16/05/2011

- UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA




Sócrates foi considerado o melhor Sogro do Ano... Deixou tudo à nora!

9 - LIDAR COM ATREVIDOS


FONTE NO DUBAY




filmado em 04/11/2010 por SMK

ALMORRÓIDA DESENGANADA


“Milagre” do Sol em Fátima 
foi provocado por cristais de gelo

A auréola em volta do Sol, que muitos fiéis acreditavam tratar-se de um novo milagre no Santuário de Fátima, foi afinal provocado por cristais de gelo.
Como explica ao Diário de Notícias um meteorologista a auréola foi formado pela luz reflectida nos cristais de gelo da atmosfera, a grande altitude.
Este é “um daqueles fenómenos que vemos muitas vezes e não reparamos, mas, quando reparamos durante um momento emotivo, tem um impacto diferente, disse ao jornal Alves da Costa.
O fenómeno aconteceu quando os fiéis viam um vídeo de João Paulo II, exibido no final da missa e antes da Procissão do Adeus. Terá sido essa a razão para que os mais de 200 mil peregrinos acreditarem estar a presenciar um milagre.
Este “milagre” do Sol aconteceu a uma sexta-feira 13, o último a que se assistiu aconteceu a 13 de Outubro de 1917, na Cova da Iria, perante cerca de 70 mil pessoas. Após uma chuva torrencial, o Sol apareceu com um disco a girar em torno dele, durante dez minutos. 

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
14/05/11

Marcin Jakubowski:

Projetos de código aberto para a civilização







Usando wikis e ferramentas digitais de fabricação, o TED Fellow Marcin Jakubowski está criando projetos de código aberto para 50 máquinas agrícolas, permitindo que qualquer pessoa construa do zero seu próprio trator ou ceifadeira. E este é só o primeiro passo em um projeto que pretende escrever um conjunto de instruções para uma vila totalmente auto-sustentável (custo inicial: $10.000).

20 - IPSIS VERBIS

 

 Pedro Passos Coelho

 "Casei com África" e "sou o mais 

africano de todos os candidatos" 

IN "i"
15/05/11

NR: Agora quer "amigar-se" com Portugal

MIGUEL A. GANHÃO



Sem anéis 
          e pulseiras



As famílias portuguesas estão a desfazer-se das jóias que têm em casa. Peças de ouro e prata são vendidas às centenas, todas as semanas, nos inúmeros franchising que se dedicam à compra de metais preciosos e que nascem todos os dias em centros comerciais. Mas para onde vai o ouro dos portugueses?

As jóias são derretidas e convertidas em barras que são vendidas para a China e para Índia, que representaram 40% do total da procura de ouro no Mundo em 2010. Os ourives portugueses estão desesperados. Não só se estão a perder peças de joalharia de valor incalculável, como o ouro e a prata para trabalhar estão a atingir preços exorbitantes. Salvam-se os lingotes (382 toneladas) que estão à guarda do Banco de Portugal e do seu governador, Carlos Costa.

O restaurante Porto de Santa Maria, no Guincho, foi comprado por um dos generais angolanos.

IN " CORREIO DA MANHÃ"
14/05/11

ALMORRÓIDA PREGOEIRA



Estado contribui para 
a campanha eleitoral 
com 7,6 milhões de euros

A subvenção do Estado para a campanha eleitoral para as legislativas de 5 de Junho está fixada nos 7,6 milhões de euros, avança hoje o Correio da Manhã (CM). O montante fica abaixo dos 8,52 milhões de euros com que o Estado contribuiu para as legislativas de 2009, em consequência de os partidos terem apresentado também eles com despesas menores.

O pagamento do montante poderá ser feito com o que sobrou dos processos eleitorais de 2009 (autárquicas e legislativas), ano em que a Assembleia da República previu uma verba de 57,7 milhões de subvenção do Estado para eleições. Desse montante, foram pagos, em 2010, 41,47 milhões, tendo sido devolvido antecipadamente o montante de seis milhões de euros.

Fonte da Assembleia da República, contactada pelo CM, esclareceu que “sendo o montante das subvenções para a campanha das eleições legislativas de 2011 estimado em 7,6 milhões, o remanescente dará para se efectuar o pagamento destas subvenções”.

Recorde-se que a contribuição do Estado para a campanha dos partidos é feita em função dos resultados na última eleição legislativa e “consiste numa quantia em dinheiro equivalente à fracção 1/135 do salário mínimo nacional por cada voto obtido” nessa eleição, esclarece fonte da Assembleia da República.

IN "JORNAL DE NEGÓCIOS"
16/05/11
D - INVENTOS DA ANTIGUIDADE
1 - A CIÊNCIA CONTIDA NA BÍBLIA



1 - INSTRUMENTISTAS BRASILEIROS

BADEN POWEL


3 - ALMORRÓIDA TRAMBIQUEIRA


Trocava embriões para ter sucesso

Aquele que já foi o mais famoso geniticista brasileiro, Roger Abdelmassih, que se encontra a monte desde 2010, quando foi condenado a 278 anos de prisão por abusar sexualmente de 56 pacientes, enfrenta agora outra grave acusação: manipulação de embriões.

A revista brasileira ‘Época’ afirma que Abdelmassih manipulava embriões para torná-los mais fortes e usava embriões de estranhos em casais que o procuravam para engravidar mas cujo material genético ele não considerava bom.

Uma investigação do Ministério Público e da polícia de São Paulo revelou que Abdelmassih escolhia para fertilização assistida os embriões com mais possibilidade de sucesso, mesmo que não fossem das pessoas em tratamento, o que, na prática significava que os casais não eram os pais biológicos dos filhos que tinham. Pelo menos três casais já confirmaram por ADN não serem pais verdadeiros dos filhos que tiveram através de reprodução assistida na luxuosa clínica de Abdelmassih na capital paulista.

Paulo Bastos, que trabalhou na clínica, revelou que biólogos russos estiveram na clínica para ensinar a manipular embriões, o que explicaria o altíssimo índice de fertilizações conseguido pelo médico, muito acima da média mundial.

IN "CORREIO DA MANHÃ"
16/05/11
1 - CHINA MARAVILHOSA






ALMORRÓIDA ... DESGRAÇADAMENTE


Aumentam casos de mulheres que se prostituem para sustentar filhos

Cada vez mais mulheres recorrem à prostituição para conseguir sustentar os filhos. Desempregadas ou com trabalhos mal pagos, aceitam vender o corpo para manter a vida que tinham antes de o companheiro as abandonar.

As técnicas da Associação O Ninho aperceberam-se a partir de 2009 que começavam a aparecer nas ruas de Lisboa novas mulheres, com histórias de vida semelhantes: mães sozinhas, inteiramente responsáveis pelo sustento do lar.

“São mulheres de todas as idades que se prostituem para pagar as contas”, contou à Lusa Inês Fontinha, presidente daquela instituição, que trabalha com prostitutas há cerca de 40 anos.

Algumas estavam sem trabalho, outras tinham empregos precários e mal pagos que deixaram de ser suficientes no momento em que o companheiro as abandonou e deixou de ajudar financeiramente a família. Com baixas habilitações literárias, a prostituição surgia como uma solução “temporária”.

“Estas mulheres só o fazem para resolver um problema do momento, porque a ideia é abandonar aquela vida. Mas não é fácil porque muitas vezes não encontram alternativas. Nos últimos tempos, temos tido várias mulheres que recorrem a nós pedindo-nos ajuda porque não querem continuar”, lembrou Inês Fontinha, admitindo que são casos complicados de solucionar.

Mais de 300 mil famílias são de mães com filhos

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, em 2010 havia mais de 346 mil famílias em Portugal com apenas um progenitor e, segundo a socióloga Karin Wall, as famílias monoparentais “são as mais vulneráveis à situação de pobreza”.

A investigadora lembrou ainda o facto de “as mães com filhos, que representam mais de 300 mil famílias, serem mais vulneráveis que os pais sozinhos com filhos”.

Parte dessa fragilidade advém do facto de as mulheres continuarem a ser discriminadas no trabalho: ganham menos que os homens, têm profissões mais desclassificadas, e “em épocas de crise as situações de discriminação tendem a agravar-se”, lamentou Manuela Goias, da União das Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), sublinhando que “a pobreza tem um rosto feminino”.

“O desemprego cria situações muito graves e há cada vez mais mulheres que passam a recorrer à prostituição para ajudar a família. Vivem em grande sofrimento”, acrescentou Maria Teresa Costa Macedo, presidente da Confederação Nacional das Famílias.

Quando os homens saem de casa, a situação complica-se, principalmente quando eles deixam de ajudar a família. E os casos de falta de assistência paterna têm vindo a aumentar, havendo cada vez mais mães a recorrer ao Fundo de Garantia, um apoio financeiro criado pelo Governo para substituir os pais que não pagam as pensões de alimentos.

“As mulheres estão desesperadas. Aqui há uns anos pediam ajuda à família, mas hoje nem a família pode ajudar”, sublinhou Inês Fontinha, lembrando que estas mulheres vivem entre o medo de ter como cliente um vizinho do bairro ou de serem rejeitadas por um filho que descobre o que andam a fazer.

IN "PÚBLICO"
15/05/11

1 – PONTES PERIGOSAS









BÉBÉ RINOCERONTE




Um rinoceronte preto fêma  de Lewa não é capaz de tomar conta das suas crias devido à sua pouca visão, por isso eles são retirados e criados pelos guardas até poderem viver sózinhos.

7 - OS AGRICULTORES







TENHA UM BOM DIA............


...o compadrio político 
                    anda aos berros


COMPRE JORNAIS


gabarito
Cascais recebe vela de alto nível, 
português recebe bandeira azul
Circuito Audi MedCup vai colorir Cascais de quarta-feira a domingo. Duas equipas portuguesas competem na nova classe soto 40. Afonso Domingos será o primeiro velejador nacional a ostentar a prestigiante bandeira azul.
Aí está o troféu de vela mais aguardado em Cascais, cidade que, desta quarta-feira a domingo, recebe a primeira etapa do Circuito Audi MedCup, regata de elevado prestígio que goza já de seis anos de história.
Depois do litoral português, a prova ruma a Marselha, Cagliari, Cartagena e Barcelona, dando-se assim início em Portugal a uma competição que junta velejadores de alto nível e vasto currículo.
Oito equipas estarão a velejar na classe TP52 e cinco competirão com os novos soto 40, classe que se estreia na Europa e na qual também duas equipas portuguesas tentarão o seu melhor.
Trata-se, pois, da reunião dalguns dos melhores velejadores nacionais que, a competir em casa, poderão fazer das águas atlânticas e dos ventos portugueses os seus maiores aliados frente a atletas oriundos da Alemanha, América, Itália, Rússia, Inglaterra, Espanha, Argentina e Suécia.
"A BOLA"

a PSP não é quatro polícias
PSP pede droga para concerto
Vigiados há meses, os quatro polícias, detidos na sexta-feira de madrugada numa operação da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Lisboa, foram apanhados a combinar esquemas de corrupção através de várias escutas telefónicas.
Por exemplo, numa delas ouve-se um polícia a pedir a um dos dois agentes várias quantidades de droga para levar para um concerto. O chefe Teixeira, o subcomissário Canilho e os agentes Magui e Costinha foram detidos por suspeita de corrupção, tráfico de droga e extorsão.
Nas buscas domiciliárias, foram encontrados vários contratos de segurança a particulares.
Os arguidos foram ouvidos pelo juiz Carlos Alexandre durante todo o fim-de-semana. Ontem à noite, por volta das 00h00, chegou o veredicto: dois agentes vão aguardar julgamento em prisão preventiva. Os restantes arguidos (subcomissário Canilho, da divisão de Cascais, e chefe Teixeira, comandante da esquadra do Estoril e um funcionário) foram mandados em liberdade, com termo de identidade e residência.
Estão proibidos de entrar em esquadras, de ter contactos entre si e com testemunhas e ainda proibidos de exercer a profissão.
"CORREIO DA MANHÃ"

negócios dificultosos
Custo de financiamento dos clubes aumentou 50%
Clubes emitiram obrigações com juros em redor dos 5% entre 2003 e 2006. Agora o Futebol Clube do Porto vai pagar 8%.
Os clubes não escapam ao agravamento do custo do crédito. A SAD do Futebol Clube do Porto (FCP) está a comercializar uma emissão de obrigações em que paga um juro de 8% ao ano. É mais 50% do que os principais emblemas do futebol português desembolsaram, em média, por este tipo de emissões entre 2003 e 2006.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

reclamem menos, informem-se mais
Tarifa social. Meio milhão de famílias estão 
a pagar mais pela electricidade do que podiam
Menos de 15% dos consumidores com direito a preços mais baixos aderiram à tarifa social. Governo quer facilitar acesso
Mais de meio milhão de famílias poderiam estar a pagar menos pela factura de electricidade desde o início do ano.
A tarifa social, em vigor desde Janeiro, visa proteger os consumidores mais vulneráveis e com menores rendimentos dos aumentos do preço da electricidade. Nas estimativas da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), este mecanismo deveria beneficiar cerca de 670 mil famílias, abrangendo 2 milhões de pessoas, ou 12% dos consumidores domésticos. Este universo beneficiou, em teoria, de uma subida da tarifa eléctrica limitada a 1% este ano, enquanto os restantes consumidores domésticos tiveram de suportar aumentos de 3,8% na factura em 2011. Só que até Maio, o número de beneficiários da tarifa social não ultrapassa os 100 mil - 80 mil, segundo fontes do sector eléctrico e 100 mil, segundo o Ministério da Economia.
Este número representa uma percentagem inferior a 15% do universo total que deveria ser favorecido pela tarifa social. O acesso é concedido mediante apresentação junto da EDP de documentos da Segurança Social que comprovem que o consumidor recebe prestações sociais que indicam baixos rendimentos - complemento solidário para idosos, rendimento social de inserção, subsídio de desemprego, primeiro escalão do abono de família e pensão social de invalidez.
"i"

custos sociais e má gestão
Prejuízos nos transportes subiram 
81 por cento para 475 milhões
O prejuízo de cinco das oito principais empresas de transporte e de infra-estruturas que pesam nas contas do Estado quase duplicou em 2010.
No total, o prejuízo cresceu 81,2 por cento face ao ano anterior, para um resultado líquido negativo de 474,8 milhões de euros. A melhoria das receitas, de quase 11 por cento, não chegou para impedir a derrapagem, nomeadamente dos capitais próprios e do passivo.
Em causa estão a CP, Refer, STCP, TAP e Carris, cujos resultados do ano passado são já conhecidos. Quanto ao Metro de Lisboa, Metro do Porto e grupo Transtejo, as contas só deverão ser publicadas no segundo semestre.
Neste momento, os prejuízos das cinco empresas que divulgaram os seus relatórios já equivalem a 84,5 por cento do total dos prejuízos registados pelas oito companhias em 2009.
A situação da companhia aérea foi a que mais se agravou em termos de ritmo de crescimento: o prejuízo disparou de 3,5 para 52,9 milhões de euros, devido aos impactos de duas operações deficitárias: a empresa de handling Groundforce e o negócio de manutenção de aviões no Brasil. De acordo com o relatório e contas da Parpública, estas duas actividades foram responsáveis, respectivamente, por perdas de 43,5 e 71,8 milhões em 2010, o que anulou os bons resultados da área de aviação (lucros de 62,3 milhões de euros).
"PÚBLICO"

 o alcool é a grande droga
Maratonista Sammy Wanjiru suicidou-se
O maratonista queniano, Sammy Wanjiru, de 24 anos, suicidou-se no domingo ao saltar da varanda da sua casa, em Nyahururu, pouco depois de uma disputa doméstica com a sua esposa e outra mulher, disse a polícia local.
"Wanjiru cometeu suicídio", disse o porta-voz da polícia do Quénia, Eric Kiraithe.
Outro agente da polícia citado pela agência Associated Press indicou que Wanjiru suicidou-se na noite de domingo pouco depois de ter bebido álcool e discutido com a sua esposa, que o descobriu com outra mulher.
Wanjiru foi o primeiro queniano a vencer uma medalha de ouro da maratona, com um recorde olímpico de duas horas, 6 minutos e 32 segundos, nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
"RECORD"

há justificativos em muitos casos
Filhos adultos processam pais 
para serem sustentados
O direito a pensão de alimentos termina aos 18 anos, mas há muitos que metem os pais em tribunal para continuarem a receber o apoio. No ano passado, houve 104 casos destes. Muitos são instigados pela mães.
O número de casos do género tem vindo a crescer. Em 2009, o Ministério da Justiça contabilizou 99 casos, outros 71 em 2008.
Num país onde quase metade dos jovens vivem em casa dos pais até aos 34 anos e o número de famílias monoparentais tem disparado, muitos dos casos litigiosos são instigados por quem tem os filhos a cargo.
O DN ouviu várias famílias que passaram por esta situação e que explicam as suas razões.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

promoveram o consumismo...
Principais bancos têm prejuízo de 419 milhões 
com crédito malparado
Imparidades registadas no primeiro trimestre 
já são superiores aos lucros

A crise económica está a contribuir para um aumento das imparidades relacionadas com o crédito malparado. No primeiro trimestre do ano, estas perdas foram mesmo superiores aos resultados líquidos dos cinco principais bancos nacionais, ascendendo a 419 milhões de euros. Um valor que é 25% superior aos 335,7 milhões de euros de lucro da Caixa, BCP, BES, BPI e Santander Totta.
"Estes números não têm relação directa, embora as imparidades penalizem os lucros. Mas demonstram uma tendência crescente e que se deverá manter durante o resto do ano, devido à actual conjuntura económica", afirmou um analista ouvido pelo Diário Económico.
A atestar a tendência no sentido do aumento das imparidades, surge a comparação com os valores dos primeiros três meses do ano passado, quando os lucros dos cinco ‘grandes' da banca nacional foram superiores às imparidades em 132,6 milhões de euros. Também os rácios de incumprimento no crédito
"DIÁRIO ECONÓMICO"

técnica e bem real
Recessão técnica
Portugal está em recessão técnica e será o único país europeu nesta situação em 2012, apontam o INE e a Comissão Europeia.
A economia portuguesa contraiu 0,7 por cento no primeiro trimestre do ano, tanto em termos homólogos como face aos últimos três meses de 2010, segundo a estimativa rápida do INE divulgada sexta-feira, que coloca Portugal em recessão técnica.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a redução do PIB nos primeiros três meses do ano ficou a dever-se a uma queda da procura interna, especialmente a uma retração do consumo das famílias e das Administrações Públicas.
Em contrapartida, acrescentou, 'o contributo das exportações de bens e serviços para a variação homóloga do PIB manteve-se elevado no primeiro trimestre',
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

prevenir é preciso
Quase metade da população
portuguesa tem hipertensão
Quase metade da população portuguesa tem hipertensão arterial, mas a doença só está controlada em 11% dos casos, sendo "preocupante" a percentagem "cada vez maior" de jovens e crianças hipertensas, foi revelado este domingo.
"O último estudo apontava para 42% da população com mais de 18 anos com hipertensão arterial, mas, destes, perto de metade não sabe que é hipertensa", adiantou à agência Lusa o presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), José Nazaré.
Do global de hipertensos em Portugal, tratados ou não tratados, frisou, "só cerca de 11% têm a doença controlada com as medidas adequadas, quer com a modificação do estilo de vida, quer através de medicamentos".
Por isso, salientou, "há muito a fazer" para uma maior consciencialização dos portugueses sobre a hipertensão, o maior fator de risco para as doenças cardiovasculares.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
AOS NOSSOS VISITADORES

A Entidade que coordena a edição dos blogues existentes interrompeu a emissão de vários blogues nos dias 12 e 13 do corrente, provavelmente para reparações ou inspecções  técnicas embora desconheçamos a verdadeira razão. 
Assim,  aconteceu uma enorme perturbação na publicação de artigos, fotos e vídeos,  da qual não somos responsáveis, mas apresentamos as nossas desculpas  pela ocorrência.

Neste momento a situação está regularizada

A REDACÇÃO

17 - ESTÁ À VENDA MAS ONDE???





BOM  DIA