𝑎𝑙, 𝑟𝑒𝑏𝑒𝑛𝑡𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑐𝑜𝑚 𝑒𝑙𝑎 𝑛𝑢𝑚 𝑖𝑛𝑠𝑡𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑒 𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑢𝑠 𝑠𝑢𝑐𝑒𝑑𝑎̂𝑛𝑒𝑜𝑠 𝑛𝑎̃𝑜 𝑠𝑒 𝑎𝑝𝑟𝑒𝑠𝑒𝑛𝑡𝑎𝑚 𝑟𝑒𝑙𝑢𝑧𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠.

𝟻. 𝐴𝑜 𝑛𝑖́𝑣𝑒𝑙 𝑑𝑎 𝐸𝑓𝑎𝑐𝑒𝑐, 𝑚𝑜𝑖𝑡𝑎 𝑐𝑎𝑟𝑟𝑎𝑠𝑐𝑜. 𝑃𝑎𝑟𝑒𝑐𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑒 𝑛𝑒𝑔𝑜𝑐𝑒𝑖𝑎. 𝑃𝑎𝑟𝑒𝑐𝑒 𝑞𝑢𝑒 ℎ𝑎́ 𝑢𝑛𝑠 𝑝𝑟𝑜𝑏𝑙𝑒𝑚𝑎𝑠 𝑐𝑜𝑚 𝑜𝑠 𝑜𝑏𝑟𝑖𝑔𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑖𝑠𝑡𝑎𝑠. 𝑃𝑎𝑟𝑒𝑐𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑒́ 𝑣𝑒𝑟𝑎̃𝑜 𝑒 𝑝𝑎𝑟𝑒𝑐𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑎 𝑚𝑎𝑙𝑡𝑎 𝑣𝑎𝑖 𝑎 𝑏𝑎𝑛ℎ𝑜𝑠. 𝐿𝑎́ 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑠𝑒𝑡𝑒𝑚𝑏𝑟𝑜/𝑜𝑢𝑡𝑢𝑏𝑟𝑜 𝑑𝑖𝑟𝑎̃𝑜 𝑞𝑢𝑎𝑙𝑞𝑢𝑒𝑟 𝑐𝑜𝑖𝑠𝑎 𝑡𝑖𝑝𝑜: 𝑎𝑠 𝑐𝑜𝑖𝑠𝑎𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑎̃𝑜 𝑎 𝑎𝑛𝑑𝑎𝑟 𝑒 𝑎𝑠 𝑛𝑒𝑔𝑜𝑐𝑖𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑗𝑎́ (𝑜 𝑗𝑎́ 𝑒́ 𝑠𝑒𝑚𝑝𝑟𝑒 𝑒𝑠𝑠𝑒𝑛𝑐𝑖𝑎𝑙) 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑛𝑢𝑚𝑎 𝑓𝑎𝑠𝑒 𝑑𝑒𝑐𝑖𝑠𝑖𝑣𝑎, 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑟𝑎𝑛𝑑𝑜-𝑠𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑟𝑒𝑠𝑜𝑙𝑢𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑝𝑜𝑠𝑖𝑡𝑖𝑣𝑎 𝑎𝑡𝑒́ 𝑎𝑜 𝑓𝑖𝑚 𝑑𝑜 𝑎𝑛𝑜. 𝑉𝑎𝑖 𝑢𝑚𝑎 𝑎𝑝𝑜𝑠𝑡𝑎?

𝟼. 𝐻𝑎́ 𝑡𝑟𝑎𝑏𝑎𝑙ℎ𝑜𝑠 𝑗𝑜𝑟𝑛𝑎𝑙𝑖́𝑠𝑡𝑖𝑐𝑜𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑑𝑖𝑠𝑝𝑒𝑛𝑠𝑎𝑚 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑛𝑡𝑎́𝑟𝑖𝑜𝑠. 𝑈𝑚 𝑑𝑒𝑙𝑒𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑣𝑎 𝑛𝑜 𝑃𝑢́𝑏𝑙𝑖𝑐𝑜 𝑑𝑒 𝑑𝑜𝑚𝑖𝑛𝑔𝑜. 𝑅𝑒𝑣𝑒𝑙𝑎𝑣𝑎 𝑞𝑢𝑒 ℎ𝑜𝑢𝑣𝑒 𝑛𝑜𝑣𝑒 𝑗𝑢𝑖́𝑧𝑒𝑠 𝑑𝑜 𝑇𝑟𝑖𝑏𝑢𝑛𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝐶𝑜𝑛𝑡𝑎𝑠 𝑎 𝑟𝑒𝑐𝑒𝑏𝑒𝑟𝑒𝑚 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑒𝑛𝑠𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑝𝑜𝑟 𝑓𝑒́𝑟𝑖𝑎𝑠 𝑛𝑎̃𝑜 𝑔𝑜𝑧𝑎𝑑𝑎𝑠. 𝐼𝑠𝑡𝑜 𝑎𝑝𝑒𝑠𝑎𝑟 𝑑𝑎𝑠 𝑓𝑒́𝑟𝑖𝑎𝑠 𝑗𝑢𝑑𝑖𝑐𝑖𝑎𝑖𝑠 𝑑𝑢𝑟𝑎𝑟𝑒𝑚 𝑑𝑜𝑖𝑠 𝑚𝑒𝑠𝑒𝑠. 𝐴𝑠 𝑖𝑛𝑑𝑒𝑚𝑛𝑖𝑧𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑐ℎ𝑒𝑔𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑎 𝑠𝑢𝑝𝑒𝑟𝑎𝑟 𝟹𝟶 𝑚𝑖𝑙 𝑒𝑢𝑟𝑜𝑠. 𝐴𝑡𝑒́ 𝑛𝑜 𝑇𝑟𝑖𝑏𝑢𝑛𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝐶𝑜𝑛𝑡𝑎𝑠 ℎ𝑎́ 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑎𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑟𝑎𝑛ℎ𝑎𝑠.

* Jornalista

IN "iN" - 25/07/23 .

 .

 

3421.UNIÃO

EUROPEIA


POLÓNIA

VARSÓVIA
Primeiro-ministro polaco alerta para 
proximidade de mercenários do 
grupo wagner



FONTE:   Euronews -30/07/23 

NR: A Polónia é membro fundador da NATO, se calhar querem provocar uma intervenção militar da organização.

putin  HUYLO

putin é um canalha.

 .

POBRES DE NÓS
5.Uɱɑ ɦistσ́ɾiɑ ɑƞiɱɑɗɑ ɗɑ pσbɾezɑ
𝐏𝐎𝐑 𝐐𝐔𝐄 POBREZA?
 
 
(CONTINUA DOMINGO PRÓXIMO)

FONTE: THE WHY - SETEMBRO 2013

NR: Este documentário está a fazer 10 anos e neste tempo aumentaram os pobres, algumas alusões estão compreensivelmente datadas. Não feche os olhos, não finja que não é consigo, veja o vídeo na íntegra e arrependa-se de ser indiferente....
.
CVIII - VISITA GUIADA

Museu José Malhoa/2

Caldas da Rainha - PORTUGAL




* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.