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XVII-A HISTÓRIA 
DO SEXO
1- SEXO E PANDEMIA 
1.1 Como profissionais do sexo e do 
entretenimento adulto sobrevivem
 à pandemia no mundo/2




FONTE:   BBC News Brasil

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RAÚL SOLNADO .

Na Minha Aldeia, Cerveja a Copo
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Descobrimos na Cinemateca Portuguesa um filme promocional protagonizado por Raul Solnado, gravado entre 1966 e 1969, pela Sociedade Central de Cervejas (SCC). Sabe como se tira uma boa cerveja neste divertido vídeo.


FONTE:  Cerveja Sagres

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11-SISTEMA
MÚSCULO-ESQUELÉTICO
11.1-ACIDENTES ÓSSEOS
11.1.1- ACIDENTES DO QUADRIL/2
"ISQUION E PÚBIS"


(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)


* Uma interessante série produzida para auxiliar alunos da área de saúde mas também muito útil para quem quer que deseje aprender sobre esta matéria. Desfrute.


FONTE:  Anatomia Fácil com Rogério Gozzi

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𝐸𝑥𝑜𝑝𝑙𝑎𝑛𝑒𝑡𝑎𝑠

FONTE:Nerdologia

DANIEL SAMPAIO

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PREÂMBULO - Christiana Martins




FOTO -  Ana Baião

𝙾 𝚙𝚜𝚒𝚚𝚞𝚒𝚊𝚝𝚛𝚊 𝚜𝚘𝚋𝚛𝚎𝚟𝚒𝚟𝚎𝚞 𝚙𝚊𝚛𝚊 𝚌𝚘𝚗𝚝𝚊𝚛 𝚊 𝚎𝚡𝚙𝚎𝚛𝚒𝚎̂𝚗𝚌𝚒𝚊 𝚖𝚊𝚒𝚜 𝚏𝚘𝚛𝚝𝚎 𝚌𝚘𝚖 𝚚𝚞𝚎 𝚊𝚝𝚎́ 𝚑𝚘𝚓𝚎 𝚏𝚘𝚒 𝚌𝚘𝚗𝚏𝚛𝚘𝚗𝚝𝚊𝚍𝚘: 𝚊 𝚍𝚊 𝚕𝚞𝚝𝚊 𝚙𝚎𝚕𝚊 𝚙𝚛𝚘́𝚙𝚛𝚒𝚊 𝚟𝚒𝚍𝚊. 𝙸𝚗𝚏𝚎𝚝𝚊𝚍𝚘 𝚙𝚎𝚕𝚘 𝚟𝚒́𝚛𝚞𝚜 𝚂𝙰𝚁𝚂-𝙲𝚘𝚅-𝟸 𝚊𝚘𝚜 𝟽𝟺 𝚊𝚗𝚘𝚜, 𝚎𝚜𝚝𝚎𝚟𝚎 𝚒𝚗𝚝𝚎𝚛𝚗𝚊𝚍𝚘 𝚍𝚞𝚛𝚊𝚗𝚝𝚎 𝟻𝟶 𝚍𝚒𝚊𝚜, 𝚙𝚛𝚎𝚌𝚒𝚜𝚘𝚞 𝚍𝚎 𝚜𝚎𝚛 𝚎𝚗𝚝𝚞𝚋𝚊𝚍𝚘 𝚎 𝚟𝚎𝚗𝚝𝚒𝚕𝚊𝚍𝚘, 𝚖𝚊𝚜 𝚍𝚎𝚌𝚒𝚍𝚒𝚞 𝚟𝚒𝚟𝚎𝚛

.

𝙴𝚜𝚝𝚊́ 𝚋𝚊𝚜𝚝𝚊𝚗𝚝𝚎 𝚖𝚊𝚒𝚜 𝚖𝚊𝚐𝚛𝚘, 𝚙𝚎𝚛𝚍𝚎𝚞 𝚍𝚎𝚣 𝚚𝚞𝚒𝚕𝚘𝚜, 𝚜𝚘𝚋𝚛𝚎𝚝𝚞𝚍𝚘 𝚍𝚎 𝚖𝚊𝚜𝚜𝚊 𝚖𝚞𝚜𝚌𝚞𝚕𝚊𝚛. 𝙰 𝚟𝚘𝚣 𝚎́ 𝚍𝚎 𝚞𝚖 𝚑𝚘𝚖𝚎𝚖 𝚖𝚊𝚒𝚜 𝚟𝚎𝚕𝚑𝚘 𝚍𝚘 𝚚𝚞𝚎 𝚘𝚜 𝚊𝚝𝚞𝚊𝚒𝚜 𝟽𝟺 𝚊𝚗𝚘𝚜 𝚎 𝚙𝚊𝚛𝚎𝚌𝚎 𝚚𝚞𝚎 𝚌𝚊𝚍𝚊 𝚙𝚊𝚕𝚊𝚟𝚛𝚊 𝚜𝚊𝚒 𝚗𝚞𝚖 𝚜𝚘𝚙𝚛𝚘 𝚌𝚊𝚗𝚜𝚊𝚍𝚘. 𝙼𝚊𝚜 𝚎𝚜𝚝𝚊́ 𝚕𝚞́𝚌𝚒𝚍𝚘, 𝚒𝚗𝚝𝚎𝚒𝚛𝚘. 𝚅𝚒𝚞 𝚊 𝚖𝚘𝚛𝚝𝚎 𝚍𝚎 𝚙𝚎𝚛𝚝𝚘, 𝚙𝚊𝚜𝚜𝚘𝚞 𝚙𝚘𝚛 𝚎𝚡𝚙𝚎𝚛𝚒𝚎̂𝚗𝚌𝚒𝚊𝚜 𝚎𝚖𝚘𝚌𝚒𝚘𝚗𝚊𝚒𝚜 𝚞́𝚗𝚒𝚌𝚊𝚜, 𝚍𝚎𝚜𝚌𝚘𝚋𝚛𝚒𝚞 𝚎𝚖 𝚜𝚒 𝚖𝚎𝚜𝚖𝚘 𝚞𝚖 𝚑𝚘𝚖𝚎𝚖 𝚚𝚞𝚎 𝚗𝚊̃𝚘 𝚌𝚘𝚗𝚑𝚎𝚌𝚒𝚊. 𝙼𝚊𝚒𝚜 𝚏𝚛𝚊́𝚐𝚒𝚕, 𝚌𝚑𝚎𝚐𝚘𝚞 𝚊 𝚙𝚎𝚗𝚜𝚊𝚛 𝚍𝚎𝚜𝚒𝚜𝚝𝚒𝚛, 𝚖𝚊𝚜 𝚝𝚊𝚖𝚋𝚎́𝚖 𝚍𝚘𝚗𝚘 𝚍𝚎 𝚞𝚖𝚊 𝚛𝚎𝚜𝚒𝚜𝚝𝚎̂𝚗𝚌𝚒𝚊 𝚚𝚞𝚎 𝚗𝚞𝚗𝚌𝚊 𝚜𝚎 𝚜𝚘𝚗𝚑𝚘𝚞 𝚌𝚊𝚙𝚊𝚣. 𝙰𝚐𝚊𝚛𝚛𝚘𝚞-𝚜𝚎 𝚊̀ 𝚏𝚊𝚖𝚒́𝚕𝚒𝚊 𝚎 𝚊𝚐𝚛𝚊𝚍𝚎𝚌𝚎 𝚊 𝚚𝚞𝚎𝚖 𝚙𝚘𝚛 𝚎𝚕𝚎 𝚛𝚎𝚣𝚘𝚞 𝚊 𝚞𝚖 𝙳𝚎𝚞𝚜 𝚚𝚞𝚎 𝚎𝚕𝚎, 𝚗𝚊̃𝚘 𝚌𝚛𝚎𝚗𝚍𝚘, 𝚛𝚎𝚜𝚙𝚎𝚒𝚝𝚊. 𝙰 𝚌𝚘𝚟𝚒𝚍-𝟷𝟿 𝚖𝚘𝚍𝚒𝚏𝚒𝚌𝚘𝚞-𝚘 𝚎 𝚊𝚙𝚎𝚜𝚊𝚛 𝚍𝚘 𝚎𝚖𝚋𝚊𝚝𝚎 𝚌𝚘𝚗𝚜𝚎𝚐𝚞𝚒𝚞 𝚖𝚊𝚗𝚝𝚎𝚛 𝚊 𝚒𝚗𝚝𝚎𝚐𝚛𝚒𝚍𝚊𝚍𝚎 𝚍𝚎 𝚜𝚎𝚛 𝚚𝚞𝚎𝚖 𝚎𝚛𝚊. 𝙳𝚒𝚣 𝚚𝚞𝚎 𝚎𝚜𝚝𝚊 𝚎́ “𝚞𝚖𝚊 𝚍𝚘𝚎𝚗𝚌̧𝚊 𝚍𝚘 𝚍𝚎𝚜𝚊𝚖𝚙𝚊𝚛𝚘”, 𝚙𝚎𝚍𝚎 𝚚𝚞𝚎 𝚜𝚎 𝚛𝚎𝚜𝚙𝚎𝚒𝚝𝚎 𝚊 𝚟𝚒𝚛𝚞𝚕𝚎̂𝚗𝚌𝚒𝚊 𝚍𝚘 𝚟𝚒́𝚛𝚞𝚜 𝚎 𝚛𝚎𝚌𝚘𝚖𝚎𝚗𝚍𝚊 𝚝𝚘𝚍𝚘𝚜 𝚘𝚜 𝚌𝚞𝚒𝚍𝚊𝚍𝚘𝚜 𝚚𝚞𝚎 𝚜𝚎 𝚌𝚘𝚗𝚑𝚎𝚌𝚎𝚖 𝚑𝚊́ 𝚖𝚞𝚒𝚝𝚘 𝚝𝚎𝚖𝚙𝚘. 𝙿𝚊𝚛𝚝𝚒𝚕𝚑𝚊 𝚍𝚎 𝚏𝚘𝚛𝚖𝚊 𝚝𝚊̃𝚘 𝚎𝚜𝚙𝚘𝚗𝚝𝚊̂𝚗𝚎𝚊 𝚎 𝚜𝚒𝚗𝚌𝚎𝚛𝚊 𝚊 𝚒𝚗𝚝𝚎𝚗𝚜𝚒𝚍𝚊𝚍𝚎 𝚍𝚘 𝚚𝚞𝚎 𝚙𝚊𝚜𝚜𝚘𝚞 𝚚𝚞𝚎 𝚘 𝚚𝚞𝚎 𝚎𝚜𝚝𝚊𝚟𝚊 𝚙𝚛𝚎𝚟𝚒𝚜𝚝𝚘 𝚙𝚊𝚛𝚊 𝚜𝚎𝚛 𝚞𝚖𝚊 𝚎𝚗𝚝𝚛𝚎𝚟𝚒𝚜𝚝𝚊 𝚝𝚛𝚊𝚗𝚜𝚏𝚘𝚛𝚖𝚘𝚞-𝚜𝚎 𝚗𝚊 𝚛𝚎𝚌𝚘𝚕𝚑𝚊 𝚍𝚎 𝚞𝚖 𝚝𝚎𝚜𝚝𝚎𝚖𝚞𝚗𝚑𝚘. 𝙰 𝚓𝚘𝚛𝚗𝚊𝚕𝚒𝚜𝚝𝚊 𝚊𝚙𝚊𝚐𝚘𝚞-𝚜𝚎 𝚙𝚊𝚛𝚊 𝚘𝚞𝚟𝚒𝚛 𝚚𝚞𝚎𝚖 𝚝𝚎𝚖 𝚖𝚞𝚒𝚝𝚘 𝚙𝚊𝚛𝚊 𝚌𝚘𝚗𝚝𝚊𝚛.


“Houve momentos 

em que achava que 

me devia deixar morrer” 

“Tenho aqui neste caderno todas as datas anotadas para não me enganar. É interessante que cognitivamente estou muito bem, o que passei foi físico e psicológico, a memória e a inteligência estão preservadas. Em janeiro estava a fazer a minha vida normal, com atividade intensa no consultório e fazer a supervisão da formação em Terapia Familiar. Mas tenho de assumir que fui displicente. Estava muito preocupado com o que o isolamento faria à saúde mental das pessoas e pensei que a doença não era tão grave, que não me aconteceria nada. Descuidei-me, e é preciso dizê-lo porque é necessário respeitar as regras.

A minha mulher foi a primeira a ser infetada. Inicialmente parecia que a doença dela seria benigna, foi ao hospital e mandaram-na embora, só com medicação, mas, dois dias depois, foi internada com falta de ar. Fiquei sozinho em casa durante cinco dias. Com o apoio dos filhos que traziam a comida. Fiquei a ler, mas já devia estar com o oxigénio muito baixo porque não me lembro de nada, apaguei essa fase da minha vida. Só me recordo de, a 5 de fevereiro, entrar no Hospital de Santa Maria de ambulância.

As pessoas com quem falei ao telefone enquanto estive sozinho em casa acharam o meu discurso estranho, contaram-me depois que eu dizia que a minha mulher estava doente e que íamos morrer os dois. Não me lembro, até que uma amiga mandou-me ver o oxímetro. Não fui prudente e naqueles dias em casa não olhei para o aparelho porque não sentia nada de especial. Quando olhei, estava em 90 e à noite com 88 [é perigoso estar abaixo de 95]. Avisei os meus filhos, que chamaram o INEM. A 28 de janeiro fui para as urgências de Santa Maria e só fiquei um dia na enfermaria, onde já estava a minha mulher, embora não me recorde. Só me lembro de estar a contar uma história de infância a uma enfermeira, em que eu estava com um colega num carrinho de choque e que, num embate, as moedas dele voaram todas pelo ar. Não sei porque contei esta história, ria-me muito e ainda ouvi dizerem que tinha de ir para os cuidados intensivos, onde acabei por ficar 15 dias ventilado, em coma induzido.

Quando tiraram os tubos e comecei a respirar, não mexia nem braços nem pernas. Estava um corpo completamente inerte. Só mexia as mãos. Davam-me a comida na boca e faziam-me os tratamentos. Conseguia falar, mas entendiam-me mal. Aliás, a voz estava, e ainda está, diferente. Não tinha telefone porque nos cuidados intensivos ninguém tem; os médicos têm um walkie-talkie para comunicarem com os serviços, e mais nada. Estava no piso cinco, na antiga unidade de gastro, que foi convertida numa UCI para doentes covid. A experiência foi muito dura porque há um barulho terrível e permanente provocado pelas máquinas a que os doentes estão ligados, com apitos e alarmes constantes, e é impossível sossegar. Nesta altura eu estava confuso.

Em psiquiatria chamamos confusão mental à presença de ideias que não são reais. Por exemplo, contei a uma médica e a uma enfermeira — que me ouviam absolutamente perplexas — que tinha feito uma viagem ao Brasil e tinha gostado muito. Nós, psiquiatras, não contrariamos doentes que estão a delirar, mas elas diziam que não era possível, que eu não tinha saído de lá. E eu teimava que tinha ido com todos os doentes dos cuidados intensivos ao Brasil, como prémio por nos termos portado bem. Uma palavra que também aparecia constantemente era ‘morabeza’. É interessantíssimo porque depois fui pesquisar e descobri que é o nome de um hotel em Cabo Verde, que posso ter visto numa viagem, e significa amabilidade e gentileza. O meu cérebro foi à procura dessa palavra. Também confundi as fisioterapeutas com as filhas de uma colega que já morreu. Nunca interpretei o que pensava porque estava completamente convencido do que dizia. São efeitos de ter estado 15 dias desconectado da realidade e de que aos meus processos mentais vieram elementos do inconsciente.

Há mais duas histórias que quero contar. Convenci-me de que nos cuidados intensivos havia um médico que tinha quatro gatos. Eu gosto muito de gatos, mas esse médico nunca existiu, embora eu falasse com ele, chamava-se Hugo, e contava-me coisas dos gatos. Também me lembro de estar numa grande escuridão e de uma enfermeira se aproximar, chamar-me pelo nome e eu acordar e ver o teto todo cheio de estrelas. Deviam ser os períodos em que tentavam acordar-me do coma. Eu vi acontecer com os outros doentes: ‘Sr. António, está nos cuidados intensivos! Sr. Luís consegue ouvir-me?’ Pode ter acontecido realmente. Tudo isso foi na primeira semana na UCI, depois comecei a recuperar e a fazer uma crítica do que dizia. Foram experiências realmente muito intensas.

Na segunda semana, comecei a ficar muito lúcido, a ler, a fazer fisioterapia e a melhorar, e passei para a enfermaria. Negativei da covid-19 ainda nos cuidados intensivos. Mas antes apanhei uma bactéria hospitalar. Foi grave porque comecei a ter febre alta, confusão mental e senti-me mesmo muito mal. Administraram-me antibióticos muito fortes, penso que os mais fortes que havia, e conseguiram controlar rápida e completamente a infeção. Para a covid-19 só fiz corticoides. Não fiz nenhuma medicação experimental.

Estive na enfermaria de 26 de fevereiro a 19 de março. No total foram 50 dias de internamento, foi brutal. Faço 75 anos em setembro. Na enfermaria, a experiência foi muito boa. Só tenho uma palavra para classificar o atendimento: excecional. Ternura, cuidado, assistência operacional e humana insuperáveis. A equipa era de gente muito jovem. As auxiliares, que com certeza ganham muito pouco, tinham uma dedicação enorme e tratavam os doentes por ‘querido’ e por ‘amor’. Nunca ouvi um queixume ou protesto, mesmo perante doentes muito difíceis, muito exigentes. Durante a noite, estavam lá sempre que era necessário.

Acho que fui um doente colaborante e com muita sorte porque tive um companheiro de enfermaria, um senhor de 78 anos que tinha trabalhado toda a vida num banco. Combinámos que a nossa relação ficava na recordação daqueles períodos que vivemos juntos e que guardaríamos na memória. Ele propôs e eu concordei. Ele sabia quem eu era e disse ter uma grande admiração pelo meu irmão [o ex-Presidente Jorge Sampaio]. Conversámos sobre os sistemas bancário e de saúde, sobre a maçonaria e sobre literatura. Saiu uns dias antes de mim e foi uma companhia muito agradável.

Éramos quatro naquela enfermaria e foi muito difícil quando um de nós morreu. Todos percebemos a meio da noite que ele iria morrer. A morte está sempre presente na covid grave. A doença é muito ameaçadora. Uma ameaça difusa. Eu não tinha dores nem me sentia mal, mas não podia largar o oxigénio. Tínhamos de lutar para que o pulmão funcionasse melhor e sabíamos que em muitos casos não se consegue. Eu era o único que tinha estado em cuidados intensivos e era o mais frágil por isso. Mas estar em enfermaria não era garantia. É público que, no mesmo período, morreu Maria José Valério, com o cachecol do Sporting. Dos quatros internados naquela enfermaria, três éramos sportinguistas, e, quando ela entrou, vieram-nos dizer. Ela tinha 87 anos. Depois, também nos vieram dizer que ela tinha morrido.

A presença da morte é muito inquietante. Um dos colegas de enfermaria acordou certa noite assustado porque tinha sonhado que o tubo do oxigénio tinha-se enrolado à volta do pescoço e que não conseguia respirar. Estávamos sempre de máscara e era um inferno para comer. Com a mão esquerda tínhamos de tirar a máscara e comer com a direita, mas bastava o tempo de levar o talher à boca para sentir a falta do ar. O senhor com quem eu falava muito um dia esqueceu-se de colocar a máscara e tentou levantar-se do cadeirão para ir à cama, caiu e ficou sem poder respirar. Tivemos de pedir ajuda porque ele não conseguia levantar-se sozinho. Havia uma sensação de companheirismo muito grande, sobretudo entre os três sportinguistas. Ouvíamos o relato numa altura em que o Sporting estava a vencer, o que nos animou muito. E fomo-nos amparando uns aos outros, embora fôssemos muito diferentes. O quarto doente não falava e foi o que faleceu.

Demorei cerca de três semanas até ter algum controlo sobre o meu corpo. Só comecei a andar uma semana antes de sair do hospital. Cheguei a temer nunca recuperar. O medo mais angustiante era o de perder a memória e a lucidez, duas características minhas. A certa altura telefonei a um neto e disse: ‘Já tenho a certeza de que não vou ficar estúpido!’ Ele ficou muito admirado, não percebeu, mas foi quando tive a segurança de que estava lúcido. Também foi importante sentir que a fisioterapia fazia efeito. Ainda nos cuidados intensivos, era horrível porque tinha de ficar um ou dois segundos em pé e imediatamente tinha de me deitar. Depois, o tempo em que ficava de pé foi aumentando. Os primeiros passos que dei foram apenas três, achei muito poucochinho, mas o fisioterapeuta achou ótimo. A pouco e pouco, com a ajuda dele, fui andando e nos últimos dias, andei sozinho.

Certa noite disseram-me que iam tirar o oxigénio porque tinha estado bem durante o dia e que iria dormir sem oxigénio e pedi, ‘por favor, não me façam isso, que não vou dormir pensando que me vai faltar o ar’. Então só tiraram no dia seguinte. O medo é muito grande. A fisioterapia era limitada pelo comprimento do tubo do oxigénio. Quando o tubo foi retirado, pude ir para o corredor andar e foi uma sensação maravilhosa. O fisioterapeuta tinha a mão por trás de mim para me amparar e eu dizia: ‘Agarre-me!’ Ele respondia que não, mas que estava ao meu lado e não me deixaria cair. Era muito bom passar pelas outras enfermarias e receber os parabéns. Também foi muito bom quando acabou o tempo da arrastadeira. Nestas situações perdemos o pudor e há uma intimidade partilhada, que só é um problema no primeiro dia. Alguns dos médicos tinham sido meus alunos e sempre pensei que se precisasse não gostaria de ir para Santa Maria porque me sentiria constrangido. Mas habituamo-nos. Também foi muito reconfortante poder tomar o primeiro banho de corpo inteiro. O auxiliar que me acompanhou era um brasileiro, muito simpático. No chuveiro, havia um banco e eu perguntei se devia tomar banho de pé ou sentado e ele disse que era como preferisse. E ficou o tempo todo à minha espera, por trás do cortinado.

Apesar de tudo o que passei, não foi a dependência da idade o que mais me marcou. Um dos companheiros de enfermaria tinha 50 anos e estava mais dependente do que eu, sobretudo do ponto de vista psicológico. Deixava-se ir abaixo. Não comia; eu comi sempre tudo. O que me deu força foi a minha família. Tenho três filhos e sete netos. Somos muito coesos e foi extraordinário poder comunicar com eles, o que só aconteceu quando fui para a enfermaria. Uma das cenas mais emocionantes foi quando o senhor bancário fez anos e permitiram que o filho o fosse ver. Foi espantoso porque o filho era muito alto e o pai era baixinho e ele encostou a cabeça no ombro do filho e desatou a chorar. Foi lindo, mas foi a única visita enquanto estive na enfermaria. Arranjaram um bolo e foram muito atentos. Mas durante todo o internamento, eu só contactei com a minha família por telemóvel. Falava duas vezes por dia com a minha mulher. Tínhamos comemorado 50 anos de casados em dezembro. Também foi extraordinária a certeza com que fiquei de que tenho muitos amigos.  Não faz ideia da quantidade de pessoas que entrou em contacto comigo, pessoas absolutamente inesperadas, que eu não via há anos. Foram mensagens de encorajamento extremamente importantes.

Na enfermaria li 700 páginas. Comecei com um policial e também um romance maravilhoso do Javier Marías, que li pela noite fora. Tive sorte porque uma colega de psiquiatria pediu licença para me visitar e mascarava-se toda e lá ia. Levou-me quatro livros. Nunca tive problemas de concentração. Nós, os três sportinguistas, fizemos uma frente contra a televisão e foi bom porque houve silêncio, que nos permitiu ler. Eu tinha um rádio de pilhas e ouvia as notícias e um pouco de música. Mas sobretudo li muito e depressa. À noite só dormia com medicação e mesmo agora, o meu sono ainda está alterado. Também fiquei com uma arritmia no coração, que dizem que será reversível.

Quando acordei nos cuidados intensivos, não perdi o meu sentido de identidade. Nos momentos mais difíceis, como quando tive de fazer uma TAC pulmonar, pensei nos membros da família, um por um e por ordem de idade. E depois usei esta técnica várias vezes. Tinha um enorme desejo de os tornar a ver e fui recebendo deles uma energia extraordinária. Era uma força psicológica. Nos cuidados intensivos, como não falei com ninguém, era só o meu pensamento, depois, na enfermaria, todos telefonavam. Também pensei no meu pai e muito na minha avó. E tive algumas recordações em momentos em que estive mal, como quando sonhei acordado, em que pedia para não me fazerem mais tratamentos e me deixarem morrer.

Mas nunca desisti, sempre me disse que se me deixasse abandonar, morreria. Sabia que não podia parar de lutar e pensava que o que não nos destrói vai-nos deixar mais fortes. Dizia isso a mim próprio. Estive quase destruído. A infeção bacteriana quase me derrubou, pensei que ia morrer. Mas eu não queria morrer, pensava que ainda tinha alguns anos de vida, que queria fazer muita coisa e que tinha família e bons amigos. Sabia que se não fosse destruído, ia ficar uma pessoa melhor. Esta é uma mensagem importante que quero transmitir. Porque o sofrimento é muito grande, as pessoas não têm a noção do que é esta doença. É uma doença em que é fundamental lutar porque a própria doença provoca um desamparo. Porque para uma infeção ou para um cancro já há medicamentos, cirurgias. Aqui não há tratamentos específicos. São remendos. E a sensação de que o ar não entra e o cansaço absolutamente terrível são esgotantes.

O Serviço Nacional de Saúde funciona muitíssimo bem. Foi o SNS que me salvou. Agora irrito-me muito quando dizem mal do SNS porque a coesão da equipa, o modo como funcionam, a capacidade profissional, senti tudo no dia a dia. Estou a ser acompanhado em cardiologia por uma ex-aluna. Foram muito delicados e tudo funciona à hora. Estão organizados. Quando saí do hospital, a 19 de março, ficou pouca gente no serviço. Vamos lá ver se conseguimos que não haja outra vaga.

Cheguei a casa no Dia do Pai. Foi muito simbólico. O meu filho mais velho foi-me buscar. A minha mulher estava à janela e eu atravessei a rua sozinho para ela ver que eu estava bem. Ela ficou muito contente. Sempre disse que queria fazer 80 anos e pensei que não chegava lá. Várias vezes pensei que ia morrer, mas tive grande determinação em viver. Também sempre disse que não era ateu, mas agnóstico, e lembrei-me de uma frase de Voltaire, que, quando indagado sobre a sua relação com Deus, dizia: ‘Cumprimentamo-nos, mas não nos falamos.’ Eu tenho muito respeito pela ideia de Deus, não sou crente, mas confesso que muitas vezes pensei em Deus e se ele me podia ajudar. Tive imensa gente a dizer que estava a rezar muito por mim, eu agradecia e foi muito reconfortante. Nunca minimizei a fé dos outros e a ideia de que Deus eventualmente me poderia estar a ajudar foi uma ideia boa. Uma antiga doente disse-me que estava a fazer reiki, e eu não acredito, mas disse-lhe: ‘Faça!’ Foram experiências muito interessantes. Vou escrever um pequeno livro sobre o que passei.

Contactei com uma parte minha completamente desconhecida. Contactei com o desespero, eu que sou habitualmente uma pessoa calma. Foram momentos em que me encontrava desamparado e achava que me devia deixar morrer. Mas encontrei também em mim uma resistência que achava que não tinha. Como estava muito fragilizado, pensei que não teria forças, mas descobri uma força que estava escondida e que me permitiu continuar a lutar. Foi na enfermaria, porque nos cuidados intensivos estava desesperado, o barulho era insuportável. Fiz muitos balanços da minha vida e foram sempre positivos. Constatei que o mais importante que fiz foi ter constituído uma família. É importante que se diga isso numa altura em que as pessoas privilegiam as carreiras. Eu tive uma boa carreira, mas, sem qualquer demagogia, o mais importante que construí foi a família.

Os meus netos ajudaram-me imenso. Porquê? Porque são muito alegres, têm muita saúde e uma voz muito bonita ao telefone. Sobretudo o mais velho, que tem o curso de teatro [que Daniel Sampaio sempre quis seguir]. Quando me ligava com aquela voz linda, sentia uma tranquilidade imensa. Mas foram todos eles, pelas mensagens, os emojis que mandavam, o que contavam das suas vidas. Abraçá-los no regresso a casa foi muito emocionante. Vieram todos no Dia do Pai. Um deles não conseguiu dizer nada, mas eu sentia a respiração dele ofegante. Eles passaram também por momentos difíceis, em que os médicos não conseguiam dar nenhuma esperança. ‘Não está pior, mas não está melhor’, e era tudo o que diziam. Mas um dia tiraram os tubos e eu fiquei bem. Ainda falamos pouco sobre isso entre nós.”

IN "EXPRESSO" - 17/04/21

* 𝓤𝓶 𝓪𝓰𝓻𝓪𝓭𝓮𝓬𝓲𝓶𝓮𝓷𝓽𝓸 𝓶𝓾𝓲𝓽𝓸 𝓮𝓼𝓹𝓮𝓬𝓲𝓪𝓵 𝓪̀ 𝓜𝓐𝓜𝓘 𝓺𝓾𝓮 𝓷𝓸𝓼 𝓹𝓻𝓸𝓹𝓸𝓻𝓬𝓲𝓸𝓷𝓸𝓾 𝓸 𝓬𝓸𝓷𝓱𝓮𝓬𝓲𝓶𝓮𝓷𝓽𝓸 𝓭𝓮𝓼𝓽𝓮 𝓽𝓮𝔁𝓽𝓸.

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2612.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL

Mina do Barroso ilustra paradoxos
 do Pacto Ecológico Europeu



FONTE:  euronews

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2- 𝔒 𝔠𝔞𝔱𝔬𝔩𝔦𝔠𝔦𝔰𝔪𝔬 𝔢 𝔞 𝔦𝔤𝔯𝔢𝔧𝔞 𝔬𝔯𝔱𝔬𝔡𝔬𝔵𝔞


FONTE:   Religiões Ocidentais Rubem Ayang Oliveira

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LIX -VIDA SELVAGEM
1- O VALE DOS LOBOS 
PARQUE DE YELLOWSTONE




FONTE:   RTP Palco 2020
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Marisa Liz e Carolina Deslandes

Você é linda


The Voice Portugal Kids

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96-UM POEMA POR SEMANA

FERNANDO TORDO

ADEUS TRISTEZA



dito por
MUNDO DOS POEMAS


FONTE:    Mundo Dos Poemas

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VII-CAÇADORES DE NAZIS

5-KURT LISCHKA



FONTE:  Guerras Mundiais   

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𝙿𝚘𝚛𝚝𝚞𝚐𝚊𝚕 𝚊𝚗𝚝𝚎𝚜 𝚍𝚘 𝟸𝟻 𝚍𝚎 𝙰𝚋𝚛𝚒𝚕/2


* Um trabalho do sociólogo ANTÓNIO BARRETO


FONTE:   TopSecret

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𝙿𝚘𝚛𝚝𝚞𝚐𝚊𝚕 𝚊𝚗𝚝𝚎𝚜 𝚍𝚘 𝟸𝟻 𝚍𝚎 𝙰𝚋𝚛𝚒𝚕/1


* Um trabalho do sociólogo ANTÓNIO BARRETO


FONTE:   TopSecret

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29.8-ADEGA SUPERIOR
OS MELHORES DO ANO
2020
REVISTA DE VINHOS
CERIMÓNIA DE CONSAGRAÇÃO




* VINHO É CULTURA E CULTURA É LIBERDADE! 
Apenas aprendizes e apreciadores não poderíamos ignorar a nomeação dos MELHORES DO ANO em PORTUGAL, avaliação que a REVISTA DOS VINHOS efectua anualmente das melhores produções, empresas, enólogos e  demais histórias relevantes. Nada melhor que editar em episódios a talvez melhor Festa do Vinho que se realiza no país. Não perca nos próximos sábados, depois serviremos mais vinho.


FONTE:   Revista de Vinhos
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𝐸𝒮𝒯𝐼𝐿𝒪𝒮𝒪


* Prepara-te para andar de gatas JVA

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2680
Senso d'hoje
ANTÓNIO SARMENTO
MÉDICO PORTUGUÊS
INFECCIOLOGISTA
A pandemia mostrou as
fragilidades do ser humano







* Um trabalho de ANA PEIXOTO para a TVI24


FONTE:   sentidoporto1
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A GRACINHA
QUE NÓS SOMOS


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𝟣-ᗣρᥲꙆρᥲ ᥲ ᖇᥲຕᥱꙆᥲ


XXIX-BACANTES

2ºACTO



NR: Este espectáculo não é aconselhável a olhos, corações sensíveis e pudorentos, tem cenas de nudez muito explícitas. Os vídeos da representação serão editados diariamente.

ARTE É CULTURA, CULTURA É LIBERDADE!

O rito vive a chegada de Dionyzio , filho de Zeus e da mortal Semelle, em sua cidade natal, TebaSP, que não o reconhece como Deus. Trava-se o embate entre o mortal Penteu, filho de Agave, que, através de um golpe de estado, tomou o poder do avô, o Governador Kadmos e tenta proibir a realização do Teatro dos Ritos Báquicos oficiados por Dionyzio e o Coro de Bacantes e Sátiros nos morros da cidade.

Penteu é a personagem mais contemporânea da peça. Ele incorpora o pensamento dominante, herança do legado racista, patriarcal, escravocrata e sexista, que tem na propriedade privada a legitimação de genocídios; no discurso de hategroups que não conseguem contracenar com as diferenças e no privatizante e “apolítico” projeto neoliberal.

No terceiro ato, o coro de Bacantes e Sátiros que presentificam a multidão insurgente, conduzidos por sua mãe, estraçalham e devoram Penteu num trágico banquete antropófago – um rito de adoração da adversidade. Nesse movimento, o coro se revela mais contemporâneo que Penteu, pois vai em direção ao primitivo, num retorno ao pensamento em estado selvagem com percepção da cosmopolítica indígena, que hoje nos mostra como totemizar a predação e o trauma social do capitalismo e do antropocentrismo que atravessam continentes e séculos carregando a mitologia do Progresso a qualquer custo.

Com músicas compostas por Zé Celso, incorporando o Teatro de Revista, Bacantes vai muito além do musical americano, e depois de 20 anos da estreia, a evolução musical do Coro do Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona, desde as montagens de Os Sertões até as imersões nas obras de Villa Lobos e Paul Hindemith, preparou a companhia para a atuação nesta ópera eletrocandomblaica com a qualidade que lhe é devida. A música é executada ao vivo pelos coros & banda.

BACANTES – FICHA TÉCNICA

Texto:
EURÍPEDES

Versão brazyleira
CATHERINE HIRSCH
DENISE ASSUNÇÃO
MARCELO DRUMMOND
ZÉ CELSO MARTINEZ CORREA
Tradução para o inglês | Legendas
ANA HARTMANN y MARIA BITARELLO
DIREÇÃO E MÚSICA
JOSÉ CELSO MARTINEZ CORREA
Conselheira poeta
CATHERINE HIRSCH
Direção Musical:
MARCELO PELLEGRINI
GUILHERME CAZALVARA
CHICÃO
Direção de Cena:
ELISETE JEREMIAS
OTTO BARROS

TYAZO:
Dionysio
MARCELO DRUMMOND
Penteu
FRED STEFFEN
Tirézias
ZÉ CELSO MARTINEZ CORREA
Semele
CAMILA MOTA
Zeus
RODERICK HIMEROS
Kadmos
RICARDO BITTENCOURT
Hera
VERA BARRETO LEITE
Rheia e Coriféria Negra
CARINA IGLESIAS
Coriféria Negra
DENISE ASSUNÇÃO
Agave e Moira Corta Vida
JOANA MEDEIROS
Autonoe e Moira Puxa Vida
LETÍCIA COURA
Hino e Moira Tece Vida
MARIANA DE MORAES y NASH LAILA

RODERICK HIMEROS
Ganimedes
OTTO BARROS
RODERICK HIMEROS
Ampelos
LUCAS ANDRADE
Cupido
KAEL STUDART
Mensageiro I
RODERICK HIMEROS
Mensageiro II
MARCIO TELLES
Comandante da Tropa de Elite
TONY REIS y CYRO MORAIS
Harmonia e Paz
CAMILA GUERRA Y DANIELLE ROSA
Afrodita
MÁRCIO TELLES
Artemis
WALLACE RUY
Coripheia
SYLVIA PRADO
Touro enfurecido
CYRO MORAIS
Adoração
VERA BARRETO LEITE
Bacantes
BÁRBARA SANTOS
CAMILA GUERRA
CLARISSE  JOAHANSSON
DANIELLE ROSA
FERNANDA TADDEI
GABRIELA CAMPOS
MARINA WISNIK
NASH LAILA
WALLACE RUY

Satyros & Coro de Penteu
CYRO MORAIS
IGOR PHELIPE
KAEL STUDART
LEON OLIVEIRA
LUCAS ANDRADE
RODERICK HIMEROS
RODRIGO ANDREOLLI
TONY REIS
TÚLIO STARLING

BANDA ANTROPÓFAGA
GUILHERME CAZALVARA (bateria e trompete)
FELIPE BOTELHO (baixo elétrico)
ITO ALVES (percussão)
CHICÃO (piano e teclados)
MOITA (guitarra elétrica)
ANDRÉ SANTANA LAGARTIXA (bateria)

Sonoplasta
DJ JEAN CARLOS

Preparação Vocal
GUILHERME CALZAVARA
CHICÃO

Preparação corporal/dança/atuação
MÁRCIO TELLES
SERGIO SIVIERO
HUGO RODAS

Figurino
SONIA USHIYAMA
GABRIELA CAMPOS
CAMILA VALONES
SELMA PAIVA
VALENTINA SOARES
SYLVIA PRADO

Camareira
CIDA MELO

Maquiagem
CAMILA VALONES
PATRÍCIA BONÍSSIMA

Arquitetura Cênica
CARILA MATZENBACHER
MARÍLIA CAVALHEIRO GALLMEISTER
CLARISSA MORAES

Objetos
CRIAÇÃO COLETIVA DA COMPANHIA

Objetos cênicos
RICARDO COSTA

Máscara de Dionyzio
IGOR ALEXANDRE MARTINS

Contraregragem/maquinária
OTTO BARROS
ELISETE JEREMIAS
CARILA MATZENBACHER
MARÍLIA CAVALHEIRO GALLMEISTER
BRENDA AMARAL

Residência no  Processo Criativo da  Direção de Cena
ANA SOBANSKY

Cenotecnia
JOSÉ DA HORA

Som
FELIPE GATTI

Assistentes de som
RAIZA SORRINI

Iluminação
desenho dos mapas de luz, afinação, direção do roteiro de operação, coro de pin-beams e operação de luz ao vivo
CIBELE FORJAZ

Direção técnica e de montagem, Co-operação de luz ao vivo
PEDRO FELIZES
LUANA DELLA CRIST

Coro de pimbeans
CAMILE LAURENT
LUCIA RAMOS
NARA ZOCHER

Cinema ao vivo
IGOR MAROTTI (diretor de fotografia, câmera)
CAFIRA ZOÉ (câmera)
PEDRO SALIM (corte de mesa, vídeo mapping)

Produção Executiva e administração
ANDERSON PUCHETTI

Produção
EDERSON BARROSO

Direção de Produção, Estrategistas e Captação
CAMILA MOTA
MARCELO DRUMMOND
ZÉ CELSO

Editoria WEB
BRENDA AMARAL
CAFIRA ZOÉ
IGOR MAROTTI

Núcleo de Comunicação Antropófaga | Mídia Tática
BRENDA AMARAL
CAFIRA ZOÉ
CAMILA MOTA

Projeto Gráfico e Poster
IGOR MAROTTI

Texto do Programa
CAFIRA ZOÉ
CAMILA MOTA
ZÉ CELSO

Fotógrafos
CAFIRA ZOÉ
IGOR MAROTTI
JENNIFER GLASS

Programação WEB
BRENDA AMARAL

Operação de legendas
MARIA BITARELLO

Makumbas Graphykas
CAFIRA ZOÉ
CAMILA MOTA


FONTE:  Teatro Oficina Uzyna Uzona

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