Cansados de blogs bem comportados feitos por gente simples, amante da natureza e blá,blá,blá, decidimos parir este blog do non sense.Excluíremos sempre a grosseria e a calúnia, o calão a preceito, o picante serão ingredientes da criatividade. O resto... é um regalo
31/03/2019
GRAÇA HENRIQUES
.
IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
29/03/19
.
Passe único!
Acabou-se mesmo a hipótese
do café no autocarro
Tantas vezes, depois de comprar o passe, entro no autocarro e
pergunto ao motorista quando vai ser servido o pequeno-almoço. A verdade
é que por 165 euros - não é engano, o passe da TST de Setúbal para
Lisboa, combinado com o Metropolitano e a Carris, custa esta fortuna -
podia ter direito, pelo menos, a um café.
Ao mesmo tempo que entro
no autocarro, o meu filho entra no comboio da Fertagus. São mais 120
euros, com desconto para estudantes. Gastamos 280 euros por meses em
passes. Mesmo assim, muito menos do que representaria fazer o trajeto
diário de automóvel, devido ao valor das portagens, do combustível,
desgaste do carro... e o calvário do estacionamento. Além de que viajar
de transportes públicos representa algum conforto: pode-se ler, ouvir
música, dormir...
O passe único, no máximo de 40 euros cada,
representa no nosso rendimento mais de 200 euros disponíveis, o maior
aumento salarial que podia imaginar. Quem vive nas extremidades da Área
Metropolitana de Lisboa sentirá de forma mais substancial os efeitos
desta medida. Marques Mendes - e o PSD também - já apontou: "É uma
medida eleitoralista!" Ah, pois é! Num ano em que há dois atos
eleitorais - europeias e legislativas -, a medida que custa ao Estado
104 milhões de euros não deixará de compensar o descontentamento de
alguns profissionais como os professores e os enfermeiros. Mas quem é
que está contra ela?
Só que não chega baixar o preço do passe, é
preciso criar melhores condições nos transportes públicos: ao longo dos
anos, o número de carreiras tem vindo a diminuir. A Fertagus para
Setúbal, fora da hora de ponta, só tem comboios de hora a hora. A partir
das 20.45 acontece o mesmo com os autocarros da TST, alguns a juntar
dois percursos. Em Lisboa, as esperas pela Carris chegam a ultrapassar
meia hora, o metro 12 minutos! As previsões é que haja mais 10% de
passageiros, é necessário acautelar resposta.
A frase de
propaganda é que não podia ser melhor: "Custa mais acreditar do que
comprar." Não consegui esperar pelo último dia do mês e esta
segunda-feira comprei o passe. É mesmo verdade. Só paguei 40 euros e
ainda fui informada na bilheteira que podia viajar de Mafra a Setúbal
com o passe único... e em qualquer meio de transporte.
IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
29/03/19
.
.
* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP
.
LV- VISITA GUIADA
2- Igreja de São Vicente de Fora
LISBOA - PORTUGAL
* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP
**
As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à
mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios
anteriores.
.
* A Euronews arrancou segunda-feira 18/03/19 numa viagem de dois meses para
perceber o espírito dos cidadãos da Europa antes das eleições de maio.
Começando
em Lisboa, os nossos jornalistas vão viajar por Espanha, França,
Itália, Grécia, Bulgária. Roménia, Hungria, Áustria, República Checa,
Polónia, Alemanha e Holanda, antes de terminarem em Bruxelas nas
vésperas da votação.
Em cada etapa da viagem, dois jornalistas da Euronews vão viajar juntos e ouvir as pessoas que vivem longe das grandes cidades.
Em Espanha a jornalista Cristina Giner olha para a recuperação económica do país e confere se os desenvolvimentos positivos já estão a ser sentidos pelos cidadãos.
Como pensionistas europeus e atentos iremos divulgar a viagem que pressupomos com muito interesse.
FONTE: