...vão-nos tirar quase tudo
COMPRE JORNAIS
felicidades...
Chineses interessados em comprar o BPN
Depois de terem comprado dívida em Janeiro, investidores chineses estudam entrada em empresas portuguesas
Existe a possibilidade de investidores chineses avançarem com uma oferta pelo Banco Português de Negócios (BPN), aproveitando o prazo apertado que o novo Governo português terá para privatizar o banco. Depois de já ter comprado no início do ano 1,1 mil milhões de euros em dívida soberana nacional, a China poderá voltar a aproveitar a crise portuguesa para fazer negócio.
Segundo apurou o DN junto de duas fontes com conhecimento do processo, existem investidores chineses a estudar o pacote de privatizações inscrito no Memorando de Entendimento entre o Governo e a troika, tendo já mostrado interesse na TAP, EDP e BPN. No caso do banco, a oficialização de uma oferta é muito provável. "Eles estão muito interessados no BPN e é praticamente certo que farão uma oferta", adianta uma das fontes. "Também estão a olhar com atenção para a TAP, EDP e porto de Sines."
O Memorando da troika estabelece que o novo Governo terá de "acelerar o programa de privatizações", cuja receita está estimada em 5,5 mil milhões de euros. Para a EDP e TAP, isso significa vender até ao final deste ano, enquanto no caso do BPN o prazo é mais apertado: terá de encontrar comprador, no máximo, até Julho, sem estabelecer um preço mínimo.
As tentativas anteriores do Governo para tentar vender o banco acabaram por fracassar.
O Montepio, BIC e Barclays levantaram o caderno de encargos, mas nenhum fez uma oferta. O preço mínimo para vender o banco tinha sido fixado pelo Executivo em 180 milhões de euros.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
este é um governador
Rendimento dos portugueses terá
“contracção sem precedentes”
Banco de Portugal avisa que o futuro próximo será “particularmente severo” e apela a um apoio “social e político abrangente e estável”.
O poder de compra das famílias vai sofrer "uma contracção sem precedentes". O aviso foi feito ontem pelo Banco de Portugal (BdP), que antecipa um "futuro próximo particularmente severo" para a economia portuguesa. No seu relatório anual, a instituição liderada por Carlos Costa avisa que a implementação do plano da ‘troika' será difícil e terá custos sociais elevados, mas terá de ser não só conseguida, como até devia ser "superada".
"A economia portuguesa enfrenta um dos maiores desafios da sua história recente" - é assim que começa a avaliação global do BdP à economia. Carlos Costa publicou ontem um relatório onde não esconde os sacrifícios que serão pedidos. "O quadro macroeconómico que se antevê para o futuro próximo é particularmente severo", lê-se no documento, que lembra a "nova recessão em 2011, de magnitude elevada, que persistirá em 2012". As previsões são já conhecidas - a Comissão Europeia estima uma contracção da riqueza produzida de 2,2% este ano e de 1,8% em 2012 - mas o relatório do BdP vai mais longe e retira as consequências para as famílias: a "recessão prolongada será acompanhada de uma contracção sem precedentes do rendimento disponível real das famílias e de novos aumentos da taxa de desemprego".
espartilhados
Crédito às famílias diminui 120 ME
O valor do crédito concedido às famílias diminuiu em 120 milhões de euros de fevereiro para março, sendo acompanhado por uma diminuição do malparado, em 33 milhões de euros.
De acordo com os dados do Banco de Portugal, o valor do crédito concedido pela banca aos particulares decresceu de 141.870 milhões de euros em fevereiro para 141.750 milhões de euros em março. Em sentido inverso, esteve o volume de crédito à habitação às famílias que subiu 43 milhões de euros depois de dois meses a diminuir. Por sua vez, o crédito considerado de cobrança duvidosa diminuiu em 33 milhões de euros, para os 4.163 milhões de euros em março. Já o valor do crédito concedido pela banca às empresas aumentou em 389 milhões de euros de fevereiro para março, após três meses de quedas, enquanto o malparado voltou a subir, pelo terceiro mês consecutivo.
De acordo com o Boletim Estatístico do Banco de Portugal, o valor do crédito concedido pela banca às empresas passou de 114.384 milhões de euros em fevereiro para 114.773 milhões de euros em março. No entanto, o malparado subiu 97 milhões de euros, para os 5.409.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
a educação é que é negra
Aumentam os pontos negros
nas estradas portuguesas
Em 2010, o número de pontos negros nas estradas portuguesas aumentou para 67 - mais 14 do que no ano anterior - e cinco destes locais de concentração de acidentes são repetentes. Ou seja, as medidas de correcção tomadas não resolveram os problemas das vias.
A A29 - a auto-estrada da Costa de Prata que liga Gaia a Albergaria-a-Velha - é a estrada do país com mais pontos negros: cinco num troço de 15,5 quilómetros onde, no ano passado, se registaram 34 acidentes envolvendo 53 veículos, um deles resultando na morte de uma pessoa. Dois destes pontos negros da A29 resistem na listagem da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) desde 2009, o que indica que as intervenções realizadas na via - neste caso, a limitação da velocidade a 80 km/hora e a indicação de ser uma zona de concentração de acidentes - não foram suficientes para resolver o problema da sinistralidade naqueles locais.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
sangue novo
Challenge Trophy:
Portugal vence Inglaterra na final
A seleção portuguesa de sub-23 venceu ontem a sua congénere inglesa por 1-0 na final do International Challenge Trophy realizada no estádio Sixfields, em Northampton, Inglaterra.
O estreante Yohan Tavares, do Beira-Mar, apontou o único tento da partida, aos 64 minutos, após recarga a um livre marcado por André Castro.
Yannick Djaló foi considerado o melhor jogador em campo.
"A BOLA"
sem dinheiro para salários
PSP gasta 62 mil euros em relógios
A PSP gastou quase 62 mil euros na compra de relógios de luxo, com a justificação de que estes são bens "de que o director nacional dispõe para oferendar em actos oficiais" a entidades que visitam aquela força de segurança. Grande parte dos 283 relógios adquiridos estão, no entanto, a ser vendidos a agentes.
Segundo a própria PSP explicou ao CM, a compra dos 283 relógios ‘Tissot V8', adquiridos à empresa que representa esta marca em Portugal, "começou a ser pensada em 2007, aquando dos 140 anos da Polícia". "Foi decidido fazer a edição especial de um relógio", explicou por escrito a PSP.
Encetaram-se contactos com várias empresas, tendo a PSP fechado contrato no final de 2010, por ajuste directo, com a representante da Tissot em Portugal. Os relógios foram adquiridos pelo preço unitário de 222 euros, perfazendo um investimento de 61 906,25 euros.
"CORREIO DA MANHÃ"
é mesmo muita seriedade...
BES paga 1,3 milhões para encerrar processo judicial
O Banco Espírito Santo concordou em pagar 1,9 milhões de dólares (1,3 milhões de euros) para encerrar uma investigação da Procuradoria-Geral do Estado norte-americano de New Jersey a uma alegada violação da legislação bolsista.
Os serviços da Procuradoria apuraram que o BES, as suas filiais e os seus empregados alegadamente venderam ou promoveram a venda de acções, obrigações e outros títulos - não registados - a clientes do banco em New Jersey, através de contactos telefónicos e direct mail.
Os representantes e agentes do BES que fizeram as sugestões não estavam registados como a lei obriga, à semelhança dos empregados do BES e das suas filiais envolvidos no caso, segundo a Lusa.
Nos termos do acordo, o BES oferecerá a rescisão dos contratos de venda de títulos que fez a 1.393 investidores de New Jersey.
trambiquices
Novas Oportunidades.
Ministério Público investiga fraude
Há um ano os portefólios fraudolentos do 12.º ano vendiam-se na internet a 400 euros, agora podem ser adquiridos por 38 euros
A investigação do Ministério Público por fraude no âmbito do programa Novas Oportunidades começou há cerca de um ano e continua a decorrer, confirmou fonte oficial da Procuradoria-Geral da República (PGR): "Existe um inquérito pendente, que está em segredo de Justiça." Em causa, apurou o i, está a venda e a compra através da internet de portefólios fraudulentos que dão acesso aos diferentes graus de ensino no âmbito do programa Novas Oportunidades.
O inquérito foi aberto a partir de uma denúncia da Agência Nacional de Qualificação (ANQ), entidade criada sob a tutela do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho e responsável pela coordenação e gestão da rede de Centros Novas Oportunidades. Esta agência detectou durante um programa de visitas de acompanhamento a Centros Novas Oportunidades a existência de candidatos certificados com trabalhos "retirados integralmente da internet, e com base nos quais é feita a validação e a certificação de competências" - lê-se numa nota de "orientação e indicação técnica" da ANQ enviada aos cerca de 450 Centros Novas Oportunidades em 2009 e que foi noticiada pelo i. Ainda assim, à época, o presidente da Agência Nacional para a Qualificação, Luís Capucha, reiterou que não foram detectados formandos a quem tenha sido atribuída certificação com portefólios fraudulentos. A agência garantiu ainda que a venda na internet de trabalhos era pontual.
"i"
traficar ainda compensa....
Traficantes portugueses passam a ser intermediários
de cartéis sul-americanos sediados em Espanha
O Corpo Nacional de Polícia, em Espanha, investiga actualmente "algumas centenas" de redes sul-americanas instaladas no país e que se dedicam a crimes tão diversos como ao tráfico de droga, de seres humanos, ao branqueamento de capitais e à extorsão.
Ontem, a Polícia Judiciária e as autoridades espanholas anunciaram a detenção de elementos de um desses grupos. Dedicavam-se ao tráfico de cocaína, apreendida no Porto de Lisboa e, como vem sendo habitual nas novas organizações, recorriam a um empresário português para tentarem camuflar a sua actividade.
Após seis meses de investigação conjunta da Polícia Judiciária, da polícia espanhola e das alfândegas dos dois países foi possível apreender no Porto de Lisboa, na operação Calda Mágica, um carregamento de 57 quilos de cocaína que vinham dissimulados em latas de ananás e que era proveniente da Colômbia.
A mercadoria haveria de ser reclamada por um empresário português de 45 anos e sem antecedentes criminais (a sua empresa cessou a actividade em 2002) que depois a haveria de remeter para Espanha, onde seria entregue a dois colombianos e um espanhol.
"PÚBLICO"
forbisses e pimbelhices
Ronaldo entre os mais influentes
Ranking da revista “forbes”
Cristiano Ronaldo é o único português a figurar na lista anual da revista “Forbes” das 100 celebridades mais influentes do Mundo ao ocupar o 43.º lugar. Com 30,7 milhões de euros ganhos no ano passado, uma presença constante na imprensa e nas redes sociais, o madeirense destrona o rival Messi (62.º), que amealhou 21,6 milhões de euros. Mas o futebolista mais influente é inglês e chama-se David Beckham (35.º).
Já o suíço Roger Federer, no 25.º lugar, é o tenista mais bem posicionado no ranking. No feminino, a russa Maria Sharapova, na 80.ª posição, é considerada a tenista mais influente pela “Forbes”, mas está longe de Lady Gaga, que lidera a lista, com 63 milhões de euros ganhos em 2010. A cantora destronou Oprah Winfrey, que na quarta-feira gravou a última emissão do programa que apresentava há mais de duas décadas.
"RECORD"