14/07/2019

.

.
15-FUTURANDO
As consequências do uso
da inteligência artificial




01:09 Esta edição do Futurando volta a atenção à inteligência artificial e ao fato de que a ampliação da presença dela na nossa vida exige um conhecimento maior sobre o seu modo de ação. Especialistas avaliam que ainda são frágeis as conclusões a respeito da forma de aprendizado das máquinas. Não se sabe ao certo como ocorre. 

07:06 Mesmo assim, tudo indica que os robôs, nos próximos anos, vão participar mais e mais da nossa rotina. A questão é como vamos lidar com isso. Qual a sua opinião? Algumas culturas aceitam com tranquilidade o dia a dia com os humanoides, e outras são mais resistentes. Vamos mostrar os detalhes. 

11:04 Uma área, aliás, que está sendo amplamente digitalizada é a da saúde. Israel, por exemplo, está há 20 anos recolhendo dados da população para sair na frente nesse mercado considerado gigantesco. A promessa é que, munidos de informações médicas, hospitais vão conseguir oferecer melhor assistência e salvar mais vidas. Mas algumas questões éticas ainda abrem margem para discussões e críticas.

15:50 O Futurando também vai mostrar como funciona um aplicativo de celular para o diagnóstico de doenças. O app já soma mais de sete milhões de usuários em todo o mundo. Você confiaria num diagnóstico feito por inteligência artificial? É o debate que a reportagem levanta. 

20:07 Ainda que em alguns casos a dúvida seja comum, nesta edição você confere um programa de computador que tem ajudado dermatologistas a diagnosticar câncer de pele. E já é possível, inclusive, fazer cirurgias usando robô. Será que toda essa tecnologia é mesmo segura? Os médicos ainda são indispensáveis? É o você vê no Futurando.


FONTE: DW Brasil

.

Sem comentários: