.
262-ARTE ARRISCADA
รเรм๏φяลƒเลร ¢๏яק๏яลเร/3

Interpretação:
Ana Reis, 
Candice Didonet, 
Cacá Fonseca, 
Cássia Nunes, 
Filipe Britto, 
Igor Zargov, 
Maycira Leão, 
Marila Veloso, 
Pedro Britto, 
Ricardo Alvarenga, 
Thiago Costa.


Coreografia:
Cacá Fonseca 
Produção:
Pedro Brito



ÚLTIMA PARTE

* O espetáculo Sismografias Corporais foi concebido na Residência Artística homônima realizada na Fazenda Fortaleza (Cumari-GO) em fevereiro de 2017. 
Trata-se de uma criação colaborativa entre 11 artistas, entre coreógrafos, performers, músico, arquiteto e artista visual que explora as intersecções entre geografia e dança, em experimentos coreogeográficos, onde os corpos configuram-se como acionadores sensoriais das vibrações da crosta terrestre, desde as mais sutis e ínfimas às extremas e disruptivas. 
Este projeto foi financiado pelo Edital de Dança da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte do Governo de Goiás (2015).


FONTE:   Zab Kov 

..


ENGENHARIA DE TOPO/41

41.4-A ponte mais alta do mundo


FONTE: resistencia40

 

XXXIII - AS ESPOSAS
DOS DITADORES
1-As Ilusionistas


(CONTINUA PRÓXIMA TERÇA)


FONTE:    Arthur Monteiro


NR: Infelizmente a qualidade de imagem do último episódio desta interessante série é má. Não encontrámos conversores para apresentar melhor e só decidimos editar pela importância do conteúdo histórico revelado pela voz off.
As nossas desculpa por culpa a que somos alheios..
.
Mistérios do Centro da Terra/6


Bartolomeu
.

AURORA RIBEIRO

 .




Mamilos de trazer ao peito

Para este início de 2023, reúno nestas linhas alguns gestos recentes da vida artística e cultural açoriana. A escolha é pessoal e, mesmo que não tenha qualquer feição partidária, não deixa de ser, claro, política.

A arte avança sempre um, dois ou mil passos mais à frente. Em certos momentos e temas, só mesmo a arte consegue avançar. O seu poder tanto reside na mais subtil simplicidade, como em estrondosos impactos, ou por via de forças desconhecidas. Por vezes alastra rapidamente em terreno fértil, outras vezes demora a entranhar-se e a fazer-se valer. Seja como for, terá de haver quem a faça, quem a viva, quem a incentive e quem a debata. Para este início de 2023, reúno nestas linhas alguns gestos recentes da vida artística e cultural açoriana. A escolha é pessoal e, mesmo que não tenha qualquer feição partidária, não deixa de ser, claro, política.

Rádio - “O Fim dos Princípios” é um programa de rádio na Antena 1 Açores. Foi pela primeira vez para o ar a 20 de junho de 2021. Selecionada e lida por Helena Barros, “a literatura ao abrir da semana” abre um buraco no tempo e no espaço onde nos suspendem palavras, açorianas e de além mar, de hoje e de ontem. Literatura sobre a arte, o amor, o desejo, as ilhas, a felicidade ou a literatura em si mesma. Um aceno de liberdade da própria Helena, que aconchega cada excerto lido na partilha da sua emoção e arte. Aos domingos, a partir das 21h ou em permanência na RTP Play.

Cinema - É incontornável o filme sensação “O Lobo e o Cão” de Cláudia Varejão, a que o público faialense poderá assistir já no próximo mês pela mão do Cineclube do Faial e que a autora apresenta como “uma encantada ode à comunidade queer da ilha” de São Miguel, onde filmou. Mas importa salientar o legado de mostras como a “Imprópria”, um evento cultural de intervenção social dedicada ao cinema de igualdade de género ou o ciclo “As Malcriadas”, que o Cineclube do Faial trouxe em 2022, com o fito de trazer histórias de mulheres que se insurgem face à cultura patriarcal, às amarras da tradição e da religião, ou perante tensões sociais e políticas.

Artes Plásticas - Raquel Vila Arisa é a “Lapa Brava”, ilustradora, em cujo trabalho as mulheres são motivo central, e onde os seus corpos se escondem ou afirmam na sua relação com o mundo, com as tradições, com os homens e com outras mulheres. Além da leitura crítica, as composições em stencil desta autora exortam também à emancipação feminina, não apenas da mulher enquanto ser abstrato, mas da mulher e da rapariga açoriana de hoje. Helena Chaves Bulcão iniciou recentemente o trabalho de artesã com o nome “Pudiquices”, criando objetos inspirados em partes do corpo censuradas e mesmo desconhecidas (para alguns). Mamilos, vulvas e clitóris de usar ao peito ou trazer por casa. Ambas as artistas estão no instagram.

A transformação não acontece sem ousadia, provocação e muito apoio. Falta ainda que entidades culturais regionais, como museus, bibliotecas e outros, se atrevam a acolher, convidar e a incentivar a criação, a provocação e o diálogo sobre os assuntos do aqui, do agora, de toda a gente. No Faial isso fará, certamente, toda a diferença.

* Licenciada em Cinema, mestre em Comunicação e Media, bolseira de doutoramento em Sociologia no ICS da Universidade de Lisboa. Nasceu em Lisboa e vive na Horta, Açores, desde 2008. Co-diretora do Festival Maravilha na Horta.

IN "ESQUERDA" - 28/01/23.

 .

 

3246.UNIÃO

EUROPEIA


CHÉQUIA

Incubadora tecnológica de Brno
estimula inovação e luta 
 contra declínio económico




FONTE:   euronews  

putin  HUYLO

putin é um canalha.


420-BEBERICANDO

COMO FAZER
"BATIDA DE AÇAÍ COM PAÇOCA"

FONTE:Mundo dos Drinks

 .

XXV-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

4- CASAS DAS MÁQUINAS
Estúɗiσs que Gɾɑνɑɱ Histσ́ɾiɑ
ɠ๏l๔єภ թ๏ภץ




* Documentário sobre estúdios de gravação nacionais, da autoria de Rui Miguel Abreu e Eduardo Morais. 
 
Neste episódio, visitamos o Golden Pony, estúdio referência da música indie portuguesa, nos últimos dez anos. Nasceu em 2005, pelas mãos de Eduardo Vinhas (literalmente), que inicialmente tinha idealizado um espaço onde pudesse criar as suas canções e onde a sua banda pudesse ensaiar. Não demorou muito até que a sala de ensaios se transformasse em estúdio. Eduardo Vinhas foi convidado a gravar um disco de versões dos The Velvet Underground, com músicos portugueses, como Jorge Palma e os Pop Dell’ Arte. A partir de então Neste documentário participam o fundador Eduardo Vinhas, João Branco Kyron (Hipnótica, Beautify Junkyards), Manuel Simões (Norton), B Fachada e Branca (Pega Monstro). O estúdio lisboeta é responsável pela produção de músicas/ álbuns de bandas portugueses como Minta & The Brook Trout, Norberto Lobo, Lula Pena, Norton, B Fachada, Márcia, Diabo na Cruz ou Pop Dell’ Arte, e até alguns artistas internacionais, como Josephine Foster, Steve Gunn ou Angel Olsen.

FONTE:  Antena 3.
.
Gustavo Reinas e Sónia Tavares
Clássico


The Voice Portugal 2022 - Final

.

ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
128-tɾᥙϙᥙᥱ⳽ ᥴoຕ ᥴoຕɩᑯᥲ/27


FONTE:IDEIAS INCRÍVEIS

 .

3̷0̷ A̷N̷O̷S̷, 3̷0̷ H̷I̷S̷T̷Ó̷R̷I̷A̷S̷

14- 600 ρεѕѕσαѕ ƒιcαяαм α νινεя
иα яυα εм ρlεиσ ιиνεяиσ



* Que país éramos há 30 anos? E que país construímos desde então? Conheça as 30 histórias que foram notícia no primeiro ano de emissão da SIC e o que aconteceu aos seus protagonistas nas três décadas seguintes. Uma viagem no tempo com os dados da PORDATA. 

No décimo quarto episódio desta série «30 anos, 30 histórias» recorda-se que há precisamente 30 anos, mais de 600 pessoas protagonizaram o maior despejo de sempre em Portugal. Em pleno inverno, famílias inteiras ficaram a viver na rua e entraram na história recente do país como os desalojados de Camarate. na madrugada de 1 de janeiro de 1993.

FONTE:  ffmspt.
.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰
       160) O Melhor Filme
       Que Foi ESNOBADO Pelo Oscar 2023
       'DECISÃO DE PARTIR'


FONTE:  EntrePlanos
.

 .

O FUTEBOL ERA BEM DIFERENTE

Como o jogo mudou desde

a antiga China até o século 19

 


 FONTE:   Uma história a mais.

 .

Sιɴαιѕ de ѕιlêɴcιo, υм Ferrαrι ɴα ɢαrαɢeм e ғerroαdαѕ. Oѕ 'вlooperѕ' dα coɴveɴçα̃o do Cнeɢα



FONTE:  Observador.
.

3326
Senso d'hoje
JOÃO MIGUEL TAVARES
PEDRO MEXIA
RICARDO ARAÚJO PEREIRA
CARLOS VAZ MARQUES
ANALISTAS POLÍTICOS
EQUIPA DO PROGRAMA
Cujo nome estão legalmente impedidos de dizer!
Ministro dos filhos e
 enteados,ministro da roupa
 suja e ministro do palco


 











FONTE : SIC Notícias 

* Bem haja por esta boa informação..

 .

4-ESTA MERDA CUSTA 

4,2 MILHÕES DE EUROS+IVA

(SÓ O EQUIPAMENTO DE LUZ, VÍDEO E SOM EM TODO

O RECINTO ACRESCE MAIS DE 4 MILHÕES DE €s)


E PARA QUÊ?

Ora para quê, para o líder da mais antiga e maior organização criminosa do mundo assentar a peida durante meia dúzia de horas.

Ele que na quinta-feira 26/01, discriminou os homossexuais católicos dizendo que são pecadores! Ainda comentou que a homossexualidade não devia ser considerada crime, "uma no cravo, outra na ditadura", para que o "chico esperto" pareça bonzinho.


Tʝι
O PAPA PALCO É MAIS ƲM MOŊO DE CIMEŊTO COM CƲSTOS ASTROŊÓMICOS?



FONTE:  Tji.
.


289-SUBTILEZAS

6 DICAS PARA DAR EM CIMA
DE ALGUÉM SEM ESTRAGAR TUDO


RESUMO ANIMADO


FONTE:Minutos Psíquicos

 .

ꓦᛊᚱᚣ ᚧᚣᚢᛁᚳᛁᚢᚣ

vเ๏lค̃๏ ςlค́รรเς๏

ƇԼƛƧƧƖƇƛԼ ƓƲƖƬƛƦ ƇƠƝƇЄƦƬ/3

SICCAS GUITAR

Concerto em Karlsruhe

ALEMANHA


 


𝗘𝘁𝘂𝗱𝗲 𝗡𝗼. 𝟭𝟭 𝗯𝘆 𝗛𝗲𝗶𝘁𝗼𝗿 𝗩𝗶𝗹𝗹𝗮-𝗟𝗼𝗯𝗼𝘀 𝗟𝗶𝗯𝗲𝗿𝗮 𝗲 𝗹𝗶𝗯𝗲𝗿 𝗯𝘆 𝗡𝗶𝗸𝗶𝘁𝗮 𝗞𝗼𝘀𝗵𝗸𝗶𝗻 𝗧𝗮𝗿𝗮𝗻𝘁𝗲𝗹𝗹𝗮 𝗯𝘆 𝗝𝗼𝗵𝗮𝗻𝗻 𝗞𝗮𝘀𝗽𝗲𝗿 𝗠𝗲𝗿𝘁𝘇 𝗔𝗸𝘀𝗲𝗯𝗮𝗿𝗮 𝗯𝘆 𝗔𝗻𝗱𝗿𝗲𝘆 𝗭𝗲𝗹𝗲𝗻𝘀𝗸𝘆

FONTE: SiccasGuitars

.

.

MINUTOS DE
CIÊNCIA/418
QUAL É O VALOR DO X?
Só os GÉNIOS conseguem resolver
esta EQUAÇÃO EXPONENCIAL



* Este blogue não anda desesperadamente à procura de likes e de toques em sininhos



FONTE:   Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio..


LXVI- MEGA MÁQUINAS
7-Metro de São Paulo

O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE:Júlio Cesar


JOÃO GONÇALVES

 .


Os camarlengos portugueses
e o Papa

Francisco tende a explicar-se muito "par délicatesse", mas sabe tão bem como os seus predecessores que não existe doutrina da Igreja sem dogma.

E quando subsistem dúvidas ou hesitações por causa da correcção política - que ele habituou mal nestes dez anos de pontificado -, clarifica a doutrina milenar, como, aliás, lhe compete. Falemos das Jornadas Mundiais da Juventude que se realizam em Lisboa na primeira semana de Agosto. Desde logo, e vejo isso pouco sublinhado, as "jornadas" são católicas.

Quando foi anunciado, em Janeiro de 2019, que as próximas seriam aqui, o regime todo, desde o quarto de hotel de onde Marcelo celebrou histericamente a escolha, até ao Estado laico representado pelo então Governo da "geringonça", passando pelo magnífico edil Fernando Medina, o regime, dizia, imolou-se imediatamente no altar das "jornadas", repito, católicas. Para o efeito, apareceram uma série de camarlengos do regime para deitar as fundações da coisa ao chão.

O Governo nomeou o não menos magnífico José Sá Fernandes, avençado até 2024 em 210 mil euros, e as câmaras de Lisboa e de Loures empenharam (sobretudo a primeira) dezenas de milhões de euros no exercício. Como de costume, e a cento e oitenta dias do evento, as "jornadas" polemizaram-se sobretudo por causa das empreitadas com altares, entregues à construtora Mota Engil. Os valores, pornográficos, arrebitaram o jacobinismo latente nas elites e na comunicação social, dando quase origem a uma nova "questão religiosa", tão ao gosto da ditadura laica e republicana do doutor Afonso Costa.

Outros, como Carlos Moedas e a própria Igreja portuguesa, desfizeram-se em mesuras, desculpas e contrições, indo agora juntar-se todos para "estudar" melhor o assunto do qual, e bem, o Vaticano lavou as mãos. Francisco, tão adorado pelos "tempos", foi afinal descoberto como Papa que é e, logo, criticado por assumir a doutrina. Para tornar tudo ainda mais miseravelmente amoral, juntaram a uma "unidade de missão para as jornadas" empresários de espectáculos musicais, e outros, a pensar no "retorno" e no "investimento".

Ignoram, todos, que precisamente no momento em que Jesus é escarnecido na cruz, realiza-se a destruição do templo dos vendilhões. E forma-se o novo templo, o altar, se quiserem, que é o próprio Ressuscitado. "No fim da Paixão, com a morte de Jesus, o véu do templo rasga-se em dois, de alto a baixo, e emerge a própria realidade: Jesus crucificado que nos reconcilia a todos com o Pai". Ratzinger/Bento XVI deixou-o bem claro na "opus magnum" sobre Jesus da Nazaré: "a cruz é o Seu trono de onde atrai o Mundo a Si". Não é ao contrário. As "jornadas" ou serão isto, ou não serão nada.

* Jurista

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS" - 30/01/23.

 .

 

3245.UNIÃO

EUROPEIA

ESPANHA

ABUSO DE MENORES
 A Igreja espanhola face 
 aos casos de pedofilia
.


FONTE Euronews  

NR: A juventude ibérica vítima do clero pederasta.

putin  HUYLO

putin é um canalha.

.

VII - Curiosidades Arqueológicas

Descobertas Espantosas

.

zormark
.

 .

24. Viagens Maravilhosas
de Comboio
24.2- EQUADOR
ALAUSI
O comboio do nariz do diabo


(CONTINUA PRÓXIMA SEGUNDA)

 
 FONTE:    Norris Viajando
.
Paulo Lapa
Your song


The Voice Portugal 2022 - Final

.
.

Portugal bem português

XVII - A PIDE antes da PIDE
7- Os Caça-Comunistas/2

 
(CONTINUA NA PRÓXIMA SEGUNDA)


* Novembro de 1933 é um mês decisivo para o Estado Novo e para a nova polícia politica - a PVDE. Salazar conseguira fazer aprovar em plebiscito a Constituição do Estado Novo. Enquanto a propaganda do novo regime, liderada por António Ferro, faz inaugurações pomposas, a PVDE prende em massa a oposição reviralhista. Restam, como oposição, os anarco-sindicalistas e os comunistas que se juntam pela primeira vez numa frente comum. José de Sousa, líder da CIS confederação sindical comunista e Mário Castelhano líder da CGT anarquista serão os grandes dinamizadores da luta contra a nacionalização dos sindicatos. Prepara-se a batalha de 18 de janeiro de 1934, uma greve revolucionária para derrubar à força o governo de Salazar. A última batalha para impedir a consolidação do regime salazarista é a luta em defesa dos sindicatos livres. Este episódio da série documental A Pide Antes da Pide investiga ainda como procurou o PCP lutar contra a ditadura militar e como descobriram os agentes da polícia politica a instalação do aparelho clandestino comunista. Numa edição de 1947 do jornal clandestino O AVANTE surge pela primeira vez a cara de um agente da PIDE. A inédita foto de Fernando Gouveia, na capa do jornal clandestino Avante serve para alertar os funcionários do PCP. Este era o agente que mais deveriam temer. Desde os anos 30 que os comunistas tiveram desde sempre no seu encalço um inspetor de aspeto franzino e um chefe de brigada, ex-padeiro, de Trás-os-Montes. Fernando Gouveia e José Gonçalves formaram uma dupla que ficou conhecida como os caça-comunistas. Porque eram estes agentes tão temidos pelos comunistas?
 

 FONTE:   Dcmstrs Pt

** Se pensa que sabe muito da História de Portugal constate também nesta série a sua enorme ignorância, não é uma crítica, é um convite. 

*** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.
.

 .

𝕊𝕒𝕦́𝕕𝕖 𝕖𝕞 𝔽𝕠𝕔𝕠/1



FONTE:   VOA Português.

.
MACAU

IX - Festividades de Macau

Festividade do Solstício de Inverno/2


FONTE:   TDM Portuguese News and Programs

.
.

O BERÇO VIDREIRO/2
ALFREDO MORGADO
MESTRE VIDREIRO
OLIVEIRA DE AZEMÉIS
Portᥙgᥲᥣ ᥲ̀ Vιstᥲ/128


(CONCLUI  HOJE)

FONTE:  Camões TV

 .

TIROU O FUTEBOL DA IDADE MÉDIA

1-O ᖇᙓI ᑭᙓᒪᙓ́ 1962


(CONTINUA  PRÓXIMA SEGUNDA)

FONTE:   Leonardo Guerreiro

NR: Exactamente há um mês, no dia a seguir à partida de PELÉ, editámos todo este filme no mesmo dia, recebemos alguns pedidos duns visitadores mais preguiçosos para reeditar o filme agora semanalmente, argumentando que o REI merece, sabemos que somos simpáticos..

 .

Oᔑ 3 ᕈOᖇᕋᙀꙆᙁᕼOᔑ (ᔑᙓ́ᙅ XXꙆ)


* Bem haja MADRINHA, a rábula é fantástica..

3325
Senso d'hoje
MARIA LÚCIA AMARAL 
PROVEDORA DE JUSTIÇA 
DE PORTUGAL
JURISTA
PROFESSORA CATEDRÁTICA
Disfunção de gestão da Segurança 
 Social prejudica o cidadão






* Programa "JUSTIÇA CEGA" moderado por LUÍS SOARES e LUÍS ROSAS

FONTE:  Observador-23/01/23

NR: Sempre tivemos o maior respeito pela sra. PROVEDORA DE JUSTIÇA por ser pessoa sem medo! 
O nosso visitador/a precisa conhecer práticas ilegais da parte dos serviços da Segurança Social que só são corrigidas se os cidadãos reclamarem, destacamos não são erros, são práticas ilegais que ocorrem num serviço do ministério tutelado por uma senhora que sorri muito, quem manda é o PS..

 .

3-ESTA MERDA CUSTA 

4,2 MILHÕES DE EUROS+IVA

(SÓ O EQUIPAMENTO DE LUZ, VÍDEO E SOM EM TODO

O RECINTO ACRESCE MAIS DE 4 MILHÕES DE €s)


E PARA QUÊ?

Ora para quê, para o líder da mais antiga e maior organização criminosa do mundo assentar a peida durante meia dúzia de horas.

Ele que ainda  quinta-feira 26/01, discriminou os homossexuais católicos dizendo que são pecadores! Ainda comentou que a homossexualidade não devia ser considerada crime, "uma no cravo, outra na ditadura", para que o "chico esperto" pareça bonzinho.

António Segadães Tavares
"Hά um mαnıfesto exαgero em tudo ısto" Engenheıro dα Expo 98 crıtıcα αltαr-pαlco



FRASES  MAIORES: 
1- Esta obra não foi pensada
2- Somos um país esbanjador
3- É mais um palco que um altar
4- Há demasiada gente que quer pôr-se em bicos de pés
5- A partir de 100 metros ninguém vê o papa
6.- Não vai haver tempo para fazer, é uma obra que exorbita as necessidades e entra numa disputa de negócio.


FONTE: TVI NOTÍCIAS/CNN Portugal.