.


208-SUBTILEZAS

COMO MUITA GENTE
REGULA AS EMOÇÕES


RESUMO ANIMADO

FONTE:Minutos Psíquicos

 .

GIMNOARTE

THE SOW MUST GO ON


FONTE:  Got Talent Portugal

.

.

MINUTOS DE
CIÊNCIA/340
2^(3+x)+2^(3-x)=65
A equação exponencial que implodiu a Net



* Este blogue não anda desesperadamente à procura de likes e de toques em sininhos


FONTE:   Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio

.


LV- MEGA MÁQUINAS
8-A lenda da Vespa

O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE:Mega Motos


SÓNIA DE SÁ

 .





Distância de um ecrã ou 
de uma autoestrada: 
teremos de escolher?

Este pode ser o momento de recriar os espaços e os modelos de ensino. E, quem sabe, à boleia dos programas do PRR, as universidades poderão voltar a ser o local mais frequentado das cidades, dos territórios.

São várias as vozes que se erguem para alertar que, com a pandemia, a distância veio para ficar, nomeadamente, nas aulas, nas reuniões, nos congressos, nas consultas, nos amores, enfim, nos encontros entre pessoas que, geograficamente, estão mais ou menos distanciadas.

Se, por um lado, entendo que as universidades não podem continuar com o mesmo modelo de há meio século, num encontro marcadamente hierarquizado, com papéis claramente definidos, numa lógica de top-down, por outro, tenho sérias dúvidas quando leio responsáveis políticos sublinharem as vantagens da aprendizagem à distância, especialmente, para as aulas teóricas.

Tomo como exemplo a minha universidade, situada no interior do país. A estratégica de ensino-aprendizagem baseada na distância tenderá a:

  1. A ferir de morte a ideia de universidade que se sustenta na confluência de culturas, de saberes e de conhecimentos, resultante do encontro de estudantes, docentes e investigadores(as) de diversas partes do país, da Europa e do mundo;
  2. A diminuir a importância da figura do(a) professor(a) no processo de construção de saberes, do conhecimento e, absolutamente fundamental, na transmissão de experiências, na possibilidade de aprender fazendo ou de fazer aprendendo.
  3. A aumentar a tecnocracia tornando-a um dos lugares de vigência da tecnopolia, lembrando Neil Postman.
  4. Despovoar a universidade, a cidade e os caminhos para lá chegar.

Por outro lado, este pode ser o momento de recriar os espaços e os modelos de ensino: estudantes, professores, investigadores e restante academia chamados à discussão de novas abordagens, nomeadamente mais criativas e menos indutoras de enfado (segundo a cara dos estudantes); mais ativas, participativas, intensas e menos passivas, estanques, sonolentas (segundo a cara dos estudantes…, mais seduzidos por milhares de outros estímulos que a tecnologia oferece a todo o momento); mais coconstruídas e menos pré-definidas; mais dialógicas e menos monológicas; mais atentas às questões de género e das minorias e menos atenta aos números, métricas e milestones.

É neste between, e à boleia do impulso que os programas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) podem trazer, que as universidades podem voltar a ser o local mais frequentado das cidades, dos territórios, por jovens, menos jovens, onde todos(as) queremos estar, de onde não temos vontade de sair para voltar ao quarto/cozinha/escritório das aulas à distância… de um (simples) clique.

* Professora na Universidade da Beira Interior

IN  "O JORNAL ECONÓMICO" - 10/07/21

.

  .

2688.UNIÃO

EUROPEIA

ILIA
UNIÃO EUROPEIA 3-BREXIT 2




FONTE:   ExtraMatch Jr2

.
.
Stonehenge/3



Professor Julio Borbo
* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

 .

9. Viagens Maravilhosas
de Comboio
9.3 - BOLÍVIA
Do Pantanal ao Pacífico



FONTE: Mega Trenes
  
.
Eivør Pálsdóttir

Tròdlabùndin


.
.

Portugal bem português

XII - Nós, Portugueses
2.1-Nascer Para Não Morrer



* Para assinalar os 10 anos da Pordata e o trabalho de uma década a mostrar Portugal através de estatísticas oficiais, foi criada a série de documentários “Nós, Portugueses”. O documentário "Nascer para não morrer" revela como há uma regressão brutal da natalidade incapaz de assegurar a renovação geracional e as migrações dificilmente conseguirão compensar essa realidade

** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE:  ffmspt 
.

 .

Os extremismos e a desinformação

 nunca vão acabar


FONTE:  PÚBLICO

.

.
MACAU

63- 𝒜𝒬𝒰𝐼 𝐻𝒜́ 𝐻𝐼𝒮𝒯𝒪́𝑅𝐼𝒜
A Guerra do Padre Pinto e Maia


FONTE:   TDM Portuguese News and Programs

.

DIOGO LANDÔ
Ilustrador
Secret Garden
Portᥙgᥲᥣ ᥲ̀ Vιstᥲ/48



FONTE:  Camões TV

..
.
.
275.2-NO GINÁSIO

8 Exercícios simples para um corpo curvilíneo
 


FONTE:  Roberta's Gym Brasil 
.

 .

 HÁ QUEM SEJA MALVADO

O SENHOR ALMIRANTE NÃO MERECE

.

 .


2759
Senso d'hoje
RICARDO
ARAÚJO PEREIRA
ESCRITOR
HUMORISTA
ANALISTA POLÍTICO
"Eu estou a um Deus de não ser ateu"
ENTREVISTA COM DEVANEIO







FONTE:   devaneio

.