06/10/2016

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.
ELEIÇÕES MUNICIPAIS BRASILEIRAS/1



.
.
.

107-ACIDEZ
 

FEMININA


TODO O MUNDO
CARREGA UM RÓTULO



A IMPRESCÍNDIVEL TATY FERREIRA


* Uma produção "ACIDEZ FEMININA" - BRASIL


  .
.

UM FILME IMPERDÍVEL

WALK WITH ME




.
.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Padre despede funcionária
 por ir a Fátima sem autorização

Um padre de Alpendorada, em Marco de Canaveses, está no centro de uma polémica depois de ter despedido uma funcionária do centro social que dirige por esta ter ido em peregrinação a Fátima sem licença. 
 .

A mulher cumpre a promessa no dia 13 de maio há já oito anos e todos os anos marca férias na mesma altura para este efeito. Só que, este ano, viu a marcação de cinco dias de férias ser-lhe negada pela direção do Centro Social paroquial de Alpendorada, presidida pelo padre José Ricardo Dias. 

Ter-lhe-á sido dito que não seria possível, uma vez que outras duas funcionárias já haviam pedido férias para o mesmo período, e outras trabalhadoras estavam de baixa e licença de maternidade. A funcionária não desistiu e escreveu uma carta ao presidente da instituição, em que explicava os motivos que a levam a fazer a peregrinação. 

Um jornal nacional descreve que é nesta altura que as partes divergem. A funcionária alega que teve uma reunião com o padre em que sugeriu uma pessoa que fazia voluntariado na instituição para a substituir e lhe foi dito que a situação iria ser analisada. Já o centro social afirma que a trabalhadora foi avisada de que o pedido de férias não era autorizado e que teria que se apresentar ao serviço nesses dias. 

Certo é que a funcionária realizou a peregrinação e, quando voltou ao trabalho, no dia 16 de maio, foi informada que estava suspensa e que seria alvo de um processo disciplinar. A trabalhadora considera que a instituição a despediu ilegalmente e, por isso, interpôs uma ação no Tribunal de Trabalho de Penafiel.

* A funcionária está convencida que vai ganhar à igreja, nem que volte a Fátima a pé.

.
.
XLVI- O UNIVERSO

1- HUBBLE

SEGREDOS DO ESPAÇO



.
.
HOJE NO 
"OBSERVADOR"

Conselho de Ministros aprova 
decreto-lei que regulamenta Unidade
 de Combate ao Cibercrime

O Conselho de Ministros aprovou o decreto-lei que atribui competências e especifica o nível de direção da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária.

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o decreto-lei que atribui competências e especifica o nível de direção da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da Polícia Judiciária (PJ).
 .
Com a aprovação deste decreto-lei, o Governo cumpre o objetivo de dotar a PJ de uma unidade operacional especializada que permita alcançar a necessária resposta estrutural, preventiva e repressiva ao fenómeno do cibercrime e do ciberterrorismo, que é inspirada no modelo adotado pelo European Cybercrime Center (EC3) da Europol, lê-se no comunicado do Conselho de Ministros.

A criação desta unidade corresponde a uma aspiração antiga da PJ. Em janeiro de 2015, o diretor nacional adjunto da PJ, Pedro do Carmo, revelou à imprensa que a direção da PJ tinha proposta ao Ministério da Justiça que criasse uma unidade de combate ao cibercrime devido ao aumento exponencial que se registava no crime informático.

A criação da Unidade Nacional de Investigação da Criminalidade Informática foi publicada em Diário da República em agosto de 2015, mas até ao momento carecia de regulamentação.

A 25 de agosto, em declarações à agência Lusa, Pedro do Carmo considerou que a criação daquela unidade nacional, determinada com a alteração do 28.º artigo da lei orgânica da PJ (Lei n.º 38/2008), era um “primeiro passo” e “fundamental”, sublinhando esperar que a regulamentação da lei ocorresse “rapidamente”.

Na mesma altura, frisou que a nova unidade só podia começar a funcionar enquanto estrutura autónoma depois de regulamentada, pois a definição da estrutura orgânica e a afetação de recursos humanos e financeiros para a nova unidade dependia da regulamentação.

O diretor nacional adjunto da PJ sublinhou, na altura, que a PJ já dispunha de unidades especializadas em investigação da criminalidade informática.

Para a criação desta unidade foram ouvidos o Conselho Superior da Magistratura, o Conselho Superior do Ministério Público, a Comissão Nacional de Proteção de Dados e a Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal.

* Desejamos sucesso.

.
.

.
 I-HISTÓRIA 
DO TERRORISMO

3-OS ANOS DA LIBERTAÇÃO
1945 A 1970


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Guterres aceita nomeação
 com "humildade e gratidão"

O ex-primeiro-ministro António Guterres aceitou esta tarde, numa declaração em Lisboa, a nomeação para secretário-geral das Nações Unidas

"Para descrever aquilo que sinto: humildade e gratidão". Foi com estas palavras que António Guterres aceitou, esta quinta-feira, a sua nomeação pelo Conselho de Segurança (CS) da ONU para próximo secretário-geral das Nações Unidas.

Falando no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, o ex-primeiro-ministro português sublinhou que a decisão dos membros do CS se realizou num "processo exemplar de transparência e abertura".

"Foi com emoção que verifiquei que o Conselho de Segurança conseguiu unidade e consenso" na sua decisão, disse Guterres, na sua declaração. "Que tal facto seja simbólico para que, em unidade e com consenso, tenha a capacidade de tomar as decisões que o mundo moderno exige", acrescentou.
Guterres expressou ainda humildade "face aos enormes desafios" que o mundo apresenta. 

"Humildade para servir os mais vulneráveis, as vítimas dos conflitos, do terrorismo, da pobreza ou das injustiças".
.
António Guterres fez também questão de homenagear o atual secretário-geral, Ban Ki-moon, sublinhando que está "recomendado" para secretário-geral, mas que ainda não o é. Pelo que pediu a todos os estados membros que trabalhem com Ban Ki-moon nos próximos meses na prossecução dos seus projetos

Por fim, "uma palavra aos portugueses". Nomeou a ação "do Presidente da República, do Governo, dos partidos, das associações, dos diplomatas portugueses", a quem dirigiu "uma palavra de profunda gratidão".

A declaração foi depois repetida pelo nomeado secretário-geral da ONU em inglês, francês e espanhol.

* Foi a derrota da kristalina pulhice de Junker, Merkel e Putin, a búlgara era a criada de quarto.

.

ANA SÁ LOPES

.





A vitória da perseverança

Ao princípio quase ninguém acreditava, menos uma pessoa: António Guterres, o próprio. A perseverança é uma expressão antiga, caída em desuso, com pouco valor nos dias que correm, mas é provavelmente a melhor para compreender porque se passou em Nova Iorque o que se passou ontem e o que levou António Guterres, vindo de um país que nos Estados Unidos ninguém sabe ao certo onde fica, a conseguir ser eleito secretário-geral das Nações Unidas.

A vitória de Guterres é extraordinária porque Guterres não é nem mulher nem vem de um país de Leste, características que passavam por ser as favoritas nesta eleição para o mais alto cargo das Nações Unidas. É também extraordinária porque não era desejada na União Europeia, onde passou algum tempo da sua carreira política quando foi primeiro-ministro de Portugal. Jean-Claude Juncker, Angela Merkel e vários líderes europeus estavam com a candidatura que ontem se revelou um fiasco, a da comissária europeia Kristalina Georgieva.

O processo era duríssimo, independentemente da entrada em cena à última hora de Georgieva. Apesar de ter criado uma boa imagem internacional no seu cargo de alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Guterres não contava com favores internacionais. Mas a sua perseverança – há anos que andava a preparar-se para isto – fez com que aparecesse nesta eleição como o candidato mais bem preparado. As vitórias consecutivas nos processos de audição fizeram emergir o candidato “excecional”, como disse ontem Marcelo. Obviamente, como também frisou o Presidente, foi decisivo que “ninguém estivesse contra ele”.

A diplomacia portuguesa fez com certeza bem o seu trabalho. A “união nacional” em torno do candidato (ao contrário da terrível imagem demonstrada pela Bulgária, que começou o processo a apoiar uma candidata e acabou a apoiar outra, sem ganhar nada com isso) também ajudou. Mas o grande responsável por ter conseguido alcançar “o emprego mais impossível do mundo”, nas palavras de um jornalista britânico, é inteiramente Guterres.

Há duas características pessoais de Guterres que liquidaram o seu sucesso político interno mas foram decisivas nos últimos quatro anos e serão fundamentais no cargo de secretário-geral das Nações Unidas: gostar de dialogar até à exaustão, procurar consensos até ao fim.

A perseverança de Guterres vai ajudá-lo nos tempos que se avizinham. Ele já é um homem das Nações Unidas e conhece a burocracia da casa. O diálogo vai ser essencial num mundo que, a começar na tragédia dos refugiados da guerra na Síria, não tem respostas humanitárias para dar – até agora. Gerir um mundo perigoso é uma tarefa dura, se não quase impossível. Guterres precisa de muita sorte, porque a perseverança, ele tem.

IN "i"
06/10/16

.
.


1012.UNIÃO


EUROPEIA




ANTÓNIO GUTERRES
SECRETÁRIO-GERAL DA ONU

.
.
HOJE NO 
"RECORD"

Marco Silva:
 «Foi tudo com a intenção de me destruir»

Marco Silva pediu esta quinta-feira em tribunal uma indemnização de 45 mil euros a José Eduardo, no âmbito do processo movido pelo ex-treinador do Sporting ao antigo jogador no qual o acusa de três crimes de difamação agravada. Na sessão que decorrer no Campus de Justiça, em Lisboa, Marco Silva sublinhou a gravidade das declarações proferidas pelo agora empresário.
.
"Não se fala em termos técnicos se é bom ou mau treinador. Entra por caminhos gravíssimos. 

Cheguei ao Sporting com muito trabalho, aos 37 anos, e ter alguém a dizer que estou ao serviço de entidades obscuras para destruir o Sporting e destituir o presidente é de uma gravidade tremenda. Foi tudo com a intenção de destruir o treinador Marco Silva. Não é fácil construir [uma carreira], mas e fácil destruir com estas acusações. Não há ninguém que não se sentisse atacado de forma bárbara e isso teve consequências no meu bem-estar e da minha família", afirmou sublinhando que as declarações proferidas na altura por José Eduardo à RTP Informação em dezembro de 2014, foram concertadas.

"Foi algo combinado. Não se fazem essas acusações à porta do aeroporto, não é muito normal".

* José Eduardo deve ter auferido algumas alvíssaras para fazer aquela pulhice.

.
.


BREXIT


A CORRIDA AOS PASSAPORTES
NO REINO UNIDO



FONTE: EURONEWS

.
.
IV-CAÇADORES 

DE TEMPESTADES

3- TENSÃO NO CAMINHO


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Portugal perde 2 mil milhões 
com 260 mil jovens inativos

OCDE alerta que 15% da população portuguesa entre os 15 e os 29 anos não trabalha nem estuda. Um em cada três alunos abandona a escola prematuramente.
.
Portugal está a perder mais de dois mil milhões de euros com os jovens que não estudam, não trabalham nem frequentam cursos de formação. As contas são da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), calculando que o "custo" da inatividade de 15% da população entre os 15 e os 29 anos corresponde a 1,2% do Produto Interno Bruto. 

Entre os países do Sul da Europa fortemente afetados pela crise, só Itália e Grécia perdem mais.

* Grave, foram as "novas oportunidades" de Sócrates, as "cratinices" educativas do anterior governo e a política de desemprego do Mota da motoreta que provocaram esta desgraça.

.
.

Giusy Ferreri

Volevo te


.
.

HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS
DA MADEIRA"
Aluna entra em trabalho de parto na
. Escola da Levada

Uma rapariga de 21 anos entrou, esta manhã, em trabalho de parto na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, mais conhecida pela Escola da Levada, no Funchal.
 .
A jovem foi assistida pelos Bombeiros Municipais do Funchal que após receberem o alerta, às 11h40, mobilizaram uma ambulância para o local e asseguraram o seu transporte até ao Hospital Dr. Nélio Mendonça onde posteriormente foi direccionada para o 4.º andar.

* Que seja uma boa mãe, parece-nos ser um bocadinho grande para andar numa escola secundária.

.
.

HOJE NO  
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Schäuble em silêncio sobre 
resgate ao Deutsche Bank

Christine Lagarde pediu um acordo rápido entre o banco alemão e os EUA no dia em que foi especulado que as autoridades alemãs estão a interceder junto de Washington.

Sem comentários. O ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble, não deixa qualquer palavra à possibilidade de o governo alemão estar preparado para resgatar o Deutsche Bank.
.
O silêncio do governante, transmitido pela Reuters, segue-se à notícia da agência noticiosa que, citando fontes de Berlim, indicou que as autoridades alemãs estavam a diligenciar no sentido de limitar a multa que os EUA querem impor ao Deutsche Bank.

Até aqui, o Governo negou qualquer envolvimento neste processo. Segue o processo de negociação entre as autoridades americanas e o gigante alemão para tentarem chegar a acordo para a multa de 14 mil milhões de dólares. A líder do FMI, Christine Lagarde, já veio defender que, "quanto mais cedo" houver um acordo, melhor para o Deutsche Bank.

Eventuais ajudas da Alemanha ao maior banco do sistema financeiro, que vai eliminar mais 1.000 postos de trabalho no país, já foram noticiadas mas nunca confirmadas. A pressão sobre o banco alemão, que não é nova, intensificou-se com a notícia da multa norte-americana e as dúvidas sobre o impacto na sua solidez.

A forma como a Alemanha vai lidar, politicamente, com eventuais necessidades do banco tem causado alguma tensão e ainda esta segunda-feira o vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel, veio – com a frase "não sei se ria ou se chore" – sublinhar a ironia de o presidente executivo do banco, John Cryan, mencionar a "especulação" como causa da queda em bolsa. Esta quinta-feira os papéis do banco caem 0,36% em Frankfurt para os 12,03 euros.

Merkel teve uma posição dura no que diz respeito a injecções de capital consideradas auxílios do Estado noutros países da Zona Euro, o que dificulta uma intervenção pública no banco alemão. A Europa, pela voz do líder do Eurogrupo Jeroen Dijsselbloem, também já o afirmou. Aliás, a forma como a Alemanha lidar com este caso poderá ser um sinal para Portugal, que ainda tem a venda do Novo Banco por resolver.

* O Deutsche Bank está uma FALCATRUA ainda mais negra que o Lemon Brothers, há negociatas escondidas na pátria do puritano Schäuble.

.
.
Se o mundo fosse gay

POR UM DIA




.
.
HOJE NO
"DESTAK"
Presidente promulga novo decreto 
do Governo sobre acesso 
a informação bancária

O Presidente da República promulgou hoje um novo decreto do Governo que transpõe regras internacionais sobre troca de informações financeiras, sem a parte relativa a residentes em território nacional que motivou um veto presidencial na sexta-feira passada. 
 .
Esta decisão foi divulgada na página da Presidência da República na Internet, numa nota em que se salienta que "o diploma promulgado corresponde à parte daquele que fora devolvido, que, traduzindo o cumprimento de obrigações internacionais, não suscitara reserva".

"Quanto à parte que motivara a devolução, as razões de inoportunidade ou oportunidade políticas foram concretizadas ao Governo, através do primeiro-ministro, o que levou o executivo a não tomar por ora qualquer iniciativa legislativa", refere a mesma nota.

* Imperou o bom senso. Lembramos que o fisco vasculha as nossas contas bancárias sempre que quiser e sem nós sabermos!

.
.
HOJE NO 
"i"
UKIP
Eurodeputado internado depois 
de esmurrado por colega

Steven Woolfe colapsou no Parlamento Europeu

O eurodeputado do UKIP, Steven Wolfe, foi hospitalizado, esta quinta-feira, em Estrasburgo, depois de ter desmaiado no Parlamento Europeu, pouco tempo depois de uma discussão acessa, com outros colegas do partido nacionalista britânico.
 .
Segundo a imprensa do Reino Unido, Woolfe envolveu-se numa luta com Mike Hookem, outro eurodeputado do UKIP, depois de, alegadamente, este se ter mostrado insatisfeito por saber que o primeiro ponderou juntar-se ao Partido Conservador, após ter sido impedido de se candidatar à liderança do partido, na mais recente eleição.

“Lamento informar que, após uma altercação, que teve lugar numa reunião de eurodeputados do UKIP, esta manhã, Steven Woolfe colapsou e foi levado para o hospital. O seu estado é grave”, confirmou - sem referir, no entanto, o nome de Hookem - ao início do dia, Nigel Farage, principal figura do partido.
Mais tarde, o próprio Woolfe revelou, em comunicado, que iria passar a noite internado, mas disse que se encontrava bem, “feliz e sorridente como sempre”.

O partido nacionalista britânico atravessa um período conturbado, depois de Diana James ter anunciado a sua demissão, na terça-feira, 18 dias depois de ter sido eleita como líder, alegando não ter “autoridade suficiente ou o apoio de total” dos membros do UKIP. Uma decisão que precipitou o regresso político de Farage, para assumir o cargo de líder interino.

Steven Woolfe volta assim a ser considerado um dos principais candidatos à liderança do partido eurocético e anti-imigração britânico. A rejeição da sua candidatura, no verão que passou, deveu-se ao atraso, em 17 minutos, na entrega da mesma, conforme alegou o comité responsável pelo ato eleitoral.

* Cavalheirismo eurocéptico.

.
.
HOJE NO 
"A BOLA"

Conselho de Disciplina 
instaura processo ao Sporting

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar ao Sporting, tendo por base «declarações constantes de página de facebook da responsabilidade de sociedade desportiva», numa referência à página `Comunicação SCP´.
.
POBREZA INTELECTUAL

O comunicado, datado de 6 de outubro, refere que «tais declarações, na medida em que colocam em causa, de uma forma clara, a imparcialidade do Conselho de Disciplina da Federação Inglesa de Futebol, apresentam-se como indícios fortes de cometimento de infração disciplinar, pois atingem o âmago de qualquer instância jurisdicional ou de julgamento».

Sem fazer qualquer referência ao clube de Alvalade, o Conselho de Disciplina explica que «o processo foi enviado à Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, mantendo-se em segredo até à acusação.»

* Dirigentes de clubes e da federação têm de se entreter com qualquer coisa, têm de justificar as alvíssaras.

.
.
HOJE  NO
"AÇORIANO ORIENTAL"

GNR ensina idosos a protegerem-se
 de situações de crime

Militares da GNR vão realizar durante este mês, em todo o país, ações de sensibilização junto dos idosos, que visam ensinar-lhes regras de segurança para se protegerem de situações de crime, violência e burlas, anunciou a corporação.
 
Integradas na operação “Idosos em Segurança 2016”, as ações irão decorrer nas casas dos idosos, em centros de apoio social e em diversas entidades de saúde, refere a Guarda Nacional Republicana (GNR) em comunicado.
.
O objetivo é “aconselhar e sensibilizar esta população para a adoção de procedimentos de segurança, no sentido de não serem vítimas de crimes, em particular de situações de violência, burlas e furtos e roubos em residências”, explica a GNR.

No passado mês de abril, a GNR realizou, em todo o país, a “Operação Censos Sénior 2016”, que teve como objetivos atualizar o registo dos idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, identificar novas situações e informar as entidades competentes das situações de potencial perigo.

Nesta operação, foram sinalizados 43.322 idosos a viverem sozinhos, isolados ou em situação de vulnerabilidade, um número que quase triplicou desde 2011, ano em que foi realizada a primeira operação “Censos Sénior”.

Dos 43.322 idosos sinalizados - mais 4.106 relativamente ao ano anterior (9,4%) -, 26.000 vivem sozinhos (mais 2.004 relativamente a 2015), 4.626 moram em locais isolados (menos 579) e 3.085 vivem sozinhos e isolados (menos 203).

Os restantes idosos sinalizados (9.611) encontravam-se em “situação de vulnerabilidade fruto de limitações físicas e/ou psicológicas”, mais 2.884 relativamente ao ano anterior.
Na sexta-feira, os militares vão realizar uma ação de formação em Mafra, no distrito de Lisboa, e outra em Matosinhos, no Porto.
As ações serão realizadas por militares das secções de Programas Especiais dos Comandos Territoriais.

* As acções de apoio aos idosos praticadas pela GNR e PSP são de excelente qualidade.

.
.

47- JARDINAGEM E

HORTICULTURA


Colocar no vaso 11 materiais


que deixam as plantas felizes 




FONTE: Carol Costa

.
.
.


1026
Senso d'hoje
SOFIA LORENA
JORNALISTA 
“Cada parte envolvida
trava a sua guerra"



* Declarações da jornalista SOFIA LORENA a propósito do conflito  na Síria, programa "INFERNO" do "CANAL Q" em 04/10/16.

.
.

 SÓ NA AUSTRALIA


.
.


42-CINEMA
FORA "D'ORAS"

IX- LOLITA




COM:
JEREMY IRONS
MELANIE GRIFFITH
FRANK LANGELLA
DOMINIQUE SWAIN

..