.


175-SUBTILEZAS

Como escolher o psicólogo
certo para si


RESUMO ANIMADO


FONTE:   Minutos Psíquicos

 .

6-FUENTEOVEJUNA

Por ANTONIO GADES


FONTE:  EuroArtsChannel

.

.
.
MINUTOS DE
CIÊNCIA/308
7.HISTÓRIA DA MATEMÁTICA GREGA

7.2-PENTÁGONO  
Razão Áurea e Cálculo do Número de Ouro 




FONTE:  Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio

.


L- MEGA MÁQUINAS

6-Camião Mineiro



O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.
 
 FONTE:Michael Lima

ANA ISABEL SILVA

.





Vacina:
dos anúncios à realidade

Temos vacina! Foi com este entusiasmo que o mundo acordou no início desta semana, depois da divulgação do comunicado de imprensa pela empresa farmacêutica Pfizer. 

Este comunicado anunciava uma eficácia de 90% para a vacina que está neste momento na fase 3 dos ensaios clínicos. A empresa Pfizer, juntamente com a empresa Alemã BioNTech, é responsável por uma das 40 candidatas a vacina atualmente em ensaios clínicos. Entre os 43.538 candidatos nesta fase de testes (nem todos receberam a vacina, alguns receberam placebo), a Pfizer identificou 94 casos de Covid-19, significando isto uma de eficácia de 90% na prevenção de casos sintomáticos. Este valor de eficácia superou as melhores expetativas, visto que uma eficácia de 60% já seria visto como benéfica no controlo da pandemia segundo a FDA (Food and Drug Admnistration).

A vacina desenvolvida pela Pfizer é administrada em 2 doses, com intervalo de 3 semanas e é composta por mRNA.

O que é uma vacina de mRNA?

O mRNA é uma molécula responsável por transformar a informação genética em proteínas. Com esta vacina, em vez de se injetar pequenas e seguras doses do vírus, injeta-se esta molécula de mRNA, que vai transmitir instruções às células humanas para produzirem por si próprias componentes seguras do vírus capazes estimular o nosso sistema imunitário a responder contra elas. Os resultados obtidos pela Pfizer são também encorajadores para a empresa Moderna, que utiliza a mesma abordagem.

Uma desvantagem deste tipo de vacina é o seu armazenamento ser feito a temperaturas inferiores a 80 graus negativos. As estruturas capazes deste tipo de armazenamento são escassas em todos os países, incluindo Portugal.

O que falta saber?

A fase 3 deste ensaio ainda está a decorrer e a introdução de mais dados poderá alterar os resultados, modicando assim o valor da eficácia. Como as informações foram obtidas apenas pelo comunicado de imprensa, ainda muitos aspetos importantes estão por responder. Algo omitido no comunicado é se esta eficácia de 90% se verifica em todas as faixas etárias e se se mantém nos mais idosos, grupos de maior risco. A segurança da vacina é também um fator decisivo na sua aprovação. A Pfizer obteve bons resultados de segurança na fase 2 dos ensaios clínicos. No entanto, antes de pedir aprovação à FDA, a empresa quer ainda avaliar metade dos participantes em questões de segurança, pelo menos por 2 meses após a administração da última dose da vacina. Assim, o pedido de aprovação à FDA tem data prevista para a terceira semana de novembro.

É também ainda uma incógnita se a vacina reduziu realmente a capacidade de se ficar infetado com o vírus e ou se “apenas” reduziu da gravidade da doença. A resposta a esta pergunta será essencial para perceber o impacto desta vacina no controlo da pandemia. É também necessário garantir que a vacina é capaz de reduzir os sintomas nos casos mais severos. Como o número de casos severos é baixo, esta informação é difícil de obter mas fundamental para que a vacina tenha o impacto desejado na sociedade.

O tempo que a vacinação protege da infeção é também algo ainda em estudo. Como os ensaios foram iniciados há poucos meses, é natural esta informação não estar completamente definida. Com a publicação do artigo com todos os resultados desta fase dos ensaios e a sua revisão por pares será possível perceber se o entusiasmo causado é sustentado.

Na mesma semana do anúncio da Pfizer, a vacina Russa, Sputnik V, foi também notícia com uma alegada taxa de eficácia de 92%. No entanto, esta tem um número de indivíduos avaliados bastante inferior, resultando num maior ceticismo por parte da comunidade científica.

Todos terão acesso à vacina?

Claramente as infraestruturas de cada país para o armazenamento da vacina será um fator importante no seu acesso à mesma. No entanto, o mais importante seria garantir que não existem acordos bilaterais entre os países mais ricos e as empresas responsáveis pelo desenvolvimento das mesmas. Apenas uma distribuição centralizada conseguirá garantir o acesso justo e democrático de todos a uma vacina. Também só com este acesso global conseguiremos garantir a tão desejada imunidade de grupo e assim superar realmente a atual pandemia.

* Bioquímica e investigadora em ciências da saúde

IN "ESQUERDA" - 17/11/20

.


..


2462.UNIÃO


EUROPEIA
     




.
.
IV Enigmas Revelados

Gigantes no Minnesota/2


  thehistorydocumentarios
.

 .

1. Viagens Maravilhosas
de Comboio

1.4 - Atravessando o IRÃO


FONTE:  DW Documental

.

.

Favela Lacroix vs Joelisa


The Voice Portugal - Batalhas

.
.

Portugal bem português

VIII-O ENFERMEIRO DA MINHA VIDA
HISTÓRIAS QUE NOS TOCAM
11-JOAQUIM LETRIA
JORNALISTA


* Com o jornalista JOAQUIM LETRIA terminamos a série por agora de "O  ENFERMEIRO DA MINHA VIDA"
** Para quem já foi salva variadas vezes por enfermeiros poderia dizer que eles/elas são a minha vida e nada melhor que através de depoimentos de figuras públicas prestar-lhes com muito afecto esta gratidão.
Se o estimado visitador tiver um episódio de destaque sobre a bravura desta classe profissional não hesite, envie o seu testemunho para "apxxdxdocorreio@gmail.com" que será sem qualquer dúvida editado.


** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE:  Ordem dos Enfermeiros - Portugal
..

 .

Lisboa sofre com a falta de turistas


FONTE:  euronews

.

.
MACAU

29- 𝒜𝒬𝒰𝐼 𝐻𝒜́ 𝐻𝐼𝒮𝒯𝒪́𝑅𝐼𝒜
Vultos Oitocentistas no
Cemitério de São Miguel


FONTE:   TDM Portuguese News and Programs

.

 .

MARIA BATEL
Portᥙgᥲᥣ ᥲ̀ Vιstᥲ/15




FONTE:  Camões TV

.

.
.
252-NO GINÁSIO

Diminua Um Tamanho de Vestido

Treino diário de 7minutos




FONTE:  Roberta's Gym Brasil 
.
.
2529
Senso d'hoje
GREGORIO DUVIVIER
ESCRITOR, HUMORISTA
ANALISTA SOCIAL
A FAMÍLIA 
(OBSESSÃO DO BRASILEIRO)


FONTE:  HBO Brasil
.


CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝐼𝒱-Aᥒƙɩto ᥱ Gɾᥲᥒᑯᥱ OtᥱꙆo

FONTE: É Arquivo é Canal 8