... não se iluda com as falsas promessas
COMPRE JORNAIS
A BEM DO SPORTING
Bettencourt demite-se do Sporting
“Para bem do Sporting deixo de ser presidente. Por diversas circunstâncias, entendo que o melhor para a vida do Sporting é que eu deixe de ser presidente”, afirmou José Eduardo Bettencourt na sala de imprensa de Alvalade, acrescentando que “acabei de comunicar esta minha decisão” aos órgãos sociais do Sporting.
Bettencourt, que era presidente do clube e também da SAD cotada em bolsa, terminou a curta declaração com um “viva ao Sporting” e afirmando aos jornalistas que “nos próximos dias serão postos a par” dos próximos desenvolvimentos na vida do clube.
O Sporting foi derrotado em casa esta noite por 2-3 contra o Paços de Ferreira, deixando o clube de Alvalade cada vez mais longe do líder do campeonato, bem como do segundo lugar.
"SÁBADO"
PERDULÁRIOS
Lisboa: Câmara gastou mais de 2,5 ME com
Agência da Baixa Chiado extinta em dezembro
A Câmara de Lisboa gastou mais de 2,5 milhões de euros na Agência para a Promoção da Baixa Chiado, que ao fim de nove anos foi extinta por ter um modelo de funcionamento "pouco operacional".
Na proposta de extinção, aprovada em dezembro em reunião de câmara, a autarquia lembrava mesmo que "as associações próprias destes segmentos empresariais cresceram e consolidaram-se, como é notório no caso da Associação de Valorização do Chiado e da Associação de Dinamização da Baixa Pombalina, e adquiriram saber-fazer e experiência".
Fundada em 2001, a Agência para a Promoção Baixa Chiado (ABC) precisou de ser relançada a meio dos seus nove anos de existência, em 2006, numa tentativa de lhe imprimir maior dinamismo.
"VISÃO"
JÁ ESTAMOS HABITUADOS A ALDRABICES
Portugueses na Tunísia acusam
Governo de falta de ajuda
Um português residente na Tunísia e inscrito no consulado garantiu hoje que nunca foi contactado pela embaixada portuguesa em Tunes e acusa o Governo de estar a mentir e a enganar a opinião pública.
«Nunca fui contactado. Não foi efetuado nenhum contacto telefónico pela embaixada, pelo menos, ao grupo de portugueses com quem tenho estado nestes últimos dias. Ninguém foi contactado e estamos todos inscritos (no consulado) com números de telefones portáteis, e-mails, tudo», disse Nuno Durães.
Em declarações à agência Lusa, o português a trabalhar na Tunísia desde 2003 lamenta que «se continue a insistir numa mentira».
«Até agora os serviços consulares e a embaixada não têm feito nada por nós. Ainda ontem [sábado] ouvimos uma entrevista do Presidente da República a dizer que todos os portugueses foram contactados e que ninguém mostrou vontade de sair da Tunísia e é uma total mentira», sublinhou.
«As pessoas têm de ter a coragem de assumir que não conseguem fazer nada. Ponto final. É isso que nós pretendemos, que, pelo menos, não tentem enganar a opinião pública», afirmou Nuno Durães.
O português disse que apenas foi enviado um e-mail, a algumas pessoas, no dia 12 de Janeiro com informações «básicas e banais: não saiam de casa, não participem em manifestações, não tirem fotografias».
"SOL"
VERDADEIRO AUTARCA
Vila Nova de Milfontes: Famílias carenciadas
vão poder "fazer compras" a "custo zero"
As famílias carenciadas de Vila Nova de Milfontes vão poder "comprar" roupa, sapatos, brinquedos, géneros alimentares ou pequeno mobiliário a "custo zero", numa loja social que a junta de freguesia quer abrir.
As famílias carenciadas de Vila Nova de Milfontes (Odemira) vão poder "comprar" roupa, sapatos, brinquedos, géneros alimentares ou pequeno mobiliário a "custo zero", numa loja social que a junta de freguesia quer abrir em fevereiro.
A intenção de abrir uma loja social já constava do programa eleitoral da candidatura do atual presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes, José Gabriel, mas foi "ganhando força" com a perceção das "necessidades e problemas sociais", acentuadas na época do Natal.
"Temo-nos apercebido das necessidades e problemas sociais da freguesia", disse o autarca à agência Lusa, explicando que, "na altura do Natal, isso ficou mais nítido", depois de a Câmara de Odemira, em conjunto com outras instituições do concelho, terem distribuído cabazes a famílias carenciadas.
"Nesse âmbito, quando a junta de freguesia fez o levantamento e sinalizou, os casos foram muito superiores àquilo que se pensava haver e a freguesia acabou por ser contemplada com 60 cabazes dos 200 atribuídos no concelho, apesar de existirem 17 freguesias", relatou.
"Apercebi-me que esses 60 eram insuficientes, aliás os 200, se nos tivessem sido atribuídos, também não tinham chegado", lamentou, referindo-se a casos de famílias com filhos e de idosos com reformas reduzidas.
Loja social em fevereiro
O conhecimento de casos concretos levou a autarquia a "avançar o mais rápido possível com a loja social", que está em fase final de obras, com a expetativa que abra no mês de fevereiro.
A vontade de ajudar já existe, segundo José Gabriel, que assegura ter muita roupa em armazém, bem como alguns candidatos a voluntários, faltando agora apenas o espaço para "aglutinar os bens e fazer a distribuição" pelas famílias sinalizadas.
"EXPRESSO"
BRILHANTE
Um português em cada cem tem um processo-crime.
São arguidos, como nós
Há poucos anos, envergonhadas, as pessoas deixavam de atender os telefones para não se verem obrigadas a confirmar que tinham sido constituídas arguidas. Os crimes e os processos-crime eram uma realidade de capa dos jornais tablóides. E o pior que se podia fazer a uma pessoa honesta era associá-la a uma investigação policial. Os suspeitos - e os arguidos eram, comprovadamente, suspeitos - eram olhados de lado. Mudava-se de passeio para evitar cumprimentar pessoas que tinham sido constituídas arguidas. Sobre isso, falava-se baixinho e longe dos jornalistas. O estigma existia: era uma vergonha ser arguido. Mas, a tradição já não é o que era. E, à medida que o número de arguidos foi aumentando, à medida que foram existindo arguidos com processos arquivados, muitos deles não foram, sequer, acusados ou, sendo acusados, não chegaram a julgamento.
À medida que começámos a ver arguidos com uma educação acima da média e, sobretudo, à medida que a exposição mediática de arguidos passou a quase não dar tempo para as pessoas digerirem a sucessão de investigações criminais e de queixas - muitas vezes disparatadas -, também a reprovação social começou a diminuir e a antiga desonra começou a ser guardada na gaveta das luvas fora de uso.
Num país onde quase todas as semanas há novos arguidos, cada vez mais improváveis, e onde o estatuto de arguido se discute à mesa dos cafés, ao som das notícias não há lugar para grande reprovação social relativamente aos "meros" arguidos. Hoje, já há quem confirme, jovial, e sem receio: "Arguido, eu? Sou, porquê? Você não é?"
"i"
CAVACO VENDEU, SOCRATES PULVERIZOU
Sector agrícola português perdeu meio milhão
de hectares no espaço de dez anos
A agricultura portuguesa conheceu, nos últimos dez anos, um claro processo de ajustamento estrutural, com a área média das explorações a aumentar 2,5 hectares, o que potencialmente as torna mais competitivas. Mas, no mesmo período de tempo, o território dedicado à prática agrícola recuou em quase meio milhão de hectares, o que não deixa de ser preocupante, dada a forte dependência externa de Portugal em produtos alimentares.
Os dados preliminares do Recenseamento Agrícola de 2009 (o censo realiza-se de dez em dez anos, como o da população), recentemente disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), mostram que a área ocupada pela produção agrícola em Portugal correspondia a cerca de 50 por cento da superfície territorial do país - 4,6 milhões de hectares. Este valor representa um recuo de meio milhão de hectares, o equivalente a 20 mil albufeiras do Alqueva.
Em 2009, os recenseadores do INE apuraram a existência de 304 mil explorações agrícolas em Portugal. Este valor resulta do desaparecimento de 112 mil empresas, cerca de 25 por cento das existentes no estudo anterior (realizado em 1999). Conjugados so dois factores anteriores, conclui-se que a área média das explorações agrícolas aumentou 2,5 hectares, para 11,9 hectares, o que garante economias de escala e torna a produção mais competitiva.
"PÚBLICO"
EM GEITO DE PASSEIO
Obikwelu triunfa nos 60 metros
CAMPEONATO DE LISBOA DE INVERNO
Francis Obikwelu foi a presença surpresa no Campeonato de Lisboa de Inverno que ontem se iniciou no Estádio 1.º Maio. Correu os 60 metros que ganhou em “descansados” 6,77 (vento nulo), à frente do benfiquista Ricardo Monteiro (6,88). O Sporting mobilizou boa parte dos seus melhores atletas e ganhou 8 das 12 provas disputadas, com destaque para os 15,40 de Antónia Borges no peso. De resto, a nota principal vai para o recorde pessoal da benfiquista Ungudi Quiawacana, com 6,08 no comprimento (v:+1,0 m/s).
"RECORD"
FUMAR EMAGRECE...
TABACO AUMENTE RISCO
DE CANCRO EM POUCOS MINUTOS
O fumo de tabaco inalado pelos fumadores pode provocar em poucos minutos danos genéticos que aumentam o risco do aparecimento de cancro, indica um estudo divulgado no sábado nos Estados Unidos.
"O efeito é tão rápido que equivale à injecção directa da substância no sangue", explicam os autores do estudo publicado na revista "Chemical Reserch in Toxicology", o o primeiro a analisar como é que as substâncias contidas no tabaco podem causar danos ao nível do ADN humano. O estudo contou com a participação de 12 voluntários fumadores, através dos quais os investigadores seguiram o trajecto dos componentes tóxicos presentes no tabaco.
Os cientistas estiveram especialmente atentos à acção produzida no sangue pela substância fenantreno, encontrada no fumo do cigarro, e constataram que provoca mutações genéticas que podem originar cancro. "Os fumadores alcançaram o nível máximo da substância numa escala de tempo que surpreendeu os próprios investigadores: Em apenas 15-30 minutos depois de os voluntários terem terminado de fumar", refere o estudo.
O cancro do pulmão é o mais mortal e aquele que mais cresce em todo o mundo e os investigadores dizem que 90% das mortes por cancro do pulmão são originadas pelo fumo do tabaco. Todos os anos são diagnosticados mais de 12 milhões de novos casos, e registadas cerca de 8 milhões de mortes devido à enfermidade.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
BARROSERDA
Comissão Europeia ignora festividades cristãs
A comissão europeia distribuiu 3,5 milhões de agendas com referências aos feriados de três confissões religiosas, mas omitiu as celebrações católicas. A Igreja exige explicações de Durão Barroso e a Conferência Episcopal Portuguesa pressiona os eurodeputados.
"Espero que os eurodeputados portugueses se pronunciem e tomem uma posição sobre este assunto", disse ao JN, D. Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
Em causa estão três milhões e meio de agendas distribuídas pela Comissão Europeia por estudantes e estabelecimentos de ensino em todos os países da Europa. A agenda tem referências às festas judaicas, islâmicas e hindus, mas ignora as festas cristãs, como o Natal ou a Páscoa. A única referência ao Natal é feita através de um abeto finlandês, mas sem qualquer tipo de explicação sobre a data.
O caso já foi denunciado a Durão Barroso por eurodeputados britânicos. Esta semana, Laurent Wauquiez, ministro francês dos assuntos Europeus voltou a questionar o assunto, perguntando ao presidente da Comissão Europeia se "tem vergonha do património cristão".
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
GRANDE TELMA
«Estava farta de ouvir o hino japonês» – Telma Monteiro
Telma Monteiro (-57 kg) venceu Masters em Baku. Na final dominou a campeã mundial que há quatro meses lhe ganhou em Tóquio.
À partida para o Azerbaijão Telma Monteiro avisara que estava «confiante» para o Masters de Baku, a exclusiva prova que apenas admite os 16 melhores do ranking em cada categoria. Não estava enganada.
Num dia inesquecível e mostrando consistência física acima do habitual, aspecto em que teve particular cuidado na preparação, Telma (25 anos) conquistou a medalha de ouro dos -57 kg na estreia na prova. Há um ano ficara impedida de disputar a primeira edição em Suwon (Coreia do Sul) por estar a recuperar de lesão na perna esquerda. Agora, no Serhedchi Olympic Sports Center, garantiu a primeira medalha de Portugal na competição e no seu incrível palmarés. «É um dia perfeito»
Melhor ainda foi o facto de, na final, ter derrotado a campeã do Mundo e grande rival, Kaori Matsumoto, por wazari - somando também um yuko - e deixando a japonesa em branco. Magnífico! Em Setembro, Matsumoto ganhara-lhe em Tóquio, durante o prolongamento na decisão do título mundial, com Telma esgotada fisicamente. Desta vez não!
"A BOLA"
CORAJOSOS
Portugueses processam Toyota
por "tentativa de homicídio"
Dois clientes da Toyota que afirmam que os seus veículos sofreram episódios de aceleração súbita e descontrolada, processando a empresa por "tentativa de homicídio" e exigem um "pedido de desculpas formal" aos clientes.
"Vamos processar a Toyota por tentativa de homicídio, porque eles podiam e deviam ter evitado esta situação toda. Tinham consciência do que se passava e andaram a brincar com a vida dos seus clientes", disse Daniel Estêvão, filho de Arminda Estêvão, cujo Toyota Corolla de mudanças automáticas "passou de quase zero para mais de cem quilómetros à hora" quando a condutora entrava na garagem de casa, em Junho de 2010.
Daniel Estêvão, que quer levar o caso até às últimas instâncias, vai reclamar ainda "um pedido de indemnização, no valor dos transtornos causados e das despesas decorrentes do tribunal", garantindo que não quer "enriquecer às custas da Toyota".
"CORREIO DA MANHÃ"