104-FUTURANDO
Avanços e desafios da pesquisa espacial


1:15 O telescópio espacial James Webb deve ser lançado em 2021. Ele deve substituir parte do trabalho do telescópio Hubble e entregar imagens em 3D, com muito mais exactidão. O novo telescópio deve permitir o estudo de galáxias que se formaram há 12 milhões de anos. A astrofísica Dominika Wylezalek será uma das primeiras a pesquisar com o instrumento.

6:49 O telescópio Hubble, que nos permitiu calcular a idade do universo, podia ter sido um desastre para a ciência. No começo de sua missão apresentou um defeito. Um defeito que foi corrigido e fez com que o equipamento ganhasse fama mundial e fosse responsável por descobertas únicas. O Futurando relembra, neste vídeo, a trajetória e as conquistas do Hubble ao longo de mais de 30 anos de observação espacial.

10:11 E como funciona a pesquisa com telescópios no Brasil? Veja nesta entrevista com o astrónomo Thiago Signorini Gonçalves, do Observatório do Valongo, no Rio de Janeiro.

13:20 Na série de ficção científica Star Trek, os personagens viajam grandes distâncias usando o tele-transporte. O físico quântico Anton Zeilinger e a equipe dele conseguiram descobrir como o tele-transporte realmente funciona.


FONTE: DW Brasil

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 ALDEIA SEM HOMENS

 Ʊᗰ🖤Ĵᗩ


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  𝐽𝑂𝑅𝐺𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑎𝑚𝑎𝑑𝑜 

ℕ𝕒 𝕧𝕚𝕕𝕒 𝕤𝕠́ 𝕧𝕒𝕝𝕖 𝕠 𝕒𝕞𝕠𝕣 𝕖 𝕒 𝕒𝕞𝕚𝕫𝕒𝕕𝕖. 

𝕆 𝕣𝕖𝕤𝕥𝕠 𝕖́ 𝕥𝕦𝕕𝕠 𝕡𝕚𝕟𝕠́𝕚𝕒, 𝕖́ 𝕥𝕦𝕕𝕠 

 𝕡𝕣𝕖𝕤𝕦𝕟𝕔̧𝕒̃𝕠, 𝕟𝕒̃𝕠 𝕡𝕒𝕘𝕒 𝕒 𝕡𝕖𝕟𝕒…



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As Aventuras de Tintim

Tintin e os Tímpanos/1


  andré neto
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  𝐽𝑂𝑅𝐺𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑎𝑚𝑎𝑑𝑜 

𝕄𝕠𝕔̧𝕒 𝕕𝕖 𝕠𝕝𝕙𝕠 𝕓𝕒𝕚𝕩𝕠 𝕖́ 𝕕𝕖𝕤𝕔𝕒𝕣𝕒𝕕𝕒 

 𝕖𝕤𝕡𝕖𝕣𝕒𝕟𝕕𝕠 𝕠𝕔𝕒𝕤𝕚𝕒̃𝕠…



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Hugo Bonemer

Famílias com filhos gays


Hugo Bonemer é ator, músico, apresentador e dublador. Ele é conhecido por se posicionar e ser voz ativa dentro e fora de seu trabalho.
Em sua passagem pelo TEDxParqueDoIngá, Hugo se despe de toda construção social e analisa o que constitui e o faz ser quem é. Fala sobre os caminhos que nos definem e porque devemos acolher as identidades e respeitar os sentimentos.
Hugo Bonemer é ator, músico, apresentador e dublador. Ele é conhecido por se posicionar e ser voz ativa dentro e fora de seu trabalho. Em sua passagem pelo TEDxParqueDoIngá, Hugo se despe de toda construção social e analisa o que constitui e o faz ser quem é.
Fala sobre os caminhos que nos definem e porque devemos acolher nossas identidades e respeitar o que sentimos.

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  𝐽𝑂𝑅𝐺𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑎𝑚𝑎𝑑𝑜 

𝕊𝕖 𝕧𝕚𝕧𝕖𝕣 𝕟𝕒̃𝕠 𝕖́ 𝕗𝕒́𝕔𝕚𝕝, 𝕔𝕠𝕟𝕧𝕚𝕧𝕖𝕣 

 𝕖́ 𝕦𝕞 𝕕𝕖𝕤𝕒𝕗𝕚𝕠 𝕡𝕖𝕣𝕞𝕒𝕟𝕖𝕟𝕥𝕖



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ALEXANDRA BORDALO GONÇALVES

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Salvar a Economia 
esquecendo a Justiça

O bom ou mau funcionamento dos tribunais tem um tremendo e muito mensurável impacto na economia. Mais. A Justiça pode servir de acelerador à economia. Por isso não se percebe que não mereça igual preocupação.

𝙀𝙢 𝟮𝟭 𝙙𝙚 𝙅𝙖𝙣𝙚𝙞𝙧𝙤, 𝙤 𝙥𝙧𝙞𝙢𝙚𝙞𝙧𝙤-𝙢𝙞𝙣𝙞𝙨𝙩𝙧𝙤 𝙖𝙗𝙧𝙞𝙪 𝙤𝙨 𝙣𝙤𝙩𝙞𝙘𝙞𝙖́𝙧𝙞𝙤𝙨 𝙘𝙤𝙢 𝙖 𝙣𝙤𝙩𝙖 𝙙𝙖 𝙥𝙖𝙪𝙨𝙖 𝙡𝙚𝙘𝙩𝙞𝙫𝙖, 𝙤 𝙚𝙣𝙘𝙚𝙧𝙧𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤, 𝙤 𝙘𝙤𝙣𝙛𝙞𝙣𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤, 𝙞𝙨𝙩𝙤 𝙙𝙚𝙥𝙤𝙞𝙨 𝙙𝙚 𝙩𝙚𝙞𝙢𝙤𝙨𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙝𝙖𝙫𝙚𝙧 𝙧𝙚𝙘𝙪𝙨𝙖𝙙𝙤 𝙚𝙨𝙘𝙪𝙩𝙖𝙧 𝙤𝙨 𝙖𝙡𝙚𝙧𝙩𝙖𝙨 𝙖 𝙘𝙖𝙪𝙨𝙚 𝙙𝙖 𝙚𝙘𝙤𝙣𝙤𝙢𝙞𝙖.

𝙉𝙚𝙨𝙨𝙚 𝙙𝙞𝙖 𝙖𝙣𝙪𝙣𝙘𝙞𝙤𝙪, 𝙞𝙜𝙪𝙖𝙡𝙢𝙚𝙣𝙩𝙚, 𝙖 𝙨𝙪𝙨𝙥𝙚𝙣𝙨𝙖̃𝙤 𝙙𝙤𝙨 𝙥𝙧𝙖𝙯𝙤𝙨 𝙟𝙪𝙙𝙞𝙘𝙞𝙖𝙞𝙨, 𝙙𝙖𝙨 𝙙𝙞𝙡𝙞𝙜𝙚̂𝙣𝙘𝙞𝙖𝙨 𝙚 𝙤 𝙨𝙚𝙢𝙞-𝙚𝙣𝙘𝙚𝙧𝙧𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙙𝙤𝙨 𝙩𝙧𝙞𝙗𝙪𝙣𝙖𝙞𝙨. 𝙋𝙤𝙧𝙚́𝙢, 𝙘𝙤𝙢𝙤 𝙫𝙚𝙢 𝙨𝙚𝙣𝙙𝙤 𝙝𝙖𝙗𝙞𝙩𝙪𝙖𝙡, 𝙘𝙤𝙢𝙪𝙣𝙞𝙘𝙤𝙪 𝙢𝙖𝙡, 𝙚, 𝙙𝙚 𝙛𝙖𝙘𝙩𝙤, 𝙖 𝙇𝙚𝙞 𝙦𝙪𝙚 𝙙𝙚𝙩𝙚𝙧𝙢𝙞𝙣𝙤𝙪 𝙖 𝙨𝙪𝙨𝙥𝙚𝙣𝙨𝙖̃𝙤 𝙙𝙤𝙨 𝙥𝙧𝙖𝙯𝙤𝙨 𝙙𝙖𝙩𝙖 𝙙𝙚 𝟭 𝙙𝙚 𝙁𝙚𝙫𝙚𝙧𝙚𝙞𝙧𝙤, 𝙢𝙖𝙨 𝙩𝙚𝙢 𝙚𝙛𝙚𝙞𝙩𝙤𝙨 𝙧𝙚𝙩𝙧𝙤𝙖𝙘𝙩𝙞𝙫𝙤𝙨, 𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙫𝙖𝙞 𝙨𝙚𝙧 𝙤𝙪𝙩𝙧𝙖 𝙩𝙧𝙖𝙥𝙖𝙡𝙝𝙖𝙙𝙖…

𝙊 𝙘𝙞𝙙𝙖𝙙𝙖̃𝙤 𝙘𝙤𝙢𝙪𝙢 𝙥𝙖𝙧𝙩𝙞𝙪 𝙙𝙤 𝙥𝙧𝙞𝙣𝙘𝙞́𝙥𝙞𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙩𝙪𝙙𝙤 𝙚𝙨𝙩𝙖𝙫𝙖 𝙚𝙣𝙘𝙚𝙧𝙧𝙖𝙙𝙤, 𝙡𝙤𝙜𝙤 𝙛𝙤𝙧𝙖𝙢 𝙖𝙙𝙞𝙖𝙙𝙖𝙨 𝙞𝙣𝙪́𝙢𝙚𝙧𝙖𝙨 𝙙𝙞𝙡𝙞𝙜𝙚̂𝙣𝙘𝙞𝙖𝙨 𝙥𝙤𝙧 𝙛𝙖𝙡𝙩𝙖 𝙙𝙚 𝙖𝙧𝙜𝙪𝙞𝙙𝙤𝙨, 𝙩𝙚𝙨𝙩𝙚𝙢𝙪𝙣𝙝𝙖𝙨 𝙚 𝙖𝙩𝙚́ 𝙥𝙚𝙧𝙞𝙩𝙤𝙨. 𝙊𝙗𝙫𝙞𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙦𝙪𝙚 𝙨𝙚𝙢 𝙨𝙚 𝙘𝙤𝙣𝙝𝙚𝙘𝙚𝙧 𝙖 𝙇𝙚𝙞, 𝙖 𝙩𝙖𝙡 𝙙𝙚 𝟭 𝙙𝙚 𝙁𝙚𝙫𝙚𝙧𝙚𝙞𝙧𝙤, 𝙢𝙪𝙞𝙩𝙤 𝙛𝙤𝙞 𝙛𝙪𝙣𝙘𝙞𝙤𝙣𝙖𝙣𝙙𝙤, 𝙖𝙩𝙚́ 𝙥𝙤𝙧𝙦𝙪𝙚 𝙤𝙨 𝘼𝙙𝙫𝙤𝙜𝙖𝙙𝙤𝙨 𝙣𝙖̃𝙤 𝙘𝙤𝙧𝙧𝙚𝙢 𝙧𝙞𝙨𝙘𝙤𝙨 𝙙𝙚 𝙥𝙚𝙧𝙙𝙚𝙧 𝙥𝙧𝙖𝙯𝙤𝙨. 𝙈𝙖𝙜𝙞𝙨𝙩𝙧𝙖𝙙𝙤𝙨 𝙝𝙤𝙪𝙫𝙚 𝙦𝙪𝙚 𝙙𝙚𝙧𝙖𝙢 𝙨𝙚𝙢 𝙚𝙛𝙚𝙞𝙩𝙤 𝙙𝙞𝙡𝙞𝙜𝙚̂𝙣𝙘𝙞𝙖𝙨, 𝙖𝙡𝙪𝙙𝙞𝙣𝙙𝙤 𝙖̀𝙨 𝙙𝙚𝙘𝙡𝙖𝙧𝙖𝙘̧𝙤̃𝙚𝙨 𝙙𝙤 𝙥𝙧𝙞𝙢𝙚𝙞𝙧𝙤-𝙢𝙞𝙣𝙞𝙨𝙩𝙧𝙤 𝙚 𝙖𝙤 𝙚𝙡𝙚𝙫𝙖𝙙𝙞́𝙨𝙨𝙞𝙢𝙤 𝙣𝙪́𝙢𝙚𝙧𝙤 𝙙𝙚 𝙘𝙖𝙨𝙤𝙨 𝙙𝙚 𝙣𝙤𝙫𝙤𝙨 𝙘𝙤𝙣𝙩𝙖́𝙜𝙞𝙤𝙨 𝙙𝙞𝙖́𝙧𝙞𝙤𝙨.

𝘼𝙜𝙤𝙧𝙖, 𝙖 𝟭𝟭 𝙙𝙚 𝙈𝙖𝙧𝙘̧𝙤, 𝙖𝙣𝙪𝙣𝙘𝙞𝙤𝙪 𝙖 𝙧𝙚𝙖𝙗𝙚𝙧𝙩𝙪𝙧𝙖 𝙛𝙖𝙨𝙚𝙖𝙙𝙖, 𝙙𝙤 𝙚𝙣𝙨𝙞𝙣𝙤, 𝙙𝙤 𝙘𝙤𝙢𝙚́𝙧𝙘𝙞𝙤, 𝙙𝙤𝙨 𝙘𝙖𝙗𝙚𝙡𝙚𝙞𝙧𝙚𝙞𝙧𝙤𝙨, 𝙜𝙞𝙣𝙖́𝙨𝙞𝙤𝙨, 𝙚𝙨𝙥𝙡𝙖𝙣𝙖𝙙𝙖𝙨… 𝙀𝙢 𝙧𝙚𝙡𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙖̀ 𝙅𝙪𝙨𝙩𝙞𝙘̧𝙖 𝙣𝙚𝙢 𝙪𝙢𝙖 𝙢𝙚𝙣𝙘̧𝙖̃𝙤𝙯𝙞𝙩𝙖!

𝙊𝙧𝙖, 𝙚́ 𝙘𝙧𝙞𝙨𝙩𝙖𝙡𝙞𝙣𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙖 𝙀𝙘𝙤𝙣𝙤𝙢𝙞𝙖 𝙩𝙚𝙢 𝙙𝙚 𝙨𝙚𝙧 𝙪𝙢𝙖 𝙥𝙧𝙚𝙤𝙘𝙪𝙥𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤. 𝙏𝙤𝙙𝙤𝙨 𝙖𝙨𝙨𝙞𝙨𝙩𝙞𝙢𝙤𝙨 𝙖𝙤 𝙞𝙣𝙪𝙨𝙞𝙩𝙖𝙙𝙤 𝙚 𝙣𝙪𝙣𝙘𝙖 𝙫𝙞𝙫𝙚𝙣𝙘𝙞𝙖𝙙𝙤 𝙚𝙣𝙘𝙚𝙧𝙧𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙛𝙤𝙧𝙘̧𝙖𝙙𝙤, 𝙖𝙤 𝙚𝙨𝙜𝙤𝙩𝙖𝙧 𝙙𝙖𝙨 𝙧𝙚𝙨𝙚𝙧𝙫𝙖𝙨 𝙞𝙣𝙙𝙞𝙫𝙞𝙙𝙪𝙖𝙞𝙨 𝙚 𝙙𝙤 𝙩𝙚𝙧𝙧𝙞́𝙫𝙚𝙡 𝙗𝙤𝙤𝙢 𝙙𝙚 𝙙𝙚𝙨𝙚𝙢𝙥𝙧𝙚𝙜𝙤 𝙚 𝙞𝙣𝙨𝙤𝙡𝙫𝙚̂𝙣𝙘𝙞𝙖𝙨 𝙦𝙪𝙚 𝙨𝙚 𝙖𝙣𝙩𝙚𝙘𝙞𝙥𝙖𝙢. 𝙈𝙖𝙨, 𝙚 𝙚𝙨𝙩𝙚 𝙚́ 𝙪𝙢 𝙜𝙧𝙖𝙣𝙙𝙚 ‘𝙢𝙖𝙨’, 𝙖 𝙅𝙪𝙨𝙩𝙞𝙘̧𝙖 𝙚 𝙤 𝙛𝙪𝙣𝙘𝙞𝙤𝙣𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙙𝙤𝙨 𝙩𝙧𝙞𝙗𝙪𝙣𝙖𝙞𝙨 𝙩𝙚̂𝙢 𝙪𝙢 𝙚𝙣𝙤𝙧𝙢𝙚 𝙞𝙢𝙥𝙖𝙘𝙩𝙤 𝙣𝙖 𝙚𝙘𝙤𝙣𝙤𝙢𝙞𝙖.

𝙃𝙖́ 𝙚𝙢𝙥𝙧𝙚𝙨𝙖𝙨 𝙚𝙨𝙩𝙧𝙖𝙣𝙜𝙚𝙞𝙧𝙖𝙨 𝙦𝙪𝙚 𝙙𝙞𝙨𝙥𝙚𝙣𝙨𝙖𝙢 𝙣𝙚𝙜𝙤́𝙘𝙞𝙤𝙨 𝙚𝙢 𝙋𝙤𝙧𝙩𝙪𝙜𝙖𝙡 𝙤𝙪 𝙘𝙤𝙢 𝙚𝙢𝙥𝙧𝙚𝙨𝙖𝙨 𝙥𝙤𝙧𝙩𝙪𝙜𝙪𝙚𝙨𝙖𝙨 𝙙𝙚𝙫𝙞𝙙𝙤 𝙖𝙤𝙨 𝙖𝙩𝙧𝙖𝙨𝙤𝙨 𝙙𝙖 𝙟𝙪𝙨𝙩𝙞𝙘̧𝙖 𝙚 𝙖𝙤 𝙩𝙚𝙢𝙥𝙤 𝙙𝙚 𝙥𝙚𝙣𝙙𝙚̂𝙣𝙘𝙞𝙖 𝙥𝙧𝙤𝙘𝙚𝙨𝙨𝙪𝙖𝙡 𝙣𝙤𝙨 𝙩𝙧𝙞𝙗𝙪𝙣𝙖𝙞𝙨. 𝙊 𝙗𝙤𝙢 𝙤𝙪 𝙢𝙖𝙪 𝙛𝙪𝙣𝙘𝙞𝙤𝙣𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙙𝙤𝙨 𝙩𝙧𝙞𝙗𝙪𝙣𝙖𝙞𝙨 𝙩𝙚𝙢 𝙪𝙢 𝙩𝙧𝙚𝙢𝙚𝙣𝙙𝙤 𝙚 𝙢𝙪𝙞𝙩𝙤 𝙢𝙚𝙣𝙨𝙪𝙧𝙖́𝙫𝙚𝙡 𝙞𝙢𝙥𝙖𝙘𝙩𝙤 𝙣𝙖 𝙚𝙘𝙤𝙣𝙤𝙢𝙞𝙖. 𝙋𝙚𝙣𝙨𝙚𝙢𝙤𝙨 𝙣𝙤 𝙩𝙚𝙢𝙥𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙙𝙚𝙢𝙤𝙧𝙖 𝙪𝙢𝙖 𝙚𝙭𝙚𝙘𝙪𝙘̧𝙖̃𝙤, 𝙪𝙢 𝙥𝙧𝙤𝙘𝙚𝙨𝙨𝙤 𝙙𝙚 𝙞𝙣𝙨𝙤𝙡𝙫𝙚̂𝙣𝙘𝙞𝙖 𝙤𝙪 𝙪𝙢𝙖 𝙖𝙘𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙙𝙚 𝙩𝙧𝙖𝙗𝙖𝙡𝙝𝙤.

𝙈𝙤𝙙𝙚𝙧𝙣𝙞𝙯𝙖𝙘̧𝙤̃𝙚𝙨 𝙫𝙖̃𝙤 𝙨𝙚𝙣𝙙𝙤 𝙛𝙚𝙞𝙩𝙖𝙨, 𝙢𝙪𝙞𝙩𝙖𝙨 𝙘𝙤𝙢 𝙞𝙢𝙥𝙖𝙘𝙩𝙤 𝙣𝙚𝙜𝙖𝙩𝙞𝙫𝙤. 𝙐𝙢 𝙚𝙭𝙚𝙢𝙥𝙡𝙤 𝙚́ 𝙖 𝙩𝙧𝙖𝙢𝙞𝙩𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙙𝙖𝙨 𝙚𝙭𝙚𝙘𝙪𝙘̧𝙤̃𝙚𝙨 𝙦𝙪𝙚 𝙨𝙚 𝙥𝙧𝙤𝙡𝙤𝙣𝙜𝙖 𝙨𝙚𝙢 𝙪𝙢𝙖 𝙪́𝙣𝙞𝙘𝙖 𝙞𝙣𝙩𝙚𝙧𝙫𝙚𝙣𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙙𝙤 𝙈𝙖𝙜𝙞𝙨𝙩𝙧𝙖𝙙𝙤, 𝙖𝙞𝙣𝙙𝙖 𝙦𝙪𝙚 𝙨𝙪𝙘𝙚𝙨𝙨𝙞𝙫𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙨𝙪𝙨𝙘𝙞𝙩𝙖𝙙𝙖, 𝙙𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙖𝙤𝙨 𝘼𝙜𝙚𝙣𝙩𝙚𝙨 𝙙𝙚 𝙀𝙭𝙚𝙘𝙪𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙚 𝙁𝙪𝙣𝙘𝙞𝙤𝙣𝙖́𝙧𝙞𝙤𝙨 𝙅𝙪𝙙𝙞𝙘𝙞𝙖𝙞𝙨 𝙪𝙢 𝙚𝙣𝙤𝙧𝙢𝙚 𝙥𝙤𝙙𝙚𝙧 𝙚 𝙖𝙪𝙩𝙤𝙣𝙤𝙢𝙞𝙖, 𝙣𝙖̃𝙤 𝙧𝙖𝙧𝙖𝙨 𝙫𝙚𝙯𝙚𝙨 𝙢𝙖𝙡 𝙚𝙭𝙚𝙧𝙘𝙞𝙙𝙤. 𝙊𝙪 𝙤 𝙩𝙚𝙢𝙥𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙪𝙢 𝙥𝙧𝙤𝙘𝙚𝙨𝙨𝙤 𝙩𝙚𝙢 𝙥𝙖𝙧𝙖 𝙘𝙝𝙚𝙜𝙖𝙧 𝙖𝙤 𝙨𝙚𝙪 𝙩𝙚𝙧𝙢𝙤, 𝙦𝙪𝙚 𝙤 𝙩𝙤𝙧𝙣𝙖 𝙞𝙣𝙪́𝙩𝙞𝙡 𝙤𝙪 𝙙𝙚 𝙣𝙚𝙣𝙝𝙪𝙢 𝙚𝙛𝙚𝙞𝙩𝙤. 𝙋𝙤𝙧𝙦𝙪𝙚 𝙟𝙖́ 𝙣𝙖̃𝙤 𝙝𝙖́ 𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙞𝙧 𝙗𝙪𝙨𝙘𝙖𝙧, 𝙤𝙪 𝙥𝙤𝙧𝙦𝙪𝙚 𝙤 𝙘𝙧𝙚𝙙𝙤𝙧 𝙛𝙤𝙞 𝙙𝙚𝙘𝙡𝙖𝙧𝙖𝙙𝙤 𝙞𝙣𝙨𝙤𝙡𝙫𝙚𝙣𝙩𝙚.

𝙑𝙤𝙡𝙩𝙖𝙢𝙤𝙨 𝙖 𝙩𝙚𝙧 𝙟𝙪𝙞́𝙯𝙤𝙨 𝙖𝙛𝙪𝙣𝙙𝙖𝙙𝙤𝙨, 𝙨𝙞𝙜𝙣𝙞𝙛𝙞𝙘𝙖𝙣𝙙𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙥𝙧𝙤𝙘𝙚𝙨𝙨𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙡𝙖́ 𝙚𝙣𝙩𝙧𝙚 𝙙𝙚𝙢𝙤𝙧𝙖𝙧𝙖́ 𝙖𝙣𝙤𝙨. 𝘾𝙖𝙨𝙤𝙨 𝙝𝙖́ 𝙚𝙢 𝙦𝙪𝙚 𝙙𝙚𝙘𝙤𝙧𝙧𝙞𝙙𝙤 𝙪𝙢 𝙖𝙣𝙤 𝙨𝙤𝙗𝙧𝙚 𝙪𝙢 𝙦𝙪𝙖𝙡𝙦𝙪𝙚𝙧 𝙧𝙚𝙦𝙪𝙚𝙧𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤, 𝙤 𝙢𝙚𝙨𝙢𝙤 𝙣𝙖̃𝙤 𝙛𝙤𝙞 𝙥𝙧𝙚𝙨𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙖 𝙅𝙪𝙞𝙯 𝙥𝙖𝙧𝙖 𝙦𝙪𝙚 𝙨𝙚 𝙥𝙧𝙤𝙣𝙪𝙣𝙘𝙞𝙚 𝙨𝙤𝙗𝙧𝙚 𝙤 𝙢𝙚𝙨𝙢𝙤. 𝘾𝙤𝙢𝙤 𝙥𝙤𝙙𝙚 𝙖 𝙚𝙘𝙤𝙣𝙤𝙢𝙞𝙖 𝙨𝙤𝙗𝙧𝙚𝙫𝙞𝙫𝙚𝙧, 𝙨𝙚 𝙤𝙨 𝙡𝙞𝙩𝙞́𝙜𝙞𝙤𝙨 𝙣𝙖̃𝙤 𝙨𝙚 𝙧𝙚𝙨𝙤𝙡𝙫𝙚𝙢 𝙖 𝙗𝙧𝙚𝙫𝙚 𝙩𝙧𝙚𝙘𝙝𝙤, 𝙚́ 𝙦𝙪𝙚𝙨𝙩𝙖̃𝙤 𝙖 𝙦𝙪𝙚 𝙣𝙞𝙣𝙜𝙪𝙚́𝙢 𝙧𝙚𝙨𝙥𝙤𝙣𝙙𝙚.

𝙈𝙖𝙨 𝙚𝙨𝙩𝙖 𝙥𝙧𝙚𝙤𝙘𝙪𝙥𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙘𝙤𝙢 𝙖 𝙚𝙘𝙤𝙣𝙤𝙢𝙞𝙖, 𝙩𝙖̃𝙤 𝙣𝙤𝙩𝙤́𝙧𝙞𝙖 𝙣𝙤𝙨 𝙙𝙞𝙨𝙘𝙪𝙧𝙨𝙤𝙨 𝙙𝙤 𝙥𝙧𝙞𝙢𝙚𝙞𝙧𝙤-𝙢𝙞𝙣𝙞𝙨𝙩𝙧𝙤, 𝙣𝙖̃𝙤 𝙧𝙚𝙨𝙪𝙡𝙩𝙖 𝙚𝙢 𝙞𝙙𝙚̂𝙣𝙩𝙞𝙘𝙖 𝙥𝙧𝙚𝙤𝙘𝙪𝙥𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙘𝙤𝙢 𝙖 𝙅𝙪𝙨𝙩𝙞𝙘̧𝙖 𝙦𝙪𝙚 𝙥𝙤𝙙𝙚 𝙨𝙚𝙧𝙫𝙞𝙧 𝙙𝙚 𝙖𝙘𝙚𝙡𝙚𝙧𝙖𝙙𝙤𝙧 𝙖̀ 𝙚𝙘𝙤𝙣𝙤𝙢𝙞𝙖, 𝙢𝙖𝙨 𝙖𝙣𝙩𝙚𝙨 𝙥𝙚𝙧𝙨𝙞𝙨𝙩𝙚 𝙚𝙢 𝙨𝙚𝙧 𝙤 𝙥𝙚𝙙𝙧𝙚𝙜𝙪𝙡𝙝𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙖 𝙘𝙤𝙣𝙙𝙪𝙯 𝙖𝙤 𝙛𝙪𝙣𝙙𝙤 𝙙𝙤 𝙥𝙤𝙘̧𝙤.

* Advogada 

IN "O JORNAL ECONÓMICO" - 25/03/21 

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2585.UNIÃO


EUROPEIA

SÉRVIA-PORTUGAL

UM ÁRBITRO ESTRÁBICO
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  𝐽𝑂𝑅𝐺𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑎𝑚𝑎𝑑𝑜 

ℕ𝕒̃𝕠 𝕤𝕖 𝕡𝕠𝕕𝕖 𝕕𝕠𝕣𝕞𝕚𝕣 𝕔𝕠𝕞 𝕥𝕠𝕕𝕒𝕤 𝕒𝕤 𝕞𝕦𝕝𝕙𝕖𝕣𝕖𝕤 

 𝕕𝕠 𝕞𝕦𝕟𝕕𝕠, 𝕞𝕒𝕤 𝕕𝕖𝕧𝕖-𝕤𝕖 𝕗𝕒𝕫𝕖𝕣 𝕖𝕤𝕗𝕠𝕣𝕔̧𝕠


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6-A COWSPIRAÇÃO


* Documentário de 2014, com produção de Leonardo di Caprio, Jennifer Davisson e Kip Andersen. A busca por respostas levanta uma questão polemica sobre um grave problema ambiental que está destruindo o planeta Terra.

** Pelo facto de os pensionistas deste blogue se identificarem com o conteúdo do vídeo não significa que sejam vegetarianos, antes pelo contrário.


FONTE:  RE-CONSIDERE

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LXII-VISITA GUIADA


Tapeçarias de Portalegre/1

Portalegre - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

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  𝐽𝑂𝑅𝐺𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑎𝑚𝑎𝑑𝑜 

𝕆 𝕤𝕖𝕩𝕠 𝕤𝕖𝕞𝕡𝕣𝕖 𝕗𝕠𝕚 𝕦𝕞𝕒 𝕗𝕖𝕤𝕥𝕒

𝔸𝕠𝕤 𝟠𝟚 𝕒𝕟𝕠𝕤, 𝕒 𝕗𝕖𝕤𝕥𝕒 𝕖́ 𝕞𝕦𝕚𝕥𝕠 𝕕𝕚𝕗𝕖𝕣𝕖𝕟𝕥𝕖 𝕕𝕠 𝕢𝕦𝕖

𝕖𝕣𝕒 𝕒𝕠𝕤 𝟚𝟘, 𝕒𝕠𝕤 𝟝𝟘, 𝕞𝕖𝕤𝕞𝕠 𝕒𝕠𝕤 𝟞𝟘 𝕖́ 𝕦𝕞𝕒 𝕗𝕖𝕤𝕥𝕒

𝕢𝕦𝕖 𝕖́ 𝕗𝕖𝕚𝕥𝕒 𝕕𝕒 𝕖𝕩𝕡𝕖𝕣𝕚𝕖̂𝕟𝕔𝕚𝕒, 𝕕𝕠 𝕣𝕖𝕗𝕚𝕟𝕒𝕞𝕖𝕟𝕥𝕠



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Piotr BeczalaT e Sarah Tysman
Core n'grato


Salvatore Cardillo

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  𝐽𝑂𝑅𝐺𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑎𝑚𝑎𝑑𝑜 

𝔸 𝕛𝕦𝕧𝕖𝕟𝕥𝕦𝕕𝕖 𝕖́ 𝕦𝕞 𝕓𝕖𝕞 𝕚𝕞𝕖𝕟𝕤𝕠

𝕢𝕦𝕖 𝕟𝕚𝕟𝕘𝕦𝕖́𝕞 𝕡𝕣𝕠𝕝𝕠𝕟𝕘𝕒



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24-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
24.5-𝓝𝓪𝓶𝓸𝓻𝓸: 𝓸𝓷𝓽𝓮𝓶, 𝓱𝓸𝓳𝓮
𝓮 𝓪𝓶𝓪𝓷𝓱𝓪̃
ℱ𝓁𝒶́𝓋𝒾𝑜 𝒢𝒾𝓀𝑜𝓋𝒶𝓉𝑒


*A década de 60 trouxe a revolução feminista e provocou uma série de transformações sociais, mudando inclusive o jeito de namorar. O casal que passeia pela praça de mãos dadas sem poder se beijar, as moças que esperam e sonham com os pedidos de casamento - essas são imagens que ficaram perdidas nos velhos álbuns de namoro. Com a chegada do rock 'n' roll, os homens já não precisam mais conduzir as mulheres pelos salões de baile, elas ganham liberdade para dançar sozinhas. A possibilidade do divórcio já não obriga os noivos a serem felizes para sempre. O “ficar” permite relacionamentos mais descompromissado ainda. Neste Café Filosófico, Flávio Gikovate faz uma retrospectiva da história de amor que cada época escreveu e faz suas projeções para o futuro dos relacionamentos amorosos.

FONTE: Café Filosófico CPFL


 

  𝐽𝑂𝑅𝐺𝐼𝑁𝐻𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑎𝑚𝑎𝑑𝑜 

𝔸 𝕝𝕚𝕓𝕖𝕣𝕕𝕒𝕕𝕖 𝕖́ 𝕔𝕠𝕞𝕠 𝕠 𝕤𝕠𝕝. 

𝔼́ 𝕠 𝕓𝕖𝕞 𝕞𝕒𝕚𝕠𝕣 𝕕𝕠 𝕞𝕦𝕟𝕕𝕠




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53-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝑄𝑢𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑡𝑟𝑜𝑐𝑎𝑟 𝑜 𝑝𝑒𝑖𝑡𝑜 𝑛𝑎 𝑚𝑎𝑚𝑎𝑑𝑎


FONTE:Dra Luciana Herrero

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Piloto sobrevive mais de um mês 

na Amazónia após queda de avião



FONTE:   EFE BRASIL

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𝐅𝐈𝐋𝐇𝐎𝐒 𝐃𝐄 𝐏𝐔𝐓𝐈𝐍𝐀

Submarinos nucleares russos emergem 

no Ártico ao mesmo tempo pela 1ª vez


FONTE:  Sputnik Brasil

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SALADA DE ABÓBRINHA


Cozinhando com a Ly
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2653
Senso d'hoje
JOANA AMARAL DIAS
PSICÓLOGA CLÍNICA
ANALISTA POLÍTICA
 QUE DEMOCRACIA VIVEMOS? 






ⱣɌØǤɌȺMȺ: ƗSŦØ Ɇ́ Ø ⱣØVØ Ⱥ FȺŁȺɌ


FONTE:   KuriakosTV

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ANIMAL TV

JUPARÁ ou KINKAJOU


  ANIMAL TV
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𝟣-ᗣρᥲꙆρᥲ ᥲ ᖇᥲຕᥱꙆᥲ


II-BACANTES

1ºACTO



NR: Este espectáculo não é aconselhável a olhos, corações sensíveis e pudorentos, tem cenas de nudez muito explícitas. Os vídeos da representação serão editados diariamente.

ARTE É CULTURA, CULTURA É LIBERDADE!

O rito vive a chegada de Dionyzio , filho de Zeus e da mortal Semelle, em sua cidade natal, TebaSP, que não o reconhece como Deus. Trava-se o embate entre o mortal Penteu, filho de Agave, que, através de um golpe de estado, tomou o poder do avô, o Governador Kadmos e tenta proibir a realização do Teatro dos Ritos Báquicos oficiados por Dionyzio e o Coro de Bacantes e Sátiros nos morros da cidade.

Penteu é a personagem mais contemporânea da peça. Ele incorpora o pensamento dominante, herança do legado racista, patriarcal, escravocrata e sexista, que tem na propriedade privada a legitimação de genocídios; no discurso de hategroups que não conseguem contracenar com as diferenças e no privatizante e “apolítico” projeto neoliberal.

No terceiro ato, o coro de Bacantes e Sátiros que presentificam a multidão insurgente, conduzidos por sua mãe, estraçalham e devoram Penteu num trágico banquete antropófago – um rito de adoração da adversidade. Nesse movimento, o coro se revela mais contemporâneo que Penteu, pois vai em direção ao primitivo, num retorno ao pensamento em estado selvagem com percepção da cosmopolítica indígena, que hoje nos mostra como totemizar a predação e o trauma social do capitalismo e do antropocentrismo que atravessam continentes e séculos carregando a mitologia do Progresso a qualquer custo.

Com músicas compostas por Zé Celso, incorporando o Teatro de Revista, Bacantes vai muito além do musical americano, e depois de 20 anos da estreia, a evolução musical do Coro do Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona, desde as montagens de Os Sertões até as imersões nas obras de Villa Lobos e Paul Hindemith, preparou a companhia para a atuação nesta ópera eletrocandomblaica com a qualidade que lhe é devida. A música é executada ao vivo pelos coros & banda.

BACANTES – FICHA TÉCNICA

Texto:
EURÍPEDES

Versão brazyleira
CATHERINE HIRSCH
DENISE ASSUNÇÃO
MARCELO DRUMMOND
ZÉ CELSO MARTINEZ CORREA
Tradução para o inglês | Legendas
ANA HARTMANN y MARIA BITARELLO
DIREÇÃO E MÚSICA
JOSÉ CELSO MARTINEZ CORREA
Conselheira poeta
CATHERINE HIRSCH
Direção Musical:
MARCELO PELLEGRINI
GUILHERME CAZALVARA
CHICÃO
Direção de Cena:
ELISETE JEREMIAS
OTTO BARROS

TYAZO:
Dionysio
MARCELO DRUMMOND
Penteu
FRED STEFFEN
Tirézias
ZÉ CELSO MARTINEZ CORREA
Semele
CAMILA MOTA
Zeus
RODERICK HIMEROS
Kadmos
RICARDO BITTENCOURT
Hera
VERA BARRETO LEITE
Rheia e Coriféria Negra
CARINA IGLESIAS
Coriféria Negra
DENISE ASSUNÇÃO
Agave e Moira Corta Vida
JOANA MEDEIROS
Autonoe e Moira Puxa Vida
LETÍCIA COURA
Hino e Moira Tece Vida
MARIANA DE MORAES y NASH LAILA

RODERICK HIMEROS
Ganimedes
OTTO BARROS
RODERICK HIMEROS
Ampelos
LUCAS ANDRADE
Cupido
KAEL STUDART
Mensageiro I
RODERICK HIMEROS
Mensageiro II
MARCIO TELLES
Comandante da Tropa de Elite
TONY REIS y CYRO MORAIS
Harmonia e Paz
CAMILA GUERRA Y DANIELLE ROSA
Afrodita
MÁRCIO TELLES
Artemis
WALLACE RUY
Coripheia
SYLVIA PRADO
Touro enfurecido
CYRO MORAIS
Adoração
VERA BARRETO LEITE
Bacantes
BÁRBARA SANTOS
CAMILA GUERRA
CLARISSE  JOAHANSSON
DANIELLE ROSA
FERNANDA TADDEI
GABRIELA CAMPOS
MARINA WISNIK
NASH LAILA
WALLACE RUY

Satyros & Coro de Penteu
CYRO MORAIS
IGOR PHELIPE
KAEL STUDART
LEON OLIVEIRA
LUCAS ANDRADE
RODERICK HIMEROS
RODRIGO ANDREOLLI
TONY REIS
TÚLIO STARLING

BANDA ANTROPÓFAGA
GUILHERME CAZALVARA (bateria e trompete)
FELIPE BOTELHO (baixo elétrico)
ITO ALVES (percussão)
CHICÃO (piano e teclados)
MOITA (guitarra elétrica)
ANDRÉ SANTANA LAGARTIXA (bateria)

Sonoplasta
DJ JEAN CARLOS

Preparação Vocal
GUILHERME CALZAVARA
CHICÃO

Preparação corporal/dança/atuação
MÁRCIO TELLES
SERGIO SIVIERO
HUGO RODAS

Figurino
SONIA USHIYAMA
GABRIELA CAMPOS
CAMILA VALONES
SELMA PAIVA
VALENTINA SOARES
SYLVIA PRADO

Camareira
CIDA MELO

Maquiagem
CAMILA VALONES
PATRÍCIA BONÍSSIMA

Arquitetura Cênica
CARILA MATZENBACHER
MARÍLIA CAVALHEIRO GALLMEISTER
CLARISSA MORAES

Objetos
CRIAÇÃO COLETIVA DA COMPANHIA

Objetos cênicos
RICARDO COSTA

Máscara de Dionyzio
IGOR ALEXANDRE MARTINS

Contraregragem/maquinária
OTTO BARROS
ELISETE JEREMIAS
CARILA MATZENBACHER
MARÍLIA CAVALHEIRO GALLMEISTER
BRENDA AMARAL

Residência no  Processo Criativo da  Direção de Cena
ANA SOBANSKY

Cenotecnia
JOSÉ DA HORA

Som
FELIPE GATTI

Assistentes de som
RAIZA SORRINI

Iluminação
desenho dos mapas de luz, afinação, direção do roteiro de operação, coro de pin-beams e operação de luz ao vivo
CIBELE FORJAZ

Direção técnica e de montagem, Co-operação de luz ao vivo
PEDRO FELIZES
LUANA DELLA CRIST

Coro de pimbeans
CAMILE LAURENT
LUCIA RAMOS
NARA ZOCHER

Cinema ao vivo
IGOR MAROTTI (diretor de fotografia, câmera)
CAFIRA ZOÉ (câmera)
PEDRO SALIM (corte de mesa, vídeo mapping)

Produção Executiva e administração
ANDERSON PUCHETTI

Produção
EDERSON BARROSO

Direção de Produção, Estrategistas e Captação
CAMILA MOTA
MARCELO DRUMMOND
ZÉ CELSO

Editoria WEB
BRENDA AMARAL
CAFIRA ZOÉ
IGOR MAROTTI

Núcleo de Comunicação Antropófaga | Mídia Tática
BRENDA AMARAL
CAFIRA ZOÉ
CAMILA MOTA

Projeto Gráfico e Poster
IGOR MAROTTI

Texto do Programa
CAFIRA ZOÉ
CAMILA MOTA
ZÉ CELSO

Fotógrafos
CAFIRA ZOÉ
IGOR MAROTTI
JENNIFER GLASS

Programação WEB
BRENDA AMARAL

Operação de legendas
MARIA BITARELLO

Makumbas Graphykas
CAFIRA ZOÉ
CAMILA MOTA


FONTE:  Teatro Oficina Uzyna Uzona


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28-TEATRO
FORA "D'ORAS"
𝒳𝒳-𝑬𝒖 𝑺𝒂𝒊𝒐 𝒏𝒂 𝑷𝒓𝒐́𝒙𝒊𝒎𝒂, 𝒆 𝑽𝒐𝒄𝒆̂?


𝑆𝑖𝑛𝑜𝑝𝑠𝑒:
𝑈𝑚 𝘩𝑜𝑚𝑒𝑚 𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟 𝑐𝑜𝑛𝘩𝑒𝑐𝑒𝑚-𝑠𝑒 𝑛𝑜 𝑚𝑒𝑡𝑟𝑜 𝑒𝑚 𝐿𝑖𝑠𝑏𝑜𝑎 𝑛𝑜𝑠 𝑎𝑛𝑜𝑠 𝟽𝟶 𝑑𝑜 𝑠𝑒́𝑐𝑢𝑙𝑜 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎𝑑𝑜, 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑐̧𝑎𝑚 𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑣𝑒𝑟𝑠𝑎𝑟 𝑒 𝑑𝑒𝑐𝑖𝑑𝑒𝑚 𝑣𝑜𝑙𝑡𝑎𝑟 𝑎 𝑒𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎𝑟-𝑠𝑒. 𝐷𝑒𝑝𝑜𝑖𝑠 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑚𝑒̂𝑠 𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑎𝑐𝑡𝑜𝑠, 𝑐𝑎𝑠𝑎𝑚-𝑠𝑒. 
𝑀𝑎𝑠 𝑜 𝑚𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑐𝑜𝑛𝑑𝑒𝑛𝑎𝑑𝑜 𝑎𝑜 𝑓𝑟𝑎𝑐𝑎𝑠𝑠𝑜. 𝐴𝑚𝑏𝑜𝑠 𝑠𝑒 𝑑𝑖𝑟𝑖𝑔𝑒𝑚 𝑎𝑜 𝑝𝑢́𝑏𝑙𝑖𝑐𝑜 𝑎𝑝𝑟𝑒𝑠𝑒𝑛𝑡𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑎𝑠 𝑠𝑢𝑎𝑠 𝑟𝑎𝑧𝑜̃𝑒𝑠 𝑑𝑜 𝑓𝑎𝑙𝘩𝑎𝑛𝑐̧𝑜 𝑑𝑎 𝑟𝑒𝑙𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒𝑣𝑜𝑐𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑟𝑒𝑐𝑜𝑟𝑑𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠, 𝑝𝑒𝑟𝑠𝑜𝑛𝑎𝑔𝑒𝑛𝑠 𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎𝑑𝑜 𝑒 𝑒𝑥𝑝𝑒𝑟𝑖𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑜𝑠 𝑚𝑎𝑟𝑐𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑖𝑛𝑓𝑙𝑢𝑒𝑛𝑐𝑖𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑜𝑟𝑡𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑝𝑜𝑠𝑡𝑒𝑟𝑖𝑜𝑟𝑒𝑠. 
𝐴 𝑐𝑜𝑚𝑒́𝑑𝑖𝑎 𝑒 𝑜 𝑚𝑢𝑠𝑖𝑐𝑎𝑙 𝑐𝑟𝑢𝑧𝑎𝑚-𝑠𝑒 𝑛𝑎𝑠 𝑠𝑢𝑎𝑠 𝑣𝑖𝑑𝑎𝑠, 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑙𝘩𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑜 𝑝𝑢́𝑏𝑙𝑖𝑐𝑜 𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑢𝑠 𝑝𝑟𝑜𝑏𝑙𝑒𝑚𝑎𝑠 𝑒 𝑑𝑒𝑠𝑎𝑣𝑒𝑛𝑐̧𝑎𝑠 𝑛𝑎𝑠 𝑠𝑢𝑎𝑠 𝑑𝑖𝑓𝑒𝑟𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑓𝑎𝑠𝑒𝑠. "𝐸𝑢 𝑆𝑎𝑖𝑜 𝑛𝑎 𝑃𝑟𝑜́𝑥𝑖𝑚𝑎, 𝑒 𝑉𝑜𝑐𝑒̂?" 𝑒́ 𝑢𝑚 𝑟𝑒𝑡𝑟𝑎𝑡𝑜 𝑜𝑝𝑒𝑟𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙, 𝑢𝑚 𝑐𝘩𝑜𝑞𝑢𝑒 𝑖𝑑𝑒𝑜𝑙𝑜́𝑔𝑖𝑐𝑜 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒 𝑎 𝑚𝑢𝑑𝑎𝑛𝑐̧𝑎 𝑑𝑎 𝑑𝑖𝑡𝑎𝑑𝑢𝑟𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎 𝑑𝑒𝑚𝑜𝑐𝑟𝑎𝑐𝑖𝑎 𝑎𝑡𝑟𝑎𝑣𝑒́𝑠 𝑑𝑎 𝑙𝑖𝑏𝑒𝑟𝑡𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑠𝑒𝑥𝑢𝑎𝑙 𝑒 𝑑𝑎 𝑙𝑖𝑏𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑎 𝑀𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟 𝑐𝑜𝑛𝑞𝑢𝑖𝑠𝑡𝑜𝑢 𝑛𝑎 𝑡𝑟𝑎𝑛𝑠𝑓𝑜𝑟𝑚𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑃𝑜𝑟𝑡𝑢𝑔𝑎𝑙 𝑑𝑒𝑠𝑑𝑒 𝑜𝑠 𝑎𝑛𝑜𝑠 𝟼𝟶 𝑎𝑜𝑠 𝑛𝑜𝑠𝑠𝑜𝑠 𝑑𝑖𝑎𝑠.

𝐸𝑙𝑒𝑛𝑐𝑜:
𝐽𝑜𝑎̃𝑜 𝐵𝑎𝑖𝑎̃𝑜
𝑀𝑎𝑟𝑖𝑛𝑎 𝑀𝑜𝑡𝑎


FONTE:Teatro Português