... as aldrabices aumentam....
COMPRE JORNAIS
Confederação do Comércio propõe
tecto máximo para indemnizar despedimentos
A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal vai propor a redução das indemnizações em caso de despedimento e a criação de um tecto máximo de anos de trabalho que contam para os cálculos.
"Na maior parte dos países europeus, esse valor não é exactamente um mês por cada ano. É um pouco mais baixo para facilitar a restituição das empresas", disse o presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), João Vieira Lopes.
"Recentemente Espanha situou em 0,7 e é precisamente aí que pensamos que deve ser colocado o valor em Portugal, o equivalente a 3 semanas por cada ano de trabalho", adiantou João Vieira Lopes, em declarações à Antena 1.
Em dia de reunião da concertação social, a CCP avança, ainda, com a ideia de limitar o número de anos de trabalho que contam para o cálculo da indemnização em caso de despedimento.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Nobre Guedes fará a transição
Número dois da Direcção de Bettencourt deverá assumir a liderança no período entre 28 de Fevereiro e 26 de Março. É o actual responsável pela área financeira. Listas têm de ser entregues até sete dias antes da Assembleia Eleitoral.
José Filipe Nobre Guedes, primeiro vice-presidente na hierarquia da Direcção agora demissionária, vai ser o... homem da transição. Este engenheiro de profissão, responsável em Alvalade também pela área financeira da SAD, deve assumir a liderança do clube no período entre 28 de Fevereiro e 26 de Março, que coincide com as datas em que o presidente demissionário, José Eduardo Bettencourt, deixa de exercer funções, e a realização da Assembleia Geral Eleitoral.
Nobre Guedes exerce cargos no grupo Sporting desde 2006 e nesta altura veste o fato de presidente substituto, daí o assumir da presidência, interinamente, até às eleições que elegerão o novo líder leonino.
O RESULTADO DO CORPORATIVISMO DA ORDEM
2,7 milhões para médicos
O Hospital de Faro, EPE, gastou mais de 2,7 milhões de euros, em 2009 e 2010, só com a contratação de médicos para os serviços de Urgência Geral e Pediátrica. A maioria destes clínicos é de nacionalidade espanhola, contratada através da empresa Union Médica Hispano-Portuguesa.
Segundo a presidente do Conselho de Administração do Hospital, Ana Paula Gonçalves, foi devido à carência de médicos que foram obrigados a recorrer à contratação externa de 30 profissionais de Saúde. A responsável pela unidade explica que o concurso público realizou-se em 2007. A empresa Union Médica ganhou o concurso, tendo renovado o contrato em 2008, 2009 e 2010. Este ano, está a decorrer um novo concurso público para os mesmos serviços.
"CORREIO DA MANHÃ"
EXCESSO DE VELOCIDADE
Dívida Pública de 2010 derrapa
em quatro mil milhões no final do ano
A dívida pública de 2010 ficou bem acima daquilo que o Governo previu já na recta final do ano passado. Apesar de a estimativa do Executivo ter sido feita em Outubro, por altura da apresentação do Orçamento do Estado de 2011, dados publicados agora pelo Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP) confirmam que o volume total de emissões foi superior em quase 4 mil milhões de euros ao valor com que o Governo contava.
O "compromisso" apresentado no orçamento colocava a fasquia nos 147.783 milhões de euros, que serviriam para o Estado tapar o buraco do défice e refinanciar dívida prestes a atingir a sua maturidade. O facto de a previsão ser feita tão perto do final do ano fazia adivinhar que, tal como sucedeu nos anos anteriores, o valor final não se desviasse muito do alvo.
IMPOLUTAS FANTASIAS
Cavaco. Casa de férias adquirida por
permuta com homem forte da SLN
A casa de férias do Presidente da República, na praia da Coelha, foi adquirida, através de permuta, a uma empresa chamada Constralmada - Sociedade de Construções, Limitada. Um terço desta empresa de construção civil era detida por Fernando Fantasia, que anos depois da permuta com Cavaco, realizada em 1999, integrará a OPI-92 no universo Sociedade Lusa de Negócios/BPN.
Apesar do escândalo BPN e das suspeitas que recaíram recentemente sobre Fernando Fantasia e a OPI-92 - por associação ao BPN e dúvidas sobre o acesso a informação privilegiada na compra de terrenos em Alcochete, pouco antes da decisão sobre a mudança de localização do novo aeroporto -, Cavaco Silva mantém com Fernando Fantasia a mesma relação de sempre: o antigo gestor ligado a Oliveira Costa faz actualmente parte da Comissão de Honra da candidatura à presidência da República. Ontem, o julgamento de Oliveira Costa foi adiado para dia 24, o dia a seguir às presidenciais.
O MAIS ALTO DE SEMPRE VEM A SEGUIR
Gasolina atinge esta semana
preço mais alto de sempre
Transportadores querem negociar com Governo formas de ajudar as empresas a acomodar este aumento de custos
Todos ainda se lembrarão da escalada do preço dos combustíveis que, em Julho de 2008, esteve na base do protesto dos transportadores de mercadorias que quase paralisou o país. Mas, neste momento, os preços dos combustíveis em alguns postos de abastecimento já ultrapassaram o valor médio mais alto de sempre - 1,523 euros por litro de gasolina, registado a 18 de Julho de 2008 -, com a agravante de que o preço da matéria-prima, isto é, do barril de crude, está actualmente muito longe dos 147 dólares que custava em Julho daquele ano.
"PÚBLICO"
JÁ MEXEM
Águia já negoceia com novo canal de desporto
São cada vez mais fortes os indicadores de que o Benfica não vai mesmo renovar o contrato de cedência de direitos televisivos com a Olivedesportos, que expira no final da época 2012/13. Ou seja, daqui por dois anos e meio. Luís Filipe Vieira já iniciou a negociação com outros interlocutores e nas próximas semanas deve haver uma decisão. Rui Pedro Soares (36 anos, antigo administrador da PT) e Emídio Rangel (63 anos, ex-diretor da SIC e da RTP) encabeçam a formação de um novo grupo de comunicação social que está fortemente interessado nos direitos das águias. A tudo o que foi escrito sobre o aparecimento deste novo grupo nos últimos dias, Record está em condições de acrescentar que o projeto inclui um canal de desporto (e não generalista) a juntar a um jornal semanário (a avançar em abril) e a uma rádio.
Trabalhadores sentem impacto
dos cortes salariais a partir de amanhã
Os funcionários públicos vão começar a sentir os cortes salariais já a partir de quinta-feira, data em que começam a receber os vencimentos.
Segundo um aviso do Ministério das Finanças, publicado em Outubro de 2007, os pagamentos dos salários dos trabalhadores do Estado não podem ser feitos antes do dia 20 de cada mês, variando a data por ministério até dia 23, mas fontes sindicais disseram à Lusa que há funcionários que já receberam o recibo de vencimento com a redução salarial decretada pelo Governo.
A Federação Nacional dos Professores, que integra a Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, anunciou que os professores que já receberam o recibo de vencimento verificaram que o salário base é idêntico ao de Dezembro, embora entre os descontos se encontre referenciada uma "taxa de redução remuneratória".
Para a FENPROF, "com esta forma de reduzir o salário, o Governo poderá continuar a afirmar internacionalmente que os professores portugueses beneficiam de um vencimento que, de facto, não têm".
Em declarações à Lusa, o dirigente da FENPROF Mário Nogueira adiantou que a partir do momento em que os professores recebam de facto o vencimento (dia 21) irão ser apresentadas individualmente nas escolas a impugnação do corte salarial e daí seguirão acções para os tribunais.
"DIÁRIO ECONÓMICO"
O MENDIGO VAI DESMENTIR
Sócrates ligou a Merkel a "implorar" ajuda
A notícia avançada pelo diário inglês cita fontes da chanceler alemã. Sócrates queria evitar o recurso ao Fundo de Estabilização Europeu e FMI.
José Sócrates terá implorado por ajuda à chanceler alemã, Angela Merkel, revela a edição de hoje do jornal inglês "The Guardian". O diário cita fontes que assistiram à conversa telefónica entre os dois líderes.
O primeiro-português português prometeu "tudo fazer" para não ser necessário o recurso ao Fundo de Estabilização Europeu e consequentemente ao FMI, como foi o caso da Grécia e da Irlanda.
Merkel terá então ligado a Dominique Strauss-Khan, director-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), para lhe dar conta do telefonema feito por Sócrates. Mas este transmitiu à chanceler alemã que não valia a pena, "pois Sócrates não seguiria nenhum conselho que lhe fosse dado".
O telefonema entre Sócrates e Merkel aconteceu na passada semana.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
POSITIVO
Portugal «cumpre» Quioto
Pela primeira vez abaixo da meta
As emissões de gases com efeito de estufa ficaram pela primeira vez, em 2009, abaixo do nível anual atribuído a Portugal no Protocolo de Quioto, acentuando a tendência decrescente, revelou, ontem, o Ministério do Ambiente. Entre os fatores que contribuem para este comportamento estão a redução das emissões de gases com efeito de estufa nos transportes, a diminuição da ocorrência de incêndios em florestas e a redução da estimativa de utilização da reserva para novas instalações cobertas pelo Comércio Europeu de Licenças de Emissão, segundo os dados do Ministério tutelado por Dulce Pássaro.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"