.
.
Cansados de blogs bem comportados feitos por gente simples, amante da natureza e blá,blá,blá, decidimos parir este blog do non sense.Excluíremos sempre a grosseria e a calúnia, o calão a preceito, o picante serão ingredientes da criatividade. O resto... é um regalo
.
Todos sabemos que uma boa percentagem destes empregos criados via Turismo são sazonais e que as condições nem sempre são as melhores ou mais adequadas. Mas a verdade é que o país beneficiou muito com o desenvolvimento do turismo bem pensado e estruturado.
A verdade é que até ao início de 2020, Portugal atraía – beneficiando de um conjunto de circunstâncias – turistas de todos os lados e em números cada vez mais elevados. Olhe-se para as reservas dos hotéis que levaram ao aparecimento de novos hotéis, hostels e alojamentos locais, o número de voos diários que colocava o aeroporto de Lisboa no seu limite, entre muitos outros aspetos. Portugal apareceu no mapa e com ele vieram também mais multinacionais, com mais empregos e investimentos.
>A pandemia apareceu, infelizmente, como que um tsunami que tudo varreu e levou. Os estragos provocados são muitos e a recuperação vai demorar anos. Ainda assim, mais de um ano depois, começa a abrir-se o país aos turistas nacionais, mas também aos estrangeiros. Os voos de turistas com origem no estrangeiro começam a afluir para os nossos aeroportos e acredita-se que este é o momento para colocarmos, novamente, a máquina na máxima força para iniciarmos a recuperação.
Na Europa, pedem-se medidas transversais que potenciem e fomentem a recuperação do turismo. Todos sabemos que vai demorar até chegarmos a níveis pré-pandemia, mas a vontade é maior do que o lado racional e, nesta fase, acredito que os Portugueses, habituados a arregaçarem as mangas, já só olham para a frente e para o que podem fazer para reabrirem em pleno as portas para os turistas, nacionais e estrangeiros.
É interessante perceber-se que mesmo com a crise Portugal manteve-se um país atrativo para investidores ou não estivesse o mercado imobiliário quente como está, atraindo muitos estrangeiros, reformados ou não, que querem cá passar uns meses todos os anos. Já sabemos: a meteorologia, a comida, as pessoas, as praias, mas também a estabilidade política e a segurança. Fatores que atraem e cativam e nos distinguem de outros destinos concorrentes.
A aquisição da Vilamoura World por um grupo de investidores nacionais, naquele que é um dos principais e mais reconhecidos destinos turísticos nacionais, é uma ótima notícia que nos chega no melhor momento, agora que a máquina do turismo quer novamente voltar a aquecer.
* Director de Comunicação e Marketing da Whitestar Asset Solutions
IN "O JORNAL ECONÓMICO"
.
.
𝓢𝓽𝓻𝓮𝓮𝓽𝓼 𝓸𝓯 𝓟𝓱𝓲𝓵𝓪𝓭𝓮𝓵𝓹𝓱𝓲𝓪
𝐊𝐞𝐧𝐬𝐢𝐧𝐠𝐭𝐨𝐧 𝐀𝐯𝐞𝐧𝐮𝐞
O ᴄʀɪᴍᴇ ᴠɪᴏʟᴇɴᴛᴏ ᴇ ᴏ ᴀʙᴜsᴏ ᴅᴇ ᴅʀᴏɢᴀs ɴᴀ Fɪʟᴀᴅᴇ́ʟғɪᴀ ᴄᴏᴍᴏ ᴜᴍ ᴛᴏᴅᴏ sᴀ̃ᴏ ᴜᴍ ɢʀᴀɴᴅᴇ ᴘʀᴏʙʟᴇᴍᴀ. A ᴛᴀxᴀ ᴅᴇ ᴄʀɪᴍᴇs ᴠɪᴏʟᴇɴᴛᴏs ᴅᴀ ᴄɪᴅᴀᴅᴇ ᴇ́ ᴍᴀɪᴏʀ ᴅᴏ ϙᴜᴇ ᴀ ᴍᴇ́ᴅɪᴀ ɴᴀᴄɪᴏɴᴀʟ ᴇ ᴏᴜᴛʀᴀs ᴀ́ʀᴇᴀs ᴍᴇᴛʀᴏᴘᴏʟɪᴛᴀɴᴀs ᴅᴇ ᴛᴀᴍᴀɴʜᴏ sᴇᴍᴇʟʜᴀɴᴛᴇ.₁ Tᴀᴍʙᴇ́ᴍ ᴀʟᴀʀᴍᴀɴᴛᴇ ᴇ́ ᴀ ᴛᴀxᴀ ᴅᴇ ᴏᴠᴇʀᴅᴏsᴇ ᴅᴇ ᴅʀᴏɢᴀs ɴᴀ Fɪʟᴀᴅᴇ́ʟғɪᴀ. O ɴᴜ́ᴍᴇʀᴏ ᴅᴇ ᴍᴏʀᴛᴇs ᴘᴏʀ ᴏᴠᴇʀᴅᴏsᴇ ᴅᴇ ᴅʀᴏɢᴀs ɴᴀ ᴄɪᴅᴀᴅᴇ ᴀᴜᴍᴇɴᴛᴏᴜ ₅₀% ᴅᴇ ₂₀₁₃ ᴀ ₂₀₁₅﹐ ᴄᴏᴍ ᴍᴀɪs ᴅᴇ ᴅᴜᴀs ᴠᴇᴢᴇs ᴍᴀɪs ᴍᴏʀᴛᴇs ᴘᴏʀ ᴏᴠᴇʀᴅᴏsᴇ ᴅᴇ ᴅʀᴏɢᴀs ᴅᴏ ϙᴜᴇ ᴍᴏʀᴛᴇs ᴘᴏʀ ʜᴏᴍɪᴄɪ́ᴅɪᴏs ᴇᴍ ₂₀₁₅.₂ Uᴍᴀ ɢʀᴀɴᴅᴇ ᴘᴀʀᴛᴇ ᴅᴏs ᴘʀᴏʙʟᴇᴍᴀs ᴅᴀ Fɪʟᴀᴅᴇ́ʟғɪᴀ ᴅᴇᴄᴏʀʀᴇᴍ ᴅᴀ ᴛᴀxᴀ ᴅᴇ ᴄʀɪᴍɪɴᴀʟɪᴅᴀᴅᴇ ᴇ ᴅᴏ ᴜsᴏ ᴅᴇ ᴅʀᴏɢᴀs ᴇᴍ Kᴇɴsɪɴɢᴛᴏɴ . Pᴏʀ ᴄᴀᴜsᴀ ᴅᴏ ᴀʟᴛᴏ ɴᴜ́ᴍᴇʀᴏ ᴅᴇ ᴅʀᴏɢᴀs ᴇᴍ Kᴇɴsɪɴɢᴛᴏɴ﹐ ᴏ ʙᴀɪʀʀᴏ ᴛᴇᴍ ᴜᴍᴀ ᴛᴀxᴀ ᴅᴇ ᴄʀɪᴍᴇs ʀᴇʟᴀᴄɪᴏɴᴀᴅᴏs ᴀ ᴅʀᴏɢᴀs ᴅᴇ ₃﹐₅₇﹐ ᴀ ᴛᴇʀᴄᴇɪʀᴀ ᴍᴀɪᴏʀ ᴛᴀxᴀ ᴘᴏʀ ʙᴀɪʀʀᴏ ɴᴀ Fɪʟᴀᴅᴇ́ʟғɪᴀ.₃ Cᴏᴍᴏ ᴇᴍ ɢʀᴀɴᴅᴇ ᴘᴀʀᴛᴇ ᴅᴏ ᴘᴀɪ́s﹐ ɢʀᴀɴᴅᴇ ᴘᴀʀᴛᴇ ᴅᴇssᴇ ᴘʀᴏʙʟᴇᴍᴀ ᴇ́ ʀᴇsᴜʟᴛᴀᴅᴏ ᴅᴏ ᴏᴘɪᴏɪᴅᴇ ᴇᴘɪᴅᴇᴍɪᴀ. O ᴄᴏɴsᴜᴍᴏ ᴅᴇ ᴏᴘɪᴏ́ɪᴅᴇs ᴅɪsᴘᴀʀᴏᴜ ɴᴀs ᴜ́ʟᴛɪᴍᴀs ᴅᴜᴀs ᴅᴇ́ᴄᴀᴅᴀs ɴᴏs Esᴛᴀᴅᴏs Uɴɪᴅᴏs ᴇ ᴀ Fɪʟᴀᴅᴇ́ʟғɪᴀ ɴᴀ̃ᴏ ᴇ́ ᴇxᴄᴇᴄ̧ᴀ̃ᴏ. Aʟᴇ́ᴍ ᴅᴇ ᴛᴇʀ ᴜᴍᴀ ᴀʟᴛᴀ ᴛᴀxᴀ ᴅᴇ ᴍᴏʀᴛᴇs ᴘᴏʀ ᴏᴠᴇʀᴅᴏsᴇ ᴅᴇ ᴅʀᴏɢᴀs﹐ ₈₀% ᴘᴏʀ ᴄᴇɴᴛᴏ ᴅᴀs ᴍᴏʀᴛᴇs ᴘᴏʀ ᴏᴠᴇʀᴅᴏsᴇ ᴅᴀ Fɪʟᴀᴅᴇ́ʟғɪᴀ ᴇɴᴠᴏʟᴠᴇʀᴀᴍ ᴏᴘɪᴏɪᴅᴇs₂ ᴇ Kᴇɴsɪɴɢᴛᴏɴ ᴇ́ ᴜᴍ ɢʀᴀɴᴅᴇ ᴄᴏɴᴛʀɪʙᴜɪɴᴛᴇ ᴘᴀʀᴀ ᴇssᴇ ɴᴜ́ᴍᴇʀᴏ. Esᴛᴇ ʙᴀɪʀʀᴏ ᴅᴇ Fɪʟᴀᴅᴇ́ʟғɪᴀ ᴇ́ sᴜᴘᴏsᴛᴀᴍᴇɴᴛᴇ ᴏ ᴍᴀɪᴏʀ ᴍᴇʀᴄᴀᴅᴏ ᴅᴇ ɴᴀʀᴄᴏ́ᴛɪᴄᴏs ᴀᴏ ᴀʀ ʟɪᴠʀᴇ ᴘᴀʀᴀ ʜᴇʀᴏɪ́ɴᴀ ɴᴀ Cᴏsᴛᴀ Lᴇsᴛᴇ﹐ ᴄᴏᴍ ᴍᴜɪᴛᴏs ʀᴇsɪᴅᴇɴᴛᴇs ᴠɪᴢɪɴʜᴏs ᴍɪɢʀᴀɴᴅᴏ ᴘᴀʀᴀ ᴀ ᴀ́ʀᴇᴀ ᴇᴍ ʙᴜsᴄᴀ ᴅᴇ ʜᴇʀᴏɪ́ɴᴀ ᴇ ᴏᴜᴛʀᴏs ᴏᴘɪᴏɪᴅᴇs.₄ Cᴏᴍ ᴜᴍ ɴᴜ́ᴍᴇʀᴏ ᴛᴀ̃ᴏ ᴀʟᴛᴏ ᴅᴇ ᴅʀᴏɢᴀs ᴇᴍ Kᴇɴsɪɴɢᴛᴏɴ﹐ ᴍᴜɪᴛᴏs ғᴜɴᴄɪᴏɴᴀ́ʀɪᴏs ᴇsᴛᴀᴅᴜᴀɪs ᴇ ʟᴏᴄᴀɪs sᴇ ᴢᴏɴᴇᴀʀᴀᴍ ɴᴇsᴛᴀ ᴀ́ʀᴇᴀ ᴘᴀʀᴀ ᴛᴇɴᴛᴀʀ ʀᴇsᴏʟᴠᴇʀ ᴏ ᴘʀᴏʙʟᴇᴍᴀ ᴅᴀ Fɪʟᴀᴅᴇ́ʟғɪᴀ.
.
.
Qυαтro velнιɴнoѕ. Uм eɴɢrαvιdoυ αpreѕeɴтαdorα вrαѕιleιrα ɴυмα dαѕ ѕυαѕ ғeѕтιɴнαѕ. O oυтro cнeιroυ αтé o pαι. O тerceιro тrocoυ α eѕpoѕα por υмα ɢαrçoɴeтe rυѕѕα de 19 αɴoѕ e ғoι pαrα α reαвιlιтαçα̃o por αlcoolιѕмo. Qυeм pαrтιυ prιмeιro? O cαѕαdo нά 57 αɴoѕ coм α мeѕмα мυlнer.
* Oh, ALEX CARIOCA, dá que pensar...
.