Cansados de blogs bem comportados feitos por gente simples, amante da natureza e blá,blá,blá, decidimos parir este blog do non sense.Excluíremos sempre a grosseria e a calúnia, o calão a preceito, o picante serão ingredientes da criatividade. O resto... é um regalo
06/01/2019
RITA ALMEIDA DE CARVALHO
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IN "PÚBLICO"
05/01/19
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Arquivos particulares e
responsabilidade pública
Se, dada a sua extensão e importância, os arquivos de âmbito estatal estão mais expostos ao escrutínio público, os arquivos privados merecem também a nossa atenção.
A 15 de Setembro de 2014 o Jornal de Notícias divulgava que o
Estado português tinha "mais de cinco mil quilómetros (como ir do Porto
a Moscovo) de arquivos por organizar". Nem tudo deve ser conservado,
mas é necessário conhecer o valor informativo, a relevância enquanto
prova factual e a importância histórica desta documentação para se
determinar o seu destino final. A entidade responsável por definir os
critérios de arquivo dos documentos produzidos pela administração
pública, a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
(DGLAB), tem dedicado parte substancial dos seus esforços a esta tarefa.
Os arquivos privados também estão sujeitos às normas emanadas da DGLAB,
que deve ainda apreciar as regras de acesso estabelecidas pelos seus
proprietários para posterior homologação pela respectiva tutela
governamental.
Dada a sua extensão e importância, os arquivos
estatais estão muito expostos ao escrutínio público, porém alguns
arquivos privados merecem a nossa particular atenção, nomeadamente, o
Arquivo & Biblioteca da Fundação Mário Soares e o Arquivo Ephemera,
biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira.
O arquivo da Fundação Mário Soares (FMS), que foi pioneiro na adopção de
soluções de digitalização e disponibilização de documentos online,
tem hoje à sua guarda uma quantidade impressionante de acervos de
opositores ao Estado Novo e de dirigentes de Movimentos Nacionalistas
Africanos e de Timor-Leste, inventariados e disponíveis ao público.
Também se deve a este arquivo o projecto Casa Comum, uma plataforma agregadora de informação que é hoje o maior repositório digital de documentação em língua portuguesa.
Com a morte de Mário Soares em 2017, o futuro do arquivo tornou-se incerto e recentemente o jornal PÚBLICO noticiou que se pondera o seu desmantelamento, sendo provável que muitos dos fundos documentais venham a ser incorporados na Torre do Tombo
ou sejam devolvidos aos proprietários, que os colocaram à guarda da FMS
a troco do tratamento e da disponibilização pública das suas colecções.
Estima-se que mais de 90% dos documentos do arquivo da fundação estejam
nesta última situação, incluindo o arquivo pessoal de Mário Soares. Se
os dirigentes da FMS optarem pelo desmembramento do arquivo, os
responsáveis pela política nacional de arquivos devem contribuir para
assegurar a sua integridade. Tal não quer dizer que a DGLAB deva
incorporá-lo na Torre do Tombo, pois a vocação deste organismo é guardar
documentos produzidos pelos organismos centrais do Estado. Mas há
alternativas, como a sua integração na estrutura de arquivos da Câmara
Municipal de Lisboa, mantendo-se o funcionamento nas actuais
instalações.
Também o Ephemera,
arquivo privado que reúne documentação para a história dos movimentos
sociais, requer cuidados. Trata-se de uma colecção constituída por
materiais herdados, adquiridos e doados, cujo conteúdo Pacheco Pereira
tem vindo a divulgar através de diversas iniciativas de que se destaca a
criação de um website, um programa de televisão e várias publicações.
Porém, o acesso público a este arquivo não tem sido garantido nem mesmo a
investigadores. Para prestar um serviço público não basta proclamar o
ser cada vez "mais público" o acesso a estes "arquivos privados" nem
mesmo utilizar como epígrafe no website a afirmação de Samuel Johnson — "the two offices of memory are collection and distribution"; é necessário que o serviço seja de facto público.
Outra questão que se coloca relativamente ao Ephemera é a de saber o que
lhe irá suceder no futuro. Seria desejável que se evitasse algo
semelhante ao que ocorre actualmente com o arquivo da FMS. Tal poderia
ser acautelado se a colecção fosse integrada num arquivo verdadeiramente
vocacionado para o serviço público, alinhado com os procedimentos
definidos nacional e internacionalmente para o tratamento documental,
que garantisse a sua consulta a todos os interessados, e com
financiamento dedicado ao seu tratamento, estudo e disseminação. Para
este efeito, talvez não fosse descabido apoiarmos Pacheco Pereira na
constituição de um fundo.
Independentemente das soluções adoptadas, tanto o arquivo da Fundação
Mário Soares como o de Pacheco Pereira são fundamentais para a
compreensão da história contemporânea pelo que requerem a atenção
imediata dos responsáveis políticos.
* Investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
IN "PÚBLICO"
05/01/19
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* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP
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LI- VISITA GUIADA
3- Palácio da Brejoeira
MONÇÃO - PORTUGAL
* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP
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As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à
mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios
anteriores.
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4-OS INCRÉDULOS
* The Unbelievers é um documentário
que segue os famosos cientistas Richard Dawkins e Lawrence Krauss em
várias palestras públicas, de modo a promover a racionalidade e a
salientar a importância que a ciência tem no mundo moderno.
O documentário inclui entrevistas com alguns famosos: Stephen
Hawking, Ayaan Hirsi Ali, Sam Harris, David Silverman, Ricky Gervais,
Woody Allen, Cameron Diaz, Sarah Silverman, Bill Pullman, Bill Maher,
Stephen Colbert, Tim Minchin, Eddie Izzard, Penn Jillette, James Randi,
James Morrison, Michael Shermer, Ian McEwan, entre vários outros.
FONTE: Maykon Weschenfelder
* Nesta senda de "bloguices" iniciadas em Setembro/17, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.
.* Nesta senda de "bloguices" iniciadas em Setembro/17, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.
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FONTE: afpbr
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Governo Bolsonaro não tem agenda
* Para Maria Brandão Tavares de Almeida, cientista política da
Universidade de São Paulo, o governo de Jair Bolsonaro não tem uma
agenda, a não ser na economia, que é ultraliberal . O
secretário-executivo da ONG Observatório do Clima, Carlos Rittl, diz que
o novo governo adota medidas contrárias à questão ambiental.
FONTE:
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74-CINEMA
ÚLTIMO EPISÓDO
(PRÓXIMO FORA-DE-HORAS A 11/01/19)
ELENCO
Ninfomaníaca (em inglês: Nymphomaniac) é um filme de 2013 escrito e dirigido por Lars von Trier. A produção é interpretada por Charlotte Gainsbourg, Stacy Martin, Stellan Skarsgård, Shia LaBeouf, Christian Slater, Jamie Bell, Uma Thurman, Willem Dafoe e Connie Nielsen. O filme originalmente deveria ser apenas uma obra completa, mas, devido à sua duração de várias horas, Trier tomou a decisão de dividir o projeto em dois filmes separados.
Ninfomaníaca é o terceiro filme da "trilogia da depressão", segundo Lars von Trier, sendo precedido pelos também filmes de Trier, o Anticristo, de 2009, e Melancolia, de 2011, ambos os filmes tendo como protagonista a atriz Charlotte Gainsbourg, que interpreta a protagonista de Ninfomaníaca.
A primeira parte do filme divide-se em 5 capítulos:
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74-CINEMA
FORA "D'ORAS"
XXIV-NINFOMANÍACA
(PRÓXIMO FORA-DE-HORAS A 11/01/19)
SINOPSE
Numa noite com neve, Seligman (Stellan Skarsgård), um bacharel de meia-idade, encontra no beco atrás de seu apartamento Joe (Charlotte Gainsbourg), uma ninfomaníaca auto-diagnosticado, recém espancada e deitada no chão, e decide ajudá-la. Em sua casa escuta atentamente enquanto Joe relata sua história cheia de acontecimentos de sua vida libidinosa. Seligman, um homem altamente educado mas clausurado, conecta e analisa as histórias de Joe com o que tem de conhecimento. O passatempo favorito de Seligman para ler é sobre a pesca com mosca, ele tem o anzol de pesca na parede e com este assunto sua conversação começa. Ao longo da história, ele associa muito do que ela experimentou com métodos da pesca.
ELENCO
Ninfomaníaca (em inglês: Nymphomaniac) é um filme de 2013 escrito e dirigido por Lars von Trier. A produção é interpretada por Charlotte Gainsbourg, Stacy Martin, Stellan Skarsgård, Shia LaBeouf, Christian Slater, Jamie Bell, Uma Thurman, Willem Dafoe e Connie Nielsen. O filme originalmente deveria ser apenas uma obra completa, mas, devido à sua duração de várias horas, Trier tomou a decisão de dividir o projeto em dois filmes separados.
Ninfomaníaca é o terceiro filme da "trilogia da depressão", segundo Lars von Trier, sendo precedido pelos também filmes de Trier, o Anticristo, de 2009, e Melancolia, de 2011, ambos os filmes tendo como protagonista a atriz Charlotte Gainsbourg, que interpreta a protagonista de Ninfomaníaca.
A primeira parte do filme divide-se em 5 capítulos:
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Capítulo 1. O Compleat Angler
Inspirado por uma pesca com mosca no gancho na parede atrás dela e do amor de de Seligman por Izaak Walton pelo livro de The Compleat Angler, Joe abre sua história, falando sobre sua fascinação sexual precoce durante sua primeira infância. Seu pai (Christian Slater) é um médico amante da árvore que ele adora, enquanto sua mãe (Connie Nielsen) é, como Joe a descreve, "uma cadela fria". Na adolescência (Stacy Martin), ela perde sua virgindade para um jovem arbitrário chamado Jerôme (Shia LaBeouf). Este primeiro encontro, que termina com Jerôme casualmente deixando-a para consertar o seu ciclomotor, deixa-a decepcionada, enquanto Seligman observa que a combinação do número de vezes que Jerôme a penetrou.
Vários anos depois, Joe se envolve em um concurso com sua amiga B
(Sophie Kennedy Clark) durante uma viagem de trem; qualquer das duas
mulheres que tiverem relações sexuais com a maioria dos passageiros pela
chegada do trem na estação ganha um saco de doces de chocolate. Depois
de ter relações sexuais no banheiro com vários dos homens que ela se
depara, Joe vence por realizar um golpe de trabalho em um passageiro em
um carro de primeira classe, S (Jens Albinus). S é um homem casado que
resiste a ambos os avanços dela e B, mas, em última instância Joe
força-se sobre ele. Joe diz a Seligman que seu encontro com S é a
primeira de muitas coisas terríveis que ela fez, mas ele acusa sua
acusação.
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Capítulo 2. Jerôme
Sobre rugelach
e uma discussão sobre a falta de masculinidade em homens usando bolo
garfos para comer pastelaria, Joe fala sobre suas primeiras experiências
com amor real, algo que ela descarta como "luxúria com ciúme
acrescentado". Joe assume mais amantes como ela, B, e vários amigos
criam um clube, "The Little Flock", dedicado a libertar-se da fixação da
sociedade no amor. Joe eventualmente deixa depois que todos os outros
membros acabam desenvolvendo apegos sérios a suas conquistas. Como um
jovem adulto, Joe cai fora da escola de medicina e encontra trabalho
como secretário em uma empresa de impressão. Seu primeiro empregador não
é outro senão Jerôme. Enquanto as intenções sexuais estão claramente em
sua mente, ela se encontra evitando seus avanços e dormindo com outros
colegas de trabalho, frustrando-o. Quando Joe finalmente percebe que ela
desenvolveu sentimentos por Jerôme, ela escreve-lhe uma carta. No
entanto, ela é tarde demais, como deixou junto com a secretária ciumenta
do seu tio, Liz (Felicity Gilbert), que estava plenamente consciente
dos sentimentos de Joe. Ela é imediatamente demitida por seu tio (Jesper Christensen), o verdadeiro dono da empresa, por sua falta de experiência e volta a sua ninfomania, apesar de um anseio por Jerôme.
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Capítulo 3. Sra. H
Em uma ocasião com um de seus amantes, H (Hugo Speer), Joe inadvertidamente causa o conflito que o faz deixar sua esposa para ela. A aflita Sra. H (Uma Thurman)
chega e demoniza os dois na frente de seus filhos, embora Joe afirma no
presente que isso mal a afetou. A situação torna-se então mais
embaraçosa quando o próximo amante de Joe, A (Cyron Melville), chega à
casa e encontra-se no meio do colapso mental da Sra. H. A família
finalmente sai, mas não antes que a Sra. H lacerasse verbalmente Joe, dá
um tapa no seu agora ex-marido e deixa o apartamento lamentando.
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Capítulo 4. Delírio
Uma conversa sobre Edgar Allan Poe e sua morte de delirium tremens
lembra Joe da última vez que ela viu seu pai. Ela é a única a visitá-lo
no hospital quando ele morre de câncer. O pai de Joe pede-lhe para não
caluniar a mãe, que tem medo de hospitais, por não estar ao seu lado,
explicando que eles disseram adeus. Joe é uma testemunha em primeira mão
como seu pai se deteriora em ataques de espasmos violentos, delírios e
gritos pela sua esposa. Para tirar sua mente do sofrimento de seu pai,
Joe tem relações sexuais com várias pessoas no hospital. Quando ele
finalmente morre, Joe fica sexualmente excitada, com uma gota de fluido
vaginal correndo pela coxa enquanto ela fica na frente do corpo.
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Capítulo 5. A Escola do Órgão Pequeno
Depois que Seligman explica como ele sente que Bach aperfeiçoou a polifonia, Joe usa seu exemplo para falar sobre três amantes que levam ao seu "cantus firmus".
A "voz de baixo", F (Nicolas Bro) é um homem tenro, mas previsível que
coloca suas necessidades sexuais acima da sua própria. A "segunda voz", G
(Christian Gade Bjerrum), emociona Joe por causa de seu controle
animalista na cama. Durante um dos passeios regulares de Joe no parque
local, Jerôme a encontra depois de se separar de Liz, uma coincidência,
Seligman encontra absurdo, e abraçam. Enquanto os dois se envolvem em
sexo autenticamente apaixonado - ao lado das experiências de Joe com F e
G - Joe fica emocionalmente perturbado quando descobre que ela não pode
mais "sentir nada".
Texto explicativo: WIKIPÉDIA
Texto explicativo: WIKIPÉDIA
FONTE: Morsolino Walker
NR: Se os nossos visitadores tiverem nos seus arquivos filmes de bom nível agradecemos que nos enviem para: "apxxdxdocorreio@gmail.com", ficaremos mais que gratos.
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NR: Se os nossos visitadores tiverem nos seus arquivos filmes de bom nível agradecemos que nos enviem para: "apxxdxdocorreio@gmail.com", ficaremos mais que gratos.
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