12/01/2011

10 - UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA



CIRURGIA
Após a cirurgia:
- Doutor, sei que vocês médicos se vestem de branco. Mas porque essa luz tão forte?
- Meu filho, eu sou o São Pedro.

2 - ALMORRÓIDA SATISFEITA

Juiz português Vítor Caldeira reeleito 
presidente do Tribunal de Contas Europeu

O juiz português Vítor Caldeira foi hoje reeleito presidente do Tribunal de Contas Europeu, para um segundo mandato de três anos, anunciou a instituição, com sede no Luxemburgo.

Em comunicado, o Tribunal de Contas Europeu indica que os seus 27 membros reelegeram hoje (por voto secreto) Vítor Caldeira, que se havia tornado o décimo presidente da instituição em janeiro de 2008.

Na mesma nota, o Tribunal vinca que, durante o seu primeiro mandato, Vítor Caldeira "dirigiu a reforma da estrutura e do processo de tomada de decisão do Tribunal, através da introdução de um sistema de câmaras", tendo estas reformas otimizado a gestão do Tribunal, "tornando-o mais eficiente e apto a utilizar os seus recursos da forma mais eficaz".

O presidente do Tribunal de Contas Europeu assegura a supervisão do desempenho da instituição e representa-a nas suas relações externas.

Nascido em Campo Maior em 1960, Vítor Manuel da Silva Caldeira é membro do Tribunal de Contas Europeu desde março de 2000.

O Tribunal de Contas Europeu é uma das cinco instituições comunitárias, cabendo-lhe fiscalizar externamente a utilização dos dinheiros da União Europeia, através de auditorias às receitas e despesas da UE.

Criado em 1975 e em funções desde Outubro de 1977, o Tribunal de Contas apenas ganhou o estatuto de instituição europeia a 01 de Novembro de 1993, com a entrada em vigor do Tratado de Maastricht, e é hoje uma das cinco instituições das Comunidades Europeias, juntamente com o Parlamento Europeu, Conselho da UE, Comissão Europeia e Tribunal de Justiça, sendo duas delas presididas por portugueses (o executivo comunitário é liderado desde 2004 por José Manuel Durão Barroso, reconduzido no cargo em 2010).
Qualificado por Hans Kutscher, antigo presidente do Tribunal de Justiça europeu, como a "consciência financeira" da UE, o Tribunal de Contas tem a missão de auditar de forma independente a cobrança das receitas e a utilização dos fundos da União e, desse modo, avaliar a forma como as instituições comunitárias desempenham estas funções, tentando assim contribuir para a melhoria gestão financeira e garantir uma otimização dos recursos.

IN "i"
12/01/10

JOSÉ LEITE PEREIRA


Uma doce vacuidade

Com o país em crise, seria de supor que as eleições presidenciais pudessem ser um excelente tempo de reflexão, de confronto de ideias e de soluções para a crise. Mesmo tratando-se de uma eleição para um cargo vazio de poderes, do qual pouco mais há a esperar do que uma magistratura de influência - ainda que o presidente da República possa demitir o Governo em caso extremo - esta poderia ser uma ocasião a não perder para discutir o país.
Mas esta é, infelizmente, uma eleição com vencedor antecipado, e isso alterou tudo. Em vez da discussão do país, arrasta-se o caso BPN com perguntas que poderiam e deveriam ter sido esclarecidas já em 2009, quando o problema foi levantado. Cavaco continua a não sentir necessidade de responder e transforma uma pergunta óbvia - terá ele tido um tratamento de favor na cotação atribuída às suas acções? - num insulto. Cavaco não consegue disfarçar o incómodo que esta situação lhe provoca, pelas perguntas que lhe fazem pelas trapalhadas em que gente que lhe foi muito próxima se vê envolvida. Mas a questão, até prova em contrário, nada tem de ilegal, não se infere, em momento nenhum, que Cavaco Silva agiu fora da lei. O que falta saber é se o amigo Oliveira e Costa o beneficiou, lhe proporcionou um ganho de 140 por cento. Se, como anteontem dizia o "Sol", Cavaco até vendeu barato, menos se percebe por que não responde e se ofende com a insistência, retorquindo com a infantilidade de que alguém terá de nascer duas vezes para ser mais sério do que ele.
Assim vai o país, nesta doce vacuidade. Tão doce que, mesmo a propósito do mesmíssimo BPN, ninguém questiona o porquê de Oliveira e Costa poder ter sido feito banqueiro, ninguém questiona por que nenhum dos altos responsáveis do país, desconfiou, à época, de nenhuma das operações que conduziram o banco à ruína que o país está agora a pagar. Seria pedir muito ao presidente da República que arrumasse de vez esta questão, respondendo, e se impusesse a si próprio e aos outros concorrentes a discussão do nosso futuro, sem mais demagogia ou verborreia? 

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS"
09/01/11

1 - VETERANOS


CLIQUE PARA AMPLIAR







enviado por D.A.M.

ALMORRÓIDA MUSICAL




Pedro Silva, 
o único português na Orquestra do YouTube

São mais de 100 músicos mas só um é português. O trompetista Pedro Silva está entre os vencedores da Orquestra Sinfónica do YouTube, cujos elementos foram escolhidos através de audições na Internet e se estreiam na Ópera de Sydney, na Austrália, em Março. São mais de 100 músicos mas só um é português. O trompetista Pedro Silva está entre os vencedores da Orquestra Sinfónica do YouTube, cujos elementos foram escolhidos através de audições na Internet e se estreiam na Ópera de Sydney, na Austrália, em Março. São mais de 100 músicos mas só um é português. O trompetista Pedro Silva está entre os vencedores da Orquestra Sinfónica do YouTube, cujos elementos foram escolhidos através de audições na Internet e se estreiam na Ópera de Sydney, na Austrália, em Março.

Fonte: YouTube
Texto: PÚBLICO

AMOR DE MÃE


Um homem e a sua mulher reparam que o órgão reprodutor do seu filho é muito pequeno e levam-no ao médico.
O médico examina o rapaz e recomenda que lhe dêem muitas torradas.
No dia seguinte, a mulher levanta-se de manhã e faz monte de torradas.
Quando o rapaz vai tomar o pequeno-almoço, a mãe grita-lhe:
- Tira só duas! .... O resto é para o teu pai.

TENHA UM BOM DIA............


...não há vacina que 
         nos proteja dos políticos


COMPRE JORNAIS

 É UMA RAJADA...
Preço de atestados médicos especiais dispara
O Ministério da Saúde actualizou o valor das taxas a pagar pelos atestados médicos especiais, passados pelos delegados de saúde.
Ou seja, muitos valores vão disparar. Um atestado médico que até agora custava ao utente 90 cêntimos, vê o preço aumentar para os 20 euros.
Este tipo de atestados médicos são necessários, por exemplo, para renovação da carta de condução no caso dos condutores de veículos pesados de passageiros ou mercadorias, explicou ao Diário Económico a responsável da Direcção-Geral da Saúde, Etelvina Calé, sublinhando que não se tratam dos tradicionais atestados de "baixa médica".
Os novos preços dos serviços das Autoridades de Saúde Pública foram publicados ontem em Diário da República e actualizam ainda os valores a pagar pelos atestados de incapacidade ou deficiência e servem sobretudo para obter isenções ou benefícios fiscais, mas também para ter apoios no pagamento da renda ou outros benefícios como o dístico de estacionamento para deficientes.
Também os restaurantes e outros estabelecimentos de restauração passam a pagar mais pelas inspecções sanitárias.
"DIÁRIO ECONÓMICO"

EM 2012 É A ESTOCADA FINAL
BCE quer proteger Portugal do FMI 
até final de 2012
Banco de Portugal diz que tudo vai correr pelo pior: recessão, desemprego a subir e incerteza elevada no motor das exportações.
O Eurosistema, a rede formada pelo Banco Central Europeu (BCE) e os bancos centrais dos 17 países do euro, tem planos para apoiar os bancos nacionais e o Governo de Lisboa no acesso ao financiamento (dinheiro a preços mais razoáveis do que os do praticados no mercado) até final de 2012. Mas esta protecção pode não aguentar a pressão dos mercados, abrindo caminho ao fundo monetário europeu e ao FMI, soube o DN.
Isto é, o BCE tentará dar toda a protecção possível ao País, mas poderá acabar vencido pelos "mercados". Ontem, o Banco de Portugal revelou no boletim económico de Inverno que o País irá anular totalmente, este ano, os ganhos de riqueza reais obtidos em 2010, registando uma recessão de 1,3%. O produto interno bruto (PIB) deverá ter crescido 1,3% no ano passado. "É obra", disse ontem José Sócrates, que juntou esse último resultado à redução do défice para menos de 7,3% do PIB.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

INCRÍVEL, AINDA HÁ GENTE A TRABALHAR...
País vai perder quase 50 mil empregos
O Banco de Portugal, que prevê uma recessão de 1,3 por cento, anuncia que o País vai perder 50 mil empregos também este ano.
O Banco de Portugal (BdP) prevê que a economia portuguesa perca quase 50 mil empregos este ano e quase 10 mil no próximo ano.
No Boletim de Inverno, ontem divulgado, a instituição aponta para 'uma redução de emprego de 1,0 e 0,2 por cento, respectivamente em 2011 e 2012 (após uma redução de 1,3 por cento em 2010), o que reflecte basicamente efeitos contemporâneos e desfasados resultantes da evolução da actividade económica',
Ou seja, face aos 4,9 milhões de pessoas empregues (dados do terceiro trimestre de 2010), mais de 49 mil postos de trabalho poderão desaparecer este ano e cerca de 9800 em 2012.
No sector público, a quebra de emprego este ano será maior (cerca de 1,8 por cento), o que significa que, dos 50 mil postos de trabalhos que poderão desaparecer, um pouco mais de 10 mil poderão ser funcionários públicos.
O emprego continuará, assim, a contribuir negativamente para o crescimento do PIB este ano e em 2012.
Ainda de acordo com o BdP, a economia portuguesa vai contrair-se 1,3 por cento este ano e crescer 0,6 por cento em 2012, uma revisão em baixa as anteriores projeções.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

QUE O TUGA VAI PAGAR
Europa prepara ajuda de 
100 mil milhões a Portugal
A Comissão Europeia e o fundo de resgate europeu estão a preparar uma ajuda a Portugal que pode chegar aos 100 mil milhões de euros se isso for necessário, escreve hoje o Financial Times alemão, citado pela Bloomberg.
O jornal acrescenta que a ajuda pode ser disponibilizada muito brevemente, se o leilão da dívida agendado para esta manhã registar juros considerados insustentáveis.
Na terça feira, o Wall Street Journal noticiava que os governos europeus estão a discutir propostas para aumentar o fundo de resgate, actualmente nos 440 mil milhões de euros, reconhecendo que este poderá ser pequeno demais caso a crise da dívida se alastre para a Espanha.
O jornal escreve na sua edição online que não foi tomada ainda qualquer decisão, e também que não se espera avanços até ao encontro da próxima semana de ministros das Finanças.
Fontes próximas das negociações ouvidas pelo Wall Street Journal indicam que os ministros europeus estão a debater a eventual remodelação do principal mecanismo de ajuda, o Fundo de Estabilidade Europeu.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

PARA QUEM ESTÁ DE RASTOS EM QUALIDADE DE VIDA
Portugal inicia ano no oitavo lugar 
do ranking da FIFA
Espanha mantém liderança e Portugal segue no oitavo lugar do ranking da FIFA, actualizado esta quarta-feira com poucas alterações no “top-10”.
Entre os dez primeiros classificados, destaque apenas para a subida da Croácia ao nono lugar por troca com o Egipto, que agora ocupa a 10.ª posição.
Ranking FIFA actualizado a 12 de Janeiro de 2011:
1. Espanha 1887 pontos
2. Holanda 1723
3. Alemanha 1485
4. Brasil 1446
5. Argentina 1338
6. Inglaterra 1195
7. Uruguai 1152
8. Portugal 1090
9. Croácia 1075
10. Egipto 1036
"A BOLA"

O MONARCA DA SUCATA
Juiz mantém Manuel Godinho 
em prisão preventiva
Manuel Godinho, um dos arguidos do processo 'Face Oculta', vai permanecer em prisão preventiva por decisão do juiz de instrução criminal, anunciou esta quarta-feira o seu advogado, Artur Marques, que vai recorrer da decisão. Artur Marques acrescentou que o prazo para a prisão preventiva é 28 de Fevereiro, após o qual o arguido terá de ser libertado.
Manuel Godinho, o único arguido deste processo em prisão preventiva, tinha pedido a alteração da medida de coação em função das suas condições de saúde, já que sofre de problemas cardíacos e diabetes, mas o juiz Carlos Alexandre deu razão ao Ministério Público e decidiu mantê-lo detido.
"CORREIO DA MANHÃ"

O TUGA PAGA
Taxa de inflação acelera para 2,5% em Dezembro
A contribuir para este resultado estiveram os transportes, habitação, água, electricidade e gás. Por seu turno, a saúde e o vestuário e calçado deram os maiores contributos negativos para esta variação no Índice de Preços ao Consumidor. Já a taxa de variação média foi de 1,4%, que compara com uma variação de -0,8% em 2009. A contribuir para este resultado estiveram os transportes e, em sentido contrário, deixaram de estar os restaurantes e hotéis.
A taxa de variação mensal cifrou-se nos 0,3% no último mês do ano, superior em 0,2 pontos percentuais face a Dezembro de 2009. Novamente regista-se um grande contributo dos transportes, mas também da classe das bebidas e tabaco.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

É MAIS O BANDO DO BANCO!!!!
No BPN coexistiam o "banco e o bando"
No Banco Português de Negócios, "coexistiam duas realidades: o banco e o bando", numa referência às muitas situações irregulares e ilegais detectadas no BPN após a nacionalização. A afirmação foi feita por Lourenço Soares, administrador do BPN indicado pela Caixa, na comissão de Orçamento e Finanças.
O responsável explica que, mesmo considerando, apenas o banco, este era deficitário. Só dava lucros formais, mas se fossem corrigidas as contas, a situação seria negativa.
Ainda assim, reconhece o gestor, é possível fazer muito melhor do que estava a ser feito só com o banco, como está a ser feito, defende. "Mas será sempre um banco com dificuldades de rentabilidade", pelo que a melhor solução poderá ser uma futura integração noutra instituição, admite.
"i"

GESTÃO PORTUGUESA!!!
Autoeuropa cresceu 18 por cento 
na produção em 2010
No ano passado, saíram 101.284 veículos da fábrica da Volkswagen e a China transformou-se no quinto maior mercado, anunciou hoje o director- geral.
O volume de vendas cresceu 26,7 por cento, para 1646 milhões de euros, devido à comercialização de mais viaturas com acessórios.
O director-geral, António Melo Pires, adiantou em conferência de imprensa que a China passou do nono para o quinto mercado de 2009 para o ano passado, tendo agora uma quota de 6,8 por cento nas vendas da Autoeuropa, e que a perspectiva é subir para a terceira ou quarta posição em 2011.
Para este aumento, contribuiu a introdução do modelo Scirocco no mercado chinês, sucesso que a direcção da fábrica espera que se repita este novo ano com a entrada da nova Sharan também no mesmo país.
Já a Alemanha, que continua a ser o principal mercado da unidade de Palmela, representou uma descida de nove por cento nas vendas da Autoeuropa em 2010, deverá neste ano recuperar devido aos actuais sinais económicos positivos.
"PÚBLICO"

COM NATURALIDADE
FC Porto é o 10.º melhor clube de 2010
A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) considerou o FC Porto como a 10.ª melhor equipa do Mundo do ano de 2010.
A segunda equipa portuguesa melhor posicionada na classificação da IFFHS é o Sporting (41.º), seguindo-se o Sp. Braga no 55.º lugar. O Benfica está na 59.º posição e o Marítimo no 189.º lugar.
No primeiro lugar da tabela está o Inter Milão, graças à vitória no campeonato italiano, Taça de Itália e conquista da Liga dos Campeões. O Bayern Munique subiu à segunda posição do ranking, destronando o Barcelona, que caiu para 3.º

Ranking IFFHS:

1. Inter Milão, 300
2. Bayern Munique, 268
3. Barcelona, 266
4. Atlético Madrid, 244
5. Estudiantes de La Plata, 235
6. Liverpool, 232
7. Internacional Porto Alegre, 231
8. Chelsea, 222
Manchester United, 222
10. FC Porto, 219,5
11. Real Madrid, 218
"RECORD"

3 - REFLEXÃO


CLIQUE PARA AMPLIAR

1 - EVASÕES

UMA LÍNGUA AFIADA PODE CORTAR A PRÓPRIA GARGANTA!